Autor Tópico: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias  (Lida 5443 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias
« Resposta #50 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 12:15:22 »
Minha única dúvida é: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?

Esse é o típico pensamento egoísta e arrogante que mata o planeta :ok:

A grande maioria das espécies estão fadadas à extinção, mas o planeta se sustenta quando isso ocorre naturalmente, intervenções nesse processo geram desequilíbrios ao sistema e em geral provocam desastres.

Nesse caso, a responsabilidade deveria pesar mais do que uma mera tradição tosca.

[]s
E Suny, por que sempre se retira os seres humanos da equacao "natural"? Por que se tem tanto trabalho para preservar especies quando elas estao potencialmente indo embora naturalmente?

Mas é justamente aí que entro o quesito "egoísmo" que eu coloquei :lol:

A espécie humana faz parte da equação, infelizmente atrapalhando...mas a questão é que um desastre ambiental será prejudicial para nós também.

Eu preferia que meus descendentes vivessem bem :vergonha:

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #51 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 17:00:22 »
Minha única dúvida é: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?

Esse é o típico pensamento egoísta e arrogante que mata o planeta :ok:

A grande maioria das espécies estão fadadas à extinção, mas o planeta se sustenta quando isso ocorre naturalmente, intervenções nesse processo geram desequilíbrios ao sistema e em geral provocam desastres.

Nesse caso, a responsabilidade deveria pesar mais do que uma mera tradição tosca.

[]s

O eterno drama eco-chato sem argumentos... Isso pode comover outros eco-chatos, mas não vai fazer as pessoas que estão degradando o ambiente pararem suas atividades.

Que gera um desequilíbrio, não é novidade. E nem é um grande problema. A cadeia alimentar se adapta. Já extinguimos milhares de espécies e o planeta continua funcionando. O planeta sempre se adaptou a grandes catástrofes. Não creio que vai ser diferente com a extinção das baleias.

A humanidade se adapta também. Sobrevivemos a uma era glacial, ao surgimento e extinção de várias espécies e vamos sobreviver ao aquecimento global e a extinção de mais espécies.

Então, sendo prático, minha questão continua: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #52 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 19:08:21 »
Discurso "ecochato"?

Logo eu? Detesto Green Peace  :nojo:

Eu sou bióloga, eu sei do que estou falando, vc é que não   :D

A hipótese gaia já foi refutada há mais de duas décadas, só as pessoas desinformadas insistem nisso.

Sua pergunta é vazia, apenas demonstra falta de interesse pela questão ambiental (justamente o egoísmo que citei). Em suma, mero discurso de "a espécie humana é superior e irá sobreviver".

Os ecólogos não se preocupam com as baleias em si, essa é apenas uma estratégia para manter o ecossistema como um todo (pode procurar por "espécie guarda-chuva", deve ter alguma coisa no google). As simulações demonstram que o aumento exarcebado do plâncton vão acelerar o aquecimento global.

E ao contrário do que vc sugeriu, não existe garantia que a nossa espécie sobreviva  :ok:

Como eu disse antes, extinções sempre acontecem e representam o padrão natural e não a excessão, inclusive as extinções em massa, que ao que tudo indica possuem um ciclo estável. Mas interferências sempre causam desordens no sistema biológico, e se é possível evitar uma catástrofe, seria burrice não tentar :wink:

[]s

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #53 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 19:57:37 »
Discurso "ecochato"?

Logo eu? Detesto Green Peace  :nojo:

Eu sou bióloga, eu sei do que estou falando, vc é que não   :D

Mas eu nunca disse que eu soubesse mais que alguem aqui, sobre o assunto. Muito pelo contrário. Cheguei aqui perguntando, querendo saber. Esperando alguem que soubesse e respondesse minha simples pergunta.

Parabéns por saber do que fala.  :P

A hipótese gaia já foi refutada há mais de duas décadas, só as pessoas desinformadas insistem nisso.

Não falei sobre isso.

Sua pergunta é vazia, apenas demonstra falta de interesse pela questão ambiental (justamente o egoísmo que citei). Em suma, mero discurso de "a espécie humana é superior e irá sobreviver".

Errado. Minha pergunta é básica. É a pergunta que qualquer pessoa de fora das áreas de biologia e ecologia, com um mínimo de capacidade intelectual, se faz.

É claro que sempre tem aqueles que se contentam com um "não mate as baleias porque isso pode, talvez, quem sabe, um dia causar alguma coisa ruim para alguem". Mas esse não é o meu caso. E certamente não é o caso de quem lucra com a matança das baleias. Quem lucra com isso, quer saber exatamente porque deve parar com sua atividade. Não basta usar discursos bonitinhos sobre valor da vida ou fazer profecias do apocalipse para convencê-los.

As simulações demonstram que o aumento exarcebado do plâncton vão acelerar o aquecimento global.

Tá vendo? Não foi dificil responder minha pergunta.  :lol:

Poderia simplesmente ter dito isso desde o ínicio, em vez de perder tempo me acusando de egoísta, malvado e etc.

E ao contrário do que vc sugeriu, não existe garantia que a nossa espécie sobreviva  :ok:

Não há garantias de nada na vida.  :ok:

Como eu disse antes, extinções sempre acontecem e representam o padrão natural e não a excessão, inclusive as extinções em massa, que ao que tudo indica possuem um ciclo estável. Mas interferências sempre causam desordens no sistema biológico, e se é possível evitar uma catástrofe, seria burrice não tentar :wink:

[]s

A burrice maior não é deixar de tentar. E sim tentar, mas insistindo em discursos inadequados para convencer o público.  :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #54 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 20:20:27 »
Desculpe Orbe,

Chamar um ecólogo de "ecochato" é a pior das ofensas da humanidade :vergonha:

E eu não faço discursos, quem faz são os ecochatos, insurpotáveis e metidos que são :lol:

Eu detesto essa papagaida de "não mate as baleias", quem dera eles dissessem que é por que acham que as baleias são bonitas, "pacíficas", etc.

Quando falo em "hipótese gaia" me refiro a esse discurso de que a extinção de uma espécie iria desestruturar a cadeia alimentar, o que aliás, vc mesmo já percebeu que é balela :ok:

No caso das baleias, grande parte do "desespero" é pelo embargo à cultura e economia japonesa (coisa do "sonho americano" mesmo)

Os ursos polares e os pinguins imperiais também serão extintos, e bicho por bicho eu acho que meus netos achariam os ursos muito mais fofos :P

A questão da baleia é que de fato ela não tem predadores naturais, então existe dois problemas: se liberam a matança deliberada acaba o plancton e a quantidade de CO2 emitido na atmosfera, mas se não matam haverá uma super população de baleias, o que também não será bom.

O ideal seria um manejo ecológico, como é feito no brasil em relação a alguns pescados. Mas daí que essa decisão é política, e os japoneses não aceitam intervenção por considerarem uma questão cultural...

Se vc pegar as revistas de ecologia, está cheio de sugestões de manejo para este caso, o problema é que a mídia só mostra os ecochatos :'(

As pessoas acham agressivo matar uma foca a paulada, mas comem gado que foi morto na machadada sem o menor remorso...vai se entender?

[]s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #55 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 09:49:40 »
Bem, eu preciso pesquisar sobre os tratados internacionais sobre pesca em alto-mar, mas tenho certeza que é proibida a pesca de animais em extinção, só falta achar em qual tratado. Para mim é simples, podemos usar embargo econômico contra o Japão e afundar as suas embarcações.

Vários navios japoneses já foram pegos em mar territorial brasileiro ilegalmente. Então o negócio é atirar e afundar.

Se um navio japonês fosse flagrado em alto-mar caçando baleias deveriam afundar a embarcação também. Talvez isso intimide os pescadores que, obviamente, não vão querer morrer...

Só não dá para fazer muita coisa quanto a pesca no mar territorial do Japão. Mas acho eu que lá nem tem mais baleias.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 10:39:54 »
Amenemes por mais que esteja no tratado internacional, daria incidente diplomatico no mesmo instante.
"The patient refused an autopsy."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:08:33 »
Amenemes por mais que esteja no tratado internacional, daria incidente diplomatico no mesmo instante.

Não se todos os países avisassem o Japão de antemão. Basta votar isso na ONU e dizer ao Japão. "Vamos abater seus navios pesqueiros que estejam caçando baleias"...

No nosso mar territorial não precisa abater também, basta prender todos os tripulantes e apreender a embarcação. Quando os japoneses verificarem a burocracia que será para tirar estas pessoas daqui e recuperar o barco vão pensar duas vezes eu caçar por estas águas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #58 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:15:36 »

Não se todos os países avisassem o Japão de antemão. Basta votar isso na ONU e dizer ao Japão. "Vamos abater seus navios pesqueiros que estejam caçando baleias"...

No nosso mar territorial não precisa abater também, basta prender todos os tripulantes e apreender a embarcação. Quando os japoneses verificarem a burocracia que será para tirar estas pessoas daqui e recuperar o barco vão pensar duas vezes eu caçar por estas águas...

Acho que seria uma boa, a ONU tem poder pra isso?

O Brasil faz controle de pesca (mas não fiscaliza direito, claro), mesmo assim a medida funcionou e as espécies que estavam em extinção não estão mais :wink:

Até pq adoro tucunaré frito, nem pensar em ficar sem :P

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #59 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:18:39 »

Acho que você deve perguntar primeiro se a ONU tem coragem e interesse para fazer isso.  :biglol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #60 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 16:00:24 »

Acho que você deve perguntar primeiro se a ONU tem coragem e interesse para fazer isso.  :biglol:

De mexer com o Japão?

Pensando bem, acho que não :P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 16:48:33 »

De mexer com o Japão?

Se todo o resto apoiar... Não restará saída ao Japão senão reconsiderar...

Mas política não é simples assim. O país X não vai votar contra o Japão por que o Japão compra milhões de rapaduras todos os meses desde país X.  O outro país Y não vota contra por que o Japão é credor seu de muitos bilhões...e assim vai...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #62 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 17:00:02 »

De mexer com o Japão?

Se todo o resto apoiar... Não restará saída ao Japão senão reconsiderar...

Mas política não é simples assim. O país X não vai votar contra o Japão por que o Japão compra milhões de rapaduras todos os meses desde país X.  O outro país Y não vota contra por que o Japão é credor seu de muitos bilhões...e assim vai...

Então.

Por isso que não fazem nada, cagaço :P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 13:51:30 »
Não extinguir as baleias também é um fim em si mesmo. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 21:12:32 »
Só para começo de conversa, se as baleias forem extintas perdemos um bocado de produtos derivados delas.  Como aliás os japoneses bem sabem, embora não assumam as consequências.

Há também impactos ecológicos que não são necessariamente fáceis de prever.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 01:46:32 »
Só para começo de conversa, se as baleias forem extintas perdemos um bocado de produtos derivados delas.  Como aliás os japoneses bem sabem, embora não assumam as consequências.
mas se não teríamos os produtos não matando, então dá na mesma, com a diferença que matando ainda dá pra aproveitar por umas décadas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Suyndara

• Visitante
« Resposta #66 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:37:26 »
Ainda acho que dá pra chegar num equilíbrio nisso: comer carne de baleia e evitar à extinção :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:12:13 »
Pensamento extrativista puro é tão "out" :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #68 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:18:25 »
 :P

Mas existem cálculos para isso, sabendo a taxa reprodutiva da espécie dá pra determinar coisas como: temporada de caça, quantidade, locais, etc.

Convencer os japoneses a parar de matar baleias não vai dar, ainda mais que ninguém tem coragem de meter um embargo logo.

O manejo é a melhor saída, só é difícil fazer a fiscalização, mas se até no brasil funcionou  ::)

ps. e eu não to implicando com o ibama  :vergonha: (ou estou?)

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #69 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 12:00:47 »
Citação de: Orbe
O eterno drama eco-chato sem argumentos... Isso pode comover outros eco-chatos, mas não vai fazer as pessoas que estão degradando o ambiente pararem suas atividades.

E certamente não é o caso de quem lucra com a matança das baleias. Quem lucra com isso, quer saber exatamente porque deve parar com sua atividade.

Ingenuidade pensar que é necessário convencer os empresários. Quem lucra com a matança não quer nem saber, por mais que haja argumentos. Se não houver um esforço de outros países eles continuarão com a caça. É consenso que o desmatamento da Amazônia traz más consequências para a humanidade em geral, e mesmo assim há gente que extrai madeira e abre pasto por lá ilegalmente, exatamente porque a fiscalização é fraca e rarefeita. Você acha que os madeireiros são pessoas desinformadas e fazem isso pq não sabem que é prejudicial à população em geral?

É como achar que vamos acabar com a corrupção convencendo os políticos com argumentos contundentes de como seus atos são prejudiciais à sociedade.

Então, sendo prático, minha questão continua: o que muda para os habitantes do planeta se as baleias forem extintas?

Pergunta muito inteligente. Porém, mais inteligente ainda é perguntar: seria mais vantajosa a extinção das baleias ou o seu consumo controlado?

Citação de: Dantas
Pensamento extrativista puro é tão "out"

Falou tudo. Não tratem a extinção das baleias como única alternativa para seu consumo, isso é hipocrisia.

E não chamem de ecochato alguém que consome carne de gado e condena a caça predatória às baleias, porque o consumo não coloca a espécie em extinção.

A resposta que o Orbe queria para os empresários é essa:   extraiam, mas de maneira sustentável. Assim a população de baleias é mantida, o negócio deles é mantido, o consumidor continua recebendo os produtos (com preço mais caro, é lógico, mas paga quem puder por esse luxo kct! :biglol:) e o impacto ambiental é evitado.

Melhor consumir x ao ano durante séculos do que consumir 2x ao ano durante 2 décadas.  :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #70 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 12:03:48 »
A resposta que o Orbe queria para os empresários é essa:   extraiam, mas de maneira sustentável. Assim a população de baleias é mantida, o negócio deles é mantido, o consumidor continua recebendo os produtos (com preço mais caro, é lógico, mas paga quem puder por esse luxo kct! ) e o impacto ambiental é evitado.

Mas é exatamente isso que sugeri com a idéia do manejo da caça :ok:

É a única saída viável, e de fato fica bem para ambas as partes interessadas :)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 08:07:38 »
Não sou ecochato, mas gosto de baleias :)...

Pelo que sei a caça às baleias foi proibida ou pelo menos restringida internacionalmente porque elas estavam em perigo de extinção. Não sei se estão ainda. Concordo com a Suyndara, a solução seria um estudo sério e um plano que permitisse a caça às baleias sem levar à extinção das espécies.

Provavelmente na nossa vida cotidiana nada mudaria com a extinção das baleias, mas também acho egoísta esta filosofia de que se não serve para o homem, podemos acabar com isto... parece até um pensamento meio que religioso, somos os escolhidos, o centro da criação, tudo deve girar em torno de nós.

Claro que também não precisamos ir pelo extremo dos ecochatos, onde a natureza deve ser intocada.

Se as baleias não vão fazer falta, comer a carne delas também não vai matar nenhum japonês, vai comer outra coisa! Se é para basear no que isso influi na minha vida, eu prefiro ver baleias nadando no Discovery Channel (ou ao vivo em Abrolhos) do que uma cambada de japoneses (ou chineses, ou americanos, ou brasileiros, ou qualquer outra nacionalidade, só estou citando os japoneses porque eles estão em foco no tópico, nada contra eles) se empaturrando de carne de baleia :hihi:...

E se no final eles resolverem mesmo caçar, que cacem nas águas deles.
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Maioria dos japoneses aprova a caça e o consumo de baleias
« Resposta #72 Online: 01 de Julho de 2019, 13:37:40 »
Tentam vender uma imagem do povo japonês cono supra sumo da civilidade, consciência social e como exemplos de   cultura avancada, mostram japonês aqui e ali catando lixim depois de jogo de futebol, empresários e executivos bancando os humildim varrendo rua e fazendo coisinhas desse tipo em outras situações como se fossem liçãozinha para o mundo mas a verdade é que o japonês é intolerante e tido historicamente como raça cruel e impiedosa.

O sistema penal e o tratamento que recebem pessoas investigadas no Japão é medieval, vide a forma como estão tratando o Carlos Ghosn. Agora vão reativar a caça comercial de baleias, com a desculpa absurda de "tradição". Não tem como um povo que aceita e promove esse tipo de coisa dar liçaozinha moral em ninguém.

« Última modificação: 01 de Julho de 2019, 14:36:08 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 01 de Julho de 2019, 14:28:10 »
Também não ficam muito bem bem em rankings de igualdade de gênero igualdade entre homens e mulheres, "gênero" é coisa de comunista.

Infelizmente outros povos também muito reputados como altamente civilizados (nórdicos, canadenses, australianos) também têm um considerável apoio popular a caça a baleias.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 01 de Julho de 2019, 17:31:06 »
Tentam vender uma imagem do povo japonês cono supra sumo da civilidade, consciência social e como exemplos de cultura avancada, mostram japonês aqui e ali catando lixim depois de jogo de futebol, empresários e executivos bancando os humildim varrendo rua e fazendo coisinhas desse tipo em outras situações como se fossem liçãozinha para o mundo mas a verdade é que o japonês é intolerante e tido historicamente como raça cruel e impiedosa.

O sistema penal e o tratamento que recebem pessoas investigadas no Japão é medieval, vide a forma como estão tratando o Carlos Ghosn. Agora vão reativar a caça comercial de baleias, com a desculpa absurda de "tradição". Não tem como um povo que aceita e promove esse tipo de coisa dar liçaozinha moral em ninguém.

E é uma cultura avançada mas sem dúvida alguma não é perfeita, ou seja, tem problemas. Talvez vários.

Mas a quantidade de 'liçõezinhas de moral' que eles podem dar em povos como o nosso é muito maior do que eles podem receber de nós.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!