Autor Tópico: Ensinar religião a crianças  (Lida 9387 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Ensinar religião a crianças
« Resposta #75 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:45:07 »
Para educar meus filhos, vou pegar um bonequinho e vou dizer: "Este aqui é o João e ele tem uma religião". Vou colocá-lo num liquidificador (Blendtec, que eu pretendo comprar), triturá-lo e jogar o pó na frente das crianças: "Tá vendo o que acontece com que tem religião?"

"Religious smoke. Don't breath this."

http://br.youtube.com/user/Blendtec
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 20:51:39 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #76 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:06:13 »
Para educar meus filhos, vou pegar um bonequinho e vou dizer: "Este aqui é o João e ele tem uma religião". Vou colocá-lo num liquidificador (Blendtec, que eu pretendo comprar), triturá-lo e jogar o pó na frente das crianças: "Tá vendo o que acontece com que tem religião?"

:histeria: Acho que poderiamos abrir um topico destinado a trocar ideias de como criar filhos ateus e esclarecidos. E metodos alternativos, como o do lidificador, para mostrar de maneira clara e ilustrativa coisas relativas a etica e a religiosidade.

Eu até começei a escrever uma versão paralela da biblia, onde retratava em linguagem infantil, como de um conto de fada se tratasse, as historias desmioladas que nela contem. Sempre dando enfase a como os fatos narrados carecem de logica e ridicularizando varios personagens.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #77 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:45:20 »
Às vezes vocês me assustam...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:52:45 »
Às vezes vocês me assustam...
So as vezes? :evil: :histeria:
"The patient refused an autopsy."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #79 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 12:43:19 »
Educação infantil é muito mais complexa do que vcs imaginam  :wink:

Eu e o Carlos estamos nos divertindo muito nessa difícil tarefa de criar um filho  ::)

No último mês lidamos com uma situação inédita, o pimpolho insistia que havia um dragão imenso debaixo do berço dele e que ia mordê-lo  :'(

Minha primeira tentativa foi comprar um monte de livrinhos e vídeos (mas não achei de dragões), foi um fiasco pq ele virou pra mim e disse: "isso não é dragão mamãe, é dinossauro grandão"  :P (primeira lição: não tente ludibriar um nerd mirim  :vergonha:)

A segunda tentativa foi do Carlos, ele fez uma "belíssima" encenação dentro do quarto e "matou" o dragão imaginário (eu devia ter filmado, impagável as sonosplastias  :histeria:). Mas depois de algumas horas o filhote insistiu que tinha visto outro dragão voando e entrando no quarto dele. (segunda lição: lutar com a imaginação alheia significa alimentá-la ainda mais, e isso serve para os crentes  :twisted:)

A terceira e última tentativa foi ir na Hi Happy e comprar um dragão de brinquedo (caro, pra variar). Pronto, problema resolvido, ele agora é "amigo" do dragão e não tem mais medo de ficar sozinho no quarto (terceira lição: a única forma de lutar contra um medo imaginário é dominando-o)

[]s

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #80 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:00:15 »

Eu e o Carlos estamos nos divertindo muito nessa difícil tarefa de criar um filho  ::)

No último mês lidamos com uma situação inédita, o pimpolho insistia que havia um dragão imenso debaixo do berço dele e que ia mordê-lo  :'(

Minha primeira tentativa foi comprar um monte de livrinhos e vídeos (mas não achei de dragões), foi um fiasco pq ele virou pra mim e disse: "isso não é dragão mamãe, é dinossauro grandão"  :P (primeira lição: não tente ludibriar um nerd mirim  :vergonha:)

A segunda tentativa foi do Carlos, ele fez uma "belíssima" encenação dentro do quarto e "matou" o dragão imaginário (eu devia ter filmado, impagável as sonosplastias  :histeria:). Mas depois de algumas horas o filhote insistiu que tinha visto outro dragão voando e entrando no quarto dele. (segunda lição: lutar com a imaginação alheia significa alimentá-la ainda mais, e isso serve para os crentes  :twisted:)

A terceira e última tentativa foi ir na Hi Happy e comprar um dragão de brinquedo (caro, pra variar). Pronto, problema resolvido, ele agora é "amigo" do dragão e não tem mais medo de ficar sozinho no quarto (terceira lição: a única forma de lutar contra um medo imaginário é dominando-o)

[]s

Não acredito!!!
Que isso!!! Como cética você tinha a obrigação de pedir provas da existência do dragão!!

Reconstituirão:

Filho de Suyndara:
Mããeeeeeeeeeeeeeee tem um dragão debaixo de minha cama!!!

Suyndara:
Prove-me!!

Filho de Suyndara:
Mas tem mãe, mas não posso provar!! buá..........buá...............

Suyndara:
“Dragão é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe as crianças(que acreditam em dragões).”

Tá de castigo!!!!!
E engole o choro muleque!!!!!
:histeria:

Acho que vou abrir uma escola para ensinar seus pais a educar seus filhos.

Boa solução, mas a minha é melhor, e se seu filho falasse que Jesuis Cristo estava debaixo da cama?
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 13:03:53 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Danieli

• Visitante
« Resposta #81 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:06:42 »
Tive uma aluna de 5 anos que depenou a cabeleira de uma Barbie e começou a chamá-la de Barbie Câncer... Vai convencer a criatura que câncer é uma doença, não é um brinquedo e que muitas pessoas morrem.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #82 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:39:02 »

[]s

Não acredito!!!
Que isso!!! Como cética você tinha a obrigação de pedir provas da existência do dragão!!

Reconstituirão:

Filho de Suyndara:
Mããeeeeeeeeeeeeeee tem um dragão debaixo de minha cama!!!

Suyndara:
Prove-me!!

Filho de Suyndara:
Mas tem mãe, mas não posso provar!! buá..........buá...............

Suyndara:
“Dragão é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe as crianças(que acreditam em dragões).”

Tá de castigo!!!!!
E engole o choro muleque!!!!!
:histeria:

Acho que vou abrir uma escola para ensinar seus pais a educar seus filhos.

Boa solução, mas a minha é melhor, e se seu filho falasse que Jesuis Cristo estava debaixo da cama?

Ele tem 2 anos e 10 meses, e não tem capacidade cognitiva para uma discussão dessas :wink:

Não dá pra falar de ceticismo para um "bebê", e é isso que estou falando: fazer discursos na teoria vejo que todos aqui fazem, na prática filhos são sempre surpreendentes :P

Espero que vc aprenda um pouquinho de psicologia infantil antes de se aventurar a ser pai, imposições agressivas assim para uma criança tão pequena só gerariam traumas desnecessários :ok:

Sem contar que vc precisa encontrar uma esposa atéia, senão suas táticas não vão funcionar :hihi:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #83 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:40:29 »
Sem contar que dos 3 aos 5 anos, quase todas as crianças tem amiguinhos imaginários ::)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #84 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:46:53 »
Sem contar que dos 3 aos 5 anos, quase todas as crianças tem amiguinhos imaginários ::)
Alguns possuem amigos imaginários por toda vida. E pior!! Querem que todos a sua volta acreditem no seus amigos imaginários. Vai entender o bicho homem!!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #85 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:55:35 »
Ele tem 2 anos e 10 meses, e não tem capacidade cognitiva para uma discussão dessas :wink:
Não dá pra falar de ceticismo para um "bebê", e é isso que estou falando: fazer discursos na teoria vejo
Concordo, estava apenas fazendo uma brincadeira, obviamente não vou tratar meu filho assim.
Não deve ser fácil ser responsável pela educação de alguém, tenho plena consciência disso, mas penso que o quanto antes a criança for apresentada a uma visão mais realista do mundo melhor.

Ele tem 2 anos e
Espero que vc aprenda um pouquinho de psicologia infantil antes de se aventurar a ser pai, imposições agressivas assim para uma criança tão pequena só gerariam traumas desnecessários :ok:

Concordo.
Eu tenho um enorme medo em constituir família, não estou preparado psicologicamente e muito menos financeiramente para ser pai, talvez eu nunca seja.

Ele tem 2 anos e
Sem contar que vc precisa encontrar uma esposa atéia, senão suas táticas não vão funcionar :hihi:
Sei bem o que é isso, eu estou em um relacionamento de 6 anos, minha namorada é católica, sempre sai um arranca rabo devido a divergências religiosas. Normal!!!
rs...

PS=(Desculpe meu exagero de brincadeiras sem graças, não consigo me controlar as vezes)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #86 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:01:14 »
Alguns possuem amigos imaginários por toda vida. E pior!! Querem que todos a sua volta acreditem no seus amigos imaginários. Vai entender o bicho homem!!!!

Bem patológico isso :P

Não entendo bem essa necessidade de ficar conversando com o fantasmão ::)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #87 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:07:20 »
Shinigami,

Relaxa  :ok:

Filhotes são fofos, bochechudos e "dependentes", nem que vc queira irá conseguir ser agressivo com o seu  :P (estratégia evolutiva bem bolada, aliás)

Eu acho que vc está preparado para ter filho sim, o problema é que sua esposa (que provavelmente será a namorada atual, se vc resolver parar de enrolá-la  :biglol:) não vai deixar muito espaço para suas "pregações atéias"  ::)

Eu já estou plantando a sementinha do ceticismo na cabeça do filhote, aliás a psicóloga da escolinha fez o relatório dizendo que ele é muito crítico e observador  :ok: (espero estar no caminho certo)

Ele chegou um dia dizendo "papai do céu não gosta disso, etc". Eu disse que não tinha papai do céu...bom, ele nunca mais tocou no assunto  ::)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #88 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:11:10 »
As escolas estragam as crianças, religiosamente.

Será que não existem escolas laicas?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #89 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:14:56 »

Na teoria sim :ok:

Infelizmente ainda não encontrei nenhuma :'(

E olha, estraga mesmo. Ensinam orações, musiquinhas, ameaças do deus malvado que castiga, etc.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #90 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:22:27 »
Eu ministro aulas também, mas não para crianças.
A escola Estadual em que ministro aula como(PSS), está repleta de frases bíblicas pelas paredes, a maioria dos professores e inclusive a diretora é evangélica. :(
Até desfile da criação do mundo em 7 dias assim  como está descrito na bíblia teve no dia 7 de setembro.

Daí quando falo alguma coisa, eu que sou revoltado e ignorante!!!!

APODman

• Visitante
« Resposta #91 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 17:20:35 »
Eu sinceramente acho que não se deve matar a fase lúdica da criança, pelo contrário, devemos incentiva-la. Acho que é fundamental deixar que a criança exercite sua imaginação e criatividade sem ser reprimido. Considero que este é um elemento que no futuro pode gerar um adulto criativo que não tenha vergonha de seus pensamentos criativos nem de expressa-los como perguntas ao mundo.

Porém é claro que a partir de certa idade devemos elucidar a criança quanto a não-realidade de algumas de suas fantasias, ou melhor, ensina-la a diferenciar fantasia de realidade.

[ ]´s

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #92 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 17:54:38 »

Na teoria sim :ok:

Infelizmente ainda não encontrei nenhuma :'(

E olha, estraga mesmo. Ensinam orações, musiquinhas, ameaças do deus malvado que castiga, etc.

De qualquer maneira não adianta que a escola se declare "neutra", tolerante a todas as religiões e pontos de vista. De um jeito ou de outro, a cultura dominante influenciara em alguma coisa por meio de qualquer outra. Traduzindo: Não adiante que o seu livro explique o Big Bag em detalhes, se, quando surge uma duvida, ao expressar-la a resposta do professor demontre algum caracter religioso, e por tanto, parcial.

O material didatico tambem é um grande vilão... os livros do meu primo aceitam pacivamente a que seja citado o criacionismo como teoria explicativa. O que é pior! Tais coisas são cobradas em prova.

O relamente propicio seria um hanbiente adequado para os filhotes dos ateus, mas esta ideia soa irreal pois somos minoria. Por esse motivo, pelo menos por enquanto vamos ter que "tolerar" que elas sejam influenciadas pela religiosidade da tia da escolinha.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #93 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:01:02 »

Bem patológico isso :P

Não entendo bem essa necessidade de ficar conversando com o fantasmão ::)

A "necessidade" pode ser causada pela solidão, pelo descaso em relação aos pais, pela timidez da criança, pela falta de introsamento com o grupo e até por ser mantida de lado em relação as outras crianças. Isso pode levar a criança a "fabricar" um amigo pra si, que pode amenizar a solidão que sente, no obstante, isso na realidade só a estara afastando ainda mais do grupo. O ideial é que os pais se mantenham bem alertas, pois, apartir que uma brincadeira inocente derivada da imaginação ativa de uma criança se tranforma em um muro que a ailha do resto do grupo, sem duvida há algo de errado

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #94 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:16:01 »
Ontem escutei um caso engraçado sobre meu sobrinho (4 anos e meio).
Em setembro meu pai faleceu, o menino foi devidamente informado e entendeu o que tinha acontecido ao avô. Algum tempo depois minha mãe foi visitá-los (moram no interior) e o menino comentou que o vovô se foi, não volta mais.
Minha mãe, numa ingênua tentativa de consolo religioso sugeriu que talvez Deus o tivesse transformado numa estrela. O pequeno respondeu com toda sua objetividade: "Ele mó-rreu! virou pó."

Lição #4: talvez as crianças estejam mais preparadas para uma educação racionalista do que muitos imaginam.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #95 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:29:03 »
Em setembro meu pai faleceu, o menino foi devidamente informado e entendeu o que tinha acontecido ao avô. Algum tempo depois minha mãe foi visitá-los (moram no interior) e o menino comentou que o vovô se foi, não volta mais.
Minha mãe, numa ingênua tentativa de consolo religioso sugeriu que talvez Deus o tivesse transformado numa estrela. O pequeno respondeu com toda sua objetividade: "Ele mó-rreu! virou pó."

Lição #4: talvez as crianças estejam mais preparadas para uma educação racionalista do que muitos imaginam.
Pirralho cruel esse. :P :lol:
"The patient refused an autopsy."

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #96 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:37:13 »

Pirralho cruel esse. :P :lol:

Eu creio que o pirralho poderia ter chocado um pouco mais. Dando alguma enfase aos vermes e insetos que no momento estão fazendo do avô refeição.

De qualquer manera lamento sua perda Wolfischer. :consolo:

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #97 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:34:12 »
Obrigado, Nohai.
Toda perda deste tipo é triste.
Por outro lado, não tivemos a situação de choque que há em muitas mortes. Ele viveu até os 70 anos, nos últimos anos sofrendo as conseqüências de ter fumado por 50 anos, a morte e a "causa mortis" eram previsíveis.
Depois de uma vida em que muita coisa saiu errado por efeito de outra adicção (álcool), nos últimos anos ele teve uma segunda vida, ajudando muita gente a se livrar do vício com sua atuação no AA, onde dava palestras, ajudou a criar grupos de AA em várias cidades. Fiquei comovido ao ver gente que viajou 100 km para homenageá-lo no velório, gente que ele ajudou a mudar de vida.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:38:15 »
Este é o ponto em que discordo do Dawkins no livro Deus, um Delírio.

Em nome da liberdade de crença os pais têm todo o direito de criarem seus filhos numa religião.

Qual a opinião de vocês?

Também não pode só deixar na balela do criacionismo. Têm que explicar para criança as coisas como são, de acordo com a idade. Tenho priminhas que ficam rindo quando eu faço uma piada de igreja (não pesada) para minha avó; no fundo dá para ver que elas também não gostam muito dessa obrigação de igrejas e religião, mas não falo nada por que não são minhas filhas.
Ah.. eu também já fui bêbado uma vez em um casamento, com toda minha família e minhas priminhas acharam o máximo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Suyndara

• Visitante
« Resposta #99 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:50:47 »

:ok:

Até pq algumas ilusões são mais dolorosas do que a própria verdade :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!