Autor Tópico: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias  (Lida 5441 vezes)

Suyndara

• Visitante
Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 12:46:27 »
Apenas 21% das pessoas no país asiático são contra a prática, diz pesquisa feita por jornal.
Homens idosos são a fatia da população mais favorável à chamada 'captura científica'.

Sessenta e cinco por cento dos japoneses apóiam a caça às baleias com objetivos "científicos" e 56% se declaram dispostos a comê-las, apesar das críticas à campanha de caça lançada pelo Japão na Antártida, segundo pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal "Asahi".

O caráter "científico" da caça é o argumento das autoridades japonesas para justificar a prática, que burla a moratória internacional imposta à captura comercial desde 1986. Além disso, 56% dos japoneses interrogados se disseram dispostos a comer carne de baleia, contra 26%.

Em sua maioria, os homens de idade são os que mais aprovam a pesca do mamífero e seu consumo, enquanto que as mulheres mais jovens são as que mais se opõem a isso.

A pesquisa foi realizada antes da difusão, por parte do governo australiano, de imagens onde se vê como uma baleia e seu filhote são mortos por pescadores japoneses no Antártico, onde a frota japonesa lançou há algumas semanas uma campanha para matar mil cetáceos antes de abril.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL291186-5602,00.html

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:09:51 »
morte às baleias! hehe

. . . . .
no caso do japão a coisa é meio histórica. eles costumam se justificar dizendo que os ocidentais pescaram todas as baleias deles (o que é verdade) e que é por isso que eles pescam as do mundo inteiro. não que uma coisa justifique a outra, mas...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 15:48:51 »
Como se os japoneses tivessem alguma grande necessidade de provar que são tão falhos quanto outras culturas...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 16:08:08 »
Comer baleias faz parte da cultura deles faz tempo. Mas se é proibido eles precisam obedecer, caralho!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 18:02:23 »
É tão normal para eles (por fazer parte da cultura) comer baleia, como para nós ocidentais comer carne bovina.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 18:02:57 »
O que eu acho foda.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 18:31:25 »
Comer baleias faz parte da cultura deles faz tempo. Mas se é proibido eles precisam obedecer, caralho!

Proibido por quem?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:34:04 »
O caráter "científico" da caça é o argumento das autoridades japonesas para justificar a prática, que burla a moratória internacional imposta à captura comercial desde 1986

:ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 18:17:55 »
Por que é proibido?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 18:20:50 »
A carne de baleia deve ser boa.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:03:44 »
Por que é proibido?

Coisas de ecochatos :P

E fico eu pensando, as baleias não tem predadores naturais, se os japoneses não matarem e houver uma superpopulação delas? Muito grandes e desengonçadas ::)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:15:39 »
Por que é proibido?

E fico eu pensando, as baleias não tem predadores naturais, se os japoneses não matarem e houver uma superpopulação delas? Muito grandes e desengonçadas ::)

Falou isso brincando né?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 20:46:19 »
Por que é proibido?

Falou isso brincando né?

Falei não.

Inventaram de proteger os pombos lá em Londres, pq eram símbolo da cidade e tal e eles viraram pragas :lol:

Danieli

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 20:56:41 »
Eu não sou bióloga e estou bem longe disso, mas a caça das baleias se é predatória e alguma espécie corre risco de extinção, era coisa de se pensar e fazer de uma maneira consciente a preservar as espécies que correm risco de não existir mais.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:33:07 »
Eu não sou bióloga e estou bem longe disso, mas a caça das baleias se é predatória e alguma espécie corre risco de extinção, era coisa de se pensar e fazer de uma maneira consciente a preservar as espécies que correm risco de não existir mais.

Para espécies com risco de extinção sim :ok:

Algumas espécies, como a Jubarte estão ameaçadas, as outras não. E os ursos polares? Até agora não se fala em como "defendê-los" e eles são bem fofos :hihi:

Danieli

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:41:05 »

Algumas espécies, como a Jubarte estão ameaçadas, as outras não. E os ursos polares? Até agora não se fala em como "defendê-los" e eles são bem fofos :hihi:

Porque todos só querem defender os coalas? :|

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:03:20 »
Baleia é gostoso? Alguém ja comeu? Deve ser bom.

Gaaaaaaaaaaaahhh eu estava falando dos ursos polares que vão morrer, tadinhos, ninguém liga pra eles. A pior coisa do aquecimento global é matar os ursos e os penguins. Pode afogar os caiçaras que eu nem ligo. :D

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:14:15 »
Baleia é gostoso? Alguém ja comeu? Deve ser bom.

Gaaaaaaaaaaaahhh eu estava falando dos ursos polares que vão morrer, tadinhos, ninguém liga pra eles. A pior coisa do aquecimento global é matar os ursos e os penguins. Pode afogar os caiçaras que eu nem ligo. :D

:histeria:

Acho que também não ligo pros caiçaras :P

Mas os ursos eu realmente sinto muita pena :vergonha:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:16:16 »

Porque todos só querem defender os coalas? :|

Não sei.

Mas parece preconceito :P

No caso dos coalas, eles são usados como espécie guarda-chuvas, ou seja, pra protegê-los vc tem que defender todo o habitat deles :wink:

Lembra do mico leão dourado? Ele é bonitinho, daí vc usa o bichinho bonitinho pra convencer as pessoas a preservarem a mata atlântida como um todo :ok:

É uma espécie de estratégia de marketing pra conservação.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 16:38:27 »
Por que não proibir? Se quiserem caçar baleias para consumo próprio ou exportação que as reproduzam em cativeiro. Não é que nem gado ou salmão, imagino que não valha a pena criar em cativeiro ou não seja possível.

Também entendo que eles mal têm espaço para pecuária, por exemplo.

Mas o preço do impacto ambiental a ser pago não vale o preço do kg da carne de baleia.

É como o Brasil oficialmente começar a desmatar a Amazônia, vender a madeira e usar o espaço para a prática da pecuária, porque a princípio isso será benéfico à economia do país.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:43:15 »
Carne de baleia é uma fortuna e nem é tão gostosa assim.........

Mas é sacanagem o mundo inteiro ficar fazendo esse showzinho por causa das baleias.Muita hipocrisia, todos desmatam, poluem, e quase todos ja exterminaram alguma espécia nativa de seus territórios.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:59:08 »
Carne de baleia é uma fortuna e nem é tão gostosa assim.........

Mas é sacanagem o mundo inteiro ficar fazendo esse showzinho por causa das baleias.Muita hipocrisia, todos desmatam, poluem, e quase todos ja exterminaram alguma espécia nativa de seus territórios.....

Mas até onde a reportagem mostra, eles não estão no território deles... e ainda estão mentindo descaradamente dizendo que a pesquisa é por razões científicas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:04:26 »
E por acaso esses países se limitam a degradar o planeta exclusivamente em seus territórios?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:09:43 »
E por acaso tu quoque realmente funciona nesses casos??

De qualquer forma... é meio idiota pensar que um país desenvolvido como o Japão se atenha a uma tradição de comer uma espécie em extinção, quando você mesmo disse que a carne além de cara, nem é tão boa...

E nem seria por razões de falta de alimentos, se é tão cara, não é alimento regular pra população inteira... parece ser só pela tradição da coisa mesmo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:14:53 »
(Carne de baleia? :enjoo:)

Um erro não justifica outro, só porque tem países que degradam o meio ambiente  isso dá automaticamente autorização para o japão caçar baleias?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!