Autor Tópico: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias  (Lida 5442 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:16:39 »
E por acaso tu quoque realmente funciona nesses casos??

De qualquer forma... é meio idiota pensar que um país desenvolvido como o Japão se atenha a uma tradição de comer uma espécie em extinção, quando você mesmo disse que a carne além de cara, nem é tão boa...

E nem seria por razões de falta de alimentos, se é tão cara, não é alimento regular pra população inteira... parece ser só pela tradição da coisa mesmo...

Nãoé tu quoque, é pra esse povo parar com essa hipocrisia de falar do rabo dos outros sem olhar o próprio rabo.Nego falando na reportagem que é uma cena desumana a morte das baleias enquanto o povo saboreia um bom pedaço de picanha........

E concordo plennamente com você, é uma tradição estúpida , mas que imagino eu tende a acabar, só espero que as pobres baleias não acabem antes.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:18:22 »
(Carne de baleia? :enjoo:)

Um erro não justifica outro, só porque tem países que degradam o meio ambiente  isso dá automaticamente autorização para o japão caçar baleias?

Pior é que é ruizinha mesmo........ aparentemente parece carne de boi, mas o gosto é estranho......

Pior é carne de tubarão......... cara (um sushi custa 100 dólares) e é ruim de doer........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:21:03 »
Minha única dúvida é: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:23:30 »
Oras, se você vê um erro cometido pelo seu vizinho e o alerta, não torna o erro menos verdadeiro...

Na Coréia tem os cachorros, mas li uma notícia que dizia que durante a Copa, foi proibida a venda... será que diminuiu o consumo após isso?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:25:51 »
(Carne de baleia? :enjoo:)

Um erro não justifica outro, só porque tem países que degradam o meio ambiente  isso dá automaticamente autorização para o japão caçar baleias?

Pior é que é ruizinha mesmo........ aparentemente parece carne de boi, mas o gosto é estranho......

Pior é carne de tubarão......... cara (um sushi custa 100 dólares) e é ruim de doer........
Deve ter um gosto muito estranho mesmo :enjoo: ... prefiro aquele sushi normal mesmo...com salmão e etc... ou sashimi :janta:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:31:01 »
Oras, se você vê um erro cometido pelo seu vizinho e o alerta, não torna o erro menos verdadeiro...

Na Coréia tem os cachorros, mas li uma notícia que dizia que durante a Copa, foi proibida a venda... será que diminuiu o consumo após isso?

De que adianta você alerta o seu vizinho de bater no cachorro dele se você continua batendo no seu gato?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:31:31 »
Minha única dúvida é: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?

O que muda para os habitantes do planeta se você for assassinado?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #32 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:36:08 »

Nada. Por isso mesmo a maioria deles não dá a mínima.

Minha pergunta permanece. Alguem se propõe a responder?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:38:31 »

O que muda para os habitantes do planeta se a raça humana for extinta?

(agora respondendo a pergunta das baleias) Acho que quem responde melhor isso é um biólogo que conhece cadeia alimentar e etc... mas o fato de uma espécie ser extinta afeta todas as outras e causa desequilibrio no meio ambiente...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:42:03 »

De que adianta você alerta o seu vizinho de bater no cachorro dele se você continua batendo no seu gato?

Acho que isso não invalida de maneira nenhuma o alerta... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #35 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:50:43 »

O que muda para os habitantes do planeta se a raça humana for extinta?

(agora respondendo a pergunta das baleias) Acho que quem responde melhor isso é um biólogo que conhece cadeia alimentar e etc... mas o fato de uma espécie ser extinta afeta todas as outras e causa desequilibrio no meio ambiente...

Ainda espero uma resposta para minha questão, no lugar de perguntas do tipo "e se fosse com você?" ou "e se fosse com a raça humana?".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:05:32 »
Ainda espero uma resposta para minha questão, no lugar de perguntas do tipo "e se fosse com você?" ou "e se fosse com a raça humana?".

http://jairclopes.clickblog.com.br/2008/01/07/e-por-falar-em-baleias/

Digitado no google: effects of extinction of whales

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:19:44 »

Numa resposta mais breve do que a que eu tinha dado anteriormente: não se tem como saber exatamente, mas se sabe que pode ser mais prejudicial do que simplesmente "perder as baleias", como perder outras espécies de peixes que consumimos como efeito colateral, ou outras coisas diversas. Basicamente, porque há complexas cadeias "relações" entre os organismos, umas populações afetam/controlam/dependem de outras e etc, não existem organismos totalmente auto-suficientes que toleram toda e qualquer mudança ambiental.

Nós também somos organismos/espécies animais, não os donos do planeta, alheios a tudo isso, colocados aqui por deus para fazermos o que bem entendermos inconseqüentemente porque deus  criou os outros seres apenas como enfeite inútil para nós cuja perda não significa nada além da perda desse enfeite. Eventualmente isso afeta a nós; talvez não diretamente com a perda das baleias, mas com algum dos efeitos colaterais.

Isso não significa nem que devessem existir "direitos dos animais", que não podemos fazer com os animais ou plantas o que não gostaríamos que fizessem com a gente e etc, apenas que a modificação do ambiente não é livre de riscos para nós.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #38 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:28:16 »

Achei outros sites, inclusive de revistas científicas, que apresentam uma dinâmica diferente no ártico da dinâmica que esse blog está apresentando.

Numa resposta mais breve do que a que eu tinha dado anteriormente: não se tem como saber exatamente, mas se sabe que pode ser mais prejudicial do que simplesmente "perder as baleias", como perder outras espécies de peixes que consumimos como efeito colateral, ou outras coisas diversas. Basicamente, porque há complexas cadeias "relações" entre os organismos, umas populações afetam/controlam/dependem de outras e etc, não existem organismos totalmente auto-suficientes que toleram toda e qualquer mudança ambiental.

Nós também somos organismos/espécies animais, não os donos do planeta, alheios a tudo isso, colocados aqui por deus para fazermos o que bem entendermos inconseqüentemente porque deus  criou os outros seres apenas como enfeite inútil para nós cuja perda não significa nada além da perda desse enfeite. Eventualmente isso afeta a nós; talvez não diretamente com a perda das baleias, mas com algum dos efeitos colaterais.

Isso não significa nem que devessem existir "direitos dos animais", que não podemos fazer com os animais ou plantas o que não gostaríamos que fizessem com a gente e etc, apenas que a modificação do ambiente não é livre de riscos para nós.

Resumindo: brigamos contra a extinção das baleias sem saber extamente o porque, mas deve haver algum motivo. Só não sabemos qual ainda.

Com um argumento desses não me admira que os japoneses continuem caçando baleias...

Temos que ser mais práticos. Se queremos acabar com a matança de baleias, precisamos mostrar em detalhes as perdas que a extinção delas vai causar para o mundo. Apenas dizer que há o risco de alguma coisa indefinida acontecer não convence empresários.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:46:02 »
Talvez "cadeia neles"/embargos convençam. Assim, mesmo que o lucro imediato e mais concreto pareça tentador diante de riscos mais nebulosos e abstratos, se tem um incentivo mais "acessível" a mentes um pouco mais imediatistas/infantis.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:47:28 »

Achei outros sites, inclusive de revistas científicas, que apresentam uma dinâmica diferente no ártico da dinâmica que esse blog está apresentando.

Links???

Resumindo: brigamos contra a extinção das baleias sem saber extamente o porque, mas deve haver algum motivo. Só não sabemos qual ainda.

Com um argumento desses não me admira que os japoneses continuem caçando baleias...

Temos que ser mais práticos. Se queremos acabar com a matança de baleias, precisamos mostrar em detalhes as perdas que a extinção delas vai causar para o mundo. Apenas dizer que há o risco de alguma coisa indefinida acontecer não convence empresários.

Em Direito Ambiental, existe um princípio que é o da Precauçao, onde, não conhecendo os efeitos de determinada ação sobre o meio-ambiente, escolhe-se tomar medidas que minimizem qualquer efeito colateral decorrente de uma ação degradante (aplicada por exemplo, nos alimentos transgênicos, que são novos e ainda não possuem estudos que indiquem seus efeitos a longo prazo).

Se existem evidências ou suspeitas de que a extinção ou mesmo a diminuição do número de indíviduos de uma espécia modifica negativamente um ecossistema, é responsável evitar fazê-lo.

Não sou biólogo, mas sei que animais não estão inseridos em um ecossistema por acaso. Animais de proporções de baleias sem dúvida criam grandes mudanças quando retirados abruptamente da cadeia alimentar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:49:31 »
Acho que um embargo seria legal, mas o mesmo teria q1ue ser feito com váaaarios outros países, o Brasil é um deles.....

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #42 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 16:01:10 »
Vão ter que distribuir embargos à praticamente o mundo todo, se o critério for a degradação ambiental...

Links???

Desculpa, não salvei os links. Eu pesquisei "plancton temperatura água geleiras" (sem as aspas).

Na busca também achei esse blog. Por acaso, em uma rápida lida pelos resultados, esse era o único dizendo que o plâncton faz as águas dos pólos se manterem geladas. Nos outros resultados que falavam sobre isso, a água gelada é que era a causadora do aparecimento do plâncton, por ela absorver mais CO2.

Aí fica a dúvida: as águas são geladas porque tem plâncton ou tem plâncton porque são geladas?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 16:11:39 »
Se existem evidências ou suspeitas de que a extinção ou mesmo a diminuição do número de indíviduos de uma espécia modifica negativamente um ecossistema, é responsável evitar fazê-lo.
não tem nada a ver com o tópico, mas é curioso que as pessoas de bom senso pensem assim quando se trata do 'sistema ambiental', mas achem bobeira este tipo de precaução quando se trata do sistema social, que é muito mais complexo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 00:06:19 »
Eu não sei se entendi bem a analogia....

A coisa mais próxima disso seria ver a analogia com o sistema econômico, a favor de não-intervencionismo...

Mas acho que em ambos os casos, deve-se tentar chegar num meio-termo mais "ideal"; mexer demais na natureza é meio arriscado, mas isso não significa que não devemos ter gado, agricultura, cidades, nos precavermos de pragas e doenças; e de forma similar, a economia totalmente "ao natural" também pode ter seus análogos à pragas, desequilíbrios ecológicos, e desvantagens de viver no meio do mato sem casas, cidades, e toda sua infra-estrutura que melhora muito a qualidade de vida de todos.

E ao mesmo tempo, tudo "ao natural" é ruim demais em ambas as áreas, mas muita intervenção também é, como exemplificam os colapsos do livro "colapso" do Jared Diamond e o colapso da união soviética. 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 00:36:50 »
Vão ter que distribuir embargos à praticamente o mundo todo, se o critério for a degradação ambiental...

Links???

Desculpa, não salvei os links. Eu pesquisei "plancton temperatura água geleiras" (sem as aspas).

Na busca também achei esse blog. Por acaso, em uma rápida lida pelos resultados, esse era o único dizendo que o plâncton faz as águas dos pólos se manterem geladas. Nos outros resultados que falavam sobre isso, a água gelada é que era a causadora do aparecimento do plâncton, por ela absorver mais CO2.

Aí fica a dúvida: as águas são geladas porque tem plâncton ou tem plâncton porque são geladas?

Eu não sei se nada disso está correto, mas podem ser ambas as coisas: o plâncton talvez prolifere mais na superfície de águas geladas (não imagino muito por que, talvez apenas por menor consumo), e sua presença talvez reduza o aquecimento de pequenas (ou não) "massas de água" abaixo, (meio como as águas do Solimões e do Rio Negro)

Acho que isso seria o único modo disso fazer sentido, porque da forma que penso entender, uma água mais escurecida tenderia a aquecer mais em vez de esfriar, porque a cor escura de qualquer coisa faz essencialmente com que a luz seja absorvida e em algo transformada em calor; isso ocorreria numa concentração maior do se a água fosse transparente, o que talvez até gerasse uma "homeostase" local, enquanto que sem qualquer coisa escura absorvendo a luz, a transformação da luz em calor seria muito mais dispersa e com menor tendência à uma "homeostase local", além de provavelmente ter também muito mais reflexão de volta ao espaço. Se não me engano, esse é inclusive um dos mecanismos que mantém a Terra aquecida, além do efeito estufa normal.

Mas isso não significaria, de qualquer forma, que a diminuição do plâncton não possa contribuir para o  aquecimento, uma vez que é o responsável por metade da fotossíntese; apesar disso ser em algo compensado pela redução do aquecimento da água que ele mesmo tem (se eu não me engano na lógica anterior).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #46 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 10:03:39 »

Esse é o típico pensamento egoísta e arrogante que mata o planeta :ok:

A grande maioria das espécies estão fadadas à extinção, mas o planeta se sustenta quando isso ocorre naturalmente, intervenções nesse processo geram desequilíbrios ao sistema e em geral provocam desastres.

Nesse caso, a responsabilidade deveria pesar mais do que uma mera tradição tosca.

[]s

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 10:56:19 »

Esse é o típico pensamento egoísta e arrogante que mata o planeta :ok:

A grande maioria das espécies estão fadadas à extinção, mas o planeta se sustenta quando isso ocorre naturalmente, intervenções nesse processo geram desequilíbrios ao sistema e em geral provocam desastres.

Nesse caso, a responsabilidade deveria pesar mais do que uma mera tradição tosca.

[]s
E Suny, por que sempre se retira os seres humanos da equacao "natural"? Por que se tem tanto trabalho para preservar especies quando elas estao potencialmente indo embora naturalmente?
"The patient refused an autopsy."

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 11:24:17 »
Citação de: Orbe

O que todo mundo sabe, é que isso irá afetar uma complexa cadeia alimentar, só não se sabe em que escala.

Mas diante da dúvida, respondo com a seguinte questão: vale a pena pagar pra descobrir? O consumo dessa carne é necessário a ponto de corrermos o risco?

O fato de não podermos avaliar com exatidão o impacto não valida a extinção delas. Aliás, esse argumento abre um perigoso precedente.

É absurdo validar a extinção de espécies só porque nossa ciência ainda não pode prever as consequências com exatidão. É mais absurdo ainda correr esse risco em troca de um luxo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 11:31:12 »
Eu não sei se entendi bem a analogia....

A coisa mais próxima disso seria ver a analogia com o sistema econômico, a favor de não-intervencionismo...

Mas acho que em ambos os casos, deve-se tentar chegar num meio-termo mais "ideal"; mexer demais na natureza é meio arriscado, mas isso não significa que não devemos ter gado, agricultura, cidades, nos precavermos de pragas e doenças; e de forma similar, a economia totalmente "ao natural" também pode ter seus análogos à pragas, desequilíbrios ecológicos, e desvantagens de viver no meio do mato sem casas, cidades, e toda sua infra-estrutura que melhora muito a qualidade de vida de todos.

E ao mesmo tempo, tudo "ao natural" é ruim demais em ambas as áreas, mas muita intervenção também é, como exemplificam os colapsos do livro "colapso" do Jared Diamond e o colapso da união soviética. 

o ponto central é a incapacidade humana de prever conseqüências de suas ações. é supervalorizada no campo ambiental mas quando se trata de, diga-se, erodir a estrutura familiar através de coisas como divórcio ou casamento gay é um fator totalmente descartado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!