Autor Tópico: VideoMaker, aqui um ateu de verdade  (Lida 9645 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: VideoMaker, aqui um ateu de verdade
« Resposta #50 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 16:40:20 »
Citando um post do começo do ano:

Se fossemos perfeitos, que graça teria viver ou de existir?
Toda, total, extrema e absoluta graça de viver. Afinal, perfeição também implicaria em um estado de espírito PERFEITO. Se não tem graça, não é perfeito. Aliás, é o oposto disso.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 16:42:22 por Oceanos »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #51 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 16:40:39 »

E sobre os rituais (velório e enterro) deixei claro que eu não pretendia reverenciar um cadáver e que aquilo ali não era mais minha irmã. E falei com todas as letras que "deviam cremar o corpo e se livrar das cinzas, em vez de gastar uma fortuna com um pedaço de carne que não era mais a filha deles".

:| Mas nem por respeito aquilo que foi a imagem da sua irmã por tanto tempo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 16:57:59 »
O que merece respeitos são sentimentos, Lela.

Um corpo não tem sentimentos; pode ser o caso de participar da cerimônia em consideração às outras pessoas, mas não há mesmo motivo para ter consideração pelo corpo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #53 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:13:59 »
 :| Mas aquele corpo foi alguém que se preze muito.

Também discordo de velórios e enterros, apenas acho que tratar um corpo como um "pedaço de carne" é ir aos extremos.

Sei lá, esse corpo pode ter sido alguém que amei muito durante toda a minha vida, essa foi a imagem com a qual vi essa pessoa.

O mínimo que ela merece é respeito, mesmo sendo agora apenas um amontoado de células mortas.  :|

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:51:44 »
Mas o respeito não é para o corpo, é para os sentimentos que esse corpo lembra.  Ou não?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #55 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:58:07 »
 :? Acredito que ambos mereçam respeito.

Danieli

• Visitante
« Resposta #56 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:04:36 »
Porque Lela?

O corpo vai se decompor, não vai ser mais nada de útil e por isso o que deve ser lembrado e respeitado são as memórias que temos.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #57 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:08:44 »

Entendo porque você pensa dessa forma, o cadáver (o composto material que quando vivo foi um indivíduo pelo qual tinhamos apreço) é a última imagem real que você pode ter do seu ente querido, devido a isso ele se sacraliza. Você irracionalmente pensa que aquilo independente de estar morto ainda é a pessoa que você amava.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #58 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:09:47 »
Mas o respeito não é para o corpo, é para os sentimentos que esse corpo lembra.  Ou não?

Não é fácil dissociar isso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #59 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:11:40 »
Porque Lela?

O corpo vai se decompor, não vai ser mais nada de útil e por isso o que deve ser lembrado e respeitado são as memórias que temos.

Por que esse corpo FOI essa pessoa, foi lá que habitaram todos esses sentimentos, foi lá que surgiram todas essas memórias.

É claro que o corpo vai deixar de existir em breve, mas nem por isso não devemos ter respeito ao nos despedir dele.  :?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #60 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:13:18 »

Entendo porque você pensa dessa forma, o cadáver (o composto material que quando vivo foi um indivíduo pelo qual tinhamos apreço) é a última imagem real que você pode ter do seu ente querido, devido a isso ele se sacraliza. Você irracionalmente pensa que aquilo independente de estar morto ainda é a pessoa que você amava.

:) Aham, esse corpo foi essa pessoa, essa é a imagem que temos dela.

:) Considero impossível não ter alguns sentimentos para com o corpo também.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:14:41 »

:) Aham, esse corpo foi essa pessoa, essa é a imagem que temos dela.

:) Considero impossível não ter alguns sentimentos para com o corpo também.

É um racionalismo-extremo, tentar transpor um sentimento desses.

Danieli

• Visitante
« Resposta #62 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:18:46 »
É consigo entender sim, e invariavelmente fazer essa dissociação pode causar ainda mais dor, embora ela aconteça com o tempo já que não teremos o corpo físico e sim as lembranças do ente querido.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:22:32 »
É consigo entender sim, e invariavelmente fazer essa dissociação pode causar ainda mais dor, embora ela aconteça com o tempo já que não teremos o corpo físico e sim as lembranças do ente querido.

Não sei se concordo. Imagine se fosse viável manter o corpo preservado e visitá-lo 1 vez por ano, creio que a maioria das pessoas ainda não dissociaria o corpo da pessoa em si. Eu quando me lembro de entes queridos que perdi sempre lembro da aparência deles, das boas experiências que tive mas associando a imagem deles. A imagem é algo muito forte na mente humana.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:29:46 »
Acho tão estranho todo esse apego a corpos...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #65 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 18:31:16 »

:) Não é exatamente ao corpo, é a imagem desse corpo.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #66 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:38:31 »

Pois é... Eu também não esperava que esse fórum fosse habitado por tantos necrófilos em potencial.

Cadáver é cadáver. Não pretendo dar status de ser humano a uma coisa fria, inerte e putrefata. Até hoje não vi nenhum cadáver que sequer lembrasse um ser humano. Apenas para questões legais e científicas. Mas, fora isso, não são nem uma sombra do que um ser humano vivo e saudável é.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 19:50:36 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #67 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:47:21 »
Porque Lela?

Por que esse corpo FOI essa pessoa, foi lá que habitaram todos esses sentimentos, foi lá que surgiram todas essas memórias.

É claro que o corpo vai deixar de existir em breve, mas nem por isso não devemos ter respeito ao nos despedir dele.  :?

2...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #68 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:52:26 »
Pois é... Eu também não esperava que esse fórum fosse habitado por tantos necrófilos em potencial.

Necrofilia

s.f. Atração sexual mórbida pelos cadáveres.

Acho que tem uma diferença considerável entre demonstrar respeito ao cadáver em uma cerimônia de 'despedida' e demonstrar apego sexual por esse mesmo corpo...

Eu pelo menos me sentiria extremamente ofendido se alguém fizesse algo idiota no velório de minha mãe...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:53:19 »
Orbe, eu também acho sepultamento e velório sem graça. Mas nem por isso falo o que eu penso. Isso magoa muito as outras pessoas que têm crença... muito mesmo. Ainda mais pessoas próximas de você.
Quanto ao ser sincero e falar a verdade, tudo bem, concordo...
Mas quanto às pessoas que vão, sim, sobram só pedaços de carne e resto de cabelo... mas na verdade nós devemos é guardar as lembraças que tivemos com essas pessoas próxima (mãe, irmã... no seu caso); são essas lembraças e recordações que vão mantê-las vivas no seu coração, somente...
Eu penso muito antes de dar minhas opiniões, principalmente para familiares... não gostaria de me ver tachado como a ovelha negra da familia (e isso acontece sempre... ainda mais nós ateus que não temos as mesmas ideias em uma familia religiosa); faço isso para evitar brigas... alguns conflitos já aconteceram... aprendi, hoje não falo mais nada... e ainda sou irônico (falso, a palavra certa) e digo: vai com deus, fique com deus... e essas merdas que religiosos gostam de escutar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:02:53 »
Porque Lela?

2...

3...

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #71 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:01:32 »

Necrofilia

Acho que tem uma diferença considerável entre demonstrar respeito ao cadáver em uma cerimônia de 'despedida' e demonstrar apego sexual por esse mesmo corpo...

Eu pelo menos me sentiria extremamente ofendido se alguém fizesse algo idiota no velório de minha mãe...

Do apego para a atração sexual é um pulo...

E eu não me sentiria nem um pouco ofendido. Constrangido, talvez...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:06:21 »
Também não exagera, Orbe :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #73 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 05:47:03 »

Necrofilia

Do apego para a atração sexual é um pulo...

E eu não me sentiria nem um pouco ofendido. Constrangido, talvez...

Se pensa assim, realmente... melhor se manter afastado dessas ocasiões...

Mas nos meus 25 anos, nunca senti essa urgência com relação a um cadáver, mas sei lá... pode ser só eu...

Danieli

• Visitante
« Resposta #74 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 13:20:38 »
De fato que não é Diego, apego sentimental é uma coisa, atração sexual é outra. É fácil, quantas pessoas tiveram um animal de estimação que faleceu e deu a ele um fim digno em vez do saco de lixo? E nem por isso queriam transar com o animal. Mas o Orbe deve estar falando por ele.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!