O artigo não está sob análise, Sr. Micrômegas. Só estou mencionando reiteradamente porque não quero parecer que estou tentando plagiar ele e porque os argumentos são perfeitos. Mas cá quem está falando sou eu, não Sr. Acauan, obviamente.
Vai responder paulatinamente como propus ontem pra podermos ter precisão, ou vai tentar embromar pra tentar me confundir
Por partes pra não ficar uma salada-de-frutas lógica.
i) O moralimetro dessa alma está então na condição "SQL" NULL (não 0!).
☐ CONCORDO
☐ DISCORDO porque ___________________________________________________________ ________________
Esse assunto já foi discutido. As almas não chegam sem nenhuma aquisição na fase quase-humana. Elas trazem seus instintos, inteligência e experiências da fase animal. Elas chegam simples e ignorantes, é diferente de chegarem absolutamente zeradas. Simples porque estão em sua origem, e ignorantes no sentido de não saberem o que fazem. (
"Questão 115. “Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber.") Ou seja, tem inteligência, mas não é uma inteligência raciocinada e consciente, é uma inteligência instintiva. Elas também tem algum grau de moralidade, como se vê em muitos animais, mas agem instintivamente e não conscientemente. Essas aquisições são nortes que guiam as almas nas suas primeiras fases. Também tem as leis físicas, o instinto de conservação, de necessidade etc. p.ex., excesso de qualquer prazer (material) faz mal. Isso é uma lei natural, uma lei moral que estabelece um limite e obriga os homens a lutarem consigo mesmo contra o prazer e a dor, nascendo disso o desenvolvimento da inteligencia, da razão e do senso moral. As leis da natureza e os instintos ensinam moralidade aos espíritos desde suas primeiras fases.
Esse grau de consciência vai desenvolver após diversas encarnações na fase quase-humana. Como eu já disse, o livre-arbítrio, i.e., a consciência do bem e do mal, deve começar apenas na espécie Homo sapiens. A partir dessa fase essas almas já estão em condições de escolherem seu próprio caminho.
Tal como na justiça o homem civilizado não pode negar o desconhecimento das leis, os espíritos que chegaram na fase Homo sapiens não podem negar o desconhecimento do bem e do mal, porque a natureza, e seus próprios corpos, são códigos morais Universais que ensinam moralidade à eles o tempo todo.