Muito boa essa parte, Ricardo.
Achei esse aqui diferente também.
Putz cara, esse vídeo parece ser mais confiável.
Não consigo nem ao menos fazer um achismo do que poderia ter sido aquilo. Uma cobrança de falta do Roberto Carlos?
O objeto voador deveria estar a o quê? Chutando por baixo, uns 800 a 1000 km por hora, sendo que o avião estaria talvez na metade disso? - Não tinha assistido todo o vídeo antes de comentar.
Certa vez eu vi um objeto semelhante a esse que supostamente derrubou o tucano.
Era domingo, eu estava deitado em uma rede debaixo de uma mangueira que existe nos fundos do quintal daqui de casa, a botar a leitura em dia, como costumo sempre fazer nos finais de semana. Devia ser entre 11h e 12h.
Dei uma pausa na leitura, pra dá aquela descasada na vista. Estava olhando para o céu, que naquela manhã estava totalmente limpo e claro, sem nenhuma nuvem. Posso dizer que fazia um céu de brigadeiro.
Foi aí que um objeto esférico cruzou o céu bem na minha frente. Ele não era grande - de onde eu estava o tamanho percebido era mais ou menos o de uma bola de futebol. Ele se deslocava muito rapidamente, e fazia mesmo aquele efeito esfumaçado de uma bola chutada, ou sacada, com força. A altura não devia passar de uns cem metros e como naquele tempo (acho que faz aproximadamente uns 8 anos) não existiam prédios altos (mais de 15 andares) aqui, ele deve ter cruzado facilmente a cidade, já que sempre mantinha a mesma altura, sem qualquer sinal de variação, deslocando-se em linha reta.
No momento que o vi cruzar a minha frente não tive reação alguma, como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo (depois cheguei até a achar estranha essa minha reação imediata). Só depois de mais ou menos uns cinco segundos, quando ele desapareceu completamente, foi que a ficha caiu.
Aí eu passei a me perguntar o que poderia ter sido aquilo. É muito estranho porque você não consegue pensar em nada que tenha formato de bola e possa se comportar daquela maneira, como algo guiado, sei lá. Foi muito esquisito. Pouco depois eu contei pro pessoal de casa, e imagina só? Ninguém acreditou.
Ainda hoje eu me pergunto o que poderia ter sido aquilo. Não sou do tipo que acredita nesse negócio de et's, acho até que haja uma explicação não muito complicada para o ocorrido (ou, em último caso, até mesmo muitíssimo complicada). Mas o que acontece de fato é que ainda hoje eu não consegui encontrar uma explicação e pra mim aquilo continua sendo realmente um ovni, seja ele humano ou não.
Assistindo a essa reportagem do avião eu lembrei do caso. Como eu disso pode ter sido algo natural, como uma ilusão de ótica, sei lá. O que eu sei é que foi muito esquisito e ainda hoje eu não acho explicação alguma para o fato de um objeto semelhante a uma bola se deslocar a altas velocidades, em linha reta e altura constantes.
Deixo o caso em aberto para quem quiser deixar sua opinião sobre o que supostamente poderia se comportar daquele modo (tendo a aparência descrita).