Vão ter que distribuir embargos à praticamente o mundo todo, se o critério for a degradação ambiental...
Achei outros sites, inclusive de revistas científicas, que apresentam uma dinâmica diferente no ártico da dinâmica que esse blog está apresentando.
Links???
Desculpa, não salvei os links. Eu pesquisei "plancton temperatura água geleiras" (sem as aspas).
Na busca também achei esse blog. Por acaso, em uma rápida lida pelos resultados, esse era o único dizendo que o plâncton faz as águas dos pólos se manterem geladas. Nos outros resultados que falavam sobre isso, a água gelada é que era a causadora do aparecimento do plâncton, por ela absorver mais CO2.
Aí fica a dúvida: as águas são geladas porque tem plâncton ou tem plâncton porque são geladas?
Eu não sei se nada disso está correto, mas podem ser ambas as coisas: o plâncton talvez prolifere mais na superfície de águas geladas (não imagino muito por que, talvez apenas por menor consumo), e sua presença talvez reduza o aquecimento de pequenas (ou não) "massas de água"
abaixo, (meio como as águas do Solimões e do Rio Negro)
Acho que isso seria o único modo disso fazer sentido, porque da forma que penso entender, uma água mais escurecida tenderia a
aquecer mais em vez de esfriar, porque a cor escura de qualquer coisa faz essencialmente com que a luz seja absorvida e em algo transformada em calor; isso ocorreria numa concentração maior do se a água fosse transparente, o que talvez até gerasse uma "homeostase" local, enquanto que sem qualquer coisa escura absorvendo a luz, a transformação da luz em calor seria muito mais dispersa e com menor tendência à uma "homeostase local", além de provavelmente ter também muito mais reflexão de volta ao espaço. Se não me engano, esse é inclusive um dos mecanismos que mantém a Terra aquecida, além do efeito estufa normal.
Mas isso não significaria, de qualquer forma, que a diminuição do plâncton não possa contribuir para o aquecimento, uma vez que é o responsável por metade da fotossíntese; apesar disso ser em algo compensado pela redução do aquecimento da água que ele mesmo tem (se eu não me engano na lógica anterior).