Autor Tópico: Coleções dos foristas.  (Lida 8043 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Coleções dos foristas.
« Resposta #50 Online: 06 de Julho de 2013, 13:14:56 »
Que susto! Lendo o título achei que alguém colecionava foristas!

"Tenho já seis crânios céticos no porão..."   :o
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Julho de 2013, 13:38:10 »
Eu coleciono dívidas.  :( :(
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Coleções
« Resposta #52 Online: 06 de Julho de 2013, 23:21:07 »
Eu tinha uma coleção de pedras... Sério, Geo! Ainda tenho várias guardadas lá na casa de meu pai. 

E tenho uma coleção pequena de armas brancas, facas e uma kataná (réplica).

Eu tenho uma coleção de pedras, a maioria são vitrificadas ou algo do gênero... Eu tbm tenho alguns CDs de música, mas nada que entre como coleção...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 07 de Julho de 2013, 12:18:32 »
Minha esposa tem "meia dúzia" de fósseis. Estamos planejando sair para coletar mais alguns.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Julho de 2013, 12:44:08 »
Minha esposa tem "meia dúzia" de fósseis. Estamos planejando sair para coletar mais alguns.

Fósseis? Não deixe de visitar o sertão nordestino. Até uns anos atrás era muito comum se encontrar nas feiras livres, principalmente de pequenas cidades do interior, uma enorme quantidade de animais fossilizados, para todos os gostos.

Um exemplo, da cidade de Araripe-CE:

Não sei se a sua coleção está focada em determinada era, porque o que se encontra(va) por lá não deve possuir qualquer registro científico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Julho de 2013, 13:17:32 »

Lion

Se você pretende ampliar a sua coleção de fósseis, procure fazê-lo sem incluir os do território brasileiro, porque a coleta em solo nacional, sem autorização expressa e com finalidade científica, é considerada crime federal.

Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Julho de 2013, 18:31:41 »
Fósseis? Não deixe de visitar o sertão nordestino. Até uns anos atrás era muito comum se encontrar nas feiras livres, principalmente de pequenas cidades do interior, uma enorme quantidade de animais fossilizados, para todos os gostos.

Não sei se a sua coleção está focada em determinada era, porque o que se encontra(va) por lá não deve possuir qualquer registro científico.

Sim, já ouvi falar sobre a grande quantidade de fósseis do sertão nordestino.

Lion

Se você pretende ampliar a sua coleção de fósseis, procure fazê-lo sem incluir os do território brasileiro, porque a coleta em solo nacional, sem autorização expressa e com finalidade científica, é considerada crime federal.

A coleta é considerada crime? Não seria apenas a comercialização?
Em Capanema uma cidade a 165km de Belém/PA existe muitos fósseis, principalmente em uma região onde está instalada uma empresa que trabalha com cimento/cal.  Muitos são destruídos todos os dias. A autorização que se tem que ter é a autorização da empresa para que se entre em suas dependências.   

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Julho de 2013, 00:38:36 »
Lion

A coleta é considerada crime? Não seria apenas a comercialização?
Em Capanema uma cidade a 165km de Belém/PA existe muitos fósseis, principalmente em uma região onde está instalada uma empresa que trabalha com cimento/cal.  Muitos são destruídos todos os dias. A autorização que se tem que ter é a autorização da empresa para que se entre em suas dependências.   

Há várias menções diretas e indiretas sobre os fósseis em diferentes legislações, incluindo a CF 1988. Eis aqui o que dispõe o DNPM sobre o assunto.

Repare que nos incisos 1 a 4, do artigo quarto, do capítulo quinto, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio fossilífero

Citação de: DNPM
[...]
CAPÍTULO IV

Do acesso ao patrimônio fossilífero

Artigo 4º

A pesquisa e coleta de material fóssil em território brasileiro deverão ser previamente autorizadas pela autoridade competente, aplicando-se a legislação federal sobre coleta de dados e materiais científicos por estrangeiros e devendo da documentação exigida constar, no mínimo:

I - identificação circunstanciada da área que será objeto do trabalho para o qual é solicitada a autorização;

II - descrição dos métodos, técnicas e instrumentos a serem utilizados;

III - indicação do destino do material coletado e explicitação dos objetivos do trabalho;

IV - identificação dos requerentes, bem como comprovantes de sua qualificação profissional.
[...]

fica claro que a coleta de fósseis é vedada a pessoas leigas.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 20:34:34 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #58 Online: 08 de Julho de 2013, 09:37:41 »
Teoricamente, até a coleta de conchas se torna crime nos termos da lei. Na prática, se aplica o princípio da insignificância. Para ser configurado crime ambiental, deve ser possível a prova que indique um dano irreversível e inestimável. Essa coleta amadora de pequena monta é conduta considerada atípica pela jurisprudência.

A jurisprudência semelhante você encontra no TRF e no STJ:
SUPERVISORA   ESCOLAR   QUE   POSSUI PEQUENA COLEÇÃO DE PEÇAS FOSSEIS,  ADQUIRIDAS   AO   LONGO   DOS  ANOS  DE LAVRADORES QUE AS ENCONTRARAM  NO  SOLO  DE  SANTANA  DO  CARIRI.  AÇÃO  ATIPICA, NÃO SUBSUMIVEL A FIGURA DO DECRETO LEI 4.146/42. DEVOLUÇÃO DOS OBJETOS. APELO IMPROVIDO.(TRF 5 ª Região - Classe: ACR -  261 -Processo: 8905103359 UF: CE – J. 20/02/1990 – Rel. JUIZ LAZARO GUIMARÃES)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #59 Online: 08 de Julho de 2013, 18:29:32 »
E o que há de importante nos fósseis que qualquer um pode achar?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 08 de Julho de 2013, 18:41:39 »
Não é bem assim...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 08 de Julho de 2013, 19:06:09 »
E o que há de importante nos fósseis que qualquer um pode achar?

Há muita importância científica porque:

1) Os fósseis são o resultado de processos físico-químicos excepcionais e que chegaram razoavelmente incólumes até o presente. Ou seja, são relativamente raros.

2) Eles podem ser parte ou contribuir para a compreensão da ecologia e da geologia de um certo local, em um certo paleoambiente em um certo tempo geológico. Destruí-los é prejudicar a compreensão da história da Terra.
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #62 Online: 08 de Julho de 2013, 19:27:12 »
Para mim isso não é justificativa para uma lei, mas ok, já justificado.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 08 de Julho de 2013, 20:27:16 »
Ser apanhado saindo do Brasil com um meteorito também dá uma encrenca danada...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #64 Online: 08 de Julho de 2013, 21:26:50 »
Com armas não dá nada.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #65 Online: 09 de Julho de 2013, 10:53:01 »
Ser apanhado saindo do Brasil com um meteorito também dá uma encrenca danada...

Tenho alguns fragmentos do meteorito de Bendegó. Está tendo sorteio de alguns fragmentos aqui --> https://www.facebook.com/events/169612773217401/

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #66 Online: 09 de Julho de 2013, 13:45:05 »
Todos deveriam ser presos para o bem da história da humanidade.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Julho de 2013, 08:22:52 »
Aprovado!!  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #68 Online: 24 de Julho de 2013, 18:38:18 »
Enquanto estava olhando umas questões com o Geo, me lembrei de uma veeeeeeelha coleção que tenho, desde os 10, 11 anos... Minha mãe comprava todas as edições. Acho que era: "Moedas do mundo todo" ou coisa do tipo. Era bem bacana... Aí, uns anos depois, um tio meu morreu e como eu fui o unico interessado nas tralhas dele, achei umas velharias legais, dentre elas, uma lata de tinta cheia de óleo de motor, mas tava pesada demais pra ter só óleo, então, mexi na lata fedorenta e... Quase 1000 moedas, a mais antiga de 1730, e várias de 1800 pra frente.

Fui fuçar no quartinho da bagunça lá fora e achei algumas. Como vou viajar amanhã, não deu pra achar tudo, mas devo ter umas 20X mais do que isso, todas esparramadas e desorganizadas.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Julho de 2013, 19:02:48 »
Eu não lembro desta coleção. Você sabe quem a publicou?
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #70 Online: 24 de Julho de 2013, 20:06:37 »
Editora Globo, eu acho... é do início da década de 90.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Novembro de 2013, 20:35:30 »
Teoricamente, até a coleta de conchas se torna crime nos termos da lei. Na prática, se aplica o princípio da insignificância. Para ser configurado crime ambiental, deve ser possível a prova que indique um dano irreversível e inestimável. Essa coleta amadora de pequena monta é conduta considerada atípica pela jurisprudência.

A jurisprudência semelhante você encontra no TRF e no STJ:
SUPERVISORA   ESCOLAR   QUE   POSSUI PEQUENA COLEÇÃO DE PEÇAS FOSSEIS,  ADQUIRIDAS   AO   LONGO   DOS  ANOS  DE LAVRADORES QUE AS ENCONTRARAM  NO  SOLO  DE  SANTANA  DO  CARIRI.  AÇÃO  ATIPICA, NÃO SUBSUMIVEL A FIGURA DO DECRETO LEI 4.146/42. DEVOLUÇÃO DOS OBJETOS. APELO IMPROVIDO.(TRF 5 ª Região - Classe: ACR -  261 -Processo: 8905103359 UF: CE – J. 20/02/1990 – Rel. JUIZ LAZARO GUIMARÃES)

Ótimo.

Assim eu posso continuar com as minhas coletas ocasionais.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Novembro de 2013, 20:36:19 »
Eu tinha uma coleção de pedras... Sério, Geo! Ainda tenho várias guardadas lá na casa de meu pai. 
[...]

"Pedras" representam o quê exatamente? Minerais (cristais) ou porções de rochas ou pedaços de minério?
De tudo um pouco.
Amostras de pedras semipreciosas, cristal de quartzo, hematitas, algumas rochas com incrustações de pirita, uma amostra de mica(?), geôdos (um deles, bem pequeno, fui eu que encontrei. Outros ganhei)...
Eu ganhava algumas amostras vendidas comercialmente de meus tios mineiros, outras eu mesmo achava.  Eu tinha meus 14 anos na época.

Se algum dia você quiser se desfazer do seu acervo, me avise.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 11 de Novembro de 2013, 20:38:06 »
Enquanto estava olhando umas questões com o Geo, me lembrei de uma veeeeeeelha coleção que tenho, desde os 10, 11 anos... Minha mãe comprava todas as edições. Acho que era: "Moedas do mundo todo" ou coisa do tipo. Era bem bacana... Aí, uns anos depois, um tio meu morreu e como eu fui o unico interessado nas tralhas dele, achei umas velharias legais, dentre elas, uma lata de tinta cheia de óleo de motor, mas tava pesada demais pra ter só óleo, então, mexi na lata fedorenta e... Quase 1000 moedas, a mais antiga de 1730, e várias de 1800 pra frente.
[...]

Você ainda tem estas moedas Diego?

Se a resposta for "sim", teria interesse em vendê-las?

Se a resposta for "sim", me avise.
Foto USGS

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:19:25 »
[...]

Você ainda tem estas moedas Diego?

Se a resposta for "sim", teria interesse em vendê-las?

Se a resposta for "sim", me avise.

Eu tinha umas dessa também, acho que mais antigas do que isto. Eram do meu avô. Vou perguntar aqui manhia se ela lembra onde ta. Se eu achar eu te dou, só que tu paga o frete.

Sobre o tópico:

Eu tenho uma coleção de carteiras (maço) de cigarros, embora eu odeie o cheiro e cigarros. São o meu xodó, e prometi que daria para meu filho. Por isso guardo até hoje, desde os 7, 8 anos. Só que tenho uma filha hehehehe Vai demorar mais um pouco rsrsrs

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!