Autor Tópico: Lançado novo livro de reencarnação!  (Lida 11804 vezes)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
Re: Lançado novo livro de reencarnação!
« Resposta #50 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:47:18 »
Sei!!!
As irmãs que estalavam o dedo do pé e diziam que era sinal dos espiritos!!!
Elas realmente foram testadas a exaustão!!! Por outros espiritas!!! Ou por pessoas que não tinham balizamento para isso...
Muito imparcial!

Os céticos s[ó aceitam o resultado que ELES querem...impressionante! Se dá diferente, ou o cara é um espírita - e não sei no que diabos isso interfere na metodologia - ou se é cético, é um incompetente...

E espiritismo realmente é considerado ciencia...apenas pelos espiritas, não no mundo real, faça uma pesquisa séria e verifique voce mesmo...

Ao menos já existem universidades espíritas.

Se alguma instituição cientifica (não espirita, que é religião) conseguir replicar uma destas "experiencias" em situação controlada, ai muda de figura!!! mas ninguem (que seja serio) conseguiu isso até agora....

Hãããã

01. A double-blind procedure for assessing the relevance of a medium's statements to a recipient Journal of the Society for Psychical Research. July 2001;65(3): 161-174 Roy A.E., Robertson T.J.

02. Accuracy and Replicability of Anomalous Information Retrieval: Replication and Extension (Julho de 2002)  Journal of the Society for Psychical Research, Volume 66.3, Number 868
 Gary E. R. Schwartz, Linda G. S. Russek e Christopher Barentsen

03. Remote viewing with the artist Ingo Swann: neuropsychological profile, electroencephalographic correlates, magnetic resonance imaging (MRI), and possible mechanisms. Percept Mot Skills. 2002 Jun; 94(3 Pt 1):927-49. Persinger MA, Roll WG, Tiller SG, Koren SA, Cook CM

04. Results of the application of the Robertson-Roy protocol to a series of experiments with mediums and participants. Journal of the Society for Psychical Research. 2004;68(l): 18-34. Roy A.E., Robertson T.J.

A propósito, voce realmente leu o livro do Seagan ou só pescou lá o que te interessa?!

Hãããã... para eu pescar o que me interessa, eu tive que ler....

E te corrigindo:  o espiritismo só existe até hoje pois os religiosos espiritas ignoraram sistematicamente todas as "evidencias" que foram refutadas ao longo do tempo, tipo as formas de vida inteligente em marte, etc...E também porque as pessoas tem pavor da morte e querem alguma esperança, sentimento muito humano...

As críticas dos céticos vão de mal a pior... sempre que se generaliza, se erra. Veja este artigo no boletim GEAE:

http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae432.html

Pergunta do internauta Celso:

Consta na Revista Espírita de outubro de 1860, pelo Espírito Georges, uma descrição minunciosa de como é a vida no planeta Marte.Gostaria de saber como fica o Espiritísmo, já que a ciência não confirma isso. Sendo a Doutrina dos Espíritos muito clara e transparente para mim, fica essa dúvida, maculando as informações dadas pelos Espíritos. Na espectativa de um esclarecimento, subscrevo-me, enviando um cordial abraço.

Celso

RESPOSTA DO BOLETIM DADA POR CARLOS IGLESIA:

Na Codificação Espírita, principalmente no Livro dos Médiuns, Allan Kardec, demonstrou que existem espíritos dos mais diferentes graus de conhecimento. Que, por causa disso, suas comunicações só deveriam ser aceitas após uma rigorosa análise critica. Quaisquer mensagens que contenham erros cientificos ou que tragam informações incompativeis com a razão devem ser descartadas. Também há o crivo da concordância com o ensinamento transmitido por outros espíritos, através de outros médiuns (vide no boletim 367 o artigo "Considerações sobre as idéias de verdade e controvérsias em torno dos ensinos dos Espíritos").

Pois bem, feita esta pequena ressalva, podemos analisar o artigo da Revista Espírita de 1860. A "Revue Spirite" foi um canal de comunicação de Kardec com os grupos espíritas espalhados pelo mundo - nela eram discutidas as idéias, apresentados os estudos e analisadas as diferentes opiniões que formavam o movimento espírita de então. O fato de Kardec ter publicado a mensagem indica apenas que a considerava um objeto de estudo, do qual se poderiam extrair ensinamentos úteis.

Os conhecimentos cientificos disponiveis em 1860 não permitiam a Kardec julgar a validade ou não do conteúdo da mensagem, da mesma maneira que podemos fazer hoje, depois de tantas missões espaciais enviadas para Marte. Ele só poderia analisa-la por sua coerência com os principios espíritas e com outras comunicações similares. Nesses termos, a mensagem é bastante coerente e, aparentemente, não havia grande quantidade de mensagens a respeito para fechar a questão. Enfim, ele publicou a mensagem de modo que pudesse ser discutida e a tomou como uma hipótese.

Com base no que conhecemos hoje, podemos dizer que esta mensagem não corresponde a realidade. Se há vida em Marte, não deve ser mais material que a nossa, senão nossos instrumentos a teriam detectado. Naturalmente, há possibilidade de vida espiritual - ou em um estágio mais espiritualizado que o nosso - nossos instrumentos atuais, que não conseguem detectar os "espíritos" na Terra, não teriam porque detecta-los lá ...

Comunicações mais recentes, como as da mãe de Francisco Cândido Xavier (Cartas de uma Morta - 1935) ou mesmo de Ramatís (O Planeta Marte e os discos voadores - 1955), falam de um mundo mais espiritualizado que o nosso, cuja tecnologia está muito além da que atingimos. Diria que são mais coerentes com os conhecimentos atuais e provavelmente mais próximas da verdade. Não há um consenso formado sobre a questão e é importante notar que sua solução definitiva não poderá ser dada pela Doutrina Espírita (não está no escopo do Espiritismo estudar detalhadamente a vida em outros planetas, substituindo as pesquisas espaciais).

Enfim, o Espiritismo aceita perfeitamente as informações da ciência sobre o plano material e, se uma nova descoberta, contradiz alguma comunicação antiga, a única conclusão a que se pode chegar é que a comunicação estava errada: o espírito sabia menos do que dizia saber ou que por algum problema de comunicação - desde o animismo, até a interferências dos presentes na reunião - o conteúdo da mensagem foi mal transmitido. Uma alegoria, uma pequena fábula moral pode ter sido interpretada pelo médium ou pelos presentes como um "fato" transmitido pelo espírito.

Vai continuar insistindo que os espíritas ignoram a Ciência? Pode ser que uns ignorem, mas não generalize. Há vida inteligente no meio espírita (há até entre os céticos, como não haveria no meio espírita??! ::)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:50:45 »
Hummm...essa sua afirmação pode não ser escárnio.  Pode ser falta de cultura mesmo.  Não sei qual das duas possibilidades pega pior...

Sabe, Vitor, é por isso que não dá para te levar a sério.  Se a gente levasse a sério ia doer em você.

Se não me levassem a sério não me respondiam... me ignoravam.

Fica fazendo um jogo de palavras de quarta série e acha que está abafando por isso.  E nem percebe que só consegue queimar o próprio filme no processo.

Esse trecho do livro do Sagan é muito bom.  Mas não se presta ao uso distorcido que você propõe.  Se você procurar vai encontrar outras discussões a respeito aqui no fórum. 

Prefiro ficar com minha própria leitura do livro do Sagan. Não vou pensar pela cabeça dos outros. Em minha interpretação, não distorci o trecho, aliás, ele cabe como uma luva.

Procure você mesmo, vai te fazer bem. De qualquer forma, ler o que eu postei antes aqui mesmo neste tópico já te dá a informação de que você precisa.

Eu realmente fico com minhas fontes.

O Espiritismo só existe até hoje porque os espíritas e espiritualistas adotaram o método científico, meu caro.

Nem vem.  Se o Espiritismo COMPREENDESSE, nem digo adotasse, o método científico, não teria sobrevivido por mais de cinquenta anos.

Vc ficaria surpreso com a quantidade de pesquisas científicas que ajudaram - e ajudam - o Espiritismo a se manter firme até hoje...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 11:56:29 por Vitor Moura »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:59:44 »

E por que você acha que não te ignoramos? :)

Vc ficaria surpreso com a quantidade de pesquisas científicas que ajudaram - e ajudam - o Espiritismo a se manter firme até hoje...

ISSO é bem verdade... :) mas não da forma que você alega acreditar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 12:11:12 »
Vitor, repito minha ultima mensagem...
Não se trata de "ver o que interessa", isso quem está fazendo escandalosamente é voce!
Universidade espirita!!! Tudo bem, tem faculdade de teologia, não é? É a mesma coisa, mas não é ciencia.

Continuo perguntando: E uma replicação (SERIA) de uma das alegadas experiencias espiritas, em situação controlada e qualquer esperienciazinha feita por um religioso espirita visando a forçar a comprovação de sua crença.

Citar fontes religiosas espiritas não tem nenhuma validade cientifica!! Senão vou citar a biblia aqui e provar que o mundo tem 6.000 anos ignorando todas as outras evidencias!

Quanto ao livro do Seagan...Sim, parece que vc leu...mas não entendeu nada, né??

Não generalizei...é fato que o ser humano tem medo da morte, é fato que ele busca consolo em religiões, é fato de que até hoje não houve nenhuma evidencia seria da existencia de espiritos, é fato que espiritismo e suas variações é religião que os participantes tentam forçar um embasamento cientifico para tentar legitimar a ideia de espiritos e se convencerem de que a morte não é o fim!

Ah, não fique nervoso!! Quem defende religiões tende a levar a contestação de seus dogmas como ofença pessoal...

E desculpe, estou sendo maldoso mesmo não te ignorando...É interessante ver alguem tentando desesperadamente defender sua religião sem argumentos validos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:04:16 »

E por que você acha que não te ignoramos? :)

Porque continuam respondendo.

ISSO é bem verdade... :) mas não da forma que você alega acreditar.

Eu não acredito, já disse. Apenas concluo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:07:22 »
Ok....
Os cristãos tambem concluem pela leitura da biblia, os islamicos tambem concluem a "verdade" pelo alcoorão...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:08:04 »
Eu sou caridoso, Vitor Moura, não tenho jeito :) mas isso não é motivo para você não tentar se comportar à altura das suas pretensões. :hmph:

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #57 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:15:05 »
Vitor, repito minha ultima mensagem...

Repetir mensagens não vai melhorar seus argumentos...

Não se trata de "ver o que interessa", isso quem está fazendo escandalosamente é voce!
Universidade espirita!!! Tudo bem, tem faculdade de teologia, não é? É a mesma coisa, mas não é ciencia.

Hãããã....

Universidade "Espírita" do Brasil

Artigo de Alejandro Parra publicado originalmente no núm. 118 de Ano/Zero

Com dois milhões de habitantes, Curitiba é uma das cidades mais européias do Brasil. A educação é uma prioridade nesta região e, entre sua variada e moderna oferta, destaca-se a Universidade Espírita Bezerra de Menezes e sua faculdade de Ciências Biopsíquicas do Paraná, na qual se pesquisam os fenômenos paranormais com o rigor que exige a metodologia científica. 

Em Santo Inácio, um bairro situado na zona Oeste da cidade de Curitiba, encontra-se o campus Bezerra de Menezes. Fundado faz trinta anos pelo doutor Octavio Ulysséa como um organismo dependente do Instituto de Cultura Espírita do Paraná, este centro de ensino superior se transformou numa das instituições mais prestigiosas por seus valores éticos, sua amplitude de critério e a aceitação de novos paradigmas. No entanto, ainda que reconhecidamente espírita, esta Universidade atrai a muitos alunos e professores que não compartilham sua ideologia, incluindo marxistas e agnósticos. A esta aposta pelo pluralismo, soma sua vocação de impregnar todo o tecido social com alguns valores que favoreçam a promoção dos indivíduos. Como assinala o mesmo Ulysséa, "a educação não deve ser patrimônio de uns poucos que contam com recursos econômicos, senão uma possibilidade para todos em igualdade de condições". 

Com quase 5.000 estudantes e 300 docentes, esta instituição oferece atualmente 27 cursos, não só de graduação, senão também de pós-graduação e de extensão universitária. Conta, ademais, com uma creche para meninos de idades compreendidas entre poucos meses e 6 anos, e com a Escola André Luiz, que dá o céu de ensino primário. 

Entre os cursos pós-graduação, a Universidade também contempla uma maestria profissional em medicina tradicional chinesa, um curso de especialização em estudos da consciência, outro de psicologia transpessoal, e um curso de especialização em psicologia junguiana. O Instituto de Saúde dá, a sua vez, um curso livre de acupuntura, em convênio com a Universidade Zen-Jiang, de China, e outros de masoterapia, fitoterapia e naturologia aplicada. 

Faz 18 anos, a Unidade de Ciências Biopsíquicas das Faculdades Integradas "Espírita" conta com um programa de ensino de parapsicologia e yoga. E ainda que o documento oficial de sua criação, emitido pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, date de 1973, só em1988 foi autorizada a funcionar com cursos livres pelo Conselho Federal de Educação. Desde 1996, o engenheiro Carlos Alberto Tinoco, um veterano parapsicólogo e professor universitário, ocupa a direção desta Faculdade. 

Este docente, especializado em Física, ditou cursos de introdução à mecânica quântica desde 1964, e no passado trabalhou em multidão de projetos, principalmente em Manaivos, sobre o rio Amazonas, mas sua verdadeira paixão intelectual é a filosofia oriental, principalmente a literatura védica e sua relação com a Física ocidental. Recentemente, publicou uma tradução ao português dos Upanishads. Por outro lado, como estudioso dos fenômenos paranormais pesquisou casos Poltergeist e casas encantadas (ou mal-assombradas, como a chamam no Brasil), que recolhe em seu livro, Poltergeist: Fenômenos de Psicocinesia Espontânea (1989). 

Fundado pelo doutor Ulysséa, o curso de parapsicologia é o único do país que forma professores e conferencistas nesta disciplina. Provavelmente, também seja o único na América Latina com um programa tão ambicioso para a formação de autênticos pesquisadores profissionais na matéria. Com quatro anos de duração, estes cursos pretendem formar pessoal qualificado para estudar estes fenômenos desde a perspectiva científica e com uma metodologia bem formalizada. Tinoco faz questão de afirmar que, neste marco, não se pretende ampliar ou acordar as faculdades psi de ninguém. 

Iniciativa sem precedentes

O que se espera do estudante, seja ou não sensitivo, é que se capacite para abordar cientificamente o estudo dos fenômenos paranormais. Segundo Tinoco, "a parapsicologia rompe com a visão mecanicista da realidade, demonstrando que o ser humano é bem mais do que uma máquina que percebe o mundo com os cinco sentidos". Assim mesmo, destaca que "pese que a parapsicologia recebeu um tratamento científico desde a criação da Society for Psychical Research em Londres, os cursos de Parapsicologia da Universidade Espírita são únicos no mundo. Há, evidentemente, outras universidades que se dedicam a estes temas, mas só a um nível de doutorado. Na graduação, a experiência da nossa é inédita". 

Formar professores não é uma tarefa singela; espera-se que o aluno seja talentoso e crítico para discriminar o falso do real, principalmente mediante o emprego de procedimentos afins aos parâmetros relevantes desde o ponto de vista científico. A intenção da Faculdade não é só formar ao pesquisador em parapsicologia, capaz de contribuir ao campo dos fenômenos psi, senão também ao "orientador" psi. Seu campo de atividade é o desenvolvimento de técnicas de atuação profissional como conselheiro em parapsicologia e a criação de um modelo de diagnóstico diferencial entre as experiências psi e o âmbito da psicopatologia. 

Resulta fascinante que aos meninos que cursam os 3 últimos anos letivos primários se lhes ofereça um ciclo de introdução à parapsicologia, coordenado por profissionais já formados. Segundo Fabio da Silva, um dos professores, "esta disciplina, além de formar noções gerais, implica estudos da influência psi sobre o crescimento de sementes, estimulando aos alunos mediante uma experiência direta e integral, que persegue inculcar tanto o apreço pela investigação científica em parapsicologia como uma consciência ecológica fundada no amor pela naturezas. 

Naturalmente, a licenciatura nesta matéria tem suas exigências: ter cursado a escola secundária e submeter-se a um exame de vestibular. "Além dos cursos ao nível de graduação, contamos com outros de pós-graduação e especializados, que aqui se chamam bato sensu, com 445 horas", comenta-nos Tinoco. 

O estudante pode eleger sua própria especialidade. Mas nem todos têm interesse na investigação de laboratório, porque Brasil é um país caracterizado por uma cultura que serve como "caldo de cultivo" de muitos fenômenos espontâneos. O elevado número de praticantes do espiritismo, e de adeptos às mais variadas correntes mágicas e religiosas, é uma expressão do espírito místico, arquetípico da cultura brasileira."Os fenômenos espontâneos se fazem do domínio público -assinala Tinoco-, principalmente através da imprensa, quase sempre nas páginas policiais. Para estudá-los criamos o Centro de Investigação de Fenômenos Espontâneos (C1- FEP), que conta com o apoio de diversos setores da sociedade brasileira. 

Dentro desta instituição, criam-se equipes permanentes e bem treinadas para estudar os casos ali onde estes têm lugar e se recolhem os resultados em dossier, contribuindo assim à criação de uma base de dados sobre fenômenos espontâneos parapsicológicos". 

Desde 1997, as professoras Neusa Ponchicili Lustosa e Nadir Martins Ganz, junto a seus colaboradores, abriram oficialmente a Central de RSPK (Psicokinesia Espontânea Recorrente), que tem sua própria estrutura e gera um projeto supervisionado pelo professor Tinoco para levar a cabo uma exaustiva recopilação de dados sobre casos de poltergeists em Curitiba e outras cidades vizinhas. 

"Um dos problemas com que nos enfrentamos -comenta Neusa Ponchicili- é a dificuldade de aceder à casuística. Ainda que Brasil seja um paraíso para o pesquisador pela freqüência de tais fenômenos, resulta difícil localizá-los e estudá-los". Recentemente, Neusa e sua equipe fecharam um convênio com a Polícia Militar do Estado de Paraná e o corpo de Bombeiros, que também inclui a sacerdotes católicos e a pastores de diferentes Iglesias protestantes. "Eles são normalmente o tipo de pessoas que recebem de primeira mão as denúncias da gente que padece estes fenômenos -continua Ponchielli-. Os afetados lhes telefonam assustados pelo que lhes ocorre. As vezes, alguns pensam que um vizinho mal-intencionado lhes arroja pedras; ou acreditam na ação de espíritos ou entidades que lhes acossam. No primeiro caso, costumam ir à polícia e no segundo ao sacerdote ou ao pastor. Meu esposo é polícia militar e conversamos muito sobre o tema. Então, decidimos oferecer conferências nos círculos policiais com sua ajuda. Naturalmente, a polícia tem suas próprias crenças, alguns são céticos, mas devem cumprir ordens e acatar a seus superiores, que lhes exigem informar-nos sobre os casos prováveis de fenômenos espontâneos". 

A Central de Haunting se ocupa de fenômenos similares. Em parapsicologia, costuma estabelecer-se uma diferença básica entre Poltergeist e Haunting ("encantamento"), enquanto o primeiro abarca fenômenos ocasionais, associados a um sujeito "epicentro", um indivíduo emocionalmente desequilibrado e produtor de energia psi descontrolada, nos hauntings as anomalias se perpetuam em tomo a casas abandonadas, cemitérios, ou igrejas. 

Também a polícia militar e a polícia florestal colaboram com os pesquisadores. Há ocasiões em que as casas abandonadas ou derrubadas constituem o palco de fenômenos que às vezes são denunciados pelos vizinhos à polícia, e então esta recorre à Central para tratar estes casos. 

Campos de atuação especializada

Cada central tem definido um âmbito especializado de atividade. A dedicada a psicocinesia, por exemplo, estuda casos de cura a distância produzidos em grupos religiosos tradicionais de Brasil, corno a Igreja Pentecostal Deus é Amor ou o Centro Kardecista. "Encontramos uma excelente disposição para a cooperação nos líderes destes grupos -nos conta Ponchicili-, o que facilita muito nossa tarefa para combinar esforços e estudar casos realmente interessantes de cura paranormal". Mais recentemente, Neusa Ponchielli e um grupo de alunos criaram a Central de Reencarnação, que pretende levar a cabo estudos sobre esta casuística, aplicando a metodologia de investigação e recolhida de dados desenvolvida pelo doutor Ian Stevenson e o engenheiro Hernani Guimaraes Andrade. 

Por sua vez, a doutora Nadir Martins Ganz coordena a Central de OBE, criada para estudar cientificamente as experiências extra-corpóreas (EEC, também conhecidas como "projeção astral"), mas se lamenta de que "uma de suas principais dificuldades é a falta de literatura especializada em português, por um lado, e a falta de recursos econômicos por outro. Não há tempo nem suficiente equipamento para pesquisar todos os casos". 

Uma elevada percentagem da população brasileira está implicado de forma íntima com os cultos tradicionais de raiz africana. É por isso que funciona o Centro de Estudos da Religiosidade Afro-Brasileira, onde se realizam rituais umbanda, entre outros muitos. "Esta é uma ampla reserva de tradições e mitologia -Assinala o professor da Silva-, um âmbito no qual os estados alterados de consciência se apresentam com muita freqüência, possibilitando a realização de diversas investigações. 

Outra iniciativa afortunada foi o Laboratório de Parapsicologia, concebido principalmente com fins didáticos. Assim, por exemplo, este é um dos poucos lugares de América Latina no qual é possível fazer ganzfeld, uma técnica de semi-isolamento sensorial que favorece a aparição de fenômenos parapsíquicos em condições controladas. O equipamento consiste numa habitação especialmente desenhada, isolada acusticamente, e que atualmente está sendo reformada para realizar experimentos semi-automatizados, usando video-clipes.

Segundo Fabio da Silva, o projeto de criar um Núcleo de Investigações Ganzfeld, "surgiu a princípios de 1991 por iniciativa de professor Joe García, matemático e especialista em metodologia da investigação. Em 1993, os pesquisadores Tarcisio Pallú e Vera Barrionuevo retornaram de Estados Unidos e construíram um laboratório que funcionou até 1996. Em 1997, com a ajuda financeira da Faculdade e a colaboração dos alunos, aos que mais tarde se somou o apoio da doutora Kathy Dalton, de Edimburgo (Escócia) -que foi convidada especialmente para treinar aos pesquisadores da Faculdade-, levaram-se a cabo os primeiros estudos. Inclusive já está previsto pesquisar experiências telepáticas a grandes distâncias, por exemplo, com emissores em Curitiba e receptores em Buenos Aires.

Conselheiros e orientadores

A parapsicologia clínica é uma disciplina relativamente nova, que tem seus antecedentes mais imediatos nos Estados Unidos, Holanda e Brasil. Está dirigida ao atendimento de pessoas com experiências significativas psi em sua vida cotidiana. Ainda que as enquetes revelem que mais da metade da população mundial pode ter tido alguma destas vivências, às vezes vão acompanhadas de respostas disfuncionais ou de questionamentos ao sistema tradicional de crenças. 

Este Centro Integrado de Orientação Psi (CIOP) tem por objetivo estudar, diagnosticar e acompanhar a pessoas que apresentem um quadro de manifestações psi, ajudando-as a conviver com estes fenômenos e a distingui-los das psicopatologias. Sobre a base do saber e a experiência, procura-se assim desenvolver um método que a seu valor preventivo em matéria de saúde mental soma o atrativo de liberar às pessoas do medo ao desconhecido e a enfrentar-se com suas experiências psíquicas e espirituais de forma positiva.

23/06/2000

Artigo disponível em http://62.81.205.108/paginasasp/Contenidosecciones.asp?ID=806&Nombre=

Continuo perguntando: E uma replicação (SERIA) de uma das alegadas experiencias espiritas, em situação controlada e qualquer esperienciazinha feita por um religioso espirita visando a forçar a comprovação de sua crença.

Citar fontes religiosas espiritas não tem nenhuma validade cientifica!! Senão vou citar a biblia aqui e provar que o mundo tem 6.000 anos ignorando todas as outras evidencias!

As pesquisas que citei foram publicadas em revistas científicas...

Quanto ao livro do Seagan...Sim, parece que vc leu...mas não entendeu nada, né??

Entendi sim, agora se minha interpretação é diferente da sua, aí são outros quinenhtos...

Não generalizei...é fato que o ser humano tem medo da morte,

Eu não tenho medo da morte.

é fato que ele busca consolo em religiões,

Eu não busco consolo em religiões.

é fato de que até hoje não houve nenhuma evidencia seria da existencia de espiritos,

Tanto houve que mesmo nobéis e vários cientistas se dispuseram a analisar os fenômenos e chegaram a conclusões positivas.

é fato que espiritismo e suas variações é religião que os participantes tentam forçar um embasamento cientifico para tentar legitimar a ideia de espiritos e se convencerem de que a morte não é o fim!

Ah, não fique nervoso!! Quem defende religiões tende a levar a contestação de seus dogmas como ofença pessoal...

E desculpe, estou sendo maldoso mesmo não te ignorando...É interessante ver alguem tentando desesperadamente defender sua religião sem argumentos validos...

Não estou dfendendo a religião, e sim a existência do fenômeno. No meio do caminho mostro suas críticas mal embasadas ao Espiritismo, é verdade.. Mas não o estou defendendo, pois sei que possui vários problemas - que não foram apontados pelos céticos...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 13:22:19 por Vitor Moura »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #58 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:18:10 »
Ok....
Os cristãos tambem concluem pela leitura da biblia, os islamicos tambem concluem a "verdade" pelo alcoorão...

ERRADO! Eles mesmo admitem que tem fé, pura crença! Quer um exemplo?

http://br.geocities.com/existem_espiritos/quem_tem_medo

No fim da década de 1970, quando a pesquisa inicial sobre NDE acabava de ser publicada, envolvi-me em um curso de treinamente de equipe com um dos capelões da cidade universitária. Excitadamente, compartilhei o que eu aprendia sobre NDE com o capelão, pensando que ele recebia dados empíricos que, no mínimo, constituíam forte evidência à primeira vista para muito do que ele acreditava — alma, vida futura, responsabilidade final por suas ações, Poder Mais Alto, e assim por diante. Para meu assombro, ele desqualificava a evidência assim como meu colega fundamaterialista. Quando interroguei-o sobre por que ele era tão resistente aos dados, ele disse, em efeito, que sua crença em Deus e a vida futura é baseada em fé, e se estas coisas eram possíveis de serem decididas empiricamente, não restaria nenhum lugar para a fé, que para ele era o fundamento de suas convicções religiosas.

Mais um argumento seu cai por terra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:19:23 »
Vitor, maneira com o spam.  Considere essa uma advertência formal da moderação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:30:54 »
E ve se não bate na mesma tecla....
Porque o cara é nobel ele tem que estar certo!!!
Publicação cientifica de espiritismo...A Suyndara já não cansou de explicar?!?!
Repito p/ voce entender...Não preciso melhorar meus argumentos, ou melhorar seria concordar com os non-sense que vc escreve? pelo menos eu tenho argumentos, voce não tem nada!!!

Universidade espirita!! Isso é uma piada...de mau gosto.

E não há nenhuma experiencia reprodutivel em situação controlada (repito, feito por gente seria) que valide a existncia de espiritos....voce querer que exista não muda  esse fato...Se voce apresentar uma, tenho certeza que as pessoas aqui vão reavaliar melhor os fatos...por hora não existem fatos a serem avaliados...simples assim

Defender a existencia de um fenomeno imaginario tá mais pra religião...vc crê! Então tem que ser verdade...
puxa, voce chega a ser um religioso ainda maior que o Erivelton!!!! Quanta fé!!!

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #61 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:08:46 »
Olha, essa citação da "faculdade espírita" de Curitiba é, no mínimo, ridícula. Ela é de baixíssimo nível, conhecida em Curitiba e fora dela pela falta de qualidade dos cursos. Basta checar no site do INEP com as notas do provão e ENAD dos cursos que ela oferta...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:10:15 »
Exato...uma piada...de muito mau gosto...

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #63 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:18:44 »
Para quem quiser checar a falta de qualidade dos cursos da "faculdade espírita" de Curitiba:

http://www.interuni.com.br/cybercampus/graduacao/enade/enade_iesres.cfm?i=11125

Os "cursos" de parapsicologia e yoga dessa "faculdade", por exemplo, não são reconhecidos pelo MEC (considerados "cursos livres"). Uma vergonha o MEC permitir o funcionamento dessas espeluncas.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #64 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:07:11 »
E ve se não bate na mesma tecla....
Porque o cara é nobel ele tem que estar certo!!!
Publicação cientifica de espiritismo...A Suyndara já não cansou de explicar?!?!
Repito p/ voce entender...Não preciso melhorar meus argumentos, ou melhorar seria concordar com os non-sense que vc escreve? pelo menos eu tenho argumentos, voce não tem nada!!!

Olha o CONTEXTO! Vc disse que se o espiritismo seguisse o método científico nem existiria! Pois quem conhece mais o método científico que um NOBEL? Ou vc acha que os nobéis são pseudo-cientistas e desconhecem o método científico?! Ora, se mesmo Nobéis aplicaram o método científico e encontraram resultados positivos, essa é a prova que seu argumento vai por água abaixo! Não confunda autoridade do argumento com argumento de autoridade...

Universidade espirita!! Isso é uma piada...de mau gosto.

Mas o MEC reconheceu uma faculdade espírita, a Faculdade Leocádio José Correia!

http://www.falec.br/falec/entrevista01.htm

Aí vão dizer: "é Teologia Espírita!" Mas na entrevista com o Presidente da Mantenedora da Faculdade, Maury Rodrigues da Cruz, ele diz:

VE - Qual o objetivo central desse curso? Por que oferecê-lo?
Maury - É desenvolver nos acadêmicos o potencial de auto-desenvolvimento, autocrescimento e autoconhecimento, permitindo que através do estudo e da pesquisa, eles se descubram como agentes sujeitos, autores e construtores de si mesmos. O curso se propõe a formar pesquisadores da Doutrina dos Espíritos, na construção do senso crítico e da visão científica. Desenvolvendo também, o espírito de solidariedade, respeito, compreensão e considerando a ética universal do ser humano.

E olha as matérias:

http://www.faculdadeqi.com.br/download/edital_072.pdf

1º PERÍODO;

Língua Portuguesa; 40; Ética; 40; Sociologia Geral; 40; Introdução à Filosofia I; 80; Fundamentação Doutrinária Espírita; 80; Informática Básica 80; Metodologia Científica I; 40; TOTAL; 400;

2º PERÍODO;

Psicologia Geral 40; Literatura Espírita; 80; Introdução à Filosofia II; 80; Introdução à Antropologia; 40; História das Religiões I; 80; Metodologia Científica II; 40; Ética Espírita; 40; TOTAL; 400;

3º PERÍODO;

História das Religiões II; 40; Sociologia Espírita II; 80; História do Espiritismo I; 80; Estética; 40; Psicologia e Espiritismo; 40; Filosofia Espírita I; 80; Doutrina Social Espírita I; 40; 400;

4º PERÍODO;

História das Religiões III; 40; História do Espiritismo II; 40; Filosofia Espírita II; 80;Cosmologia e Física Quântica I; 40; O Evangelho Segundo o Espiritismo; 80; Doutrina Social Espírita II; 40; Ensino e Pesquisa Teológica; 80; Projeto Integração e Cidadania; 34; TOTAL; 434;

5º PERÍODO;

Cosmologia e Física Quântica II; 40; Metafísica; 80; Lógica I; 40; Antropologia Espírita I; 40; O Livro dos Espíritos; 80; História do Espiritismo no Brasil; 80; Espiritismo Moral e Direito; 40; TOTAL; 400;

6º PERÍODO; O Livro dos Médiuns; 80; Lógica II; 40; A Teologia nas Diferentes Ideologias Religiosas; 80; Antropologia
Espírita II
; 40; Pesquisa e Monografia I; 80; Metafísica II; 40; Epistemologia; 40; TOTAL; 400;

7º PERÍODO; Língua Francesa; 80; A Doutrina Espírita e a Medicina; 40; Teologia Comparada I; 40; Centro Espírita como Unidade Social-Funcional; 40; Pesquisa e Monografia II; 80; A Gênese; 80; TOTAL; 360;

8º Período; História da SBEE; 40; A Mediunidade e suas Diversas Linguagens; 80; Os Fenômenos Espíritas e a Ciência; 40; Atividade Complementar; 40; Pesquisa e Monografia III; 80; Teologia Comparada II; 40; Pedagogia Espírita; 4;
TOTAL; 360;

TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA; 3.154.

E não há nenhuma experiencia reprodutivel em situação controlada (repito, feito por gente seria) que valide a existncia de espiritos....

Bom, se Nobéis vc não considera gente séria, quem vc considera? Eu acho que não existe um cientista na Terra que satisfaça seu grau de seriedade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:17:01 »
Bom, se Nobéis vc não considera gente séria, quem vc considera? Eu acho que não existe um cientista na Terra que satisfaça seu grau de seriedade...

Qual é exatamente a sua dificuldade em assimilar os conceitos de Falácia de Hoyle e de ônus da prova?

Um cientista de verdade nunca faria tanta questão de mostrar incompetência básica.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:20:37 »

Qual é exatamente a sua dificuldade em assimilar os conceitos de Falácia de Hoyle e de ônus da prova?

Um cientista de verdade nunca faria tanta questão de mostrar incompetência básica.

Acho que vc foi extremamente incompetente em demonstrar seu ponto....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:22:07 »
Acha, e erra :)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:23:33 »
Acha, e erra :)

Errar todo mundo erra, até a Ciência (ou principalmente a Ciência, já que ela evolui pelo erro), mas tem que se demonstrar isso...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 22:09:06 »

Entendi...ele bate na mesma tecla porque é o unico argumento que ele tem.

Se agarra desesperadamente em falacias....

Se um nobel disse, então é verdade!!!
Se o pai da fisica (Sr. Isack Newton) era ocultista, então isso deve ser levado a serio.
Se Nash (Laureado Nobel) era esquizofrenico todo Nobel deve ser tambem....

Qualquer cientista de verdade atende "meu grau de seriedade"...é só reproduzir a experiencia em situação controlada, publicar um trabalho que possa ser testado pelos seus pares e ai tá OK...mas isso nunca vai acontecer "de novo", né? Se pudesse acontecer "de novo" então ela seria reprodutivel...mas sabemos que uma pseudo-ciencia não é!!

Quanto a universidade espirita, tá bom...tá no MEC algum curso deles...tem muita porcaria registrada lá mesmo, tá certo que se eles fossem um pouco mais rigorosos isso não aconteceria...continua sendo uma piada...

E por fim, quanto a ciencia errar e aprender com o erro, é porque os cientistas testam as teses dos colegas e vice versa e tem coragem de reconhecer evidencias, mesmo que vá contra a crença deles...porque vc não experimenta!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #70 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 22:48:20 »
Primeiro, alguém me explique como se pode estudar Cosmologia e Mecânica Quântica só com um curríulo de Humanas como pré-requisito. Depois eu levo esse curso a sério.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #71 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 23:30:49 »
Primeiro, alguém me explique como se pode estudar Cosmologia e Mecânica Quântica só com um curríulo de Humanas como pré-requisito. Depois eu levo esse curso a sério.
É beisebol quântico.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #72 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 00:53:20 »

Entendi...ele bate na mesma tecla porque é o unico argumento que ele tem.

Não, meu caro, tenho vários. Vou te mostrar isso.

Se agarra desesperadamente em falacias....

Se um nobel disse, então é verdade!!!
Se o pai da fisica (Sr. Isack Newton) era ocultista, então isso deve ser levado a serio.
Se Nash (Laureado Nobel) era esquizofrenico todo Nobel deve ser tambem....

O Nobel usou o método científico, EXPERIMENTOU e CONCLUIU. Nunca eu iria só me basear na alegação de um Nobel. Nobéis já apoiaram o nazismo, mas não conheço experimentos deles que comprovassem o que dissessem. Já os que resolveram estudar os fenômenos espíritas conheço experimentos...assim, há evidência, apoiada pelo método científico. Não há argumento de autoridade aqui, como você quer fazer passar! O que vc está fazendo é construindo um espantalho. Depois eu que me agarro desesperadamente em falácias...sei.

Qualquer cientista de verdade atende "meu grau de seriedade"...é só reproduzir a experiencia em situação controlada, publicar um trabalho que possa ser testado pelos seus pares e ai tá OK...mas isso nunca vai acontecer "de novo", né? Se pudesse acontecer "de novo" então ela seria reprodutivel...mas sabemos que uma pseudo-ciencia não é!!

Opa, pera aí! Quer replicação? Lá vai!

01. A Partly Independent Replication of Investigations of Cases Suggestive Of Reincarnation (1979)
 European Journal of Parapsychology, 3,  51-65 Satwant Pasricha e Ian Stevenson

Os autores acreditam que a segunda investigação constitui uma replicação, embora não inteiramente independente, da investigação anterior. As semelhanças nos dois grupos de casos não parecem derivar da conformidade da parte do segundo investigador nem da parte dos informantes para as duas séries. Os autores pensam que as semelhanças fornecem evidência adicional para a autenticidade dos casos que foram incluídas nestas duas séries.

Um bom começo, não? Vamos a outra replicação, de outra autora....

02. A Replication Study: Three Cases of Children in Northern India Who Are Said to Remember a Previous Life (1989) Journal of Scientific Exploration, Vol. 3, No. 2, pp. 133-184, 1989 Antonia Mills

Obs: Nesta replicação das pesquisas, a pesquisadora, formada em HARVARD, diz:

Como Stevenson eu concluo que enquanto nenhum dos casos que eu estudei (ou os 3 casos citados) oferecem prova irrefutável de reencarnação ou algum processo paranormal relacionado, eles são parte do crescente corpo de casos para os quais explicações normais não parecem fazer justiça aos dados. As implicações destes casos para entender psicologia humana são suficientemente importantes para garantir estudos ainda mais cuidadosos de tais casos. Devemos ser cautelosos da tendência a descartar a evidência que estes casos apresentam porque os conceitos de fenômenos paranormais em geral e reencarnação em particular não são uma parte da construção cultural científica ocidental. Este estudo de replicação indica que há dados suficientemente inexplicáveis por meios normais para garantir mais investigação de crianças que alegam se lembrar de uma vida prévia, e sugerir que tais casos oferecem evidência da sobrevivência de algum elemento da personalidade humana depois da morte.

Assim, há evidência, constatada por uma pesquisa de replicação. Vamos a outra?

03. New Cases in Burma, Thailand, and Turkey: A Limited Field Study Replication of Some Aspects of Ian Stevenson's Research (1991) Journal of Scientific Exploration, Vol. 5, No. 1, pp. 27-59 H. H. Jurgen Keil

Nesse artigo o pesquisador diz:

Os casos que eu estudei sugerem fortemente que com a maioria de indivíduos que são considerados seriamente como casos de renascimento ou de reencarnação nas várias comunidades, alguns elementos paranormais estão associados, e que se os melhores casos são deixados numa amostra maior ao invés de avaliados separadamente, a significância total é aumentada ao invés de diminuída.

Legal, 3 replicações. Vamos a uma quarta replicação?

04.Replication studies of cases suggestive of reincarnation by three independent investigators Journal of American Society for Psychical Research 88, 207-219 (1994) Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, e Jurgen Keil

Vejamos o que dizem:

Os três autores assumiram a tarefa da réplica de estudos de Stevenson sobre crianças que afirmam lembrar-se de vidas anteriores; J.K. estudou 60 casos em Burma, Tailândia e Turquia; E.H. estudou 25 casos no Sri Lanka e A.M. estudou 38 casos na Índia. De uma amostra combinada de 123 casos, cada autor apresenta um caso. Os autores concluem que em alguns dos casos, as crianças não possuíam vias normais de conhecimento sobre a pessoa com a qual se identificavam

Nossa, 4 replicações...vamos a uma quinta?

05. Three Cases of the Reincarnation Type in the Netherlands (2003) Journal of Scientific Exploration, Vol. 17, No. 3, pp. 527-532  Titus Rivas

Neste artigo, o autor diz:

este artigo apresenta resumos breves de três Casos holandeses não resolvidos do Tipo Reencarnação (CORTs). O autor acredita que estes casos mostram uma estrutura semelhante com os CORTs estudados pelo Dr. Ian Stevenson da Universidade de Virginia, seu sócios e outros pesquisadores independentes no campo. Portanto, conclui que é plausível interpretar estes casos de um modo semelhante. Além do mais, ao menos um destes casos parece mostrar características paranormais que parecem corroborar uma hipótese de reencarnação. A contribuição principal deste artigo pode consistir na adição de CORTs holandeses na literatura sobre a pesquisa de reencarnação.

É, meu caro, replicação das pesquisas de reencarnação é o que não falta...se eu for juntar mediunidade, então, só as pesquisas com Piper e Osborne já tem uns 80 anos de replicação juntas, 40 cada. Posso ainda juntar pesquisas bem recentes...

Quanto a universidade espirita, tá bom...tá no MEC algum curso deles...tem muita porcaria registrada lá mesmo, tá certo que se eles fossem um pouco mais rigorosos isso não aconteceria...continua sendo uma piada...

Nada vai mudar seu pensamento, não é mesmo? ::)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 07:54:49 por Vitor Moura »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 04:27:52 »
Não ERA para algo tão risível mudar o pensamento dele, era?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #74 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 08:02:09 »
Não ERA para algo tão risível mudar o pensamento dele, era?

Quando os céticos não tem argumentos, TUDO é risível, entenda isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!