Autor Tópico: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec  (Lida 71859 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Brienne of Tarth

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.510
  • Sexo: Feminino
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #325 Online: 05 de Abril de 2017, 18:54:25 »
veja la que o racismo declarado segundo valores da (sic) épocas

Ah, agora a época, a ética e a ótica são relevante, não? Quanta honestidade...
GNOSE

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #326 Online: 05 de Abril de 2017, 19:27:38 »
Por isso mesmo fugindo à pauta - e arriscando alguma punição porque as regras da Casa são notoriamente severas :vergonha: - achei mais relevante mesmo é trazer a consideração o que me parece claro racismo do Emmânuel. Espírito praticamente atual pois que até reencarnar aí no interior era junto a Dr. Bezerra um dos 2 principais padroeiros do xaverianismo brasileiro. E como o kardecismo praticamente não existe mais, já que mesmo nas Filipinas o 2º país espírita a base é a Rei James e são Arcanjos que se manifestam &c...
E o que eu coloquei não tem a desculpa de estar num órgão secundário como era de fato a Revue, mas posto num escrito canônico, na prática considerado sagrado pelos Adeptos: A Caminho da Luz

E de qualquer maneira era necessário responder à inquietação do Sr. Eremita, certo  :?:
Aliás, veja que mesmo pra época Kardec era retrógrado, pois até mesmo o famigerado Robespierre era abolicionista convicto e ativo pra promove-lo!
Mas, claro, o Sr. tem razão ao dizer que essas passagens racistas não estão colocadas dentro da DE proper, es decir: no pentateuco.
E, veja, é uma Crença que amo estudar mas não Creio. Cri quando infante, confesso sempre humildemente...

Ta bom Gorduchinho!
Bem sei que és mais crente do que eu, não se sinta coagidos por regras, seja sempre voce mesmo, afinal de contas se quisesse saber o que os outros disseram iria ler livros, ca estou a conhecer o que os foristas daqui pensam !

obs. enquanto conseguir fuja do caminho da luz, que eles querem te levar para conhecer o chico Xavier pessoalmente! Ja pensou trocar um lero com o Manuel ao vivo! he..he..he..he..he
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 19:30:25 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #327 Online: 05 de Abril de 2017, 19:32:10 »
veja la que o racismo declarado segundo valores da (sic) épocas

Ah, agora a época, a ética e a ótica são relevante, não? Quanta honestidade...

quando foi que disse ao contrario?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #328 Online: 05 de Abril de 2017, 20:54:23 »
Parece-me que dizer que "a raça branca, mais evoluída, veio à Terra para ajudar na evolução da raça negra, ignorante e primitiva" é um caso claro de racismo.

E parece-me que é suficiente citar como prova o texto de Kardec onde ele afirma isto.

Por ser claro, cabe a quem discorda mostrar que há uma outra interpretação.

O problema não foi só de má interpretação. Foi de má fé também.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;" (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parágrafo anterior:

==============================================================================
Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.” A teoria que acabamos de apresentar permite encará-los sob outro prisma. Na questão do aperfeiçoamento das raças é sempre necessário levar em consideração dois elementos constitutivos do homem: o elemento espiritual e o corporal. É preciso conhecer ambos, e só o Espiritismo nos pode esclarecer quanto à natureza do elemento espiritual, o mais importante, por ser o que pensa e o que sobrevive, ao passo que o corporal se destrói.

Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos. Como Espíritos, são inquestionavelmente uma raça inferior, isto é, primitiva. São verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. Mas, por meio de cuidados inteligentes é sempre possível modificar certos hábitos, certas tendências, o que já representa um progresso que levarão para outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório de melhores condições. Trabalhando por sua melhoria, trabalha-se menos pelo seu presente que por seu futuro e, por pouco que se consiga, para eles é sempre uma aquisição. Cada progresso é um passo à frente que facilita novos progressos.
==============================================================================


- "Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos."

Ou seja, o fenótipo negro não se tornará um fenótipo branco. São fenótipos distintos, como uma rosa e uma orquídea.

- "Como Espíritos, são inquestionavelmente uma raça inferior, isto é, primitiva"

Note que ele estava se referindo aos negros escravos. A palavra inferior aqui está claro que está no sentido de primitivo, ou seja, o fenótipo negro é mais primitivo que o fenótipo branco. A própria ciência diz isso. "Os khoisan [também conhecidos como Hotentotes] possuem o mais elevado grau de diversidade do ADN mitocondrial de todas as populações humanas, o que indica que eles são uma das mais antigas comunidades humanas." Como os negros escravos daquela época eram parte desse grupo, ele estava se referindo particularmente à esse grupo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”. (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

- [...]pelas razões que desenvolvemos
- Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas pelas razões que desenvolvemos.


Kardec está falando da raça negra enquanto raça negra, ou seja, da raiz, dos povos negros mais primitivos, como os hotentotes. (Aliás, esse artigo sobre a perfectibilidade da raça negra é todo dirigido aos hotentotes).

Ou seja, os hotentotes, ou  khoisan, por mais que eles se esforcem, não vão conseguir alcançar o nível de inteligência de um Einstein, um Newton, etc, porque seus cérebros não tem capacidade suficiente para isso. A não ser que aconteça uma miscigenação dentro desse grupo com outros indivíduos de outros grupos, ou com negros mais desenvolvidos, ou com outras raças como as brancas modernas, esse progresso um dia seria possível, porque a mistura de raças torna os órgãos mais desenvolvidos, segundo o espiritismo. Mas o grupo hotentote, se não miscigenar, se caso seguir seu desenvolvimento cruzando apenas com indivíduos do mesmo grupo, não acalçará jamais o nível das raças caucásicas modernas, porque seus cérebros só desenvolveriam até certo limite, assim como o cérebro de qualquer outro grupo que apresenta o mesmo fenótipo. A miscigenação é que faz com que os cérebros de um grupo desenvolva além do limite de desenvolvimento daquele grupo, o que é consequência da encarnação de espíritos um pouco mais adiantados dentro desses grupos, uma vez que começaram a se sentirem desconfortáveis com a cultura e os costumes do grupo de origem e saíram para cruzar com outros grupos.

- "Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras."

Os fatos comprovam que isso é verdade, pois se inseríssemos canibais, ou aqueles índios da Reserva dos Kawahiva, que foram descobertos recentemente no Mato Grosso, dentro de nossa civilização, eles permaneceriam selvagens, como seus costumes e hábitos selvagens. E se houvesse um grande esforço para inserir esses grupos na civilização, eles seriam instintos, pois seus descendentes cruzariam com novas raças e esse povo seria extinto em poucos anos e desapareceriam completamente. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados"
(Allan Kardec, A Gênese, ed. LAKE  p. 187).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu li várias vezes esse parágrafo e não consegui encontrar qualquer sinal de racismo ou especismo. Kardec apenas falou que os povos selvagens, e aqui ele se refere literalmente à todos os povos selvagens - sejam primitivos ou modernos - que existem entre eles e os povos civilizados uma distinção clara entre características físicas e intelectuais. Qual biólogo, evolucionista ou naturalista vai discordar disso? Discordar disto é ser um fundamentalista que está militando e se esforçando para dizer que Kardec foi racista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fora de contexto.

Aqui está a sexta questão:

"- 6o Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes de um menino hotentote recém-nascido e o educardes nos nossos melhores liceus, fareis dele algum dia um Laplace ou um Newton?"

O que você acha disso? É possível que uma criança hotentote, recém-nascida, e que fosse educada nas nossas melhores instituições, poderia se tornar um Laplace ou um Newton, ou um Carl Sagan, por exemplo? Qual são seus argumentos para provar que isso seria possível?

O resto da questão se relaciona ao desenvolvimento do que foi dito. Aqui está o contexto:

"Qual a filosofia ou a teosofia capaz de resolver estes problemas? É fora de dúvida que, ou as almas são iguais ao nascerem, ou são desiguais. Se são iguais, por que, entre elas, tão grande diversidade de aptidões? Dir-se-á que isso depende do organismo. Mas, então, achamo-nos em presença da mais monstruosa e imoral das doutrinas. O homem seria simples máquina, joguete da matéria; deixaria de ter a responsabilidade de seus atos, pois que poderia atribuir tudo às suas imperfeições físicas. Se as almas são desiguais, é que Deus as criou assim. Nesse caso, porém, por que a inata superioridade concedida a algumas? Corresponderá essa parcialidade à justiça de Deus e ao amor que ele consagra igualmente a todas suas criaturas?"


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que há de errado aqui? Ou melhor, onde está o racismo?


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Erro de interpretação ou usou de má fé.

Parágrafo anterior.

"Em uma única existência poderá o selvagem adquirir essas faculdades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um cientista, um orador, um artista? Não, porque é materialmente impossível. Contudo esse selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente em um estado misto, que nem é felicidade nem desgraça? Isso não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não depende de si."

A questão discutida aqui foi se era possível progredir moralmente ou intelectualmente sem precisar encanar na terra. A resposta de Kardec foi negativa, ele disse que se isso fosse possível, então, qual seria a necessidade de encarnar na Europa em vez da Oceania, ou em corpos Brancos em vez de corpos negros? etc. O que ele quis dizer é bem claro, pois se há corpos diferentes e lugares diferentes é porque existe uma razão pra isso. Por que Deus nos isentaria de um longo caminho que o selvagem deve percorrer? Ou seja, se existe povos selvagens e povos civilizados, é porque os espíritos que encarnam nos corpos de selvagens um dia percorrerão o mesmo caminho que nós percorremos. A lógica é simples: se nós não tivéssemos passado por corpos de selvagens, e os selvagens existem, seria injustiça divina se eles não progredissem e chegassem onde nós chegamos.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O exame frenológico dos povos pouco inteligentes constata a predominância das faculdades instintivas, e a atrofia dos órgãos da inteligência. O que é excepcional nos povos avançados, é a regra em certas raças. Por que isto? É um injusta preferência? Não, é a sabedoria. A natureza é sempre previdente; nada faz de inútil; ora, seria uma coisa inútil dar um instrumento completo a quem não tem meios de se servir dele. Os Espíritos selvagens são Espíritos de crianças, podendo assim se exprimir; entre eles, muitas faculdades ainda estão latentes. Que faria, pois, o Espírito de um Hotentote no corpo de um Arago? Seria como aquele que não sabe a música diante de um excelente piano. Por um razão inversa, que faria o Espírito de Arago no corpo de um Hotentote? Seria como Liszt diante de um piano que não teria senão algumas más cordas falsas, às quais seu talento jamais chegaria a dar sons harmoniosos.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Qual a diferença entre o que Kardec disse aqui e o que a antropologia diz nesse texto abaixo, que pode ser encontrado em qualquer pesquisa sobre povos primitivos?

"Mesmo com um cérebro maior que o do Homo Sapiens, o H. neanderthalensis teria habilidade de manipular objetos, raciocínio e memória menos desenvolvidos. Suas armas (facas e lanças) exigiam que se aproximassem de suas presas, o que explicaria por que tantos esqueletos da espécie foram encontrados com fraturas. Sua dieta era extremamente rica em carne, independentemente do ambiente em que a espécie se encontrava, o que sugere uma baixa capacidade de adaptação."

A ciência está sendo racista com os  H. neanderthalensis ?






« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 10:54:23 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #329 Online: 05 de Abril de 2017, 21:12:45 »
A ciência está sendo racista com os  H. neanderthalensis ?

São espécies distintas.

O mesmo não ocorre entre os humanos modernos.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #330 Online: 05 de Abril de 2017, 21:16:46 »
O problema não foi só de má interpretação. Foi de má fé também.

Parágrafo anterior:
Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”

E qual é a diferença intelectual entre um negro escravo e um não-escravizado, oriundos de uma mesma região?

Nenhuma!

Racismo puro.
Foto USGS

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #331 Online: 05 de Abril de 2017, 21:20:49 »
A ciência está sendo racista com os  H. neanderthalensis ?

São espécies distintas.

O mesmo não ocorre entre os humanos modernos.

E por que não? Se ocorreram com povos primitivos com outros povos menos primitivos, ocorre com povos modernos em relação aos povos menos modernos.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #332 Online: 05 de Abril de 2017, 21:21:35 »
O problema não foi só de má interpretação. Foi de má fé também.

Parágrafo anterior:
Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”

E qual é a diferença intelectual entre um negro escravo e um não-escravizado, oriundos de uma mesma região?

Nenhuma!

Racismo puro.

Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #333 Online: 05 de Abril de 2017, 21:26:35 »
A ciência está sendo racista com os  H. neanderthalensis ?
São espécies distintas.

O mesmo não ocorre entre os humanos modernos.
E por que não? Se ocorreram com povos primitivos com outros povos menos primitivos, ocorre com povos modernos em relação aos povos menos modernos.

A diferença é que no primeiro caso são espécies biológicas distintas, com modificações mais significativas na base genética.

Não existe esta diferença entre os humanos modernos, sejam eles "brancos", "negros" ou "amarelos". Nem minimamente próxima do que se observa no primeiro caso.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #334 Online: 05 de Abril de 2017, 21:29:31 »
O problema não foi só de má interpretação. Foi de má fé também.

Parágrafo anterior:
Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”

E qual é a diferença intelectual entre um negro escravo e um não-escravizado, oriundos de uma mesma região?

Nenhuma!

Racismo puro.

Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”

Quem disse?

Se foi Kardec, ele foi racista.

Se foi outro e ele concordou, também foi racista.

Se os "espíritos superiores" não o avisaram de que não há diferença nenhuma, então ele foi um tolo, porque o enganaram.  :)
Foto USGS

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #335 Online: 05 de Abril de 2017, 21:41:26 »


Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.”

Quem disse?

Se foi Kardec, ele foi racista.

Se foi outro e ele concordou, também foi racista.

Se os "espíritos superiores" não o avisaram de que não há diferença nenhuma, então ele foi um tolo, porque o enganaram.  :)

Isso era dito em 1862, no auge da eugenia, e não por Kardec.

Onde que Kardec concordou com essas palavras?

Leia as palavras de kardec na frase seguinte. Não há nada que diz que ele concordou com isso.

"Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.” A teoria que acabamos de apresentar permite encará-los sob outro prisma. "
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #336 Online: 05 de Abril de 2017, 22:11:36 »
A ciência está sendo racista com os  H. neanderthalensis ?
São espécies distintas.

O mesmo não ocorre entre os humanos modernos.
E por que não? Se ocorreram com povos primitivos com outros povos menos primitivos, ocorre com povos modernos em relação aos povos menos modernos.

A diferença é que no primeiro caso são espécies biológicas distintas, com modificações mais significativas na base genética.

Não existe esta diferença entre os humanos modernos, sejam eles "brancos", "negros" ou "amarelos". Nem minimamente próxima do que se observa no primeiro caso.

O que não existe é comprovação cientifica sobre isso.  O fato de Kardec ter levantado essa questão a título de teoria é a mesma coisa que se um antropólogo dissesse que os seres humanos atuais tem o cérebro mais desenvolvido em raciocínio e memória do que os primeiros Homo sapiens. Isso é racismo?


Edit: Comentário de um cientista racista, segundo a visão do fórum Clube Cético:

" Pesquisa do geneticista Bruce Lahn, da Universidade de Chicago, aponta que dois genes que influenciam o tamanho e a complexidade do cérebro continuam sofrendo mutações – há registros de variações tão recentes quanto 5 800 anos. “Se nossa espécie sobreviver por mais 1 milhão de anos, imagino que nosso cérebro será maior e terá diferenças estruturais significativas. As mutações que favorecem o maior desenvolvimento da inteligência são visivelmente favorecidas pela seleção”, diz o professor. Michel Hofman, pesquisador do Netherlands Institute for Brain Research."
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 00:39:41 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #337 Online: 05 de Abril de 2017, 22:37:45 »
Se pro Kardec se possa invocar a desculpa de anacronismo nosso (ainda que nem o Robespierre fosse tão "anacrônico"...) sendo ele - claro! - um homem da sua época, o mesmo não serve pro padroeiro "espírito" S. Luis:

[Société 25/3/59]
9. (A São Luís). A raça negra é verdadeiramente uma raça inferior?
- R. A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa.
12. (A São Luís). Os Brancos se reencarnam, algumas vezes, em corpos negros? -
R. Sim, quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, ele pode pedir para si, por expiação, viver num corpo de negro para sofrer, a seu turno, todos os sofrimentos que fez sentir e, por esse meio, avançar e alcançar o perdão de Deus.

O ponto deveras relevante é que, como foi sarcastizado en passant acima, não existe "espírito" nenhum no espiritismo. Exceto, claro, os "espíritos" dos vivos que devaneiam como acham que a realidade deveria ser a partir, claro, dos seus respectivos arcabouços culturais e sistemas de valores em conformidade com as épocas.
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 22:49:20 por Gorducho »

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #338 Online: 05 de Abril de 2017, 22:48:02 »
Se pro Kardec se possa invocar a desculpa de anacronismo nosso (ainda que nem o Robespierre fosse tão "anacrônico"...) sendo ele - claro! - um homem da sua época, o mesmo não serve pro padroeiro "espírito" S. Luis:

[Société 25/3/59]
9. (A São Luís). A raça negra é verdadeiramente uma raça inferior?
- R. A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa.
12. (A São Luís). Os Brancos se reencarnam, algumas vezes, em corpos negros? -
R. Sim, quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, ele pode pedir para si, por expiação, viver num corpo de negro para sofrer, a seu turno, todos os sofrimentos que fez sentir e, por esse meio, avançar e alcançar o perdão de Deus.


A raça negra é verdadeiramente uma raça inferior?
- R. A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa.


Inferior no sentido de primitiva. O artigo que foi retirado essas perguntas deixa claro isso.

Citar
"Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos. Como Espíritos, são inquestionavelmente uma raça inferior, isto é, primitiva."

Como disse acima, estudos científicos provam isso:

"Os khoisan [ também conhecidos como Hotentotes] possuem o mais elevado grau de diversidade do ADN mitocondrial de todas as populações humanas, o que indica que eles são uma das mais antigas comunidades humanas."


"Os Brancos se reencarnam, algumas vezes, em corpos negros? -
R. Sim, quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, ele pode pedir para si, por expiação, viver num corpo de negro para sofrer, a seu turno, todos os sofrimentos que fez sentir e, por esse meio, avançar e alcançar o perdão de Deus.
"

Uma consequência do que foi dito: se os povos negros são mais primitivos que os povos brancos, é natural que essa pergunta fosse feita.





____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #339 Online: 05 de Abril de 2017, 22:51:07 »
Bom, eu não acho que os negros sejam "mais primitivos" que brancos (ou amarelos, vermelhos...).
Supondo, como parece que foi, que os primeiros h. sapiens apareceram na África e portanto teriam sido de pele escura, isso não guarda nenhuma correlação com encarnações já no século XIX (que é a época analisada, claro) onde já havia, como hoje, possibilidade dos "espíritos" encarnarem em qualquer "raça" de qualquer ponto da crosta.
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 22:55:50 por Gorducho »

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #340 Online: 05 de Abril de 2017, 22:52:35 »
Bom, eu não acho que os negros sejam "mais primitivos" que brancos (ou amarelos, vermelhos...).


Então me mostre evidências, porque o que você acha não tem mais relevância do que o que Kardec acha.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #341 Online: 05 de Abril de 2017, 22:57:10 »
Porque está provado que as qualidades intelectuais e físicas independem de cor da pele.
E claro, o que eu "acho" não tem mais ou menos relevância do que o Kardec "achava".
Se trata dum debate e cada um que leia e analise, forma sua convicção sobre se o Kardec era ou não racista.
E pro "espírito" S. Luis não vale a desculpa da época.
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 23:02:38 por Gorducho »

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #342 Online: 05 de Abril de 2017, 22:58:59 »
Porque está provado que as qualidades intelectuais e físicas independem de cor da pele.


E é isso a consequência do que foi dito? O que esta sendo dito é que os povos primitivos tem cérebros menos organizados do que povos modernos. Se são negros, brancos ou azuis, isso não importa. Kardec usou o negro como exemplo porque mesmo naquela época já dizia que os hotentotes eram os povos mais primitivos.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #343 Online: 05 de Abril de 2017, 23:03:59 »
Perfeito... é uma tentativa de desculpa sua.
Engole ela quem quiser...
E acerca do Emmanuel que diz  :?:
« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 23:20:29 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #344 Online: 06 de Abril de 2017, 07:37:49 »
Isso era dito em 1862, no auge da eugenia, e não por Kardec.

Onde que Kardec concordou com essas palavras?

Leia as palavras de kardec na frase seguinte. Não há nada que diz que ele concordou com isso.

"Diz-se a respeito dos negros escravos: “São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria vão esforço querer instruí-los. São uma raça inferior, incorrigível, profundamente incapaz.” A teoria que acabamos de apresentar permite encará-los sob outro prisma. "
O que ele quis dizer é que  "Os espíritos que habitam os corpos dos negros não são inferiores, estão inferiores no momento, mas evoluirão a ponto de poder reincarnar no corpo de um europeu".

Na prática, isto é racismo. É o mesmo que dizer que negros devem ser tratados como crianças: são humanos, mas ainda não têm o discernimento de adultos.

« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 07:51:41 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #345 Online: 06 de Abril de 2017, 07:44:40 »
Depois do devaneio, vamos à realidade...
Coisas do outro mundo 1880 (depois da morte do Kardec, certo?)
Je n’ai pas connu leur maitre, Allan Kardec, et, n’ai pas cherché à le connaitre. J’étais prévenu contre lui. Quand parut as première publication, le Livre des Esprits, dicté, affirme-t-il, par saint Louis, patron des spirites de France, et par une série d’autres habitants de l’erraticité, nous eûmes, mes amis et moi, la curiosité de le lire. Il fut évident pour nous qu’il avait lu Fourier, et qu’il avait emprunté à la théorie des quatre mouvements la base de son système, à savoir la réincarnation des âmes dans des existences successives et la théorie de leur enveloppe fluidique que Fourier appelle corps aromal, et Kardec périsprit. L’attribution à l’autre monde de ces idées écloses et développées, presque dans la même forme, depuis vingt ans dans le nôtre, nous parut, comme on dit aujourd’hui, un peu raide. Il nous sembla que saint Louis et les autres désincarnés qui apportaient cette révélation à la terre, ne pouvaient ignorer qu’un homme de génie, au moins égal au roi qui fut le fils de la reine Blanche, était venu la formuler avant eux. Allan Kardec nous parut un rusé qui démarquait tout simplement un système à sa convenance. Comme il nous était agréable de voir, même sous une autre étiquette, propager ces idées bien supérieures aux doctrines courantes, nous ne cherchâmes pas à entraver l’œuvre, et laissâmes faire l’ouvrier. Je suis convaincu aujourd’hui que nos réclames eussent été noyées dans le courant spirite, et que saint louis était nécessaire pour donner à cette grande conception, antique mais rajeunie, qui est la logique suprême de la justice, l’impulsion qu’il lui fallait pour pénétrer dans les esprits.
Vou resumir:
Eugène Nus diz que lhe avisaram que Kardec era um pilantra. Diz que Kardec copiou conceitos já existentes e, para lhes dar maior credibilidade, os apresentou como tendo sido recebidos de espíritos famosos, como São Luís.
Eugène Nus, no entanto, preferiu não reclamar porque seu objetivo era a difusão dessa doutrina, mesmo que pelas mãos de alguém como Kardec.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #346 Online: 06 de Abril de 2017, 08:23:32 »
E não, nem todos na época - aliás sobre o Robespierre já falei...- tinham a mentalidade racista do Kardec.
[Plenipotenciário (attorney-general) William Porter na inauguração da Biblioteca Sul Africana - 1840
https://books.google.com.br/books?id=yFMVDAAAQBAJ&pg=PA47&lpg=PA47&dq=%22William+Porter%22+Hottentot&source=bl&ots=2xiBWHzHJ4&sig=9xwecO92glIzogQaBKkwKdPYYBg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjY2ILn1o_TAhXEDZAKHV00A2QQ6AEILTAD#v=onepage&q&f=false
pg. 47]

I would rather meet a Hottentot at the hustings voting for his representative than meet the Hottentot in the wilds with his gun upon his shoulder.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 08:33:28 por Gorducho »

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #347 Online: 06 de Abril de 2017, 09:13:19 »
Aliás pro leitor brasileiro médio passa completamente desapercebida a importância que tinha no imaginário devocional do catolicismo francês - que era o público alvo do Kardec: católicos - da época a Blanca de Castela e o Louis IX.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #348 Online: 06 de Abril de 2017, 10:14:11 »
Interessante como vem à tona a emoção, mesmo através da escrita prudente.
O Espiritismo, por razões que um dia talvez venham a ser conhecidas, tem obstinados inimigos entre os céticos e ateus.
Bastava se declararem descrentes da tese espírita pois que esta se fundamenta nos ensinos dos Espíritos, e estes não podem existir, segundo estes viscerais adversários, tudo bem.
Mas não. Se os conceitos da DE são inatacáveis mudemos a tática.
Quem sabe, seu divulgador, um homem digno, de nobre caráter, mas com as limitações de seu tempo.
Não era Kardec racista, mas toda a Europa do século XIX. Havemos de lembrar que somente os escravos, homens rudes e de costumes grosseiros representavam a raça negra no continente europeu, daí a impressão que se tinha do homem negro.

Resta uma pergunta. O que se pretende provar com as alegações de que Kardec era racista? Pelos padrões de HOJE, eu também o julgaria racista; mas lembro que se eu, ou qualquer outro, vivesse no século XIX, também o seríamos.

Meus cumprimentos ao Micromegas que com capacidade e elegância fez brilhante defesa, neste tema tão delicado.
Admirável, pois o Espírita de um modo geral acredita que não vale a pena a polêmica pois no devido tempo tudo se esclarecerá. Eu, por exemplo, o faço por desfastio e me empenho com moderada força, quase um prazer.

« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 10:24:54 por Spencer »

Offline Shadow

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.446
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
Re:Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #349 Online: 06 de Abril de 2017, 10:18:29 »
Interessante como vem à tona a emoção, mesmo através da escrita prudente.
O Espiritismo, por razões que um dia talvez venham a ser conhecidas, tem obstinados inimigos entre os céticos e ateus.
Bastava se declararem descrentes da tese espírita pois que esta se fundamenta nos ensinos dos Espíritos, e estes não podem existir, segundo estes viscerais adversários, tudo bem.
Mas não. Se os conceitos da DE são inatacáveis mudemos a tática.
Quem sabe, seu divulgador, um homem digno, de nobre caráter, mas com as limitações de seu tempo.
Não era Kardec racista, mas toda a Europa do século XIX. Havemos de lembrar que somente os escravos, homens rudes e de costumes grosseiros representavam a raça negra no continente europeu, daí a impressão que se tinha do homem negro.

Resta uma pergunta. O que se pretende provar com as alegações de que Kardec era racista. Pelos padrões de HOJE, eu também o julgaria racista, mas lembro que se eu, ou qualquer outro, vivesse no século XIX, também o seríamos.

1. "Os conceitos da DE são inatacáveis. "
Questão de opinião. Você é um fiel da doutrina, frequentando um fórum cético. Ou seja, onde se imagina que ocorrerão debates.

2. "Não era Kardec racista, mas toda a Europa do século XIX"
Mas os textos não são dele, mas de espíritos! Espíritos não são esclarecidos, atemporais? Quer dizer que se alguém incorporar quele mecânico da FIAT famoso, o Átila, o Rei dos UNOs saírá por ai cortando cabeças?

"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!