Sabe o que é engraçado? O Vitor Moutra não tá enxergando a evidência anedótica. Se for uma doença, espero que não seja contagiosa.
Vejamos… Na Índia, onde a idéia de reencarnação faz parte da cultura do povo, uma criança começa a alegar que lembra de ter tido uma vida passada — hummm — e ela nasceu sem as pernas — hummm — e lembra que na vida passada morreu atropelada por um trem — hummm.
Qual a chance de alguma criança morrer atropelada por trens na Índia? Não deve ser pequena.
Não? Mostre isso. E qual a porcentagem de crianças nascerem sem pernas? Alta? baixa? Numa região da Índia em que atroplamentos são comuns, será que o nascimento de crianças sem pernas está acima da média do planeta?
Vitor, eu citei hipóteses plausíveis. Poderia me mostrar que, nesses seus estudos, tais hipóteses tenham sido levadas em consideração para evitar erros?
E qual a chance de alguém ter dito à garota que ela reencarnou de uma vítima de um acidente desses só por ter nascido sem as pernas e ela ter imaginado a sua vida passada?
Essa é a hipótese de "identificação imposta", já refutada.
Refutada aonde? Além do mais, foi uma hipótese plausível que você também não demonstrou estar descartada no estudo.
Registros médicos não
Até hoje, nenhum espírita me respondeu às minhas perguntas fundamentais sobre o espiritismo:
- De que elemento(s) constituem os espíritos?
Dos mesmos coisa que formam a consciência, já que espíritos são nossa consciência sobrevivente à morte.
Não respondeu à minha pergunta, pra variar.
Leia meus lábios, digo, leia minhas letras: Quais elementos formam os espíritos (ou a consciência, como preferir)? Sal é feito com cloro e sódio, água é feita com hidrogênio e oxigênio, assim por diante…
- Como esse(s) elemento(s) consegue(m) ser consistente(s) o suficiente para formar um organismo vivo e inteligente e parecer tão imaterial?
Conseguindo. Antigamente a Biologia dizia que seres vivos vivendo em temperaturas superiores a 100ºC eram impossíveis, mas foram descobertos seres que viviam acima dessa temperatura no fundo do mar, perto de vulcões ativos. Esse argumento é conhecido como a falácia da "falta de imaginação".
Falta de imaginação não é falácia. E você
de novo não me respondeu.
Como pode um organismo, feito com moléculas supostamente voláteis e raras ao ponto de não serem detectadas por nenhum equipamento mecânico, se manter estruturado ao ponto de guardar informações e programações pessoais?
Vou explicar melhor: a consistência de nossos corpos sólida, o que permite organizar as moléculas ao ponto de guardar informações em nossos cérebros. Os espíritos são tidos como seres não-sólidos, que atravessam parede e entram nas pessoas. Como pode um ser que não é material guardar informações? Uma rajada de vento não desmancha um fantasma porquê?
- Como fazer para detectar esse(s) elemento(s) e, conseqüentemente, os espíritos?
Um bom médium serve para detectar.
Não serve e você sabe disso. Um médium é uma pessoa que acredita à priori na presença de espíritos. Um equipamento seria muito mais apropriado, mas para ser construído, ele precisa saber exatamente o quê procurar.
Pode-se medir o vento, pode-se medir o som, pode-se medir a radioatividade. Como medir a presença de um espírito? Um equipamento não poderia reconhecer a leitura das moléculas do espírito? Como uma pessoa consegue então?
Em resposta a isto, o físico Henry Stapp escreveu, “Este argumento depende de identificar a ‘física padrão’ com a física do décimo nono século. Mas o argumento colapsa quando um se passa para a física contemporânea,... em que o esforço ciente pode influenciar a atividade cerebral sem transgredir as leis de física.
Mas que diabos você está falando? Você não pode ficar inventando leis da física!
A teoria física contemporânea permite, e em sua forma ortodoxa de von Neumann implica, um dualismo com interação”. Em seu modelo, a consciência pode produzir efeitos, “ainda sendo plenamente compatível com todas as leis conhecidas da física, incluindo a lei de conservação de energia”.
Ou seja, Von Neumann
inventou uma desculpa para justificar como os espíritos podem influenciar as pessoas "sem violar as leis da física". Méh.
Quando diz física contemporânea, ele se refere à mecânica quântica, o entendimento do mundo físico no nível microscópico de moléculas, átomos, e partículas subatômicas. Da mesma forma, John C. Eccles, um Prêmio Nobel — neurocientífico vencedor, apresentou uma solução dualista para o problema. Ele e o físico quântico Friedrich Beck hipotetizaram um mecanismo usando a mecânica quântica de como a mente poderia agir no cérebro sem transgredir as leis de conservação, e esta intenção mental envolveu afetar o cérebro por aumentar as probabilidades para a liberação de produtos químicos, chamados neurotransmissores, nas junções entre as células nervosas.
Quanta merda, Vitor.
Eccles ganhou o Nobel de Medicina em 63 por fazer pesquisas sobre os impulsos nervosos, eu sei. Mas isso não envolveu física quântica em nenhum ponto e não há nada na pesquisa dele que indique a separação da consciência do cérebro usando um corpo "metafísico".
Pare de inventar bobagens.
- Por que o espírito da pessoa muda quando esta danifica seu cérebro ou o altera mediante medicamentos?
Porque o cérebro fica incapaz de transmitir corretamente as ordens do espírito.
♪ Desculpas, desculpas, desculpas… ♫ Desculpas de Piracicaba… ♪ Desculpas fresquinhas caseiras… ♫
Toma vergonha na sua cara, vai. A maioria dos casos envolve mudança de
humor! Como que uma mudança de humor pode ser causada por um erro de comunicação do espírito com o cérebro?
Vamos lá. Não deve ser difícil responder a estas perguntas se já há tantos estudos sobre o assunto.
De fato foi bem fácil.
Também, você nem tentou usar seu cérebro…