Desculpe Orbe,
Chamar um ecólogo de "ecochato" é a pior das ofensas da humanidade
E eu não faço discursos, quem faz são os ecochatos, insurpotáveis e metidos que são
Eu detesto essa papagaida de "não mate as baleias", quem dera eles dissessem que é por que acham que as baleias são bonitas, "pacíficas", etc.
Quando falo em "hipótese gaia" me refiro a esse discurso de que a extinção de uma espécie iria desestruturar a cadeia alimentar, o que aliás, vc mesmo já percebeu que é balela
No caso das baleias, grande parte do "desespero" é pelo embargo à cultura e economia japonesa (coisa do "sonho americano" mesmo)
Os ursos polares e os pinguins imperiais também serão extintos, e bicho por bicho eu acho que meus netos achariam os ursos muito mais fofos
A questão da baleia é que de fato ela não tem predadores naturais, então existe dois problemas: se liberam a matança deliberada acaba o plancton e a quantidade de CO2 emitido na atmosfera, mas se não matam haverá uma super população de baleias, o que também não será bom.
O ideal seria um manejo ecológico, como é feito no brasil em relação a alguns pescados. Mas daí que essa decisão é política, e os japoneses não aceitam intervenção por considerarem uma questão cultural...
Se vc pegar as revistas de ecologia, está cheio de sugestões de manejo para este caso, o problema é que a mídia só mostra os ecochatos :'(
As pessoas acham agressivo matar uma foca a paulada, mas comem gado que foi morto na machadada sem o menor remorso...vai se entender?
[]s