Autor Tópico: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec  (Lida 71862 vezes)

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #400 Online: 11 de Abril de 2017, 12:56:23 »
Só observei que, segundo o seu raciocínio até aqui, a teodiceia kardecista admitiria que D·us jogue dados com as almas na condição de moralidade nula.
Claro, "injustiça Divina" não será pois que todas almas irão pro sorteio igualmente e o dado não será viciado...

Até o presente momento você não conseguiu demonstrar coisa alguma. Só está insistindo em uma conclusão própria e fazendo afirmações de que existem contradição e injustiça dentro das obras espíritas, mas sem ter chegado a demonstrar tais contradições e injustiças.

É essa a posição Doutrinariamente canônica então :?:

Pergunta retórica.

« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 21:57:46 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #401 Online: 11 de Abril de 2017, 13:11:03 »
outra questão que o espiritismo não sabe responder é porque somos homens ao invés de anjos ?
porque esta palhaçada  da evolução compulsória?

Criaturo, que até então era o místico do pedaço, citando textos bíblicos e evangélicos, deu para atacar o espiritismo. Estranho pois o espiritismo é cristão e Criaturo é cristão. Ou apenas cita textos religiosos por diletantismo? :?:

A pergunta, "por que Deus nos criou homens e não anjos?".
A esta pergunta, cada um tem sua resposta:
Se Deus é perfeito e de nada necessita, não criaria anjos, afinal eles não seriam necessários.
Então, por que criaria os homens?
Ele não criou homens, mas sim o princípio de toda a matéria e de toda a inteligência, que se completam e aperfeiçoam gradualmente através das leis da Evolução, por Ele criadas.
Calma-la amigão não é minha intenção ser mais um atacar suas crenças ,não pretendo atacar a sua crença, nem afirmar que ela esta errada! mas gosto de questionar a razão das coisas! liga não que de vez em quando encarno um personagem cético de crentes e céticos!
Encare isso como uma oportunidade para exercitar sua fé!  :ok: 

Então o que voce entende por ter criado todo principio da materia ?

Ninguém necessita de nada, em um universo interdependente os seres necessitam  de tudo e de todos!  :twisted:

na verdade para debatermos a divina evolução imposta por Deus teríamos que adentrar a questão do bem e do mal, oque certamente mereceria um novo topico  e muitas controvérsias! assim como também o desenvolvimento de outras questões oriundas deste relativos conceitos humanos  !
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #402 Online: 11 de Abril de 2017, 13:13:35 »
Vai mais ou menos ao encontro do que penso, sobre tal questão propagada por diversas "fés":

1. Deus lhe cria com livre-arbítrio, para uma vida de uns 70 anos;
2. Você usa o livre-arbítrio
3. Deus condena você às profundas do inferno, pela eternidade, torrando no mármore e bebendo vinagre quente.

Não é meio...desproporcional?
Não há livre-arbítrio se as duas únicas opções são obedecer cegamente ou ser castigado.

Um castigo infinito por uma falta finita é infinitamente desproporcional e injusto.
Fernandinho é justamente a existencia de no minimo 2 possibilidade de escolha que caracteriza haver um livre arbítrio! sim ou não , entendeu?

mas sem duvida o inferno eterno é ridículo! ja o temporário é fato!
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 16:07:33 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #403 Online: 11 de Abril de 2017, 13:26:43 »
A autoridade vem da razão ou da falta dela?
:?: :?: :?: :?:

no caso humano os que possuem menos razão querem mandar, ou seriam os que possuem maior razão ?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #404 Online: 11 de Abril de 2017, 13:41:48 »
Até o presente momento você não conseguiu demonstrar isso. Só está insistindo em uma conclusão e fazendo afirmações, de que existem contradição e injustiça dentro das obras espíritas, mas sem ter chegado a demonstrar tais contradições e injustiças.
Vamos tentar ir mais devagar, por partes... Então, a cada question tag em fundo verde, caso discorde pare pra que possamos ir avançando passo-a-passo, certo?
Temos a alma no início da sua 1ª encarnação como hominal, certo :?:
O moralimetro dessa alma está então na condição "SQL" NULL (não 0!), certo :?:
Como esse espírito não tem nenhuma vocação inata pro mal nem pro bem - porque foram criados sem tendências, certo :?: -, não tem como tomar decisões moralmente orientadas justo porque não tem nenhuma referência a guiá-lo (não se trata dum ponteiro apontando prum endereço de memória onde está armazenado o valor 0, senão que nenhum ponteiro). Não é que a bússola (HI) forneça alguma leitura, senão que não há leitura (como num painel moderno apagado ou numa bússola magnética onde quebrou o vidro e vazou o fluído onde flutuava o limbo), certo :?:
Então, sem nenhum input disponível, a opção pelo caminho do mal é feita de modo completamente aleatório, certo :?:

Obs: note que estou me guiando e até usando termos do artigo A Ética Espírita do Sr. Acauan porque ele é perfeito e eu não teria como me expressar melhor e nem mesmo com equivalente elegância. Faço questão de ficar sempre repetindo isso pra não dar a impressão de estar plagiando.
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 14:40:09 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #405 Online: 12 de Abril de 2017, 09:36:49 »
Não há livre-arbítrio se as duas únicas opções são obedecer cegamente ou ser castigado.
Fernandinho é justamente a existencia de no minimo 2 possibilidade de escolha que caracteriza haver um livre arbítrio! sim ou não , entendeu?
Não é livre-arbítrio, é uma imposição. Equivale a um bandido que diz "Me dá o dinheiro ou morre".

Seria livre-arbítrio se cada pessoa escolhesse ou criasse suas próprias opções. Mais ainda: se Deus não soubesse qual seria essa opção.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #406 Online: 12 de Abril de 2017, 09:40:05 »
Não é livre-arbítrio, é uma imposição. Equivale a um bandido que diz "Me dá o dinheiro ou morre".

Seria livre-arbítrio se cada pessoa escolhesse ou criasse suas próprias opções. Mais ainda: se Deus não soubesse qual seria essa opção.

Você é livre para escolher: Siga o manual ou queime nas profundas, no caldeirão do Tinhoso.... :lol:
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #407 Online: 12 de Abril de 2017, 09:45:13 »
Como esse espírito não tem nenhuma vocação inata pro mal nem pro bem - porque foram criados sem tendências, certo :?: -, não tem como tomar decisões moralmente orientadas justo porque não tem nenhuma referência a guiá-lo 

115 a) - Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”

Acresce notar, como foi dito anteriormente, que nesta fase o homem estará propenso a dar expansão aos instintos e satisfações, pois a prática da moral não somente lhe é desconhecida, como, até nos dias de hoje, exige sacrifício, altruísmo e renúncia. O que não se pode exigir de um espírito primitivo.
O que é a Moral senão a regra do bom proceder. É consuetudinária, buscando obedecer à Lei, mas também praticando o bem.
Observamos o animal que na cadeia alimentar devora o mais fraco: não há crueldade, só instintos.
« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 09:51:32 por Spencer »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #408 Online: 12 de Abril de 2017, 10:08:05 »
Livre arbítrio:
Comerei salada e ovos ou um suculento bife?
Elimino meu desafeto ou simplesmente busco meus direitos na justiça?

São escolhas conscientes com as consequências também previstas em cada caso, com maior ou menor gravidade.

Desde o momento em que se levanta pela manhã exerce-se o livre arbítrio. Seja na escolha do desjejum e até mesmo se vamos comparecer ao trabalho, ou não.
O uso da liberdade está no fato de que somos livres na escolha, mas atrelados à consequência.

O caldeirão do Tinhoso está aqui mesmo, todos os dias. :hihi:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #409 Online: 12 de Abril de 2017, 10:39:27 »
Criaturo, já de há muito troquei a fé pelo "saber". Não se trata de apego às convicções religiosas e sim um pesar e medir, constantes, avaliando e reavaliando.
Os dados subjetivos se transformam em fatos sob análise.
Ao longo dos anos as experiências e a observação só não transformam a aquele que não quer ser transformado... e mesmo assim este estado de teimosia não permanece para sempre.

Não se consegue coerência na Criação Divina quando consideramos o lapidar "Ex nihilo nihil fit" de Parmenides.
Para a existência de um universo rico em todas as expressões da matéria e da inteligência, algo precisa existir antes. Algo a ser trabalhado, manipulado.
Se este algo estiver fora do seu criador Parmenides precisa ser evocado.
Então, emana dele tudo o que virá a existir. O princípio da matéria, denominado Fluido Cósmico e também o do Espírito, o Princípio Inteligente (PI)

Ninguém necessita de nada, em um universo interdependente os seres necessitam  de tudo e de todos!  :twisted: 
Esta é a proposta a ser aprendida... um dia. :ok:

na verdade para debatermos a divina evolução imposta por Deus teríamos que adentrar a questão do bem e do mal, o que certamente mereceria um novo topico  e muitas controvérsias! assim como também o desenvolvimento de outras questões oriundas destes relativos conceitos humanos 
Por que você não "cria" este tópico? :)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #410 Online: 12 de Abril de 2017, 12:01:48 »
115 a) - Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”

Acresce notar, como foi dito anteriormente, que nesta fase o homem estará propenso a dar expansão aos instintos e satisfações, pois a prática da moral não somente lhe é desconhecida, como, até nos dias de hoje, exige sacrifício, altruísmo e renúncia. O que não se pode exigir de um espírito primitivo.
O que é a Moral senão a regra do bom proceder. É consuetudinária, buscando obedecer à Lei, mas também praticando o bem.
Observamos o animal que na cadeia alimentar devora o mais fraco: não há crueldade, só instintos.
Claro, com a lógica trinaria proposta pelo Sr. Micrômegas até dá pra concordar. Mas então, justo como pro ato inicial dum espirito que se inicia no livre arbítrio não há nenhuma referência, ele optará pela senda (vê como falo bem o espiritês?) do "bem" ou pelo "mal" de forma completamente fortuita. Como alguém que acorde numa pradaria em noite escura sem estrelas - e muito menos bússola ou GPS, claro  :hihi:
A direção inicial que ele tomará e os passos seguintes serão completamente aleatórios.
Ao desenhar assim Sua dinâmica cósmica, D·us está jogando dados com o destino (inicial, claro) das almas recém credenciadas a animar hominais.
« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 12:09:43 por Gorducho »

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #411 Online: 12 de Abril de 2017, 12:57:33 »

Obs: note que estou me guiando e até usando termos do artigo A Ética Espírita do Sr. Acauan porque ele é perfeito e eu não teria como me expressar melhor e nem mesmo com equivalente elegância. Faço questão de ficar sempre repetindo isso pra não dar a impressão de estar plagiando.

Eu li o artigo e não existe nada lá do que você não tenha entendido. Aliás, tenho minhas suspeitas de que você foi o autor desse artigo.

Eu ia destrinchar o artigo, parágrafo por parágrafo, como eu fiz com esse sobre Kardec ser racista, mas acabei vendo que o artigo contém muitos equívocos, ou, como eu disse aqui, muitas proposições falsas. Seria muito trabalhoso reorganizar essas ideias e deixa-las conforme o espiritismo ensina de verdade, para depois demonstrar que não há contradição.

No primeiro parágrafo, por exemplo, existe uma proposição que comprometeu todo o texto, ou seja, a lei do Karma. Karma não existe no espiritismo. Não existe uma única alusão sobre Karma da doutrina espírita. Karma é um conceito que confunde muito quem estuda espiritismo. Ele ganhou força dentro do espiritismo porque veio da linha espiritualista. No Karma diz que quem praticou o mal vai receber o mal igual de volta. No espiritismo, quem cometeu o mau, mas se arrependeu de verdade, apenas passa pela provação, mas não necessariamente ele sofrerá um mal igual ao que praticou, porque depende do estado de consciência e a forma como essa provação será encarada. O Karma não tem lógica em face do Espiritismo. Aqui entra uma grave discussão sobre o que é o mau. Um exemplo é se Sócrates considerou sua morte um mal ou um bem, já que ele morreu feliz. Há diversos Historiadores que relatam a mesma felicidade que outros pensadores tiveram ao sofrer injustiças, como relata Cícero sobre Cipião-Africano, que quando ele estava na guilhotina para ser decapitado por seus algozes, pediu que todos ficassem em silêncio para poder prestar atenção no momento que sua alma deixaria o corpo. Também tem Jesus Cristo e quase todos os seus apóstolos, emfim... São nossos julgamentos que torna uma coisa boas ou más, como diz Epicteto:

"O que perturba a mente dos homens não são os eventos, mas os seus julgamentos sobre os eventos. Por exemplo, a morte não é nada horrível ou então Sócrates a teria considerado como tal. Não, a única coisa horrível sobre ela está no julgamento dos homens de que ela é horrível. E assim, quando estamos impotentes ou perturbados ou ansiosos, que nunca venhamos a colocar a culpa sobre os outros; mas sim nós próprios, ou seja, sobre os nossos próprios julgamentos" - Epicteto.

O artigo trabalha o mau e o bem sempre como dualidade ou de forma cartesiana. No espiritismo o mal é a ausência do bem.

O artigo não está mostrando falhas do Espiritismo ou falando sobre a ética do Espiritismo. Esta mostrando as Falhas do Espiritualismo e falando sobre a ética do Espiritualismo.

« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 14:25:43 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #412 Online: 12 de Abril de 2017, 13:07:38 »
O artigo não está sob análise, Sr. Micrômegas. Só estou mencionando reiteradamente porque não quero parecer que estou tentando plagiar ele e porque os argumentos são perfeitos. Mas cá quem está falando sou eu, não Sr. Acauan, obviamente.
Vai responder paulatinamente como propus ontem pra podermos ter precisão, ou vai tentar embromar pra tentar me confundir :?:
Por partes pra não ficar uma salada-de-frutas lógica.

i) O moralimetro dessa alma está então na condição "SQL" NULL (não 0!).
☐ CONCORDO
☐ DISCORDO porque ___________________________________________________________ ________________
« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 13:12:31 por Gorducho »

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #413 Online: 12 de Abril de 2017, 14:18:13 »
O artigo não está sob análise, Sr. Micrômegas. Só estou mencionando reiteradamente porque não quero parecer que estou tentando plagiar ele e porque os argumentos são perfeitos. Mas cá quem está falando sou eu, não Sr. Acauan, obviamente.
Vai responder paulatinamente como propus ontem pra podermos ter precisão, ou vai tentar embromar pra tentar me confundir :?:
Por partes pra não ficar uma salada-de-frutas lógica.

i) O moralimetro dessa alma está então na condição "SQL" NULL (não 0!).
☐ CONCORDO
☐ DISCORDO porque ___________________________________________________________ ________________

Esse assunto já foi discutido. As almas não chegam sem nenhuma aquisição na fase quase-humana. Elas trazem seus instintos, inteligência e experiências da fase animal. Elas chegam simples e ignorantes, é diferente de chegarem absolutamente zeradas. Simples porque estão em sua origem, e ignorantes no sentido de não saberem o que fazem. ("Questão 115. “Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber.") Ou seja, tem inteligência, mas não é uma inteligência raciocinada e consciente, é uma inteligência instintiva. Elas também tem algum grau de moralidade, como se vê em muitos animais, mas agem instintivamente e não conscientemente. Essas aquisições são nortes que guiam as almas nas suas primeiras fases. Também tem as leis físicas, o instinto de conservação, de necessidade etc. p.ex., excesso de qualquer prazer (material) faz mal. Isso é uma lei natural, uma lei moral que estabelece um limite e obriga os homens a lutarem consigo mesmo contra o prazer e a dor, nascendo disso o desenvolvimento da inteligencia, da razão e do senso moral. As leis da natureza e os instintos ensinam moralidade aos espíritos desde suas primeiras fases.

Esse grau de consciência vai desenvolver após diversas encarnações na fase quase-humana. Como eu já disse, o livre-arbítrio, i.e., a consciência do bem e do mal, deve começar apenas na espécie Homo sapiens. A partir dessa fase essas almas já estão em condições de escolherem seu próprio caminho.

Tal como na justiça o homem civilizado não pode negar o desconhecimento das leis, os espíritos que chegaram na fase Homo sapiens não podem negar o desconhecimento do bem e do mal, porque a natureza, e seus próprios corpos, são códigos morais Universais que ensinam moralidade à eles o tempo todo.
« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 14:58:53 por Micrômegas »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #414 Online: 12 de Abril de 2017, 14:53:00 »
Elas também tem algum grau de moralidade
Então... "animais" - espíritos encarnados neles, claro - nalgum ponto já têm algum ° (+) ou (-) de "moralidade" mesmo antes de terem se credenciado a encarnar em hominais...
É isso  :?:
Se sim - e pelo que entendo é sim - afinal em que ponto essa contabilidade começa então :?:
E ela começa de NULL ou de 0 (zero)  :?:

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #415 Online: 12 de Abril de 2017, 15:07:32 »
Elas também tem algum grau de moralidade
Então... "animais" - espíritos encarnados neles, claro - nalgum ponto já têm algum ° (+) ou (-) de "moralidade" mesmo antes de terem se credenciado a encarnar em hominais...
Se sim - e pelo que entendo é sim - afinal em que ponto essa contabilidade começa então :?:

Só esclarecendo. Espíritos de animais são espíritos de animais; espíritos humanos são espíritos humanos. Há elos de ligação entre uma fase e outra, mas espíritos humanos não são espíritos de animais, assim como um ser humano não é um feto.

Sim, tem algum grau de moralidade, mas é um grau nulo. Nulo no sentido de ausência de consciência. Eles não sabem o que fazem. Uma criança, p.ex., aprende moralidade desde suas primeiras fases, e não pratica o mal por uma questão de obediência. Mas quando elas aprendem de fato, quando desenvolverem seu senso de moralidade, eles escolhem ceder ou resistir conforme sua vontade.

Quando desenvolvem seu livre arbítrio, talvez na fase Homo sapiens. É aqui que começa a verdadeira responsabilidade dos espíritos que entraram na fase de responsabilidade, ou de livre-arbítrio. Conforme o progresso aumenta, aumentam também as responsabilidades. É aqui que Kardec diz que Deus deu à eles diferentes missões. Isso porque os espíritos que seguiram o caminho da coragem, p.ex., vão ter as missões de desbravadores, conquistadores etc.. Os espíritos que penderam mais para a educação, serão os educadores, cientistas etc; os que inclinaram para as artes, terão a missão de desenvolver as artes, os que penderam para a construção de equipamentos e ferramentas, terão a missão de construir cidades e desenvolver tecnologias, aqueles que penderam mais para família, terão a missão de liderança e educação nos grupos etc. E assim vai aumentando a responsabilidade e o grau de moralidade entre eles. Os que saíram na frente terão a missão de guiar os menos adiantados.

« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 17:08:55 por Micrômegas »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #416 Online: 12 de Abril de 2017, 15:26:10 »

imposição é não ter nenhuma escolha, o "se" e "ou"  tambem caracterizam mais de uma opção.
voce decide se ira optar pela vida ou pelo dinheiro!
bem "ou "mal" caracteriza uma segunda opção de escolha, logo ha livre arbitrio, o que pode ser discutido seria os limites dele, ok?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #417 Online: 12 de Abril de 2017, 15:27:30 »
Sim, tem algum grau de moralidade, mas é um grau nulo. Nulo no sentido de ausência de consciência. Eles não sabem o que fazem.

Quando desenvolvem seu livre arbítrio, talvez na fase Homo sapiens.
Perfeito... fez toda essa conversa só pra marcar
☑ CONCORDO
na questão que eu tinha formulado  |(
Podemos passar pro passo seguinte então :?:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #418 Online: 12 de Abril de 2017, 15:32:05 »
Sim, nesse ponto concordo consigo Sr. Criaturo.
Podemos escolher infringir leis, morrer como heróis, &c...

Claro, em tese supondo que LA exista o que eu acho que existe até um certo ponto, como que um vetor quântico de alternativas que se forma deterministicamente na mente mas que então de cujos componentes teremos liberdades eleger 1 mui provavelmente com probabilidades associadas análogo ao que acontece no formalismo da QM. 

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #419 Online: 12 de Abril de 2017, 15:32:51 »
Livre arbítrio: 
Comerei salada e ovos ou um suculento bife?

mas ha coisas que são impostas, por exemplo não importa qual seja a opção escolhida, ambas serão expulsas de voce arbitrariamente e voce ainda ficará muito grato por isso :(

ta bom reconheço que este meu argumento acabou  saindo  mesmo uma  bosta! mas é a vida!   :fosforo: :hihi:
« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 20:45:29 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #420 Online: 12 de Abril de 2017, 15:41:32 »
Sim, nesse ponto concordo consigo Sr. Criaturo.
Podemos escolher infringir leis, morrer como heróis, &c...

Claro, em tese supondo que LA exista o que eu acho que existe até um certo ponto, como que um vetor quântico de alternativas que se forma deterministicamente na mente mas que então de cujos componentes teremos liberdades eleger 1 mui provavelmente com probabilidades associadas análogo ao que acontece no formalismo da QM.

Seu Gorducho sua filosofia em busca da liberdade acabou de ultrapassar os limites da minha razão, não entendi lhufas!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #421 Online: 12 de Abril de 2017, 15:55:15 »
Criaturo, já de há muito troquei a fé pelo "saber". Não se trata de apego às convicções religiosas e sim um pesar e medir, constantes, avaliando e reavaliando.
Os dados subjetivos se transformam em fatos sob análise.
Ao longo dos anos as experiências e a observação só não transformam a aquele que não quer ser transformado... e mesmo assim este estado de teimosia não permanece para sempre.

acho que voce trocou uma crença por outra bem maior!  ::)
A do improvável saber!

Não se consegue coerência na Criação Divina quando consideramos o lapidar "Ex nihilo nihil fit" de Parmenides.
Para a existência de um universo rico em todas as expressões da matéria e da inteligência, algo precisa existir antes. Algo a ser trabalhado, manipulado.
Se este algo estiver fora do seu criador Parmenides precisa ser evocado.
Então, emana dele tudo o que virá a existir. O princípio da matéria, denominado Fluido Cósmico e também o do Espírito, o Princípio Inteligente (PI)

concordo!

Por que você não "cria" este tópico? :)
estou tentado , daria boas discussões,mas necessita ser muito bem elaborado!

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #422 Online: 12 de Abril de 2017, 18:05:26 »
Suas "condições de contorno", i.e., sua personalidade, meio &c. &c. &c. geram deterministicamente no seu cérebro um vetor possibilidades de decisão. É como a tese dos opositores do LA, i.e., um determinismo só que com várias possibilidades, a cada uma delas associada uma probabilidade.
Então S/Pessoa elegerá uma decisão mas só dentro daquelas possibilidades que apareceram deterministicamente na sua mente. Análogo ao que acontece no formalismo quântico com o caráter aleatório do resultado final mas que apesar de aleatório só pode advir duma das componentes do vetor (ou "função de onda" Ψ se preferir) gerado deterministicamente pelas condições de contorno do evento.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #423 Online: 12 de Abril de 2017, 18:15:20 »
Sim, tem algum grau de moralidade, mas é um grau nulo. Nulo no sentido de ausência de consciência. Eles não sabem o que fazem.

Quando desenvolvem seu livre arbítrio, talvez na fase Homo sapiens.
Perfeito... fez toda essa conversa só pra marcar
☑ CONCORDO
na questão que eu tinha formulado  |(
Podemos passar pro passo seguinte então :?:

Confesso que eu li sua pergunta anterior sem ter dado muita atenção. Primeiro porque eu pensei que a discussão só dava um passo se o assunto tivesse claramente entendido, segundo porque estou discutindo política em outro fórum e acabei perdendo o foco dessa discussão. A lista da Odebrecht tem me ocupado esse tempo.

Mas voltando ao assunto.

Você perguntou:

Veja o que os espíritos respondem:

754. A crueldade não derivará da carência de senso moral?

“Dize da falta de desenvolvimento do senso moral; não digas da carência, porquanto o senso moral existe, como princípio, em todos os homens. É esse senso moral que dos seres cruéis fará mais tarde seres bons e humanos. Ele, pois, existe no selvagem, mas como o princípio do perfume no gérmen da flor que ainda não desabrochou.”

Em estado rudimentar ou latente, todas as faculdades existem no homem. Desenvolvem-se, conforme lhes sejam mais ou menos favoráveis as circunstâncias. O desenvolvimento excessivo de uma detém ou neutraliza o das outras. A sobreexcitação dos instintos materiais abafa, por assim dizer, o senso moral, como o desenvolvimento do senso moral enfraquece pouco a pouco as faculdades puramente animais.

Ou seja, o senso moral existe desde as primeiras encarnações em corpos quase-humanos, como eu disse acima, mas num estado de nulidade racional e de consciência. Existe apenas no estado de intuição. Os espíritos não sabem o que é certo ou errado, mas tem a intuição gravada em suas consciências.

Nada começa do zero no espiritismo.

O artigo, Falhas do Espiritismo ou A Ética Espírita, do autor citado várias vezes pelo Sr., foi construído sobre premissas falsas, de que o estado de "simples e ignorante" é a mesma coisa que a condição de zero.

« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 18:20:07 por Micrômegas »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #424 Online: 12 de Abril de 2017, 18:32:41 »
O Micrômegas apresenta respostas dadas por... espíritos.

Mas todos os céticos aguardam a demonstração da existência deles.

Fornecer supostas respostas dadas por entes imaginários não tem sentido algum.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!