Eu e minhas filhas frequentamos uma igreja (a denominação não vem ao caso).
Lá nos sentimos parte de uma comunidade muito unida, tenho lá amizades mais próximas do que com alguns membros da família. Temos boa música, boas discussões filosóficas e teológicas (não fundamentalistas).
Quanto à mitologia histórica da bíblia, sempre deixo claro para as meninas que aquilo era a forma como um povo de 3000 anos atrás pensava que era o mundo, e garanto que mesmo uma criança de 10 anos consegue entender a diferença entre história factual e história mítica.
Quando a mais velha parou uns tempos de ir à igreja porque "tinha certas dúvidas sobre a existência de Deus", dei todo apoio e disse que acharia estranho um adolescente não ter dúvidas. Recentemente ela voltou porque sentia falta do ótimo círculo social.
Portanto, de forma totalmente anti-Dawkins, acho que tolerância e boa vontade deve vir de todos os lados.
A propósito, o livro do Dawkins foi assunto de estudo no mês de dezembro, foi muito interessante ver como as pessoas podem ter idéias tão diferentes e discuti-las em alto nível.