Autor Tópico: Lançado novo livro de reencarnação!  (Lida 11802 vezes)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
Lançado novo livro de reencarnação!
« Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:08:18 »
http://www.bagchee.com/books.php?id=44779

Can the Mind Survive beyond Death?

Swarnlata, the four year old daughter of a Brahmin Vaid living in the Mainpuri, U.P. district stated to her family that she had been one Shanti, a sweepress in her previous life. She said that she used to collect coals from the railway tracks. One day a train had run over her and killed her. She had the, she said, followed her (present) father home from the railway tracks where he used to exercise and had been born in his home.

Swarnlata stated a number of other details about the previous life she claimed to remember. Investigation showed that a sweepress by the name of Shanti had lived at the places mentioned by Swarnlata and had died when, as she was crawling under a train to look for coals, it had been unexpectedly shunted and she was run over. Swarnlata exhibited in her behavior some of the habits of a sweeperess such as s desire to eat pork; her family had great difficulty in keeping her clean. The sweepress, Shanti, had lived in Mainpuri, but the two families concerned had not known each other.

Pushpa, a Hindu girl (living in Delhi), of about three years of age, began to tell her family that she had been a woman called Mandeep who had been married to a man who worked with bicycles, presumably running some kid of bicycle repair shop. She said that at the instigation of her (previous) mother-in-law her husband had killed her by stabbing her in the abdomen. The family she claimed to remember were Sikhs.

Pushpa stated numerous details, included the proper names of members of the family she claimed to remember. Upon investigation it was found that a Sikh man, living about 300 meters from Pushpa’s family had killed his wife by stabbing her in the abdomen. Nearly all the details stated by Pushpa proved to be correct with regard to the murdered woman. Careful inquiry showed that the two families concerned had had no contact before the development of the case.

…..“In an effort to contribute to the understanding of origin of birthmarks and birth defects from the perspective of reincarnation, cases of children with memories of previous life and congenital anomalies were investigated in India and reports of ten such cases are presented. The birthmarks or birth defects were carefully examined. Their correspondence with the supposedly matching wounds on the concerned deceased person was independently verified; mostly from the medical records. Two subjects had major birth defects. One was born without his right hand and right forearm; another had a severe malformation of the spine (kyphosis) and prominent birthmark on the head. The remaining eight subjects had birthmarks corresponding to gunshot wounds, knife wounds, burns, and injuries in a vehicular accident. The birthmarks and birth defects closely corresponded to the injuries of the concerned deceased persons.    The interpretations of chance, maternal impressions, super-psi, possession, and reincarnation were considered to explain the birthmarks and birth defects. The hypothesis of reincarnation seems best to explain all features of cases.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Lançado novo livro de reencarnação!
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:11:51 »
Para quem acredita é um prato cheio...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:14:47 »
Para quem não acredita - ou melhor, não conclui - penso que é mais uma oportunidade de perceber que há evidência científica do fenômeno. E evidência forte.

Sobre a autora:

Dr. Satwant K. Pasricha is vastly experienced in conducting research on the subject of reincarnation and near-death experiences; she is the leading authority on the subject in India. She was trained by professor Ian Stevenson, the world authority on reincarnation, and has been investigating such cases, employing rigorous scientific methods, since 1974 up to the present, mostly in collaboration with the University of Virginia, USA. She has been investing claims of rebirth, NDEs and other paranormal experiences all of which contribute to the understanding of mind-brain relation-ship and survival of human personality (or Mind) after death. Dr. Pasricha is a professor of Clinical Psychology at the national Institute of mental health and Neurisciences (NIMHANS), Bangalore, India and is the only person in India with training in both clinical psychology as well as parapsychology. She is a professional member of several national and international associations. She has published extensively in the national and international, peer-reviewed, journals of psychology, psychiatry, parapsychology and scientific exploration. The present book is a collection of her articles published in such journals. Dr. Pasricha?s first book, Claims of reincarnation: An Empirical Study of cases in India, has received wide acclaim; and it has been translated and published in the Japanese language. She is a recipient of several prestigious national and international awards and honors. She has been recognized by the Delhi Psychiatric Society as a Pioneer in Mental health. She appeals to the readers to send her information about the type of cases reported in this book; funding for her ongoing research of such cases would be highly appreciated by her.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:17:40 »
Vitor, pelo menos tente ser original, vai?  Deve ser a trigésima vez (por baixo) que você chama currículo de pseudociências de "evidência científica".

Não é o tipo de confusão que um argumentador que pretenda ser levado a sério cometeria.  Até mesmo um técnico de laboratório com boa formação deveria estar acima dessa apelação voltada a impressionar leigos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:19:55 »
Evidência anedótica, você quer dizer. Jornais hindus estão cheios de "milagres" atribuídos ao picareta do Sai Baba, por exemplo, e a outros gurus; não é raro ler casos que "provam" a existência da reencarnação. Parece-me antes que um segmento das editoras daquele país sofrem de um forte viés de confirmação. Como, de todo, acontece em qualquer outro lugar do mundo.

Então, para quem acredita, é um prato cheio. Para quem não acredita é apenas mais um monte de anedotas que não foram publicadas nem apreciadas nos canais adequados.

No dia em que passarem por esses canais adequados e ficar reconhecido ao redor do mundo que reencarnação existe, venho aqui e admito que estava errado. Antes, não.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:23:12 »
Vitor, pelo menos tente ser original, vai?  Deve ser a trigésima vez (por baixo) que você chama currículo de pseudociências de "evidência científica".

Argumento falso. Parapsicologia é reconehcida como Ciência desde 1969 pela AAAS, a maior associação científica do mundo. Quando vc vai aprender? Deve ser a milésima vez que falo isso...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:27:06 »
Não me recordo de ver um único paper de Parapsicologia reconhecido como demonstração cabal de um fenômeno Psi pela comunidade científica. Deve ser porque somos todos dogmatistas de mente fechada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:29:22 »
Deve ser. :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:33:19 »
Argumento falso. Parapsicologia é reconhecida como Ciência desde 1969 pela AAAS, a maior associação científica do mundo.

Fontes?

Quando vc vai aprender?

Se é para falar nesse nível de insolência: quando você tiver algo a me ensinar, talvez.

Deve ser a milésima vez que falo isso...

E continua caindo no proselitismo de má safra. Preciso te lembrar que há regras contra proselitismo?  Não conte com nossa vista grossa, pode se desapontar.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:42:07 »
Evidência anedótica, você quer dizer.

Não, evidência científica. Desde quando registros médicos são evidência anedótica?

Jornais hindus estão cheios de "milagres" atribuídos ao picareta do Sai Baba, por exemplo, e a outros gurus;

Desde quand jornais hindus equivalem a registros médicos?

não é raro ler casos que "provam" a existência da reencarnação.

Se tais casos são recorrentes, mais um motivo para pesquisá-los. É o que vários pesquisadores têm feito, inclusive de Harvard, e chegado às mesmas conclusões sobre o fenômeno.

Parece-me antes que um segmento das editoras daquele país sofrem de um forte viés de confirmação. Como, de todo, acontece em qualquer outro lugar do mundo.

Não vamos comparar notícias de jornais populares com as pesquisas, por favor...

Então, para quem acredita, é um prato cheio. Para quem não acredita é apenas mais um monte de anedotas que não foram publicadas nem apreciadas nos canais adequados.

O próprio resumo que passei diz que o livro traz os casos publicados em revistas com peer-review!

No dia em que passarem por esses canais adequados e ficar reconhecido ao redor do mundo que reencarnação existe, venho aqui e admito que estava errado. Antes, não.

Canais adequados:

http://medind.nic.in/imvw/nabaa.html

01. Phobias in cases of the reincarnation type (Janeiro de 1996)  NIMHANS JOURNAL 14 (1): 51-55 JAN 1996
 Pasricha S
http://medind.nic.in/imvw/imvw12744.html

02.Children who claimed to remember previous lives with major change in religion (Abril de 1998)
 NIMHANS JOURNAL 16 (2): 93-100 APR 1998
 Pasricha S. K.,

Esse jornal TEM fator de impacto na comunidade científica (baixo, mas tem).

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:50:30 »
Argumento falso. Parapsicologia é reconhecida como Ciência desde 1969 pela AAAS, a maior associação científica do mundo.

Fontes?

http://en.wikipedia.org/wiki/Parapsychology

Under the direction of anthropologist Margaret Mead, the Parapsychological Association took a large step in advancing the field of parapsychology in 1969 when it became affiliated with the American Association for the Advancement of Science (AAAS), the largest general scientific society in the world.[13] In 1979, physicist John A. Wheeler argued that parapsychology is pseudoscientific, and that the affiliation of the PA to the AAAS needed to be reconsidered.[14] His challenge to parapsychology's AAAS affiliation was unsuccessful.[14] Today, the PA consists of about three hundred full, associate, and affiliated members worldwide and maintains its affiliation with the AAAS.[15] The annual AAAS convention provides a forum where parapsychologists can present their research to scientists from other fields and advance parapsychology in the context of the AAAS's lobbying on national science policy

Quando vc vai aprender?

Se é para falar nesse nível de insolência: quando você tiver algo a me ensinar, talvez.

Estou falando no mesmo nível de insolência que vc.

pelo menos tente ser original, vai? 

Deve ser a trigésima vez (por baixo) que você chama currículo de pseudociências de "evidência científica".

Será que vou ter que repetir que Parapsicologia é reconhecida como Ciência desde 1969 pela milésima primeira vez no futuro? Ou será que dessa vez vc aprendeu?

Deve ser a milésima vez que falo isso...

E continua caindo no proselitismo de má safra. Preciso te lembrar que há regras contra proselitismo?  Não conte com nossa vista grossa, pode se desapontar.

Que proselitismo? Estou citando pesquisas, e várias publicadas em revistas que pertecem ao mainstream!
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 14:31:05 por Vitor Moura »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:51:50 »

Não, evidência científica. Desde quando registros médicos são evidência anedótica?

Por acaso eles sequer tentaram ser científicos?  Registros médicos não costumam ter essa ambição.  É desonestidade ficar costurando a palavra "científica" onde você quer desse jeito, sem um critério, só para fins de propaganda da sua causa, Vitor.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:54:00 »

Na Índia. Acontece direto. O movimento cético daquele país luta muito contra isso, diga-se. Para não dizer, registros médicos não são a mesma coisa que registros de pesquisa, os quais pressupõe uma metodologia rigorosa, com grupos de controle, duplo-cego, etc. Mas pode ser que você tenha se expressado mal. Vou ler as publicações abaixo.

Canais adequados:

01. Phobias in cases of the reincarnation type (Janeiro de 1996)  NIMHANS JOURNAL 14 (1): 51-55 JAN 1996
 Pasricha S

02.Children who claimed to remember previous lives with major change in religion (Abril de 1998)
 Pasricha S. K.,

Vou ler.

Enquanto isso, note que outros periódicos citados, por exemplo, no Pub-Med trazem papers apoiando Homeopatia e Acupuntura. Os mesmos periódicos são criticados pela baixa qualidade do peer-review, já que a metodologia sugerida é muito falha.

Aliás, é uma coisa curiosa: a Homeopatia goza de reputação científica muito melhor que a Reencarnação, embora se apóie em evidências tão anedóticas e em metodologias tão falhas quanto. Tá faltando um paper no Lancet que derrube a Reencarnação também... não que isso vá fazer qualquer diferença para quem acredite.

E antes que a gente caia numa guerra de quotes, me diga uma coisa: por que é que idéias tão estapafúrdias como a Relatividade e a quantização da energia se tornaram mainstream enquanto coisas tão aparentemente óbvias como Reencarnação, Acupuntura e Homeopatia continuam sendo contestadas?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:55:54 »
A propósito: os links fornecem apenas os abstracts. Tens aí a publicação completa?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:56:35 »
Vamos por partes:

Under the direction of anthropologist Margaret Mead, the Parapsychological Association took a large step in advancing the field of parapsychology in 1969 when it became affiliated with the American Association for the Advancement of Science (AAAS), the largest general scientific society in the world.[13] In 1979, physicist John A. Wheeler argued that parapsychology is pseudoscientific, and that the affiliation of the PA to the AAAS needed to be reconsidered.[14] His challenge to parapsychology's AAAS affiliation was unsuccessful.[14] Today, the PA consists of about three hundred full, associate, and affiliated members worldwide and maintains its affiliation with the AAAS.[15] The annual AAAS convention provides a forum where parapsychologists can present their research to scientists from other fields and advance parapsychology in the context of the AAAS's lobbying on national science policy

Vitor, o que isso mostra é que a AAAS aceitou a Associação de Parapsicologia como membro.  Daí a reconhecimento da Parapsicologia como ciência vai um passo de fé (ou de desonestidade) um tanto quanto grande.  Basicamente ela passa a ter uma chance de se pôr à prova.

Seja como for, mesmo que houvesse esse reconhecimento, ele não tornaria magicamente válidas as suas supostas provas; elas AINDA teriam de ter substância.

Porque eu me rebaixei ao seu nível para que você consiga entender.  Não se acostume.

Que proselitismo? Estou citando pesquisas, e várias publicadas em revistas que pertecem ao mainstream!

Nós sabemos.  Lembramos de quantas vezes você já disse isso, e de quantas vezes já explicamos pacientemente que isso não quer dizer nada...
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 09:59:58 por Luis Dantas »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2008, 14:35:19 »

Por acaso eles sequer tentaram ser científicos?  Registros médicos não costumam ter essa ambição.

Volto a perguntar: desde quando registros médicos são evidência anedótica? A evidência científica tem como base os registros médicos. São documentos. Não é baseada em "ouvi dizer".

É desonestidade ficar costurando a palavra "científica" onde você quer desse jeito, sem um critério, só para fins de propaganda da sua causa, Vitor.

Não, Luis. O que é desonestidade é ficar costurando a palavra "anedótica" onde você quer desse jeito, sem um critério, só para fins de propaganda da sua causa.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:01:53 »
Registros médicos, por eles mesmos, não são evidência científica. São (adivinhe só!) registros médicos! Para que sejam considerados evidências científicas esses registros têm que ter sido coletados em condições controladas, segundo uma determinada metodologia.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:07:24 »

Na Índia. Acontece direto. O movimento cético daquele país luta muito contra isso, diga-se.

E eu já achei falhas escabrosas do movimento cético de lá.

http://br.geocities.com/existem_espiritos/born_again_critica

Para não dizer, registros médicos não são a mesma coisa que registros de pesquisa, os quais pressupõe uma metodologia rigorosa, com grupos de controle, duplo-cego, etc. Mas pode ser que você tenha se expressado mal. Vou ler as publicações abaixo.

Os registros médicos permitem que comparemos o índice de ocorrência de um fenômeno - por exemplo, uma criança nascer sem as duas pernas, digamos que ocorra a cada milhão de nascimentos - e comparar com os dos casos de reencarnação. Se numa pequena aldeia nascem três crianças sem ambas as pernas de três famílias diferentes, e as três lembram uma vida verificável de terem sido atropeladas por um trem que lhes cortou as pernas, os casos ficam improváveis de serem explicados por coincidência. Um exame estatístico pode mostrar uma correlação entre os eventos (quanto maior o número de pessoas atropeladas por trem -> maior o nascimento de crianças sem membros). Por isos os registros médicos são importantes. É deles que se constrói a evidência mais forte.

Canais adequados:

Pasricha S

Pasricha S. K.,

Vou ler.

Enquanto isso, note que outros periódicos citados, por exemplo, no Pub-Med trazem papers apoiando Homeopatia e Acupuntura. Os mesmos periódicos são criticados pela baixa qualidade do peer-review, já que a metodologia sugerida é muito falha.

Aliás, é uma coisa curiosa: a Homeopatia goza de reputação científica muito melhor que a Reencarnação, embora se apóie em evidências tão anedóticas e em metodologias tão falhas quanto. Tá faltando um paper no Lancet que derrube a Reencarnação também... não que isso vá fazer qualquer diferença para quem acredite.

A própria Lancet divulgou as pesquisas de Stevenson.

http://www.thelancet.com/search/results?search_mode=cluster&search_cluster=thelancet&search_text1=%22past+lives+of+twins%22&x=12&y=7

Past lives of twins
Ian Stevenson
The Lancet - Vol. 353, Issue 9161, 17 April 1999, Pages 1359-1360

E antes que a gente caia numa guerra de quotes, me diga uma coisa: por que é que idéias tão estapafúrdias como a Relatividade e a quantização da energia se tornaram mainstream enquanto coisas tão aparentemente óbvias como Reencarnação, Acupuntura e Homeopatia continuam sendo contestadas?

Tanto a Relatividade quanto a quantização de energia não envolvem material humano. O ser humano não troca peças. Cada um é único em sua natureza física e psíquica. A consciência ainda é um mistério para físicos, biólogos, psicólogos...

As ciências mais bem sucedidas como a Física, tratam de processos relativamente simples e invariáveis. Os elétrons por exemplo são intercambiáveis, não possuem personalidades individuais, estados emocionais e motivacionais. As ciências de comportamento devem tratar com sistemas biológicos extremamente complexos e variáveis e muitos outros atributos do indivíduo.

Há outras razões, naturalmente. Algumas delas vc encontra aqui:
http://br.geocities.com/existem_espiritos/quem_tem_medo

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:10:21 »
Registros médicos, por eles mesmos, não são evidência científica. São (adivinhe só!) registros médicos! Para que sejam considerados evidências científicas esses registros têm que ter sido coletados em condições controladas, segundo uma determinada metodologia.

Creio no meu post acima ter explicado melhor o que quis dizer.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:15:56 »
A propósito: os links fornecem apenas os abstracts. Tens aí a publicação completa?

Não.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:21:44 »
Explicou, obrigado. Mas o ponto continua sendo o seguinte: se a existência de espíritos pode ser materialmente verificada - seja pela medicina, seja por fenômenos mediúnicos, seja pelo que for - então mais dia, menos dia a comunidade científica VAI reconhecer tal coisa. Se eu acreditar no que você diz, a coisa já está estabelecida e é questão de vencer a resistência de uns poucos e influentes editores.

Só posso dizer que permaneço cético e à espera.

Quanto à Lancet e outras revistas científicas: como eu disse antes, publicação por si só não basta. É preciso reprodutibilidade e confirmação. Por isso o grande estudo contra a Homeopatia é forte, e por isso os estudos do Pub-Med apoiando Acupuntura não são conclusivos.

Não.

Pena. Seria muito melhor assim.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:33:10 »
Vamos por partes:

Vitor, o que isso mostra é que a AAAS aceitou a Associação de Parapsicologia como membro.  Daí a reconhecimento da Parapsicologia como ciência vai um passo de fé (ou de desonestidade) um tanto quanto grande.  Basicamente ela passa a ter uma chance de se pôr à prova.

No artigo "Pesquisa Psi é Ciência?", que consta no link http://www.pesquisapsi.com/content/view/2125/lang,pt/ é dito:

"Finalmente cumpre ressaltar que a PA (Parapsychological Association), associação estadunidense de Pesquisa Psi, foi admitida em 1969 membro da AAAS (American Association for Advancement of Science), o que demonstra de forma inequívoca a aceitação pelo meio científico internacional da Pesquisa Psi como Ciência."

No livro de Dean Radin (parapsicólogo muito respeitado),"The Conscious Universe : The scientific Truth of Psychic Phenomena", é dito:

"A Parapsicologia foi reconhecida formalmente pela corrente principal como uma disciplina científica legítima em 1969 quando a Parapsychological Association, uma sociedade científica internacional, foi eleita um afiliada da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). Seitas religiosas, sociedades da Nova Era, e grupos de advocacia céticos não são afiliados da AAAS."

Seja como for, mesmo que houvesse esse reconhecimento, ele não tornaria magicamente válidas as suas supostas provas; elas AINDA teriam de ter substância.

E no meu entender têm substância.

Porque eu me rebaixei ao seu nível para que você consiga entender.  Não se acostume.

Vc dá a primeira patada e diz que é vc que está se rebaixando? Era só o que faltava...

Nós sabemos.  Lembramos de quantas vezes você já disse isso, e de quantas vezes já explicamos pacientemente que isso não quer dizer nada...

Se eu bem me lembro refutei isso também...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:53:58 »
Explicou, obrigado. Mas o ponto continua sendo o seguinte: se a existência de espíritos pode ser materialmente verificada - seja pela medicina, seja por fenômenos mediúnicos, seja pelo que for - então mais dia, menos dia a comunidade científica VAI reconhecer tal coisa. Se eu acreditar no que você diz, a coisa já está estabelecida e é questão de vencer a resistência de uns poucos e influentes editores.

Não é bem assim...veja este caso:

http://br.geocities.com/existem_espiritos/ceticismo_impede_progresso

Leia estas opiniões:

01. Muitos cientistas não aceitam os supostos fenômenos paranormais e não os aceitariam ainda se tivesse um volume enorme de evidências empíricas irrefutáveis a favor de sua existência.Joseph Agassi escreveu faz dez anos: “Vamos supor que alguma evidência paranormal é realmente reproduzível. [...] Suponhamos que cada médium em transe esteja capacitado para produzir um girassol do nada, quando se lhe peça. [...] Isto me convencerá? Honestamente não o sei” (Agassi, in Hyman, 1989, p. 253).

http://br.geocities.com/existem_espiritos/pseudociencia

02.Considere por exemplo as seguintes citações por dois eminentes cientistas, o psicólogo Hebb e o físico von Helmholtz.

a) Primeiro Hebb:

Por que nós não aceitamos P.E.S. como um fato psicológico? Rhine ofereceu-nos bastante evidencia para ter nos convencido em qualquer outra questão.... Eu não posso ver que outra base meus colegas têm para rejeitá-la.... Minha própria rejeição da visão [de Rhine] está dentro de um literal sentido de preconceito.

b) Agora Helmholtz:

Eu não posso acreditar. Nem o testemunho de todos os Companheiros da Sociedade Real, nem sequer a evidência dos meus próprios sentidos me levariam a acreditar na transmissão de pensamento de uma pessoa a outra independentemente dos canais sensoriais reconhecidos. É claramente impossível.

Quando disseram que se há uma coisa que é infinita, é a ignorância humana, não estavam brincando.

Só posso dizer que permaneço cético e à espera.

Quanto à Lancet e outras revistas científicas: como eu disse antes, publicação por si só não basta. É preciso reprodutibilidade e confirmação. Por isso o grande estudo contra a Homeopatia é forte, e por isso os estudos do Pub-Med apoiando Acupuntura não são conclusivos.

Perfeito. Só acrescento que no caso da Reencarnação penso já haver uma boa replicação das pesquisas.

01. A Partly Independent Replication of Investigations of Cases Suggestive Of Reincarnation (1979)
 European Journal of Parapsychology, 3,  51-65  Satwant Pasricha e Ian Stevenson

02. A Replication Study: Three Cases of Children in Northern India Who Are Said to Remember a Previous Life (1989) Journal of Scientific Exploration, Vol. 3, No. 2, pp. 133-184, 1989 Antonia Mills

03. New Cases in Burma, Thailand, and Turkey: A Limited Field Study Replication of Some Aspects of Ian Stevenson's Research (1991) Journal of Scientific Exploration, Vol. 5, No. 1, pp. 27-59 H. H. Jurgen Keil

04.Replication studies of cases suggestive of reincarnation by three independent investigators (1994)
 Journal of American Society for Psychical Research 88, 207-219 (1994)  Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, e Jurgen Keil

Não.

Pena. Seria muito melhor assim.

Bom, tenho outros publicados no mainstram. Basta passar lá no meu site.

http://br.geocities.com/existem_espiritos/casos_de_reencarnacao.html

Dois que recomendo:
http://geocities.yahoo.com.br/existem_espiritos/reencarnacao_1988.html
http://www.4shared.com/file/35494225/d5765f62/disna_traduzido.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:03:09 »
Aí é que está, Vitor -- Homeopatia também é publicada, comentada e repetida à exaustão, mas não resiste a testes mais rigorosos e controlados. São dois problemas que enfrentamos aí, a metodologia malfeita dos Homeopatas e o peer-review menos que ideal em muitas revistas.

Não sendo da área biomédica, não tenho como dar uma opinião qualificada a respeito; exceto que confio o bastante nos mecanismos de auto-correção e atualização da ciência. Assim, se a existência de espíritos e de reencarnação ainda não são coisas universalmente reconhecidas, deve ser por um bom motivo.

Tenho uma opinião parecida com a de Carl Sagan neste aspecto: se tais fenômenos existem e se são tão prevalentes quanto parecem, não pode ser muito difícil demonstrá-los.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2008, 20:07:03 »
Se associação de coinscidências fosse ciência...

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 20:09:42 por Ilovefoxes »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!