eu bato o pé. boa parte das pessoas mais inteligentes que já conheci na vida foram na faculdade, e elas não estão lá por acaso. é claro que tem vagabundagem em universidade pública, a começar por mim (mas a minha desculpa é que minha área de interesse é outra, hehe), como também tem em privada.
até acho que não haja uma discordância aqui, pra falar a verdade. que gente que entrou de lista na ufscar tenha tido um melhor desempenho do que gente que entrou até entre os dez primeiros é bem provável, tanto quanto a afirmação de que há gente muito inteligente na unip, só que nada disso invalida o enunciado 'há uma tendência de maior aptidão intelectual entre os estudantes de universidades públicas do nas privadas em geral'. ficou pleonástico e foi de propósito. se há um restaurante cujo acesso seja através de uma rodovia perigosa, é esperado que, à medida que diminua o fluxo de carros, aumente o número de clientes. que haja gente que não queira ir ao restaurante porque não gosta de frutos do mar, independentemente de quantos carros passem, ou alguns indivíduos que façam questão de ir mesmo que o trânsito seja como o da via anhanguera não importa, o fato é que o que se observa é um índice de frequentadores inversamente proporcional ao fluxo de carros.
e certamente uma situação ideal seria aquela em que a atuação no vestibular valesse muito menos do vale, mas a sociedade é complexa, tem muita gente, e mesmo apesar do pouco conhecimento que tenho de rh sei que muitos empregadores dão grande importância a este critério, o que, e aí é o que venho dizendo, é justificável.