Hum... O que é que tem a ver com "ser ateu de verdade"? Ateu é ateu, ou é ou não é. Não tem essa de "esse (ateu) é de verdade, este outro é mais ou menos".
Na verdade, se há alguém que se possa duvidar de seu ateísmo ou não, é esse cara que disse isso. Por quê? Porque quem não acredita em um deus não tá nem aí pra os rituais dos crentes ou não, afinal, não faz diferença entre ir a um enterro ou não ir... Deus não existe, lembra? Estar ou não em um ritual dito sagrado, não faz diferença.
Agora, se o cara fica negando esses rituais, como se fosse para afrontar deus, esse não é ateu.
"Não vejo motivo para essa palhaçada toda" ele diz. Bem, eu vejo: Há uma pessoa viva que está muito triste e que precisa de alguém ao lado, pra essa pessoa o enterro é importante e é também importante que seus colegas estejam no enterro da pessoa querida.
Pronto, isso pra mim já é motivo suficiente. E pelo "palhaçada", sim, foi falta de respeito.
Sou humanista, se f$%# se existe um ser superior ou não, alguém que eu gosto precisa de consolo, e eu quero ajudar.