Enquete

Você contrataria um cotista?

Sim.
16 (53.3%)
Não.
7 (23.3%)
Não sei.
7 (23.3%)

Votos Totais: 24

Autor Tópico: Você contrataria um cotista?  (Lida 5773 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Você contrataria um cotista?
« Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:25:41 »
A pergunta é simples, imagine que você é dono de uma empresa. Dois candidatos mostram seus currículos, considere que ambos são oriundos de universidades federais, com um porém: Um dos candidatos ingressou na universidade por intermédio de cotas.

Você empregaria o cotista?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Você contrataria um cotista?
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:28:21 »
Depende... Não é só currículo que conta. Talvez o cotista tenha sido melhor aluno que o aluno normal. Talvez ele tenha mais conhecimentos específicos para o que eu quero...

Não contratar um cotista em detrimento de um aluno normal faz menos sentido que não contratar um aluno de universidade particular em detrimento de um aluno de universidade pública...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 17:31:54 por Oceanos »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:30:18 »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:32:11 »
Eu editei. :D

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:33:38 »
Depende... Não é só currículo que conta. Talvez o cotista tenha sido melhor aluno que o aluno normal. Talvez ele tenha mais conhecimentos específicos para o que eu quero...

Não contratar um cotista em detrimento de um aluno normal faz menos sentido que não contratar um aluno de universidade particular em detrimento de um aluno de universidade pública...

Não sei se é possível conseguir os registros do desempenho do aluno na faculdade, é possível?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:35:28 »
É sim! Só pedir o histórico escolar. O empregador não pode pegar o histórico de outro aluno na universidade, mas pode pedir para que os que querem o emprego entregar o histórico.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:36:13 »
 :o

A princípio, claro que sim.
Jamais usaria esse critério como fator discriminatório.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:38:32 »
É sim! Só pedir o histórico escolar. O empregador não pode pegar o histórico de outro aluno na universidade, mas pode pedir para que os que querem o emprego entregar o histórico.

Hum..

Mas isso não me parece ser comum. Então, considerando que você não tenha acesso ao histórico dos dois, você contrataria o cotista ou o não-cotista?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:44:39 »

Hum..

Mas isso não me parece ser comum. Então, considerando que você não tenha acesso ao histórico dos dois, você contrataria o cotista ou o não-cotista?

Há métodos para se avaliar.
E esses métodos variam de empresa a empresa, de acordo com o cargo e funções.

Histórico Escolar também não diz muita coisa se avaliado isoladamente.
"Por quê?"

Chaves

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:53:13 »
Não é tão comum porque os empregadores não costumam dar importância pra isso (eu particularmente dou, e muita).

Só por currículos? Não contrataria ninguém, acho esse critério um pouco raso para determinar uma escolha... Eu poderia fazer entrevista, fazer perguntas objetivas do conhecimento que quero na entrevista, aplicar uma pequena prova para eles, etc...

É claro que esse negócio de cotas é uma sacanagem. Mas dentro da universidade as coisas mudam. Eu, por exemplo, nunca tive disciplina e nem saco para estudar para fazer vestibular em universidade pública, mas sou um excelente aluno e um bom profissional... Estou sempre procurando conhecimentos além da universidade. Eu nunca concorri diretamente com um aluno de pública, mas, modéstia a parte, eu não acho que estou abaixo dele. (claro, minha auto-avaliação é bem subjetiva... Mas duvido que você vá discordar que existam casos como esse, mesmo que não seja meu caso)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:57:25 »
Seria capaz de contratar um cotista sim. Desde que fosse competente e tivesse obtido um bom desempenho na universidade. Só o fato de ser cotista não diz muita coisa.

O que não muda em nada minha opinião sobre a política de cotas ser uma palhaçada.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:01:15 »
Seria capaz de contratar um cotista sim. Desde que fosse competente e tivesse obtido um bom desempenho na universidade. Só o fato de ser cotista não diz muita coisa.

O que não muda em nada minha opinião sobre a política de cotas ser uma palhaçada.
Concordo integralmente.  :ok:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:43:55 »
Steve Jobs e Bill Gates, se analisados seus currículos universitários tão somente, não seriam muita coisa além de faxineiros de suas próprias empresas.   :hihi:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:53:59 »
Depende! Se os dois estiverem no mesmo nível eu contrataria o não-quotista :ok:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 23:10:52 »

Concordo integralmente.  :ok:

Ah, sim.
É sempre frisar isso também.
Esse esquema de cotas é, na minha opinião, um verdadeiro tiro pela culatra.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 23:26:06 »

Se os dois estivessem no mesmo nível eu contrataria o cotista! Estar no mesmo nível que o outro significa que ele evoluiu mais no mesmo intervalo de tempo. A derivada é maior :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 01:29:05 »
É possível que ser cotista ou não não seria um critério, iria depender de outras coisas diversas, Se eles fossem "clones" em todas as outras coisas pertinentes, seria aleatório, não iria "punir" o cotista por ser cotista nem provavelmente eu mesmo ter um tipo de favoritismo para cotistas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 10:25:52 »
Não contrataria, supondo que nos demais aspectos eles fossem equivalentes.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 13:24:30 »

Se os dois estivessem no mesmo nível eu contrataria o cotista! Estar no mesmo nível que o outro significa que ele evoluiu mais no mesmo intervalo de tempo. A derivada é maior :P

Hoje eu sou completamente contrário a qualquer tipo de cotas, mas, dado que elas existem, concordo com o uiliníli! Em teoria o cotista teve que andar mais para chegar no mesmo nível que o não-cotista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 14:42:17 »
Eu também sou contra as cotas, pois as considero injustas. Mas eu acho curioso que muitas instituições divulguem que os cotistas costumam ter desempenho superior aos não cotistas nos primeiros anos de universidade. Vejam estas notícias:

14/12/2003  - 08h14
Aprovado por cota se sai melhor na Uerj
ANTÔNIO GOIS
da Folha de S.Paulo, no Rio

Os alunos que entraram por algum critério de cotas na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) no primeiro semestre letivo deste ano tiveram rendimento acadêmico superior e taxa de evasão menor em relação aos estudantes que conquistaram a vaga sem ter direito ao benefício.

UFPR | 05/09/07 - 10h47
Pesquisa avalia desempenho dos cotistas
Após divulgação de relatório, sistema de cotas volta a ser discutido na UFPR
Reportagem Juliana Brusque
Edição Carolina Leal

(...) o cotista social tem melhor desempenho se comparado ao candidato aprovado na concorrência geral. Já os cotistas raciais têm taxa de evasão quase três vezes menor que a taxa de desistência de alunos não-cotistas.

02/10/07     

Reserva de Vagas: estudos revelam ótimo desempenho na Unicamp e Uerj
UNE
Aluno beneficiado por pontos no vestibular da Unicamp tem notas mais altas na graduação; levantamento da Uerj mostra que cotistas possuem notas melhores e abandonam menos que os demais universitários. Para UBES, política de reserva de vagas mostra eficiência e compromisso dos estudantes beneficiados

(No pé da página a autoria deste artigo é atribuida à Folha de São Paulo, mas não há link para a fonte.)

23/07/2006  - 09h03
Estudos apontam bom rendimento de cotistas

ANTÔNIO GOIS
RAPHAEL GOMIDE
da Folha de S.Paulo, no Rio

As políticas de ações afirmativas em discussão no Congresso já podem ser examinadas com base em experiências concretas de várias universidades públicas brasileiras. A Folha selecionou três delas por serem pioneiras ou por já terem feitos estudos que permitiram avaliar os primeiros resultados.

Os caminhos escolhidos pela Unicamp, UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) são diferentes. Em comum, está o fato de as análises feitas até o momento terem mostrado que o desempenho dos beneficiados foi semelhante --e em alguns casos até superior-- ao dos demais estudantes. As taxas de evasão deles também foram menores.

Das duas uma: Ou existe uma conspiração das universidades que se servem do ensino de cotas para enganar a sociedade ou então, por algum motivo misterioso, os cotistas realmente estão se saindo melhor. Como eu não simpatizo muito com teorias conspiratórias, acredito na segunda alternativa, embora não saiba explicar o que poderia fazer com que os cotistas se saiam melhor. Chuto que talvez eles simplesmente se sintam mais motivados e, conseqüentemente se esforcem mais, talvez por enxergarem na universidade um meio de ascenção social, em vez de simlesmente um meio de manutenção do status, como pensa a elite.

O fato é que não há fundamento para um empregador preferir um estudante que entrou na universidade sem ajuda do sistema de cotas em vez de um cotista, até porque o que interessa para ele é como o estudante saiu da universidade, e não como entrou.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 14:57:43 »
(...)conseqüentemente se esforcem mais, talvez por enxergarem na universidade um meio de ascenção social, em vez de simlesmente um meio de manutenção do status(...)

Cara, muito interessante essa teoria... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 15:14:53 »
Eu contrataria o mais apto para o trabalho. Não estou nem um pouco interessado na forma como o sujeito entrou na faculdade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #23 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:09:41 »
O fato de alguém ser cotista significa pouca coisa. Ele até pode ter tirado uma nota maior que um não-cotista no vestibular. Ele pode sempre ter sido um aluno melhor que o não-cotista. Teve um vestibular em minha universidade no qual a concorrência para cotistas entrarem era maior do que a concorrência para vagas normais. Ser cotista ou não é um fator irrelevante para mim apesar de eu ser contra as cotas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:19:08 »
Teve um vestibular em minha universidade no qual a concorrência para cotistas entrarem era maior do que a concorrência para vagas normais.
Como assim?

Em todas as universidades que adotam o regime de cotas os que fazem o vestibular como cotistas podem tanto ingressar nas vagas normais como naquela porcentagem de vagas reservada a cotistas. A concorrência é sempre maior para os que não têm direito a cotas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!