Autor Tópico: Pergunta.  (Lida 9497 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Pergunta.
« Resposta #25 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:00:56 »
Betinho, já falei a questão não é você dizer que é balela e portanto não vai afetar a criança, que o nome dela não seria divulgado, é a própria escolha de expor seu filho a esse tipo de babaquice... Isso não é coisa que um pai responsável faria.

Agora, se eu em minha própria casa, sem expor meu filho àquela estupidez e àquela gente estúpida, rogaria alguma praga ou algo assim? Pode ser, aí retira-se a questão do expor a criança.

Mas mesmo assim: A própria noção de querer testar se alguém é cético "de verdade" é tão descabida, Betinho... pra que alguém iria querer fazer isso?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:04:38 »
O que eu estou me perguntando agora é pra quê eu iniciei este tópico neste fórum.

Obrigado pelas participações de Risk e Ricardo Braida, só vocês entenderam.

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:06:43 »
Betinho, não adiante você abrir um tópico pra esperar que as pessoas respondam o que você quer que elas respondam.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:07:39 »
Eu fiz um capuccino gostoso agora, Hawat, botei leite, Nescau e canela no café, ficou uma delícia!

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:21:01 »
Agora, se eu em minha própria casa, sem expor meu filho àquela estupidez e àquela gente estúpida, rogaria alguma praga ou algo assim? Pode ser, aí retira-se a questão do expor a criança.

Mesmo em minha própria casa, sem expor minha filha a estupidez alheia, eu não faria. E não é medo, pelo menos, não acho que seja. É respeito. Seja lá o que for é mais forte. Não sei se posso explicar. É preciso ver o rosto do próprio filho para entender que não é possível.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:44:24 »

Mesmo em minha própria casa, sem expor minha filha a estupidez alheia, eu não faria. E não é medo, pelo menos, não acho que seja. É respeito. Seja lá o que for é mais forte. Não sei se posso explicar. É preciso ver o rosto do próprio filho para entender que não é possível.
Concordo em parte com você Luz, por isso minha resposta ia além disso:
Mas mesmo assim: A própria noção de querer testar se alguém é cético "de verdade" é tão descabida, Betinho... pra que alguém iria querer fazer isso?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:02:23 »
Onde está o desrespeito, a falta de amor e a falta de cuidado com sua filha humana ao amaldiçoá-la, sem que ela saiba, usando palavras que você não tem nenhuma fé que funcionem?
Linguagem corporal. Tom de voz. Grite com uma criança em russo, ela vai ficar com medo de qualquer jeito...

Eu me sentiria um péssimo pai, sabendo que expus meu filho à um bando de malucos... MESMO SABENDO QUE a única coisa que eles fizeram foi pedir para seus deuses o amaldiçoarem...

Agora: se eles quiserem pegar uma foto dele e fazer alguma macumba, que o façam. Não que eu ajudaria dando uma foto do meu filho. Mas não me importaria com a maldição ou o que for. Certo, faria um BO temendo pela vida do meu filho sim. Mas teria é medo dos macumbeiros tentarem mata-lo eles mesmos. :)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 02:06:52 por Oceanos »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:15:23 »
cara, eu fico me perguntando por que é que eu participo de tópicos cretinos assim... mas fiquei pensando:

Não apenas a situação proposta é de um idiotice incomparável, como não tem o menor mérito: expor seu filho a uma cretinice dessas só pra você mesmo poder provar a si mesmo que é cético de verdade... seria de um egoísmo e de um insensibilidade indescritíveis.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:52:48 »
Acho que não é essa a proposta, acho que a idéia é que façamos uma auto-reflexão e pensemos se temos algum medo irracional e/ou instintivo de macumba/deuses/diabos e tal...

Particularmente, eu teria mais medo de algum realmente perder a noção ali no meio e descer um machado no meu filho...

Mas cada um é cada um. Eu sou ateu velho de guerra. Talvez quem se tornou ateu a menos tempo ainda tenha esses medos...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:56:27 »
Oceanos, do post de abretura:
Tenho uma pergunta para todos neste fórum que são ateus e céticos: imaginem que vocês têm um filho recém-nascido, bebêzinho ainda, e que fosse sugerido a vocês que, pra testar as suas suscetibilidades como pais céticos e ateus, a criança fosse submetida a um ritual de magia negra pesada, horripilante e perturbadora,...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:03:34 »
Alguns posts depois:

A questão é a seguinte: você é cético e ateu, certo? Então não acredita em maldições e magia negra, certo? Logo, não DEVERIA ver nenhum óbice, de acordo com o seu pensamento, em permitir que a criança passasse por esse ritual do qual ela não teria consciência nem lembrança alguma.

Mas, se você NÃO permite... por qual razão exatamente você faria isso? Será que existe alguma coisa primitiva e instintiva lá no fundo que faz você repelir encantamentos malignos, "maus-olhados", "energias negativas", maldições, magia negra, etc.? Que faz você desconfortável? Que lhe incomoda?

O que isso diz sobre você? Será que você é MESMO, MESMO cético?

Oceanos, do post de abretura:
Tenho uma pergunta para todos neste fórum que são ateus e céticos: imaginem que vocês têm um filho recém-nascido, bebêzinho ainda, e que fosse sugerido a vocês que, pra testar as suas suscetibilidades como pais céticos e ateus, a criança fosse submetida a um ritual de magia negra pesada, horripilante e perturbadora,...
Não vejo como "testar suscetibilidade" infira unicamente em testar a "macheza" das suas posições. Pode até ser interpretado assim, mas ele explicou depois que não é.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 03:07:08 por Oceanos »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:05:53 »
Engraçado, quando eu li essa mesma mensagem, o que me chamou a atenção foi:
A questão é a seguinte: você é cético e ateu, certo? Então não acredita em maldições e magia negra, certo? Logo, não DEVERIA ver nenhum óbice, de acordo com o seu pensamento, em permitir que a criança passasse por esse ritual do qual ela não teria consciência nem lembrança alguma.

Mas, se você NÃO permite... por qual razão exatamente você faria isso? Será que existe alguma coisa primitiva e instintiva lá no fundo que faz você repelir encantamentos malignos, "maus-olhados", "energias negativas", maldições, magia negra, etc.? Que faz você desconfortável? Que lhe incomoda?

O que isso diz sobre você? Será que você é MESMO, MESMO cético?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:10:41 »
Bem, mas isso é uma possível inferência do argumento anterior. É uma conclusão para se pensar depois de pensar na possível-coisa-instintiva.

Se houver a possível-coisa-instintiva: estamos realmente livres de crenças irracionais?
Se não houver e o seu caso isolado foi que você teria medo: será que no fundo você ainda está preso aos seus dogmas antigos? Será que algum dia se libertou?

E enfim, será que esse-possível-medo-instintivo é um argumento bom o suficiente para dizer que todos não são verdadeiramente céticos?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 03:13:26 por Oceanos »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #38 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:15:45 »
Tá bom, Oceanos, ignorando que eu acho que toda essa profundidade vem mais de você que da proposta do Betinho, você não acha que há situações mais dignas que se pode propor pra refletir sobre esse tipo de coisa?

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:24:42 »

Além do respeito sincero que tenho por aquela pessoinha, não posso dominar completamente os meus instintos nem através do ceticismo, porque qualquer desejo ruim, deliberadamente, direcionado à ela, mesmo que através de uma encenação, me causam uma espécie de aversão que lembra medo.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 03:28:17 por Luz »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:29:34 »
Tá bom, Oceanos, ignorando que eu acho que toda essa profundidade vem mais de você que da proposta do Betinho, você não acha que há situações mais dignas que se pode propor pra refletir sobre esse tipo de coisa?
Talvez, não sei... É que acho que ele esperava que desliguemos nossas traves morais para pensar no assunto, então ele não se importou muito com a dignidade da situação...

Talvez seja porque que ele realmente queira que pensemos no valor dessa nossa moral de não colocar os filhos e tal, tipo: Não, não colocaria porque ele meu filho! Mas, espere. Será que realmente esse argumento vale por si mesmo? Será que ele não é uma justificativa interna de algum medo que eu tenho que aconteça algo com ele? Hum.. Talvez eu tenha medo mesmo de que aconteça algo. Será que é por que no fundo esses rituais podem me assustar? Será que eu tenho medo irracional dos deuses ou das pessoas?

Sei lá, rituais são naturalmente bizarros. Podem dar medo. Eu as vezes tenho medo quando fazem oração aqui, acho que eles vão começar a quebrar tudo ou vão se revoltar e me pegar na porrada porque sou ateu... Ficam num frenesi que realmente assusta.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:41:41 »
Ainda que seja isso... e eu não acho que seja... como falei antes, acho que o tal do medo instintivo não cola. Eu participaria de um ritual desses sem o menor problema, não teria medo de ser vítima de maldições, pragas ou coisas do tipo, de ficar ali no centro do pentagrama, exatamente por que sei que nada aconteceria de fato. E acho que muita gente aqui também o faria.

Mais ainda, não acho que se alguém não o fizesse seria "menos" cético por isso.

A questão aqui é que a mesma reflexão poderia ser feita com a pergunta "Você participaria desse ritual? Se não, por quê?". Envolver a exposição de crianças a esse tipo de coisas envolve uma série de questões morais que não são facilmente abandonadas, e que escondem a tal reflexão. Aí o tópico vai pra esse lado e o Betinho acha ruim porque as pessoas não respondem o que ele queria que elas respondessem.

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 04:00:07 »

Acho que é bem por aí mesmo. Eu por mim, temeria apenas por minha integridade física - mas no que se refere à minha filha, existe uma grande carga emocional embutida aí que bloqueia qualquer possibilidade. Nem pensar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 05:28:52 »
O que eu estou me perguntando agora é pra quê eu iniciei este tópico neste fórum.

Obrigado pelas participações de Risk e Ricardo Braida, só vocês entenderam.

Eu fiz um capuccino gostoso agora, Hawat, botei leite, Nescau e canela no café, ficou uma delícia!

Da próxima vez fique só com o Capuccino.  Para te ajudar a motivar a não insultar outros foristas por não dizer o que você quer ouvir, estou te dando um cartão amarelo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #44 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 06:02:52 »
Também acho que muitos não entenderam a idéia central do tópico e sairam opinando o que interpretaram ao pé da letra.

Vamos tentar ser mais flexíveis pessoal.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #45 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 06:09:17 »
Talvez soaria mais "light" se a suposição indicasse que ao invés do pessoal do capeta estarem presentes junto com o bebê (me parece esse o motivo de muita aversão) que então eles roguem pragas de suas próprias casas em nome da criança, ou talvez o caso fosse levado ao CMRPM (comitê mundial dos rogadores de pragas e maldições, pra quem não sabe...) para que milhares e milhares de pessoas reforcem o pensamento negativo.   :lol:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #46 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 07:52:30 »
Também acho que muitos não entenderam a idéia central do tópico e sairam opinando o que interpretaram ao pé da letra.

Não é questão de "opinar ao pé da letra". Opinião cada um tem a sua. Se a proposta do tópico era que cada um opinasse sobre a situação proposta, as opiniões estão dadas. Se não eram as que o autor do tópico esperava, paciência.

Se alguém tem de ser mais flexível é o Betinho: Ninguém tem que responder o que ele quer que respondam só porque ele abriu o tópico.

Talvez soaria mais "light" se a suposição indicasse que ao invés do pessoal do capeta estarem presentes junto com o bebê (me parece esse o motivo de muita aversão)...
Pelo menos pra mim o motivo não é a presença dessa gente, mas o consentimento dos pais em expor a criança a esse tipo de coisa.

De qualquer modo, faço um mea-culpa. Entendo que em alguns momentos fui mais ácido do que deveria com o Betinho. Deixo aqui os links para as mensagens em que acredito ter passado dos limites e fica por conta do Betinho decidir se quer me denunciar, e da moderação decidir se cabe advertência ou cartão:
../forum/topic=15117.0.html#msg301242
../forum/topic=15117.0.html#msg301247

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:17:20 »

Para mim, ao menos, não foi possível ser flexível nesse caso. E o bloqueio é emocional, mesmo. Admito que sou humana. Dancem macacos, dancem!  :P

Eu compreendi o intuito do tópico: você seria cético a ponto de colocar o que lhe é mais caro à prova? E minha resposta é: não, eu não seria.

E nem por me tornar menos cética, isso me torna menos sincera. Foi o que o Betinho pediu: sinceridade.  ::)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #48 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:30:08 »
Para te ajudar a motivar a não insultar outros foristas por não dizer o que você quer ouvir, estou te dando um cartão amarelo.

????????????????????

Mas e aí, gente, como foram de carnaval?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #49 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:47:31 »
A galera entendeu que esfregariam sangue de bode preto na criança que seria depilada e colocada num balde de barro com farofa... ou algo assim... Braida

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!