No entanto é exatamente isso que estou fazendo, porque acho uma extrapolação indevida levar para a situação humana esse critério biológico sem complementá-los com os aspectos sociais (e até mesmo econômicos).
Eu me guio pelo pessoal, sim, tanto quanto você. Não vejo por que você tem mais direito de considerar apenas os aspectos biológicos do que eu de não ficar só neles.
Francamente?
Não sabe o gosto de marisco, quem nunca comeu mariscos

Eu não vou ficar batendo boca contigo, como você bem sabe, isso não é bem do meu feito (ainda que o Dodo tenha tido o atrevimento de me chamar de "lavadeira").
Controle de natalidade é um problema social sim, e concordo com estratégias políticas a esse respeito. De marginal sem família, as ruas já estão cheias

Concordo também que nem todas as pessoas precisam assumir a responsabilidade de ter um filho, é uma decisão muito "pesada" por assim dizer.
Seria ideal se os casais planejassem os filhos e os criassem juntos, mas não é bem assim que as coisas funcionam na realidade e justamente por isso muitas coisas devem ser pensadas antes.
A decisão final de ter um filho é da mulher, e não é só por causa do parto não.
Há que se pesar os desgastes com a gestação, o parto, o pós-parto (depressões, deformações no corpo, etc), os cuidados com o filho (amamentação, banhos, trocas). Muitas mulheres correm riscos na gravidez, vai me dizer que a decisão pela minha vida cabe ao meu marido?

Quantas vezes teu pai trocou suas fraldas ou te amamentou? Quantas madrugadas ele perdeu?
Volto a repetir, no geral, os homens entendem por ser pai apenas assumir o papel de provedor, mas não o cuidado em si

(seria ótimo se todos assumissem de forma responsável a paternidade, mas as prisões lotadas de pais que sequer pagam pensão mostram justamente o contrário

)
E quando digo maioria, estou falando em termos estatísticos e por mais que vc individualmente se sinta ofendido, isso não muda o fato

Ao ter um filho, uma mulher inevitalmente assume um compromisso para a vida inteira, quer o pai esteja presente a ajudando ou não, ela vai ter que arcar com as consequências dessa decisão. Os pais podem sair de casa e voltarem a vidinha de adolescente, apenas pagando pensão e fazendo visitas, a mulher não

Não é uma questão social, é uma questão de lógica.
Eu sabia desde o início que eu poderia assumir o filho sozinha e por isso decidi por isso

Mas nem todas as pessoas podem ou estão preparadas para isso, por isso, acho melhor não terem filhos.
Aonde você viu preconceito na minha constatação eu não sei.
[]s