Desde que a guerra deve ter por efeito produzir o advento da liberdade, como pode freqüentemente ter por objetivo e resultado a escravização?
“Escravização temporária, para esmagar os povos, a fim de fazê-los progredir mais depressa.”
Como tenho falado, esse tipo de debate é quase estéril (exceto nos casos das autocontradições como aquela da reencarnação junto c/a não-retrogradação) porque é opinião, conceito pessoal.
Mas eu não acho que escravização de povos seja uma maneira desejável de fazê-los "progredir mais depressa".
Aliás, claro, o Kardec apontando um lado "positivo" da escravidão estava sendo coerente com o anti abolicionismo dele.
Gorducho, apesar de vc guardar arquivos textos de debates anteriores, usando-os oportunamente, deve também se lembrar das respostas dadas, nâo?
Por exemplo, no caso acima, das guerras.
Alguns pontos precisam ser esclarecidos e compreendidos:
As guerras são calamidades que o homem, por seu livre arbítrio, torna inevitável. Isto, desde o início de sua história, provocando por ambição e ignorância as páginas mais sangrentas, no planeta.
O ponto é: um povo opressor e bárbaro provoca a indignação de outro, nem sempre preparado e mais frágil, mas disposto romper a qualquer custo as algemas da opressão. Este é o cenário.
Quem será o esmagado (sentido literal?) na refrega. Não importa, pois ambos pagarão o preço da irresponsabilidade com a perda de muitas vidas, produzindo quadros estarrecedores, que lhes permanecerão na memória por milênios.
Grandes lições são retiradas, sim.
Progresso?
Moral!
È importante fique claro: as guerras, como vemos até hoje, não são promovidas pela espiritualidade generosa e amiga, mas pela natureza egoísta e violenta do ser humano.
E registre-se a arrogância de alguém achar que os devaneios da sua crença devem nortear toda e qualquer civilização aprimorada atual ou do futuro.
Claro, humor exige inteligência da parte do interlocutor; e eu como me jacto de ser inteligente aprecio o folguedo
Você, meu pobre amigo, chama de devaneio a aqueles princípios elevados de moralidade que ensina: -
"não façamos ao nosso semelhante o que não queremos que nos faça?" - "Perdão aos inimigos, promovendo a paz na medida de nossas forças?" etc.
Pois em resumo, as regras do bem viver, mormente nos dias atuais, exigem compreensão elevada, e isto não se aprende na faculdade.
Infelizmente a vida ensina, na maioria das vezes, de forma dolorosa.