Autor Tópico: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec  (Lida 71861 vezes)

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Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #375 Online: 09 de Abril de 2017, 20:09:24 »
e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se
Quando eles foram Criados, o foram sem "imperfeições".
Essa é a falácia do dogma (da não retrogradação).
Citar
Esses espíritos desenvolveram, assim como qualquer criança. Um adulto mau e perverso não retrogradou em relação ao seu estado inicial de criança.
Claro que sim. Se quando criança ele (o malvado: say um Hitler ou Stalin...) não tinha instintos malévolos - tem crianças que têm, claro - e passou a ter com o tempo, ele "retrogradou" moralmente. Dentro dessa maneira de ver as coisas espírita, claro.
A figura dos anjos decaídos, da interpretação do Roustaing, ou do pecador judaico-islâmico-cristão é que é a correta - pra quem pensa dentro desse arcabouço religioso, bien sûr. 
« Última modificação: 09 de Abril de 2017, 20:11:28 por Gorducho »

Offline Micrômegas

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #376 Online: 09 de Abril de 2017, 22:41:59 »


e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se
Quando eles foram Criados, o foram sem "imperfeições".
Essa é a falácia do dogma (da não retrogradação).
Citar
Esses espíritos desenvolveram, assim como qualquer criança. Um adulto mau e perverso não retrogradou em relação ao seu estado inicial de criança.
Claro que sim. Se quando criança ele (o malvado: say um Hitler ou Stalin...) não tinha instintos malévolos - tem crianças que têm, claro - e passou a ter com o tempo, ele "retrogradou" moralmente. Dentro dessa maneira de ver as coisas espírita, claro.
A figura dos anjos decaídos, da interpretação do Roustaing, ou do pecador judaico-islâmico-cristão é que é a correta - pra quem pensa dentro desse arcabouço religioso, bien sûr. 




Revista Espírita 1863 - Do princípio da não-retrogração do Espírito

[...]

Outra questão muitas vezes discutida é esta: Como o Espírito foi criado simples e ignorante, com a liberdade de fazer o bem ou o mal, não teria ele uma queda moral quando toma o mau caminho, considerando-se que ele chega a fazer o mal que não fazia antes?

Esta proposição não é mais sustentável que a precedente. Só há queda na passagem de um estado relativamente bom a um pior. Ora, criado simples e ignorante, o Espírito está, em sua origem, num estado de nulidade moral e intelectual, como a criança que acaba de nascer. Se não fez o mal, também não fez o bem; não é feliz nem infeliz; age sem consciência e sem responsabilidade. Como nada tem, nada pode perder, nem pode retrogradar. Sua responsabilidade só começa no momento em que se desenvolve o seu livre-arbítrio. Seu estado primitivo não é, pois, um estado de inocência inteligente e raciocinada. Consequentemente, o mal que fizer mais tarde, infringindo as leis de Deus e abusando das faculdades que lhe foram dadas, não é um retorno do bem ao mal, mas a consequência do mau caminho por onde entrou.

Isto nos conduz a outra questão. Nero, por exemplo, enquanto encarnado como Nero, pode ter cometido mais maldades do que na sua precedente encarnação? A isto respondemos sim, o que não implica que na existência em que tivesse feito menos mal ele fosse melhor. Para começar, o mal pode mudar de forma sem ser um mal maior ou menor. A posição de Nero, como imperador, tendo-o posto em evidência, permitiu que seus atos fossem mais notados. Numa existência obscura ele pode ter cometido atos igualmente repreensíveis, posto que em menor escala, e que passaram despercebidos. Como soberano, ele pôde mandar incendiar uma cidade. Como uma pessoa comum, pôde queimar uma casa e fazer perecer a família. Um assassino vulgar que mata alguns viajantes para despojá-los, se estivesse no trono seria um tirano sanguinário, fazendo em grande escala o que a posição só lhe permite fazer em escala reduzida.

Considerando a questão sob outro ponto de vista, diremos que um homem pode fazer mais mal numa existência que na precedente, mostrar vícios que não tinha, sem que isto implique uma degeneração moral. Muitas vezes são as ocasiões que faltam para fazer o mal. Quando o princípio existe em estado latente, vem a ocasião e os maus instintos se desvelam.

A vida ordinária nos oferece numerosos exemplos dessa ordem: Um homem que era tido como bom, de repente revela vícios que ninguém suspeitava, e que causam admiração. É simplesmente porque soube dissimular, ou porque uma causa provocou o desenvolvimento de um mau germe. É bem certo que aquele em quem os bons sentimentos estão fortemente arraigados não tem nem mesmo o pensamento do mal. Quando tal pensamento existe, é que o germe existe. Frequentemente apenas falta a execução.

Depois, como dissemos, o mal, posto que sob diferentes formas, não deixa de ser o mal. O mesmo princípio vicioso pode ser a fonte de uma porção de atos diversos, provenientes de uma mesma causa. O orgulho, por exemplo, pode fazer cometer um grande número de faltas, às quais se está exposto, enquanto o princípio radical não for extirpado. Um homem pode, pois, numa existência, ter defeitos que não teria manifestado numa outra e que não são senão consequências várias de um mesmo princípio vicioso.

Para nós, Nero é um monstro, porque cometeu atrocidades. Mas é crível que esses homens pérfidos, hipócritas, verdadeiras víboras que semeiam o veneno da calúnia, despojam as famílias pela astúcia e pelo abuso de confiança, que cobrem suas torpezas com a máscara da virtude para chegarem com mais segurança a seus fins e receberem elogios quando só merecem a execração, é crível, dizíamos nós, que eles sejam melhores do que Nero? Certamente não. Serem reencarnados num Nero, para eles não seria uma regressão, mas uma ocasião para se mostrarem sob nova face. Nessa condição, eles exibirão os vícios que ocultavam. Ousarão fazer pela força o que faziam pela astúcia, eis toda a diferença. Mas essa nova prova não lhes tornará o castigo senão mais terrível se, em vez de aproveitar os meios que lhes são dados para reparar, deles se servem para o mal. Entretanto, cada existência, por pior que seja, é uma ocasião de progresso para o Espírito. Ele desenvolve a inteligência e adquire experiência e conhecimentos que mais tarde o ajudarão a progredir moralmente.

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"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #377 Online: 10 de Abril de 2017, 08:05:16 »
Só há queda na passagem de um estado relativamente bom a um pior. Ora, criado simples e ignorante, o Espírito está, em sua origem, num estado de nulidade moral e intelectual, como a criança que acaba de nascer. Se não fez o mal, também não fez o bem; não é feliz nem infeliz; age sem consciência e sem responsabilidade. Como nada tem, nada pode perder, nem pode retrogradar. Sua responsabilidade só começa no momento em que se desenvolve o seu livre-arbítrio.
Sim até aí daria pra tentar defender o dogma baseado no valor NULL dos bancos de dados, i.e., uma lógica trinaria.
Citar
Quando o princípio existe em estado latente, vem a ocasião e os maus instintos se desvelam.
Aí é que o dogma desanda mesmo porque se o princípio - es decir, claro: a tendência pro mal - existe (como Sr. Spencer corretamente colocou ao falar na "natureza" humana) contrariou o dogma - outro, claro...- que Deus tivesse criado todos sem tendências.

Offline Micrômegas

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #378 Online: 10 de Abril de 2017, 09:24:09 »
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Quando o princípio existe em estado latente, vem a ocasião e os maus instintos se desvelam.
Aí é que o dogma desanda mesmo porque se o princípio - es decir, claro: a tendência pro mal - existe (como Sr. Spencer corretamente colocou ao falar na "natureza" humana) contrariou o dogma - outro, claro...- que Deus tivesse criado todos sem tendências.


Não. Tendências são aquisições

Quando o espírito encarna pela primeira vez em um corpo animal, i.e., um corpo quase-humano, ele está em um estado de nulidade moral e intelectual. Não tem nem tendências para o bem nem para o mal. O corpo animal quase-humano é que tem seus instintos já formados. Mas nesse grau quase-humano os instintos estão equilibrados.

Não é nem na primeira e nem na décima encarnação que os espíritos - que encarnaram em corpos quase-humanos - serão responsabilizados por seus atos. Isso só vai acontecer quando eles tiverem desenvolvido seu livre-arbítrio, quando tiverem a consciência do bem e do mal - Acredito que isso deve ter acontecido quando eles começaram a encarnar na espécie Homo Sapiens, a partir desse ponto seu livre-arbítrio entrou no grau de responsabilidade moral. A partir desse momento eles puderam escolher seguir um ou outro caminho. 

« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 10:41:56 por Micrômegas »
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Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Criaturo

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #379 Online: 10 de Abril de 2017, 11:12:42 »

[1] Nas palavras do Sr. Acauan:
A contradição está em que se a lei do progresso impede os espíritos de regredir, temos que nenhum espírito poderia apresentar um status moral inferior àquele em que foi criado — simples, ignorante e igualmente apto ao bem ou ao mal.

A autoridade vem da razão ou da falta dela?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #380 Online: 10 de Abril de 2017, 11:20:05 »

[1] Nas palavras do Sr. Acauan:
A contradição está em que se a lei do progresso impede os espíritos de regredir, temos que nenhum espírito poderia apresentar um status moral inferior àquele em que foi criado — simples, ignorante e igualmente apto ao bem ou ao mal.
 

A contradição só existe quando ateus tentam ensinar espiritismo a sua maneira.

Os espíritos foram formados a partir do mesmo princípio, i.e., no mineral. O mineral foi o ponto de partida para todos os espíritos, seja qual for o ponto do Universos que eles estiverem. Onde há rochas e minerais e condições favoráveis, há princípios espirituais se formando desde o início dos tempos. Em diversos lugares da terra há bilhões de princípios formadores de espíritos iniciando o seu primeiro estágio de desenvolvimento nos organismos vivos. Depois de bilhões de anos esses organismos, após uma série de transformações nos diferentes reinos, chegarão na fase hominal. É nesta fase que eles começam simples e ignorantes e igualmente aptos ao bem ou ao mal. Seja em qualquer lugar do espaço ou do tempo todos chegam iguais nesta fase em inteligencia e moralidade. É a partir desse ponto que começam as diferenças entre eles, uma vez que adquirem o livre-arbítrio.

Esse processo de desenvolvimento impede qualquer regressão porque obedece leis físicas e leis morais. Os animais não regridem porque estão sempre desenvolvendo sua inteligência por meio dos seus instintos de sobrevivência, e devido a isso forçosamente terão que encarnar em corpos de animais mais apropriados ao seu desenvolvimento a medida que se desenvolve. O espírito que iniciou sua jornada na fase humana não volta mais para a fase animal porque não há mais compatibilidade entre a alma e corpo. E assim acontece com todos os seres que atingiram um grau a mais na escala evolutiva. A alma de um cão doméstico não volta mais a encarnar no meio dos lobos porque não há mais compatibilidade. Ele só vai poder encarnar em animais mais superiores.

Como os espíritos não morrem e não regridem, eles são obrigados a encarnar em meios cada vez mais civilizados e morais a medida que eles avançam, até atingirem o grau de vida em sociedade, seja qual for o mundo, porque em qualquer que seja o lugar no espaço, qualquer que seja o mundo, há espíritos avançados, intermediários, e atrasados. Eles são sempre misturados em um mesmo mundo para que os mais avançados forcem os menos adiantados ao progresso.

Um exemplo são os índios. Há 1500 anos eles viviam tranquilos nas florestas tropicais brasileiras até chegar os colonizadores europeus e forçar o progresso deles. Hoje muitos deles vivem em sociedade porque foram forçados pela lei do progresso. Os que vivem ainda nas tribos são espíritos que ainda não tem condições de viverem em sociedade, ou porque não querem. Mas chegará um tempo que eles serão forçados pela lei do progresso.

Isso acontece nas guerras, nas imigrações, nos conflitos sociais, porque força os povos, tanto pelas leis como pelos costumes, a se misturarem com povos mais adiantados e leis mais justas.

Se olharmos bem para esta questão através dos olhos de um estudioso cultural que esteja observando-a de fora, o que vemos é a colisão de uma Idade Média com outra Idade mais adiantada, seja qual for o conflito. É o drama da incompreensão mútua de duas tradições.

Isso é apenas um resumo e bem resumido mesmo, porque estou falando apenas da regra geral, e não das exceções, como p.e., de espíritos atrasados que se metem a encarnar em meios mais civilizados sem terem condições morais para isso. Aqui é onde acontece a aparente contradição, porque dar a entender que os seres humanos regridem. Mas isso é um assunto que iria alongar muita o post.

muito bonito,mas na pratica vemos homens se comportando pior do que animais e ironicamente animais dando bons exemplos aos homens, como salvando a vida de outros animais, trabalhando em comunidade, adotando a caça como filho...etc
outra questão que o espiritismo não sabe responder é porque somos homens ao invés de anjos ?
porque esta palhaçada  da evolução compulsória?
apesar da enfase tenho la minhas teorias ,mas queria saber quais são as dos outros colegas? :hihi:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

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Offline Spencer

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #381 Online: 10 de Abril de 2017, 11:51:06 »
Citar
outra questão que o espiritismo não sabe responder é porque somos homens ao invés de anjos ?
porque esta palhaçada  da evolução compulsória?

Criaturo, que até então era o místico do pedaço, citando textos bíblicos e evangélicos, deu para atacar o espiritismo. Estranho pois o espiritismo é cristão e Criaturo é cristão. Ou apenas cita textos religiosos por diletantismo? :?:

A pergunta, "por que Deus nos criou homens e não anjos?".
A esta pergunta, cada um tem sua resposta:
Se Deus é perfeito e de nada necessita, não criaria anjos, afinal eles não seriam necessários.
Então, por que criaria os homens?
Ele não criou homens, mas sim o princípio de toda a matéria e de toda a inteligência, que se completam e aperfeiçoam gradualmente através das leis da Evolução, por Ele criadas.

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #382 Online: 10 de Abril de 2017, 12:24:16 »
A autoridade vem da razão ou da falta dela?
:?: :?: :?: :?:

Offline Geotecton

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #383 Online: 10 de Abril de 2017, 17:07:21 »
[...]
A pergunta, "por que Deus nos criou homens e não anjos?".
A esta pergunta, cada um tem sua resposta:
Se Deus é perfeito e de nada necessita, não criaria anjos, afinal eles não seriam necessários.
Então, por que criaria os homens?
Ele não criou homens, mas sim o princípio de toda a matéria e de toda a inteligência, que se completam e aperfeiçoam gradualmente através das leis da Evolução, por Ele criadas.

Eu acrescentaria outra resposta:

Aguarda-se a demonstração inequívoca da existência de uma deidade.
Foto USGS

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #384 Online: 10 de Abril de 2017, 18:07:17 »
Acredito que isso deve ter acontecido quando eles começaram a encarnar na espécie Homo Sapiens, a partir desse ponto seu livre-arbítrio entrou no grau de responsabilidade moral. A partir desse momento eles puderam escolher seguir um ou outro caminho.
Então... se o espírito nessa condição optou pelo caminho do mal
WHERE alma.moralimetro IS NULL
e portanto sem nenhum tipo de norte pois que sem nenhuma tendência intrínseca p/o guiar, o mero acaso se fez valer, e daí o dogma derrubado é o da "Justiça Divina" pois haverá aleatoriedade interferindo no caminho evolutivo das almas até a perfeição. D•us plays dice com suas Criaturas.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 18:15:59 por Gorducho »

Offline Gigaview

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #385 Online: 10 de Abril de 2017, 18:34:22 »
[...]
A pergunta, "por que Deus nos criou homens e não anjos?".
A esta pergunta, cada um tem sua resposta:
Se Deus é perfeito e de nada necessita, não criaria anjos, afinal eles não seriam necessários.
Então, por que criaria os homens?
Ele não criou homens, mas sim o princípio de toda a matéria e de toda a inteligência, que se completam e aperfeiçoam gradualmente através das leis da Evolução, por Ele criadas.

Eu acrescentaria outra resposta:

Aguarda-se a demonstração inequívoca da existência de uma deidade.

...e dos espíritos. Sem essa demonstração todo esse papinho sempénemcabeça não faz o menor sentido. É como discutir se a jaqueta vermelha do papai noel tem 7 ou oito botões e se o bom velhinho tem problemas de próstata.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #386 Online: 10 de Abril de 2017, 19:29:29 »
Exatamente.
Foto USGS

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #387 Online: 10 de Abril de 2017, 20:32:54 »
Mas no particular é um raro caso onde se  pode demonstrar a contradição dentro da teodiceia kardecista.
É uma discussão escolástica que independe de existirem de fato os seres D·us & "espíritos"; porque é uma contradição lógica, interna ao sistema ("Doutrina") bolado por ele.

Agora, na generalidade é o que eu tenho dito: não faz nenhum sentido como regra ficar opinando sobres as proposições do Kardec (porque a rubrica por extensão refere-se ao kardecismo, claro...).
Opinião é opinião, cada um "acha" o que bem entender, e :?:
Então, aí sim, a única coisa que faz sentido é saber se existe algum motivo pra se supor que "espíritos" tenham ditado o conteúdo dos LEs (1.0 + 2.x).
E a resposta é não.

Respondendo ao Sr. Criaturo: a loi du progrès é uma característica oitocentista. Eles se impressionaram muito com a invenção das máquinas a vapor, ferrovias, telégrafo, enlatamento de alimentos &c...
Em suma: "progresso".
Daí extrapolaram isso pra sociologia e acharam que as sociedades humanas, e depois os próprios humanos em si iriam "progredir" ilimitadamente.
Então extrapolaram isso pros "espíritos". E eles queriam abolir as penas eternas - o inferno, claro -  por uma série de razões que não vêm ao caso agora.
Provavelmente parecerá bizarro ao leitor atual acostumado à tradição de socialismo marxista, mas os socialistas "românticos" (ridicularizados pelo Marx e pelo Engels como "utópicos")  eram religiosos. Acreditavam piamente em D·us e nas principais proposições do cristianismo, e raciocinavam religiosamente.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 21:06:42 por Gorducho »

Offline Spencer

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #388 Online: 10 de Abril de 2017, 21:35:48 »
Citar
Então... se o espírito nessa condição optou pelo caminho do mal
WHERE alma.moralimetro IS NULL
e portanto sem nenhum tipo de norte pois que sem nenhuma tendência intrínseca p/o guiar, o mero acaso se fez valer, e daí o dogma derrubado é o da "Justiça Divina" pois haverá aleatoriedade interferindo no caminho evolutivo das almas até a perfeição 
São vários conceitos que carecem precisão para que haja fluência no debate. Um deles é o denominado "Justiça Divina".

O homem sempre tenderá à satisfação dos instintos e das paixões. Estas o seduzem e arrastam, porquanto o bem não é propensão natura. exigindo esforço e sacrifício.

   - Mas, criado simples e ignorante, praticando o mal será então castigado pela Justiça Divina? Mesmo considerando que sua natureza o induz a sempre satisfazer os instintos e satisfações do corpo?

Neste ponto precisamos compreender o que seja a Justiça Divina.

Ela estará sempre relacionada ao grau de consciência e esta consciência é fruto das experiências, das lições que gradualmente vão sendo aprendidas.

Não haverá castigos, mas sim dificuldades, trabalho, luta intensa...
Aquele homem, desenvolvendo-se, aprende o valor da solidariedade, do trabalho cooperativo e assim desenvolve os recursos da inteligência e sensibilidade.
Organiza-se em grupos para mútua proteção, e forma as sociedades primeiras. Administra, julga e fortalece os conceitos da posse.

É quando surgem o Poder, a ambição e o crime.

Somente então a Justiça Divina, sopesando as limitações da mente que ainda desabrocha para os valores mais altos, sobrecarrega o homem com as dificuldades do clima, das enfermidades e das relações com o Poder, ensinando nas experiências da palingênese que toda ação tem a reação justa e adequada.

Offline Micrômegas

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #389 Online: 10 de Abril de 2017, 22:03:06 »
Acredito que isso deve ter acontecido quando eles começaram a encarnar na espécie Homo Sapiens, a partir desse ponto seu livre-arbítrio entrou no grau de responsabilidade moral. A partir desse momento eles puderam escolher seguir um ou outro caminho.
Então... se o espírito nessa condição optou pelo caminho do mal
WHERE alma.moralimetro IS NULL
e portanto sem nenhum tipo de norte pois que sem nenhuma tendência intrínseca p/o guiar, o mero acaso se fez valer, e daí o dogma derrubado é o da "Justiça Divina" pois haverá aleatoriedade interferindo no caminho evolutivo das almas até a perfeição. D•us plays dice com suas Criaturas.

Há diversos tipos de norte para os guiarem. O instinto de conservação, o instinto de necessidade, as leis físicas, os perigos etc.

Nascendo e encarnando diversas vezes é como um programa de inteligência artificial, onde se aprende através de diversas tentativas. Aquele quase-humano que nunca viu um fogo, vai adquirir o conhecimento de que deve ficar longe do fogo, e dessa maneira aprenderá todas as coisas. Dessa forma vão adquirindo experiência, conhecimento, inteligência e depois livre-arbítrio.

« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 22:07:27 por Micrômegas »
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"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #390 Online: 10 de Abril de 2017, 22:21:42 »
São vários conceitos que carecem precisão para que haja fluência no debate. Um deles é o denominado "Justiça Divina".
Sim ficou maus.
Por JD eu quis dizer que D·us permitindo que o acaso interfira na trajetória progressiva das almas - como mostrou Sr. Acauan no estudo em que me estou baseando...- não estaria sendo "justo".
A não ser, claro, que se considere o lançamento de dados cósmico "justo" para com as almas pois que nem D·us saberia de antemão o resultado.
É outra alternativa. Mas não creio que o Kardec tivesse essa aleatoriedade intrínseca em mente ao dogmatizar o processo evolutivo.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 22:32:05 por Gorducho »

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #391 Online: 10 de Abril de 2017, 22:30:59 »
Citação de: Sr. Micrômegas
Dessa forma vão adquirindo experiência, conhecimento, inteligência e depois livre-arbítrio.
Só que a análise dessa autocontradição intrínseca só começa a partir do início do LA.
Então, resta a alternativa de vocês suporem que a opção inicial pro mal (-) ou pro bem (+) a partir de NULL e não de 0, é aleatória.
Ou seja: umas almas terão mais "sorte" que outras, pois que quem for pra parte negativa da reta moral terá uma trajetória mais trabalhosa e sofrida até chegar ao +∞ que é o fim-de-carreira de todos completamente quintessenciados contemplando a Divindade à la Plotinus.

Offline Fernando Silva

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #392 Online: 11 de Abril de 2017, 08:36:01 »
Se uma pessoa pratica o mal, das duas, uma:
- Ela decidiu, conscientemente, fazer o mal
- Ela não sabia que aquilo era errado

Se ela decidiu conscientemente fazer o mal, então ela já era má antes. Pessoas boas não decidem praticar o mal (ou não seriam boas).

Se ela não sabia o que estava fazendo, deve ser esclarecida, mas não punida. A punição deve ficar para o caso de ela insistir no erro, agora já conscientemente.

E não me venham com essa bobagem de "cada vida é um aprendizado necessário blá-blá-blá". Ensinar a um inocente através do castigo ou sofrimento é injustiça.

Offline Shadow

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #393 Online: 11 de Abril de 2017, 08:40:52 »
Se uma pessoa pratica o mal, das duas, uma:
- Ela decidiu, conscientemente, fazer o mal
- Ela não sabia que aquilo era errado

Se ela decidiu conscientemente fazer o mal, então ela já era má antes. Pessoas boas não decidem praticar o mal (ou não seriam boas).

Se ela não sabia o que estava fazendo, deve ser esclarecida, mas não punida. A punição deve ficar para o caso de ela insistir no erro, agora já conscientemente.

E não me venham com essa bobagem de "cada vida é um aprendizado necessário blá-blá-blá". Ensinar a um inocente através do castigo ou sofrimento é injustiça.

Vai mais ou menos ao encontro do que penso, sobre tal questão propagada por diversas "fés":

1. Deus lhe cria com livre-arbítrio, para uma vida de uns 70 anos;
2. Você usa o livre-arbítrio
3. Deus condena você às profundas do inferno, pela eternidade, torrando no mármore e bebendo vinagre quente.

Não é meio...desproporcional?
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #394 Online: 11 de Abril de 2017, 09:21:14 »
Se uma pessoa pratica o mal, das duas, uma:
- Ela decidiu, conscientemente, fazer o mal
- Ela não sabia que aquilo era errado

Se ela decidiu conscientemente fazer o mal, então ela já era má antes. Pessoas boas não decidem praticar o mal (ou não seriam boas).

Se ela não sabia o que estava fazendo, deve ser esclarecida, mas não punida. A punição deve ficar para o caso de ela insistir no erro, agora já conscientemente.
Pra fins da incoerência do Kardec, a 1ª hipótese não se aplica porque o espírito está no estado mental NULL (lógica trinária igual da SQL).
Ele não sabia que aquilo seria maus e como não tinha nenhum tendência nata, fê-lo por mero acaso como mostrou Sr. Acauan naquele célebre artigo que o Sr. conhece melhor que eu.
Então D·us não promove igualdade de condições pra todas as almas, exceto a igualdade de direitos de participar dum sorteio cósmico.
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 09:28:55 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #395 Online: 11 de Abril de 2017, 09:52:04 »
Vai mais ou menos ao encontro do que penso, sobre tal questão propagada por diversas "fés":

1. Deus lhe cria com livre-arbítrio, para uma vida de uns 70 anos;
2. Você usa o livre-arbítrio
3. Deus condena você às profundas do inferno, pela eternidade, torrando no mármore e bebendo vinagre quente.

Não é meio...desproporcional?
Não há livre-arbítrio se as duas únicas opções são obedecer cegamente ou ser castigado.

Um castigo infinito por uma falta finita é infinitamente desproporcional e injusto.

Offline Micrômegas

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #396 Online: 11 de Abril de 2017, 10:13:19 »
Ou seja: umas almas terão mais "sorte" que outras, pois que quem for pra parte negativa da reta moral terá uma trajetória mais trabalhosa e sofrida até chegar ao +∞ que é o fim-de-carreira de todos completamente quintessenciados contemplando a Divindade à la Plotinus.

Não. Os que foram pela reta moral positiva sofrerão da mesma forma que aqueles que foram pela reta moral negativa. A história é prova disso. Nos primeiros estágios da evolução humana há sempre o confronto entre os mais "fortes" e os mais "fracos". Os mais "fortes" dominam os mais "fracos" e os subjugam, enquanto que passam por uma vida sem sofrimentos. Os que são subjugados passam pelos mais atrozes sofrimentos.

Somente após muito anos é que o jogo vira, porque da lei do progresso nasce as sociedades, e para que as sociedades tenham estabilidade, há a necessidade de criar leis cada vez mais justas a medida que as sociedades avançam. Ai é onde o jogo vira, porque os mais "fortes" não estão adaptados para esse meio, visto que lhes faltam senso de justiça para evitar criar criar sofrimentos em consequência das suas imperfeições morais: aqueles que sofreram, aprenderam a não causar sofrimentos nos outros, logo estão mais adaptados para uma sociedade mais justa, enquanto que aqueles que não sofreram, não desenvolveram seu senso de justiça e terão que enfrentar as leis de uma sociedade mais justa.

----

127.

Os Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos. Não têm, é certo, maus pendores, mas precisam adquirir a experiência e os conhecimentos indispensáveis para alcançar a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, seja qual for a bondade de seus instintos naturais, necessitam de se desenvolver e esclarecer, e que não passam, sem transição, da infância à madureza.


« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 00:32:14 por Micrômegas »
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"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #397 Online: 11 de Abril de 2017, 10:31:53 »
Nos primeiros estágios da evolução humana há sempre o confronto entre os mais "fortes" e os mais "fracos" fisicamente. Os mais fortes dominam os mais fracos e os subjugam, enquanto que passam por uma vida sem sofrimentos. Os que são subjugados passam pelos mais atrozes sofrimentos.
Mas isso só nas primeiras fases da evolução humana. A teodicéia da qual estamos falando se aplica hoje e sempre.
Quer dizer que na sua ideia, hoje 2017-04-11 um espírito cuja última encarnação foi como, say, uma sílfide
http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-27-Acao-dos-Espiritos-na-Natureza.pdf
e se habilitou a doravante encarnar como hominal, terá benefícios de curto prazo caso fortuitamente opte por ser malvado, que poderão compensar (esses benefícios de curto prazo) a maior trajetória evolutiva que deverá seguir :?:

Offline Micrômegas

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #398 Online: 11 de Abril de 2017, 11:56:04 »
Nos primeiros estágios da evolução humana há sempre o confronto entre os mais "fortes" e os mais "fracos" fisicamente. Os mais fortes dominam os mais fracos e os subjugam, enquanto que passam por uma vida sem sofrimentos. Os que são subjugados passam pelos mais atrozes sofrimentos.
Mas isso só nas primeiras fases da evolução humana. A teodicéia da qual estamos falando se aplica hoje e sempre.
Quer dizer que na sua ideia, hoje 2017-04-11 um espírito cuja última encarnação foi como, say, uma sílfide
http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-27-Acao-dos-Espiritos-na-Natureza.pdf
e se habilitou a doravante encarnar como hominal, terá benefícios de curto prazo caso fortuitamente opte por ser malvado, que poderão compensar (esses benefícios de curto prazo) a maior trajetória evolutiva que deverá seguir :?:

Essa proposição das vantagens e desvantagens do sofrimento foi sua, e não minha. Você apresentou a proposição e eu respondi. Eu apenas mostrei que se a questão do sofrimento tivesse mais vantagens ou desvantagens para o lado moral positivo ou negativo, não existiria quem sofreu mais ou quem sofreu menos, dentro da proposição levantada.

Veja outra proposição falsa. Sílfides não são espíritos encarnados. São espíritos (de ondem inferior) que assumiram a forma temporária de um ser que não existe fisicamente. Essa forma era vista por pessoas dotadas de mediunidade e surgiu a crença nos Sílfide.

Kardec explica isso muito bem, e no próprio link que você postou dar essa explicação:

 Na cultura religiosa do passado e do presente encontraremos esses seres sob a denominação de devas, elementais, fadas, gênios, silfos, elfos, djins, faunos...

Se você apresentar premissa falsas, p.e., de que Silfos são espíritos encarnados, isso naturalmente vai comprometer a minha explicação, se caso eu não tiver o interesse de entrar em uma explicação mais detalhada de que Silfos não são espíritos encarnados. Isso aconteceu acima, quando eu não tive o interesse de entrar em uma discussão de que sofrimentos e trabalho não são desvantagens, para evitar alongar a discussão.

E no seu exemplo do Sílfides - considerando Sílfides como um espírito encarnado, a título de explicação - esse espírito, como eu disse, seria levado à lei do progresso como qualquer outro. Tanto o espírito inclinado ao bem como o espírito inclinado ao mal sofreria em consequência de sua falta de experiência e de adaptação ao meio do qual vivem e não se adaptaram - como acontece com a evolução dos seres vivos, i.e., evoluem por uma questão de adaptação, e não pela lei do mais forte ou mais fraco. Se o espírito inclinado ao mal está mais adaptado ao ambiente onde não há leis de justiça, ele pode sofrer menos, e pode sofrer mais em um meio onde há leis mais justas, caso seja teimoso; se o espírito que está mais inclinado ao bem não se adaptou ao meio feroz, ele pode sofrer mais, pela falta de experiência nesse meio, e pode sofrer menos num meio onde há leis mais justas. Tanto um como o outro tem o livre-arbítrio para se adaptarem ao meio. Não há desvantagens ou vantagens nenhuma por sofrerem mais ou por sofrerem menos. 

« Última modificação: 12 de Abril de 2017, 00:39:59 por Micrômegas »
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"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

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Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #399 Online: 11 de Abril de 2017, 12:25:37 »
Não, eu não apresentei proposição nenhuma. Só observei que, segundo o seu raciocínio até aqui, a teodiceia kardecista admitiria que D·us jogue dados com as almas na condição de moralidade nula.
Claro, "injustiça Divina" não será pois que todas almas irão pro sorteio igualmente e o dado não será viciado...
É essa a posição Doutrinariamente canônica então :?:

 

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