Autor Tópico: Ensinar religião a crianças  (Lida 9386 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ensinar religião a crianças
« Resposta #50 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:32:48 »
Bem dito, Luz.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #51 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:03:27 »

Esse é o ponto, não criamos nossos filhotes isolados. Existe toda uma influência externa e que pode ser muito sedutora, por isso mesmo me preocupo em conquistar a confiança dela e não conheço outra forma senão sendo sincera, tratando suas dúvidas com a mesma importância que trato as minhas.

E, sei lá também, tem um fator emocional nisso - as crianças confiam tão completamente nos pais e são tão fáceis de serem enganadas que me parece uma crueldade fazer isso. Eu, simplesmente, não consigo mentir - eu travo - sua ingenuidade me comove.

:ok:

Justamente, acho que os pequenos merecem a sinceridade dos pais e é tão bom poder confiar de verdade em alguém, é bom não ferir isso nunca :wink:

Informação é sempre o melhor caminho.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #52 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:41:57 »
O ideal e com maiores chances de êxito seria uma abordagem mais direta... :umm: Só que não se me ocorre nenhuma no momento...

(Toque de campainha)

"Bom dia!  Nós representamos o movimento cético-ateísta do Clube Cético e queremos saber se vocês aceitariam uma assinatura experimental da revista Pensai e não falaciais mais!.  E também queremos deixar com vocês um material publicitário da nossa colônia de férias racionalista, pode ser?"

(Foi o que entendi por abordagem mais direta, mas não acho que seja uma boa idéia)

:histeria:

É... acho que não funcionaria...

Que eu saiba... Testemunhas de Jeová tambem fazem isso...  :biglol:Eu acho que não seria uma boa abordagem direta.

Vou tentar esclarecer meu pensamento de abordagem direta. Alguem aqui lembra daquela cena onde o personagem principal de Laranja Mecânica é re-educado, fazendo-o sentir-se mal cada vez que ele ia cena de aos semelhanes aos que ele praticava?  :wink: Vai me dizer que isso não é uma abordagem direta e com grandes chances de êxito...

Brincadeira, em, gente...
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:44:22 »
Vamos cortar as cabeças então.  É uma abordagem extremamente direta.  E temos a maioria numérica, afinal de contas...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #54 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:51:13 »
Vamos cortar as cabeças então.  É uma abordagem extremamente direta.  E temos a maioria numérica, afinal de contas...

:o Foi uma brincadeira Dantas...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:54:24 »
Epa... por que demorou tanto para me avisar?  Agora já me empolguei.  O chato são todas essas pessoas tentando inutilmente me conter...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 26 de Janeiro de 2008, 19:14:03 »
Epa... por que demorou tanto para me avisar?  Agora já me empolguei.  O chato são todas essas pessoas tentando inutilmente me conter...
Pois e. Sem meias medidas. AS CABECAS!!!
:roll: :D
"The patient refused an autopsy."

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #57 Online: 27 de Janeiro de 2008, 13:45:31 »

:twisted: Atacar!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:00:38 »

:twisted: Atacar!

This is SPARTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #59 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:08:52 »
Citação de: Dantas
(Toque de campainha)

"Bom dia!  Nós representamos o movimento cético-ateísta do Clube Cético e queremos saber se vocês aceitariam uma assinatura experimental da revista Pensai e não falaciais mais!.  E também queremos deixar com vocês um material publicitário da nossa colônia de férias racionalista, pode ser?"

:histeria:  :histeria:  :histeria:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #60 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:11:52 »
Convívio pacífico conduz ao aprendizado e à tolerância, segregação leva ao ódio. Simples assim :-)

Só que é uma via dupla, certo ?

Vc tem filhos ? Já pensou em como vai ser quando veja ele aprendendo o Pai Nosso ?  :twisted:
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #61 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:20:01 »
Convívio pacífico conduz ao aprendizado e à tolerância, segregação leva ao ódio. Simples assim :-)

Vc tem filhos ? Já pensou em como vai ser quando veja ele aprendendo o Pai Nosso ?  :twisted:

vamos as indagações... onde ele esta aprendendo? Quem esta ensinando? Com qual objetivo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #62 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:44:41 »

Ainda não tenho, mas penso muito sobre isso. Orientação religiosa eles terão da minha mulher; de mim aprederão a duvidar. E de nós dois, a respeitarem o próximo. Não me importo de copiar uma boa idéia só porque um religioso pensou nela antes de mim :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:46:15 »
Tirando as crenças, muito de qualquer religião é estudo antropologico tão válidao como qq outro... é só saber discernir as coisas ;)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #64 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:51:05 »
Então, é isso mesmo que pretendo fazer. Aliás, a idéia de contar histórias de várias religiões também parece interessante. Ia ser engraçado ver um coleguinha evangélico falando sobre a Arca de Noé pro meu garoto dizer "Uh-huh. A Epopéia de Gilgamesh veio antes disso..."

:lol:

Luz

• Visitante
« Resposta #65 Online: 27 de Janeiro de 2008, 16:08:07 »

vamos as indagações... onde ele esta aprendendo? Quem esta ensinando? Com qual objetivo?

Na escola. A partir desse ano a minha filha vai estudar em uma escola católica - recomendada pelo ensino e infra-estrutura, além da localização me atender perfeitamente é o melhor que o meu dinheiro pode pagar.

Na reunião de apresentação a diretora deixou claro que a escola adota uma política de tolerância e respeito com as demais religiões, sendo opicional a participação nos eventos de ordem religiosa, exceto, claro, a educação religiosa, que faz parte grade, mas contudo, ressaltou lentamente em alto e bom tom: os pais devem ter em mente que trata-se de uma escola católica.

Pretendo acompanhar essa relação diariamente, instruindo no que for possível, mas tenho que entender que ela pode vir a fazer escolhas diferentes da minha e saber respeitá-a. Quase tive uma urticária na hora de comprar o livro de Educação Religiosa, que pretendo ler antes e durante as aulas, na sequência que for sendo utilizado.

Ando meio desconfortável, sobretudo, enquanto não começam as aulas, mas não pretendo fazer disso uma batalha e ainda bem, com o apoio do meu marido, que também sente um certo desconforto com o lado católico da coisa. 

Suyndara

• Visitante
« Resposta #66 Online: 27 de Janeiro de 2008, 16:46:09 »

'

O meu já chegou em casa cantando musquinhas católicas :P

Ele ainda não tem 3 anos, vc está chegando lá :twist:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #67 Online: 27 de Janeiro de 2008, 16:47:51 »
Então, é isso mesmo que pretendo fazer. Aliás, a idéia de contar histórias de várias religiões também parece interessante. Ia ser engraçado ver um coleguinha evangélico falando sobre a Arca de Noé pro meu garoto dizer "Uh-huh. A Epopéia de Gilgamesh veio antes disso..."

:lol:

É o que eu digo, informação é tudo.

rizk

• Visitante
« Resposta #68 Online: 27 de Janeiro de 2008, 17:33:13 »
Luz, me adota? :D

Luz

• Visitante
« Resposta #69 Online: 27 de Janeiro de 2008, 17:46:14 »
Luz, me adota? :D

Com prazer!  :)

Torço para que minha filhotinha tenha muitas de suas qualidades!  :P 

Eu ficaria muito satisfeita.  :D

Rhyan

• Visitante
« Resposta #70 Online: 27 de Janeiro de 2008, 22:46:34 »
A idéia da Dawkins é que a criança cresça para poder optar qual religião seguir.

Ele diz que é um abuso psicológico amedrontar as criaças com historias sobre o inferno.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 27 de Janeiro de 2008, 22:52:59 »
A idéia da Dawkins é que a criança cresça para poder optar qual religião seguir.

Ele diz que é um abuso psicológico amedrontar as criaças com historias sobre o inferno.

E nisso ele tem toda a razão.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #72 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:28:30 »
Vou tratar meu filho mais ou menos assim:

MULEQUE!!! Quantas vezes eu te falei para não ir nesses lugares????????????????
Se eu te pegar novamente na igreja, vou lhe dar uma surra!!!!

Tá de castigo e sem mesada por seis meses no mínimo.

Já pro seu quarto, vai ler novamente o livro DAWKINS, quem sabe você aprende alguma coisa.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #73 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:09:47 »
Vou tratar meu filho mais ou menos assim:

MULEQUE!!! Quantas vezes eu te falei para não ir nesses lugares????????????????
Se eu te pegar novamente na igreja, vou lhe dar uma surra!!!!

Tá de castigo e sem mesada por seis meses no mínimo.

Já pro seu quarto, vai ler novamente o livro DAWKINS, quem sabe você aprende alguma coisa.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Temos aqui um claro exemplo de como o dialogo pode ser usado para educar as crianças contemporaneas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #74 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:41:44 »
Citação de: Dantas
(Toque de campainha)

:histeria:  :histeria:  :histeria:

"Pensai e não falaciai mais" é português arcaico. Uma publicação cética devia era usar latim!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!