Enquete

Você contrataria um cotista?

Sim.
16 (53.3%)
Não.
7 (23.3%)
Não sei.
7 (23.3%)

Votos Totais: 24

Autor Tópico: Você contrataria um cotista?  (Lida 5775 vezes)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Re: Você contrataria um cotista?
« Resposta #50 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:48:59 »
Teve um vestibular em minha universidade no qual a concorrência para cotistas entrarem era maior do que a concorrência para vagas normais.
Como assim?

Em todas as universidades que adotam o regime de cotas os que fazem o vestibular como cotistas podem tanto ingressar nas vagas normais como naquela porcentagem de vagas reservada a cotistas. A concorrência é sempre maior para os que não têm direito a cotas.

Isso é algo que tinha ouvido a alguns anos atrás. Mas pelo jeito é mesmo só um boato. Fui ler mais sobre o assunto e é assim mesmo como você diz. Mas mantenho a opinião: ser cotista ou não não diz praticamente nada sobre um candidato.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:51:47 »
alguma coisa significa, partiti, você sabe. não se trata só da capacidade de decorar formulas e datas, até porque pelo menos a fuvest tem fugido deste formato. acho inegável dizer que a tendência é que o sujeito que passou por um vestibular concorrido seja mais apto do que a média, e não só em decorar fórmulas. também não é só uma questão de disponibilidade de meios; não é pouca gente que estuda em bons colégios e faz bons cursinhos. é muita mesmo, muito mais gente do que o número de vagas públicas que há.

Lógico que é "algum" filtro, mas tanto essas pesquisas do desempenho de cotistas quanto minha experiência na faculdade e fora dela me mostram que tem muita gente, mas muita gente mesmo, que entra na faculdade só para "causar", muitas vezes por vontade dos pais, desperdiçando uma vaga. Meu principal problema com fuvest é que ela é pontual, avalia o melhor numa prova, e não um desempenho contínuo.

mas concordo que da aprovação ao diploma muita água corre e uma avaliação mais casuística pode levar a melhores resultados. mas tudo depende de que tipo de empregador falamos, uma avaliação assim nem sempre é viável para todos os candidatos. um muito requisitado, muito grande, vai usar de muitos filtros para que uma avaliação mais completa possa ser feita nos candidatos no final do funil. no caso de uma empresa menor, suponho que dê pra avaliar melhor.

Histórico escolar da faculdade é tão ou mais simples de obter e diz muito mais sobre o candidato, independente da empresa. E ninguém contrata sem uma entrevista, que ultimamente estão até incorporando elementos analíticos, baseados nos case interviews das consultorias. Vestibular só é mencionado quando o candidato quer, para dizer que ele mandou bem.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:52:36 »
Eu na universidade nunca percebi uma correlação entre o desempenho da pessoa no vestibular e seu desempenho no curso. É muito comum pessoas que se colocaram bem no vestibular se saiam mal e pessoas que passaram nas últimas posições se saiam bem nas matérias. Também conheço casos de estudantes que eram ruins nos primeiros anos de curso, mas se tornaram alguns dos melhores da turma do meio para o fim. Enfim, muita, muita coisa acontece entre o vestibular e a formatura.

entre o 5º e o 70º colocado, supondo que haja 70 vagas, certamente a diferença é pouca, se é que a há. você diria que, provavelmente, ocorre o mesmo entre o 70° e o 350º?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:56:10 »
entre o 5º e o 70º colocado, supondo que haja 70 vagas, certamente a diferença é pouca, se é que a há. você diria que, provavelmente, ocorre o mesmo entre o 70° e o 350º?

Sim. Na UFSCar a lista roda bastante. É comum gente que está além 150.° posição ser convocada na enésima chamada. E conheço casos de gente que passou nessas posições e vai muito bem no curso, melhor do que gente que passou entre as primeiras.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #54 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:56:41 »
Sim é pouca. Na minha faculdade entravam 750, um dos melhores alunos nos últimos anos que eu conheci era o 651, acho.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:58:17 »
Na universidade muda tudo. Pode-se esquecer quase tudo que se aprendeu no ensino médio, pois a sensação que você tem é que está começando tudo de novo, quase do zero.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:14:54 »
eu bato o pé. boa parte das pessoas mais inteligentes que já conheci na vida foram na faculdade, e elas não estão lá por acaso. é claro que tem vagabundagem em universidade pública, a começar por mim (mas a minha desculpa é que minha área de interesse é outra, hehe), como também tem em privada.
até acho que não haja uma discordância aqui, pra falar a verdade. que gente que entrou de lista na ufscar tenha tido um melhor desempenho do que gente que entrou até entre os dez primeiros é bem provável, tanto quanto a afirmação de que há gente muito inteligente na unip, só que nada disso invalida o enunciado 'há uma tendência de maior aptidão intelectual entre os estudantes de universidades públicas do nas privadas em geral'. ficou pleonástico e foi de propósito. se há um restaurante cujo acesso seja através de uma rodovia perigosa, é esperado que, à medida que diminua o fluxo de carros, aumente o número de clientes. que haja gente que não queira ir ao restaurante porque não gosta de frutos do mar, independentemente de quantos carros passem, ou alguns indivíduos que façam questão de ir mesmo que o trânsito seja como o da via anhanguera não importa, o fato é que o que se observa é um índice de frequentadores inversamente proporcional ao fluxo de carros.
e certamente uma situação ideal seria aquela em que a atuação no vestibular valesse muito menos do vale, mas a sociedade é complexa, tem muita gente, e mesmo apesar do pouco conhecimento que tenho de rh sei que muitos empregadores dão grande importância a este critério, o que, e aí é o que venho dizendo, é justificável.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:16:50 »
Na universidade muda tudo. Pode-se esquecer quase tudo que se aprendeu no ensino médio, pois a sensação que você tem é que está começando tudo de novo, quase do zero.
Além de poder finalmente estudar na área que você gosta e não se incomodar em se empenhar nela...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:23:13 »
Mas Bruno, você acredita mesmo que o Vestibular avalia tão bem assim o quanto alguém terá sucesso na Universidade? Por exemplo, vamos pensar em um caso hipotético: Joãozinho tem facilidade com física, química e matemática e quer ser engenheiro. Em compensação ele odeia história, geografia e biologia e também tem muitas dificuldades nessas matérias. No dia do vestibular ele se sai bem em matemática e física, mas vai muito mal nas matérias que ele não gosta. Além disso estava bem pouco inspirado para a redação e acaba tomando nota baixa. Resultado, Joãozinho é reprovado no vestibular, mas felizmente acaba sendo chamado na quinta chamada da universidade e consegue  enfim se matricular. Entrando no curso de Engenharia, onde a maioria absoluta das matérias tem relação com aquelas nas quais ele tem mais facilidade, você espera que ele tenha mais dificuldades do que o Pedrinho, que tinha relativa facilidade com todas as matérias e passou entre as primeiras posições no vestibular?

E você acha que o caso que eu citei é incomum?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:31:07 »
Steve Jobs e Bill Gates, se analisados seus currículos universitários tão somente, não seriam muita coisa além de faxineiros de suas próprias empresas.   :hihi:
Verdade.  :hihi:

Às vezes temos um ótimo "curriculum universitário" e seu dono um cara super "enrolado"... Às vezes temos um que não tenha este e seja super 'desenrolado'/eficiente.  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #60 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:39:28 »
De fato, os fatores são tantos que qualquer correlação entre vestibular e CR na faculdade é incidental na melhor das hipóteses :-)

rizk

• Visitante
« Resposta #61 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 19:36:43 »
E qualquer correlação entre as notas no EM e o vestibular também é coincidência. :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #62 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 19:46:13 »
Só que é um bocado maior nesse caso :-)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #63 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 19:52:34 »
Bem, eu sempre soube que diploma não significa melhores condições financeiras.Já disse por aqui que existem cargos de nível médio - serviço público federal -  que pagam bem mais que muitas profissões de nível superior.

Há muitos anos atrás, quando alguém ia pra Universidade possuía uma inteligência superior.Hoje, qualquer QI tem diploma.Mestrado e Doutorado? Pós-Doutorado? rs! Hoje está, quase, ao alcance de qualquer um...que pague e/ou tenha um 'QI'.

Voltando à questão: não, não contrataria a princípio.Na vida temos opções, escolhas e devemos nos responsabilizar por elas.Se o cotista for aquele rapaz pobre e esforçado de uma região periférica, fico com ele.Tem 'cotistas' e cotistas.As cotas são pra aqueles mais POBRES, pelo menos é o que faz a UERJ, ao limitar a renda per capita necessária pra concorrer às vagas, além de você ter que COMPROVÁ-LA.

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline jenessecoá

• Nível 01
  • *
    • Quilombo d'Idéia!
« Resposta #64 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:37:44 »
diploma pra mim não diz muita coisa, de qualquer universidade que seja, cotista ou não. porque, se o cara souber, ele pode mostrar.

pode soar estranho até, mas talvez eu, sendo dono de empresa, nem olhasse muito pra currículos, coisa e tal, e nem pusesse nada disso como requisito. gostaria de fazer uma prova para e uma entrevista com os candidatos, pra ver se eles sabem o que eu gostaria que eles soubessem. se sim, acabou-se.
palpiteiro assumido. escrevedor de baboseira aqui, no Quilombo d'Idéia: http://quilombodideia.blogger.com.br

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 10:49:43 »
A pergunta do tópicco é tão relevgante quanto saber a nota do candidato no vestibular, se ele estudou para passar ou se fez cursinho.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:16:45 »
Seria necessário vc editar o tópico para deixar a polêmica mais objetiva.

A pergunta interessante seria a seguinte:

2 currículos equiparados, 2 índices de desempenho iguais no trabalho... 2 históricos escolares idênticos

1 cotista e 1 não cotista

com quem vc fica?

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #67 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:21:16 »
Acho que diploma não significa necessariamente melhores condições financeiras.

Significa que nem todos que adquirem um diploma universitário irão melhorar financeiramente.

Mas é quase um pré-requisito para aqueles que irão de fato melhorar.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:00:49 »

2 currículos equiparados, 2 índices de desempenho iguais no trabalho... 2 históricos escolares idênticos

com quem vc fica?

Já discutimos essa situação, veja no tópico.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #69 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 17:34:25 »

com quem vc fica?
Se fosse para decidir só com base nisso, tiraria no cara/coroa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 17:53:40 »
e (não tem nada a ver com o tópico) se você ficasse entre duas candidatas iguais, iguais, igualíssimas, a não ser pelo fato de que a candidata A. seria feiosa e a B. seria linda, tiraria no cara e coroa?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 22:42:27 »
e (não tem nada a ver com o tópico) se você ficasse entre duas candidatas iguais, iguais, igualíssimas, a não ser pelo fato de que a candidata A. seria feiosa e a B. seria linda, tiraria no cara e coroa?
Se o cargo que ela exercesse a beleza seria útil ou se o cargo que ela ocupasse teria como eu cantá-la, sim. :hihi:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 23:59:05 »
Com certeza contrataria a mais bonita, se ambas forem iguais. A chance de atrair clientes é maior, e conseqüentemente, acaba trazendo mais lucro pra empresa.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #73 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 03:32:44 »
É fato que a beleza altera a percepção de inteligência, de modo que se uma linda e uma feia são consideradas iguais em inteligência, certamente a feia será mais inteligente na prática :P

Mas eu contrataria a mais bonita.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #74 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 06:45:50 »
E se o conceito de beleza de uma pessoa estiver associado à cor da pele?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!