Você tem que considerar também o pioneirismo, o como esses filmes mudaram ou "compilaram" excepcionalmente o que veio antes.
Os filmes que seguem vão tenter a absorver e até a melhorar em algum grau as referências, e então acaba havendo essa tendência a filmes anteriores parecerem piores.
Mas Buck, filmes da mesma época, como Alien 1 e 2, Rocky 1, Indiana Jones, Superman 1, Rambo 1, 2 e 3, Predador 1 e 2, Conan, Robocop, Duro de Matar, são ótimos filmes que se sustentam até hoje.
Comando para Matar e Fuga em Nova Iorque são ruins até para os padrões da época.
Eu notei no Comando para Matar que a mesma música genérica é tocada no filme inteiro, apenas com diferentes velocidades ou trechos. O arco de história é muito básico, com uma única missão do início ao fim.
Se você pegar o Robocop, mesmo sendo um filme meio pastelão, você encontra personagens carismáticos, um mundo mais vivo, problemas sócio-econômicos sendo discutidos, questões éticas, e uma "jornada do herói" bem construída. O filme consegue ser melhor que a versão reboot recente (que não assisti, mas vejo reviews por aí concluindo isso).