Enquete

Você contrataria um cotista?

Sim.
16 (53.3%)
Não.
7 (23.3%)
Não sei.
7 (23.3%)

Votos Totais: 24

Autor Tópico: Você contrataria um cotista?  (Lida 5774 vezes)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Você contrataria um cotista?
« Resposta #25 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 17:15:58 »
A questão no meu entender não é se o quotista é pior ou melhor que o não-quotista, a questão é que isso é o mesmo que furar fila, e eu fico puto com isso, por que uns devem ter a vida facilitada e outros não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:15:00 »
No papel seria algo bem distinto de furar fila ou ter a vida facilitada, exatamente porque o critério deveria ser de competência técnica e acadêmica. 

O problema das cotas não seria então o de favorecer alguns tanto quanto de desperdiçar os esforços de quem não está à altura e os recursos públicos que seriam gastos enquanto eles não são jubilados ou marginalizados profissionalmente.

Mas se É uma questão de furar a fila (e há alguns indícios nesse sentido), a pergunta então é se estamos realmente falando de ensino superior (em tese, não estamos mais) e por que se dar ao trabalho de fazer seleção por vestibular ou similar.  Um critério econômico-social poderia fazer mais sentido.

Quanto à pergunta-título do tópico: imagino que sim, mas não confiaria só no diploma para saber se ele tem ou não a competência desejada.  Aliás, eu não confiaria no diploma nem para não-cotistas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:59:15 »
Sendo furar a fila ou não, se eu sou um empresário meu objetivo é obter o máximo lucro, para mim, ou para os meus empregadores, ou para os acionistas. E para tal, sempre se deve contratar o mais competente no trabalho que desempenhará.

Para checar se um candidato é competente ou não, há várias maneiras, dentre as quais uma entrevista, algumas provas, um currículo, dinâmicas de grupo, enfim, milhares de formas. Na minha experiência, desempenho acadêmico é a menos importante. Sinceramente, desconfio de empregadores que exigem muito nesse quesito, sinal que estão mais interessados em ganhos imediatos do que em investir em treinamento e capacitação dos recursos humanos.

Agora, se ambos os candidatos são exatamente iguais, obviamente que contrataria o cotista. Além de ter superado mais dificuldades que o não-cotista, ainda gera espaço para propaganda de ações afirmativas ou responsabilidade social, o que por sua vez pode atrair novos clientes para a empresa.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2008, 19:01:21 por Partiti »
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:14:44 »
Se os dois tem as mesmas condições, e a única diferença é a cota, eu contrato o não cotista. Ora, eu estou contratando para que ele faça um serviço para mim, não por caridade.

Danieli

• Visitante
« Resposta #29 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:30:06 »
Não sei se contrataria um cotista, ele já é estigmatizado e enfim. Depende também do perfil que ele demonstra ter comparado a um não-cotista. Mas confesso ficar inclinada a não ficar fazendo esse tipo de caridade cristã, mas como eu falei, depende do perfil do candidato :)

Para checar se um candidato é competente ou não, há várias maneiras, dentre as quais uma entrevista, algumas provas, um currículo, dinâmicas de grupo, enfim, milhares de formas. Na minha experiência, desempenho acadêmico é a menos importante. Sinceramente, desconfio de empregadores que exigem muito nesse quesito, sinal que estão mais interessados em ganhos imediatos do que em investir em treinamento e capacitação dos recursos humanos.
No meu ver essa questão do desempenho acadêmico tem muito mais haver com a área em que ele vai trabalhar, não raro vejo pessoas que trabalham na indústria aqui e precisam comprovar seu desempenho para algumas vagas.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #30 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:48:59 »
Eu também sou contra as cotas, pois as considero injustas. Mas eu acho curioso que muitas instituições divulguem que os cotistas costumam ter desempenho superior aos não cotistas nos primeiros anos de universidade. Vejam estas notícias:

14/12/2003  - 08h14
Aprovado por cota se sai melhor na Uerj
ANTÔNIO GOIS
da Folha de S.Paulo, no Rio

Os alunos que entraram por algum critério de cotas na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) no primeiro semestre letivo deste ano tiveram rendimento acadêmico superior e taxa de evasão menor em relação aos estudantes que conquistaram a vaga sem ter direito ao benefício.

UFPR | 05/09/07 - 10h47
Pesquisa avalia desempenho dos cotistas
Após divulgação de relatório, sistema de cotas volta a ser discutido na UFPR
Reportagem Juliana Brusque
Edição Carolina Leal

(...) o cotista social tem melhor desempenho se comparado ao candidato aprovado na concorrência geral. Já os cotistas raciais têm taxa de evasão quase três vezes menor que a taxa de desistência de alunos não-cotistas.

02/10/07     

Reserva de Vagas: estudos revelam ótimo desempenho na Unicamp e Uerj
UNE
Aluno beneficiado por pontos no vestibular da Unicamp tem notas mais altas na graduação; levantamento da Uerj mostra que cotistas possuem notas melhores e abandonam menos que os demais universitários. Para UBES, política de reserva de vagas mostra eficiência e compromisso dos estudantes beneficiados

(No pé da página a autoria deste artigo é atribuida à Folha de São Paulo, mas não há link para a fonte.)

23/07/2006  - 09h03
Estudos apontam bom rendimento de cotistas

ANTÔNIO GOIS
RAPHAEL GOMIDE
da Folha de S.Paulo, no Rio

As políticas de ações afirmativas em discussão no Congresso já podem ser examinadas com base em experiências concretas de várias universidades públicas brasileiras. A Folha selecionou três delas por serem pioneiras ou por já terem feitos estudos que permitiram avaliar os primeiros resultados.

Os caminhos escolhidos pela Unicamp, UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) são diferentes. Em comum, está o fato de as análises feitas até o momento terem mostrado que o desempenho dos beneficiados foi semelhante --e em alguns casos até superior-- ao dos demais estudantes. As taxas de evasão deles também foram menores.

Das duas uma: Ou existe uma conspiração das universidades que se servem do ensino de cotas para enganar a sociedade ou então, por algum motivo misterioso, os cotistas realmente estão se saindo melhor. Como eu não simpatizo muito com teorias conspiratórias, acredito na segunda alternativa, embora não saiba explicar o que poderia fazer com que os cotistas se saiam melhor. Chuto que talvez eles simplesmente se sintam mais motivados e, conseqüentemente se esforcem mais, talvez por enxergarem na universidade um meio de ascenção social, em vez de simlesmente um meio de manutenção do status, como pensa a elite.

O fato é que não há fundamento para um empregador preferir um estudante que entrou na universidade sem ajuda do sistema de cotas em vez de um cotista, até porque o que interessa para ele é como o estudante saiu da universidade, e não como entrou.
Eu estava pensando nessa possibilidade segundos antes de chegar neste post! Acabo de mudar minha opinião sobre o sistema de cotas... Mais resultados como este e eu passo a ser favorável ao sistema, porque o que me fazia posicionar contra era exatamente a possibilidade desses alunos cotistas não conseguirem acompanhar o rendimento dos não-cotistas.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:56:05 »
Não sei se contrataria um cotista, ele já é estigmatizado e enfim. Depende também do perfil que ele demonstra ter comparado a um não-cotista. Mas confesso ficar inclinada a não ficar fazendo esse tipo de caridade cristã, mas como eu falei, depende do perfil do candidato :)

Ah, 2-3 anos depois de formado a faculdade vale nada, o estigma some depois de um tempo. E acho que a conclusão é a seguinte, ser ou não cotista é ou deveria ser irrelevante

No meu ver essa questão do desempenho acadêmico tem muito mais haver com a área em que ele vai trabalhar, não raro vejo pessoas que trabalham na indústria aqui e precisam comprovar seu desempenho para algumas vagas.

Geralmente as carreiras mais técnicas tem mais propensão à isso, no primeiro emprego. Mas ainda sim conta bem mais indicação e currículo para candidatos às melhores vagas.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 20:00:48 »
Eu estava pensando nessa possibilidade segundos antes de chegar neste post! Acabo de mudar minha opinião sobre o sistema de cotas... Mais resultados como este e eu passo a ser favorável ao sistema, porque o que me fazia posicionar contra era exatamente a possibilidade desses alunos cotistas não conseguirem acompanhar o rendimento dos não-cotistas.

Já eu sou contra as cotas apesar dos cotistas se saírem melhor (se é que esses estudos que eu citei são conclusivos), pois acredito que esse sistema fere a isonomia entre os cidadãos.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 20:37:51 »

Já eu sou contra as cotas apesar dos cotistas se saírem melhor (se é que esses estudos que eu citei são conclusivos), pois acredito que esse sistema fere a isonomia entre os cidadãos.

E o argumento que dá base às cotas é totalmente sem sentido. A sociedade de hoje não é culpada pelos erros cometidos por sociedades do passado. Se o Estado quer que os indivíduos das escolas públicas tenham acesso às universidades ele deve melhorar as escolas públicas e não guardar vagas no sistema de seleção. (Se as cotas fossem relativas à renda da família do indivíduo, eu até as toleraria, mas o critério racial é muito impreciso e arbitrário)
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 20:45:19 »

Também acho.

E quanto a toda a conversa sobre "reparação histórica", faz sentido para você, Nightmare?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #35 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 21:48:55 »
Também acho.
E quanto a toda a conversa sobre "reparação histórica", faz sentido para você, Nightmare?
Eu não defendo cotas por critérios raciais. Mas aceito cotas por critérios sócio-econômicos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #36 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 01:35:21 »
As cotas da Uerj também são por critérios raciais, mas principalmente por sócio-econômicos. Ocorre que aqui no RJ quem é pobre E estudou a vida inteira em escola pública tende a ser negro.

Frente a esses resultados empíricos eu estou reavaliando minha posição contrária a cotas sócio-econômicas. Mas ainda gostaria de ver a metodologia deles.

E cadê o Adriano agora? Ele gostaria de ver isso :-)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #37 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 01:44:15 »
Se eu fosse alguém super-rígido, e fazendo uma generalização, não contrataria.

Como não sou...

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 02:28:13 »
Uma pergunta para aqueles que votaram que não contratariam:

Vocês não acham que polemizar por uma coisa no passado que não necessariamente atrapalha o desempenho de um funcionário não é ideologizar desnecessariamente uma empresa? Ou por um acaso seria a "função social" da empresa punir aquelas pessoas que "furaram a fila", independente da competência delas?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 04:24:23 »
Uma pergunta para aqueles que votaram que não contratariam:

Vocês não acham que polemizar por uma coisa no passado que não necessariamente atrapalha o desempenho de um funcionário não é ideologizar desnecessariamente uma empresa? Ou por um acaso seria a "função social" da empresa punir aquelas pessoas que "furaram a fila", independente da competência delas?

Eu apenas não contrataria se não houvesse outros métodos para avaliar as competências necessárias para o cargo. Eu visaria contratar um bom profissional, só isso.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 04:54:59 »
Bom, é que essa situação é essencialmente impossível, uma provinha, ou mesmo um case interview já basta para avaliar bem um candidato.

E a questão de contratar um cotista poder trazer lucro para a empresa na forma de novos consumidores que acreditam em "ação social", mesmo que disfarçada, ou quem sabe isenção de impostos por alguma ação futura do governo?

Sinceramente, acho que o único motivo para desprezar o cotista por ser cotista é razão pessoal, para posicionar contra as cotas em si. Do ponto de vista de resultados, mesmo na situação improvável de extremo equilíbrio de competências, o cotista pode ou poderá atrair ganhos secundários.

Por mais que eu não concorde com cotas (apesar desses resultados de desempenho apresentados meio que me balançarem para as cotas sociais) minha empresa tem que ser levada do ponto de vista de maximização do retorno financeiro, sem ideologias, quaisquer que elas sejam. A não ser que uma determinada ideologia dê mais retorno, como incentivos do governo ou de clientes eco-socio-comuno-chatos.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 05:06:16 »
Bom, é que essa situação é essencialmente impossível, uma provinha, ou mesmo um case interview já basta para avaliar bem um candidato.

E a questão de contratar um cotista poder trazer lucro para a empresa na forma de novos consumidores que acreditam em "ação social", mesmo que disfarçada, ou quem sabe isenção de impostos por alguma ação futura do governo?

Sinceramente, acho que o único motivo para desprezar o cotista por ser cotista é razão pessoal, para posicionar contra as cotas em si. Do ponto de vista de resultados, mesmo na situação improvável de extremo equilíbrio de competências, o cotista pode ou poderá atrair ganhos secundários.

Por mais que eu não concorde com cotas (apesar desses resultados de desempenho apresentados meio que me balançarem para as cotas sociais) minha empresa tem que ser levada do ponto de vista de maximização do retorno financeiro, sem ideologias, quaisquer que elas sejam. A não ser que uma determinada ideologia dê mais retorno, como incentivos do governo ou de clientes eco-socio-comuno-chatos.

Você está correto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 06:19:22 »
Esse Partiti é um mau exemplo.  Está sempre sendo sensato e perceptivo.  Onde vamos parar desse jeito? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #43 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 08:04:27 »
* Alenônimo cai de pára-quedas e não lê o título do tópico

Não, eu não contrataria um forista. Esse pessoal não sai do fórum, quem dirá trabalhar!

:hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 11:58:32 »
* Alenônimo cai de pára-quedas e não lê o título do tópico

Não, eu não contrataria um forista. Esse pessoal não sai do fórum, quem dirá trabalhar!

:hihi:

:histeria:

Temma

• Visitante
« Resposta #45 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 16:04:00 »
alguém já ouviu falar em alguém formado que foi contratado pela sua nota de vestibular ao invés de coisas  como histórico acadêmico, estágios desenvolvidos durante o curso ou trabalho de graduação?

sei lá, avaliar alguém pela nota do vestibular me parece tão irreal. um mundo de coisas ocorre depois daquilo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:10:19 »
supondo que o candidato cotista fosse identificado, o que não acontece, poderia o contratar se ele fosse bom. a coisa é que preconceito é preconceito; o mesmo preconceito (justificado, diga-se), que se tem contra um potencial empregado oriundo da unip em relação a um da usp eu teria em relação ao cotista identificado. assim, o sujeito até poderia se mostrar bom, mas teria mais trabalho que o outro. mas é uma situação irreal já que eles não são identificados.

tem outra coisa também. eu estava pensando, outro dia, o que aconteceria se eu ficasse paraplégico. "o lado bom", pensei, "é que teria cota em concurso público". então pus-me a pensar um pouco mais e pensei que seria tanto um desrespeito contra a minha capacidade quanto mesmo algum tipo de aproveitamento imoral, e que provavelmente ralaria pra passar como qualquer pessoa comum. aproveitar-me da cota, portanto, apesar de lícito, seria imoral. claro, podem dizer, é fácil falar tendo duas pernas que funcionam, e de fato não posso garantir que não mudaria de idéia, mas realmente acho que me manteria fiel a isso. aonde quero chegar é o seguinte; caráter também é fator relevante na contratação de alguém, e eu certamente poderia levar isso em consideração.

sei lá, avaliar alguém pela nota do vestibular me parece tão irreal. um mundo de coisas ocorre depois daquilo.
não é o critério perfeito mas tem seu valor, temma. o nível intelectual nas universidades públicas em geral, apesar de baixo, ainda é maior do que o nas universidades privadas em geral. é claro que já há algumas privadas concorridíssimas e com um nível geral muito bom, mas aí é decorrência justamente da concorrência. quer dizer, há uma correlação bem evidente entre vestibular e capacidade intelectual, por mais que um ponto escape da reta vez ou outra.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2008, 17:13:01 por Rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:24:59 »
Mas se o cara é pobre/negro e quer estudar numa faculdade com cotas, ele é automaticamente um cotista, independente da vontade ou nota dele.

Mesmo assim não vejo algo tão demoníaco assim entrar numa faculdade por cotas, aproveitar chances quando elas aparecem é até um sinal bom para o candidato.

E já vi empresas, grandes líderes de mercados, que até incentivam esse comportamento de sucesso a qualquer preço, mesmo que seja às custas do seu semelhante. Caráter é superestimado, não necessariamente gera retorno para a empresa.

E ninguém olha vestibular, nunca precisei nem falar minha colocação. Vestibular não é sequer um filtro de conhecimentos gerais, é mais um de qualidade de ensino médio, que agrega muito pouco para o funcionário. É muito mais lógico avaliar coisas mais ligadas ao raciocínio lógico e conhecimentos gerais, que avaliam a real capacidade do funcionário de agregar algo do que a capacidade de decorar fórmulas e datas para uma única prova feita há mais de 4 anos atrás.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:37:27 »
Mas se o cara é pobre/negro e quer estudar numa faculdade com cotas, ele é automaticamente um cotista, independente da vontade ou nota dele.
é só não se declarar negro.
E já vi empresas, grandes líderes de mercados, que até incentivam esse comportamento de sucesso a qualquer preço, mesmo que seja às custas do seu semelhante. Caráter é superestimado, não necessariamente gera retorno para a empresa.
ahm. e é.
E ninguém olha vestibular, nunca precisei nem falar minha colocação. Vestibular não é sequer um filtro de conhecimentos gerais, é mais um de qualidade de ensino médio, que agrega muito pouco para o funcionário. É muito mais lógico avaliar coisas mais ligadas ao raciocínio lógico e conhecimentos gerais, que avaliam a real capacidade do funcionário de agregar algo do que a capacidade de decorar fórmulas e datas para uma única prova feita há mais de 4 anos atrás.
alguma coisa significa, partiti, você sabe. não se trata só da capacidade de decorar formulas e datas, até porque pelo menos a fuvest tem fugido deste formato. acho inegável dizer que a tendência é que o sujeito que passou por um vestibular concorrido seja mais apto do que a média, e não só em decorar fórmulas. também não é só uma questão de disponibilidade de meios; não é pouca gente que estuda em bons colégios e faz bons cursinhos. é muita mesmo, muito mais gente do que o número de vagas públicas que há.
mas concordo que da aprovação ao diploma muita água corre e uma avaliação mais casuística pode levar a melhores resultados. mas tudo depende de que tipo de empregador falamos, uma avaliação assim nem sempre é viável para todos os candidatos. um muito requisitado, muito grande, vai usar de muitos filtros para que uma avaliação mais completa possa ser feita nos candidatos no final do funil. no caso de uma empresa menor, suponho que dê pra avaliar melhor.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:45:52 »
Eu na universidade nunca percebi uma correlação entre o desempenho da pessoa no vestibular e seu desempenho no curso. É muito comum pessoas que se colocaram bem no vestibular se saiam mal e pessoas que passaram nas últimas posições se saiam bem nas matérias. Também conheço casos de estudantes que eram ruins nos primeiros anos de curso, mas se tornaram alguns dos melhores da turma do meio para o fim. Enfim, muita, muita coisa acontece entre o vestibular e a formatura.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!