Autor Tópico: Ensinar religião a crianças  (Lida 9385 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Ensinar religião a crianças
« Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:15:34 »
Os "brandos" patrocinam os fanáticos perigosos, tanto financeiramente quanto motivacionalmente, além de justificar seus atos.

Mesmo assim isso não é justificativa para o Estado privar os pais de ensinarem sua religiosidade aos seus pequenos. isto pode até estreitar os laços...
Por exemplo... perto do meu bat mitsvá, eu e minha mãe nós apegamos muito. Vale destacar que eu e ela somos seres que não conseguem conviver em um mesmo hemisferio.
Claro que, se os pais ensinam aos seus filhos os dogmas e principios de sua religião, estão passando a ignorancia para a frente. Mais eles não estão fazendo nada ilegal... e tampoco imoral. Evidente que isso ira dificultar que o esclarecimento chegue a mais gente mais rapidamente, mas pelo menos, essas crianças vão ter pontos em comum com seus pais, e isso pode ser até saudavel para a formação de novos cidadãos.

Isso é tradição. É possível ter tradições que não estejam necessariamente relacionadas com religiões.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:15:58 »
Seria... mais ai quem iria difundir e de que maneira?

Nós, de uma forma geral.  Gradualmente, pelo convívio.  Funcionou para diminuir o estigma contra desquites e homossexualidade, vai funcionar com ateísmo também.

O ideal e com maiores chances de êxito seria uma abordagem mais direta... :umm: Só que não se me occore nenhuma no momento...
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:17:15 »
Os "brandos" patrocinam os fanáticos perigosos, tanto financeiramente quanto motivacionalmente, além de justificar seus atos.

Mesmo assim isso não é justificativa para o Estado privar os pais de ensinarem sua religiosidade aos seus pequenos. isto pode até estreitar os laços...
Por exemplo... perto do meu bat mitsvá, eu e minha mãe nós apegamos muito. Vale destacar que eu e ela somos seres que não conseguem conviver em um mesmo hemisferio.
Claro que, se os pais ensinam aos seus filhos os dogmas e principios de sua religião, estão passando a ignorancia para a frente. Mais eles não estão fazendo nada ilegal... e tampoco imoral. Evidente que isso ira dificultar que o esclarecimento chegue a mais gente mais rapidamente, mas pelo menos, essas crianças vão ter pontos em comum com seus pais, e isso pode ser até saudavel para a formação de novos cidadãos.

Isso é tradição. É possível ter tradições que não estejam necessariamente relacionadas com religiões.

Continua sendo absurdo privarem os pais de ensinarem "tradição" aos seus proprios filhos.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:19:08 »

Se bem que eu acho que nehum colegio poderia, por lei, ensinar religião aos seus alunos. Imagine uma criança hindu tendo que aturar o blá blá blá biblico que é ensinado em um dos melhores colegios do Rio, O São Bento.

Esta é a questão. Aqui no Brasil ninguém liga, afinal, a grande maioria é cristã, então ensinando qualquer coisa da bíblia está bom. Mas não pode ser assim!

Em casa é outra coisa, cada um ensina o que quiser. Mas tudo é uma questão de mudança de mentalidade, que deve ser gradual - e deve ser o que Dawkins sugere (só vi o documentário, ainda não li o livro).

Atheist

• Visitante
« Resposta #29 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:20:57 »

Continua sendo absurdo privarem os pais de ensinarem "tradição" aos seus proprios filhos.

E quem quer privar? Uma coisa é admitir que é errado e pode ser trocado por tradições mais benéficas; outra é querer privar ou se meter no que é particular.

Ainda, desde que fique bem claro para a criança que não passa de uma tradição, tudo bem. O problema é que a bíblia é "verdade absoluta". Não é ensinada como mito, como deveria ser.

Atheist

• Visitante
« Resposta #30 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:21:57 »

Nós, de uma forma geral.  Gradualmente, pelo convívio.  Funcionou para diminuir o estigma contra desquites e homossexualidade, vai funcionar com ateísmo também.

O ideal e com maiores chances de êxito seria uma abordagem mais direta... :umm: Só que não se me occore nenhuma no momento...

Neste tipo de assunto, abordagens mais diretas são fadadas ao fracasso.

Luz

• Visitante
« Resposta #31 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:25:18 »

Neste tipo de assunto, abordagens mais diretas são fadadas ao fracasso.

Sinceramente, não tenho mais tanta certeza. Não concordo com a abordagem que Dawkins faz, por exemplo, acho exagerado - mas tem um outro lado: motiva a discussão.  :) 

Atheist

• Visitante
« Resposta #32 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:34:42 »
Pois é... pode ser exagerado, mas, o que temos feito até agora, desde o iluminismo, que efeito surtiu?

Será que não está mesmo na hora de ser mais enfático? Embora como eu disse, abordagens diretas são fadadas ao fracasso, talvez a insistência seja a chave...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:35:35 »
O ideal e com maiores chances de êxito seria uma abordagem mais direta... :umm: Só que não se me ocorre nenhuma no momento...

(Toque de campainha)

"Bom dia!  Nós representamos o movimento cético-ateísta do Clube Cético e queremos saber se vocês aceitariam uma assinatura experimental da revista Pensai e não falaciais mais!.  E também queremos deixar com vocês um material publicitário da nossa colônia de férias racionalista, pode ser?"

(Foi o que entendi por abordagem mais direta, mas não acho que seja uma boa idéia)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #34 Online: 25 de Janeiro de 2008, 20:37:18 »
O ideal e com maiores chances de êxito seria uma abordagem mais direta... :umm: Só que não se me ocorre nenhuma no momento...

(Toque de campainha)

"Bom dia!  Nós representamos o movimento cético-ateísta do Clube Cético e queremos saber se vocês aceitariam uma assinatura experimental da revista Pensai e não falaciais mais!.  E também queremos deixar com vocês um material publicitário da nossa colônia de férias racionalista, pode ser?"

(Foi o que entendi por abordagem mais direta, mas não acho que seja uma boa idéia)

:histeria:

É... acho que não funcionaria...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #35 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:08:42 »

(Toque de campainha)

Aposto que levaria porradas por isso :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #36 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:15:37 »
Pois é... pode ser exagerado, mas, o que temos feito até agora, desde o iluminismo, que efeito surtiu?

Será que não está mesmo na hora de ser mais enfático? Embora como eu disse, abordagens diretas são fadadas ao fracasso, talvez a insistência seja a chave...

Ah é,

Oi "papai" :P

Já tem uma "estratégia" pra filhota? :)

Eu decidi colocar ícones de vários deuses "enfeitando" minha sala e ir ensinando cada um deles aos poucos pro filhote, assim, o senso crítico dele é que irá perceber as semelhanças entre os mitos, as diferenças e claro, definirá uma possível escolha dele :ok:

Eu acho mais justo assim, que ele tenha mais conhecimento disponível para um melhor discernimento, já que sei que a escola, os avós, tios e etc vão contribuir apenas pra empurrar o cristianismo goela abaixo :'( 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:26:45 »
Convívio pacífico conduz ao aprendizado e à tolerância, segregação leva ao ódio. Simples assim :-)

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:30:18 »

Ah é,

Oi "papai" :P

Já tem uma "estratégia" pra filhota? :)

Eu decidi colocar ícones de vários deuses "enfeitando" minha sala e ir ensinando cada um deles aos poucos pro filhote, assim, o senso crítico dele é que irá perceber as semelhanças entre os mitos, as diferenças e claro, definirá uma possível escolha dele :ok:

Eu acho mais justo assim, que ele tenha mais conhecimento disponível para um melhor discernimento, já que sei que a escola, os avós, tios e etc vão contribuir apenas pra empurrar o cristianismo goela abaixo :'( 

Não pensei na estratégia ainda...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #39 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:30:58 »
Eu e minhas filhas frequentamos uma igreja (a denominação não vem ao caso).
Lá nos sentimos parte de uma comunidade muito unida, tenho lá amizades mais próximas do que com alguns membros da família. Temos boa música, boas discussões filosóficas e teológicas (não fundamentalistas).
Quanto à mitologia histórica da bíblia, sempre deixo claro para as meninas que aquilo era a forma como um povo de 3000 anos atrás pensava que era o mundo, e garanto que mesmo uma criança de 10 anos consegue entender a diferença entre história factual e história mítica.
Quando a mais velha parou uns tempos de ir à igreja porque "tinha certas dúvidas sobre a existência de Deus", dei todo apoio e disse que acharia estranho um adolescente não ter dúvidas. Recentemente ela voltou porque sentia falta do ótimo  círculo social.
Portanto, de forma totalmente anti-Dawkins, acho que tolerância e boa vontade deve vir de todos os lados.
A propósito, o livro do Dawkins foi assunto de estudo no mês de dezembro, foi muito interessante ver como as pessoas podem ter idéias tão diferentes e discuti-las em alto nível.

Luz

• Visitante
« Resposta #40 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:43:33 »
O meu marido acredita que deus existe e esse é um assunto pessoal, eu não sei, não frequentamos uma Igreja. Conversamos constatemente sobre a questão. Minha filha está com sete anos e há pouco tempo me perguntou se deus existia. Respondi o que penso: eu não sei.  :)

rizk

• Visitante
« Resposta #41 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:04:53 »
É uma sacada inteligente, essa. Li em algum lugar sobre alguém que lia mitologia nórdica para as suas crianças e eventualmente contava sobre jesus e os orixás e diversas coisas. É realmente uma coisa inteligente.

Eu não me sentiria confortável em dizer que não sei para um filho meu.

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:21:09 »

Não trata-se de um simples "não sei e vamos mudar de assunto", mas de um sincero "não sei a resposta" seguido de uma longa explicação. Eu não poderia dizer outra coisa senão a verdade. E, sinceramente, eu não sei.  :)
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 02:26:37 por Luz »

rizk

• Visitante
« Resposta #43 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:26:02 »

Não trata-se de um simples "não sei e vamos mudar de assunto", mas de um sincero "não sei a resposta" seguido de uma longa explicação. Eu não poderia dizer outra coisa senão a verdade. E, sinceramente, eu não sei.  :)
Luz, mas... mas... eu não me sinto confortável em dizer que não sei EM GERAL :D

Não me parece que se consiga sentar uma criança por tempo suficiente pra explicar Deus. Dá mesmo?!?!

Luz

• Visitante
« Resposta #44 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:44:53 »

Luz, mas... mas... eu não me sinto confortável em dizer que não sei EM GERAL :D

Ah, eu lido bem com isso. Preocupo muito em conquistar a confiança dela, sabe? Já faz um tempo que não me sinto obrigada a saber as coisas. Admito numa boa quando não sei - mas o que está ao meu alcance, faço questão de pesquisar.

Não me parece que se consiga sentar uma criança por tempo suficiente pra explicar Deus. Dá mesmo?!?!

Mas eu nem tentei explicar deus, apenas o porquê de não saber se ele existia - na verdade, contei para ela o segredo: que ninguém sabia.  :D  Sempre dá para explicar as crianças tudo o que elas estão interessadas em saber.  :)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Janeiro de 2008, 06:19:31 »
Devido a meus parentes e minha esposa, todos religiosos, frequentemente minhas filhas perguntam porque eu não acredito. Nesse caso é mais difícil, tanto para mim quanto para elas, porque afinal eu procuro ser um bom pai e as vezes elas entram em conflito com coisas do tipo:
- Como alguém ateu pode ser bom?
É... enfiaram na cabeça delas que alguém que não crê tem algum problema!
Daí eu tento contrabalancear dizendo para elas que o fato de ser ateu não torna uma pessoa má, olhe o Fernandinho Beira Mar, desceu do avião com uma bíblia na mão, será que isso já bastava para ele se transformar numa pessoa melhor do que qualquer ateu?
Mesmo assim é complicado, já bati boca com minha avó porque ela disse que estava ensinando o que era certo para minha filha.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:46:29 »
Luz, Rizk: nessas horas lamento não ter filhos.  Depois de toda a raiva que passei e passo por terem me enfiado certezas de isopor a fórceps, eu adoraria poder ensinar dúvidas confiáveis.

Mas reconheço que o Dodo está certo, infelizmente há muito desse pensamento besta de que "ateu não pode ser bom".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:24:53 »
Devido a meus parentes e minha esposa, todos religiosos, frequentemente minhas filhas perguntam porque eu não acredito. Nesse caso é mais difícil, tanto para mim quanto para elas, porque afinal eu procuro ser um bom pai e as vezes elas entram em conflito com coisas do tipo:
- Como alguém ateu pode ser bom?
É... enfiaram na cabeça delas que alguém que não crê tem algum problema!
Daí eu tento contrabalancear dizendo para elas que o fato de ser ateu não torna uma pessoa má, olhe o Fernandinho Beira Mar, desceu do avião com uma bíblia na mão, será que isso já bastava para ele se transformar numa pessoa melhor do que qualquer ateu?
Mesmo assim é complicado, já bati boca com minha avó porque ela disse que estava ensinando o que era certo para minha filha.

Eu tenho a convicção de que quem ensina de fato atitudes para a criança é o exemplo de vida, e o resto vem depois. Isto é, mesmo que pergunte agora, se enquanto cresce tem você como exemplo de vida, ninguém no futuro vai poder chegar e dizer 'todo ateu é filho do capeta' porque ela vai contestar ('o meu pai é justo e bom e é ateu, então isso não é possível').

Mas é claro que deveria haver um pouco mais de imparcialidade para permitirem que você deixe claro esse ensinamento, pelo menos ajudava.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Suyndara

• Visitante
« Resposta #48 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:55:44 »
O fato é que é realmente difícil fazer parte da minoria...

A família sempre se mete, a escola mais ainda. E sempre acabam falando essas pérolas como 'ninguém pode viver sem deus", "ateu é mau", "deus castiga".

Por sorte me casei com um ateu, isso ameniza um pouco pelo menos dentro de casa. Mas ainda assim sei que não será fácil.

Assim como o Dantas, sei o quanto é cruel enfiar "certezas" nas cabeças de crianças e tentar inibi-las de questionar a todo custo :'(

Não me importo se meu filho virar um crente, mas quero muito que ele cresça desenvolvendo o senso crítico e a liberdade de escolha :ok:

Luz

• Visitante
« Resposta #49 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:47:40 »

Esse é o ponto, não criamos nossos filhotes isolados. Existe toda uma influência externa e que pode ser muito sedutora, por isso mesmo me preocupo em conquistar a confiança dela e não conheço outra forma senão sendo sincera, tratando suas dúvidas com a mesma importância que trato as minhas.

E, sei lá também, tem um fator emocional nisso - as crianças confiam tão completamente nos pais e são tão fáceis de serem enganadas que me parece uma crueldade fazer isso. Eu, simplesmente, não consigo mentir - eu travo - sua ingenuidade me comove.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!