Voltando ao já exaustivamente debatido e redebatido tema do pentacampeonato do Flamengo, eu acabei de tomar conhecimento de uma coisa que eu não sabia... O Guarani foi o vice-campeão brasileiro em 1986

Então que história é essa então de que Sport e Guarani foram campeões do equivalente à segunda-divisão do campeonato brasileiro em 1987?
Segundo o artigo sobre a copa União da Wikipédia:
Em 1987, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época (Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia) decidiram fundar uma associação denominada Clube dos 13. Reunidos na nova associação, apesar das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da FIFA, agregaram um novo elemento ao mundo do futebol brasileiro, ou pelo menos inédito: o projeto de marketing. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, organizaram a Copa União, uma alternativa ao Campeonato Brasileiro.
A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. O novo campeonato foi dividido em quatro Módulos, sendo o Módulo Verde - composto pelos 13 integrantes do Clube dos 13 além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando de fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América-RJ, 4º colocado - considerado como primeira divisão juntamente com o Módulo Amarelo. A CBF organizou ainda outros dois módulos: azul e branco, equivalentes à segunda e terceira divisão.
Como forma de conciliar os interesses do Clube dos 13 com os da CBF era previsto que os campeões e vice dos módulos verde e amarelo se enfrentassem em um quadrangular final, de onde sairiam os representantes brasileiros na Taça Libertadores da América.
Ou seja, a divisão entre os módulos foi arbitrária, não atendeu a critérios desportivos, e o módulo vencido por Sport e Guarani tinha status de primeira divisão, sendo assim o argumento dos flamenguistas (que até há alguns minutos atrás eu aceitava) de que o Sport e o Guarani foram campeões de um torneio mais fraco não procede - lembrando novamente que o Guarani havia sido vice-campeão brasileiro no ano anterior!
A confusão que levou Flamengo e Inter a rejeitarem a participação no quadrangular final simplesmente quanto à fórmula de disputa dele: a CBF tinha falado a princípio em sistema eliminatório com semifinal e final e depois mudou para quadrangular por pontos corridos.
Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas em cada módulo (Flamengo, Internacional, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar. Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO.
A CBF mudou as regras, que feio, porém:
Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Uni%C3%A3o