porque parece ser inevitável, afinal vivem em bandos, e não há como distinguir quem é filho de quem. se trataria de uma adaptação de machos a fêmeas. afinal, a fêmea sendo promíscua, nesse caso específico, favoreceu a um maior número de filhos, e com a proteção de todo o bando. foi um "caminho evolutivo" que deu certo. em outras espécies isso raramente acontece. você citou o caso dos bonobos como se fosse algo anti-darwnismo. não o é
Os bonobos tem tantos filhotes quanto outros grupos animais semelhantes, nem mais nem menos.
E eu não citei o caso dos bonobos como sendo anti-darwnismo... se você não consegue interpretar o texto fica difícil.
sentimos ciúmes. o homem muito mais direcionado ao ato sexual em si, e ainda muito mais violento, recorrendo a táticas cruéis como extirpação do clitóris e cintos da castidade. curioso é que o homem é aquele que justamente corre o risco de "criar o filho dos outros" em caso de infidelidade . por outro lado, historicamente muitos homens desposaram varias mulheres, e também as mulheres reagem mais à traição de maneira diferente. sexo casual não é tão ameaçador quanto uma 'segunda esposa', afinal, no segundo caso os recursos da "primeira" sofrem a ameaça de serem divididos.
Assim como existem casos de mulheres que castram seus maridos, mulheres que se serviam de escravos, etc...
Em sociedades machistas, nada mais natural que as mulheres tenham saido com desvantagens históricas.
Agora... dizer que isso é medo de criar bebes alheios e não espalhar os genes... é uma idéia bem tolinha e não demonstrada.
o dia que for comum um japonês todo feliz ao ver o médico dando tapinhas na bunda de um negrinho recem-nascido e aceitá-lo naturalmente como filho, aí eu até considero que "provavelmente" somos assim tão desprendidos
Quantos homens não passaram por esse tipo de situação e aceitaram?
Quantos homens não casam com mães solteiras e criam o filho delas como sendo o próprio filho?
Quantos casais não adotam crianças?
Eu sei que eu não teria problema nenhum em criar o filho de outro, pois o pai é quem cria, não quem doa os genes... e sou favoravel ao poliamor, a relacionamentos abertos.
O resto é preconceito cultural.
O que você está sugerindo o mesmo que dizer que somos geneticamente racistas, xenofobicos, homofobicos, etc...
Ciúmes, sentimento de posse e preconceito são irracionais e podem ser moldados ou influenciados pela cultura.
Sim... lésbicas criadas em uma sociedade onde a mulher é tachada de vagabunda se tiver muitos parceiros.
uma piada essa sua "explicação"(ou seria subterfúgio?).
qualquer um pode notar que se há algo cultural que influencie na sexualidade masculina, seria algo que desincentive a homossexualidade.
E o que isso tem a ver com a questão?
A cultura desincentiva a homossexualidade sim... o que isso tem a ver com homens serem mais promíscuos que mulheres por quererem espalhar os genes?
Você está misturando as bolas.
só um último adendo, se não me engano, as lésbicas tinham ainda muito menos relações também que as mulheres heterossexuais, com relações tendendo à monogamia e estabilidade.
E?
Se você tira o homem que é influenciado a ser o garanhão e deixa apenas as mulheres influenciadas a serem santinhas... resulta nisso.
Em que isso muda alguma coisa na questão?
Isso é evidencia de que homens são geneticamente promíscuos por que querem espalhar genes?