Enquete

Você faria o que foi proposto na questão abaixo??

Sim
4 (14.3%)
Não
9 (32.1%)
Não sei...
7 (25%)
Matava mil!
8 (28.6%)

Votos Totais: 25

Autor Tópico: [Enquete]Sequestro.  (Lida 8598 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: [Enquete]Sequestro.
« Resposta #25 Online: 04 de Março de 2008, 12:49:16 »
Eu não mataria ninguém inocente.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #26 Online: 04 de Março de 2008, 13:02:29 »

É fácil dizer isso sem estar passando pela situação.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #27 Online: 04 de Março de 2008, 13:47:51 »

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Março de 2008, 14:06:56 »
Chamaria a polícia e não mataria ninguém.

Queria ver se fosse o contrário, o que vocês achariam ter algum familiar morto por um estranho que quer salvar o próprio filho?

Porra... Não dá pra fazer com os outros o que você odiaria que fizessem pra você. É isso que os Crentes dizem que não entendemos, e pelo visto muitos aqui não entendem mesmo. Desse jeito vocês dão força pra crentaiada.

Supondo que o enredo Hollywoodiano proposto acontecesse na vida real (difícil hein), a demanda logística necessária para matar 10 pessoas é suficiente para se descobrir onde seu filho está.

Eu hein!

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 04 de Março de 2008, 14:17:38 »

É verdade, matar inocentes não pode, matemos apenas os culpados.  :)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Março de 2008, 14:56:44 »
Meu texto começa com "chamaria a Polícia e não mataria ninguém". Portanto, não de onde tirou "matemos os culpados".

E, a rigor, num lugar como o Texas o sujeito iria para cadeira-elétrica mesmo. Sou contra a pena de morte, mas eles entendem que um sujeito irrecuperável psicologicamente só presta para onerar o estado e o risco de fuga de uma prisão é uma ameaça à sociedade. É o ponto de vista deles.

Para mim, bem ficaria uns 40 anos na cadeia.

Luz

• Visitante
« Resposta #31 Online: 04 de Março de 2008, 15:10:52 »
Meu texto começa com "chamaria a Polícia e não mataria ninguém". Portanto, não de onde tirou "matemos os culpados".

E, a rigor, num lugar como o Texas o sujeito iria para cadeira-elétrica mesmo. Sou contra a pena de morte, mas eles entendem que um sujeito irrecuperável psicologicamente só presta para onerar o estado e o risco de fuga de uma prisão é uma ameaça à sociedade. É o ponto de vista deles.

Para mim, bem ficaria uns 40 anos na cadeia.

Meu texto não cita o seu, apenas vem logo em seguida. E bem, pensamos diferente, você está lavando o tópico à sério, eu não.  :)   Sinto muito que isso não tenha ficado suficientemente claro.  :)

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Março de 2008, 15:58:24 »
Cadê as 10 pessoas!!??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 04 de Março de 2008, 21:32:15 »
É tão difícil encontrar voluntários para simulações :(
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Março de 2008, 21:57:36 »

E é fácil dizer o oposto sendo o cara que mata os dez para salvar o filho, e não um dos dez inocentes que serão mortos pela causa.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #35 Online: 05 de Março de 2008, 15:35:59 »
Não mataria ninguem, e tentaria resolver a situação por mim mesmo.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Março de 2008, 17:02:50 »
meu filho vive e não me importa quem morra.
E é isso que eu acho horrível.

Esses testes, Herf, partem do pressuposto de que você não tem outra opção, a não ser escolher entre as duas alternativas apresentadas. Sejam um ou mil estranhos, no fundo o que importa é se o que esta acontecendo com seu filho é capaz de levá-lo a um ato extremo.
Poderíamos colocá-lo de outra forma: você permitiria que seu filho vivesse durante os próximos anos sofrendo torturas terríveis diariamente, ou o mataria para que isso não acontecese?
Você não tem outras alternativas só essa: ou ele sofre durante vinte anos ou você acaba com seu sofrimento agora.

A maioria dos pais corinthianos escolhe a primeira alternativa.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

rizk

• Visitante
« Resposta #37 Online: 05 de Março de 2008, 17:42:08 »
S'eu pudes eu mataha miu mimiu mimiu.
:D

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #38 Online: 06 de Março de 2008, 22:27:48 »

E é fácil dizer o oposto sendo o cara que mata os dez para salvar o filho, e não um dos dez inocentes que serão mortos pela causa.

De fato, mas a razão desaparece em situações de tal gravidade.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 07 de Março de 2008, 11:00:53 »

Eu acredito que não seja possível dizer com precisão o que um pessoa faria numa situação extrema, sob pressão, tomada pelo pavor, raiva, desespero e coisa semelhante, com o filho nas mãos de um sádico e tão pouco tempo para agir e pensar.

Porque já não importa sua própria segurança, sua vida - nada mais importa. É seu filho quem está lá, sozinho, acusado, indefeso e contando apenas com ele. Uma pessoa nessas condições não pode estar em seu estado normal, ela está em guerra declarada.

E é possível que a razão ceda lugar aos intintos - levando-a a atos que jamais cometeria em sã consciência. Potencial para matar, nós temos, nenhum ser humano é totalmente previsível quando está no seu limite, sobretudo, se não tem preparo para lidar com esse tipo de massacre psicológico. É de enluquecer!

É ingenuidade acreditar que nos manteríamos frios, distantes e calculistas vivenciando um episódio desses como quando o analisamos de fora a questão, e que podemos dizer com certeza do que seríamos ou não capazes.

É ridículo até, pensarmos que conseguiríamos manter a calma, quando em simples discussões como essa que envolvem questões de reflexão sem que estejamos envolvidos, já costumamos perdê-la, muitas vezes.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Março de 2008, 23:08:46 »
É claro que ninguém se manteria frio e cauculista em uma hora destas. Mas tem que ser muito animal doente para aceitar um absurdo desses: matar dez pessoas inocentes para salvar o filho.

É necessária uma falta de empatia criminosa para tanto. Eu posso afirmar com toda certeza que jamais faria isso.

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 08 de Março de 2008, 10:03:19 »
É claro que ninguém se manteria frio e cauculista em uma hora destas. Mas tem que ser muito animal doente para aceitar um absurdo desses: matar dez pessoas inocentes para salvar o filho.

É necessária uma falta de empatia criminosa para tanto. Eu posso afirmar com toda certeza que jamais faria isso.

São das pessoas que afirmam com toda certeza o que não podem sequer cogitar que tenho mais medo, elas costumam ser as mais imprevisíveis.

E não estou dizendo com isso que você faria o que quer que fosse - talvez se saísse melhor que qualquer outro em situação semelhante - mas apenas que o considero um ingênuo.

Falta de empatia por falta de empatia, em nenhum momento você cogitou a hipótese de encontrar-se fora do controle de si mesmo, bastante plausível, por sinal, considerando o desespero. Por mais que sua razão te diga que você jamais faria isso, sob tamanha tensão (situação que você desconhece), pode acontecer dela te abandonar.

Será que nunca aconteceu de você perder a razão em circunstâncias muito menos intensas do que a sugerida? Uma discussão, por exemplo? Um problema no trânsito ou no trabalho? Aqui mesmo no fórum?

É nisso que eu penso, quando respondo sinceramente que não sei, afinal, às vezes, me exalto por muito menos.

E se isso, às vezes, acontece também a você, como pode prever o que faria em circunstâncias em que desconhece os sentimentos envolvidos? São os sentimentos e não a razão que nos levam a agir de forma imprevisível. E nem sempre podemos controlá-los. Estamos inevitavelmente sujeitos à condição humana.

Concordo que há humanos e humanos, mas discordo que seja possível prever com toda certeza que tipo de humano você seria em determinadas situações, a não ser que conheça totalmente a si mesmo - o que duvido.

Peço que não me leve a mal e cosidere sempre minha assinatura, se puder.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 08 de Março de 2008, 13:13:06 »
Será que nunca aconteceu de você perder a razão em circunstâncias muito menos intensas do que a sugerida? Uma discussão, por exemplo? Um problema no trânsito ou no trabalho? Aqui mesmo no fórum?
É claro que já. E uma coisa é bem diferente da outra: perder o juízo e matar uma pessoa em uma discussão por ela defender uma ideologia diferente, por exemplo, e matar uma pessoa a esmo, que nada tem a ver com a história, para salvar o filho e satisfazendo o prazer de um sequestrador sádico.

Eu não estou dizendo que a primeira é de alguma forma aceitável, mas nesta a perda de juízo é direcionada contra a pessoa que esta te incomodando. É uma coisa bem mais explicável.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 08 de Março de 2008, 14:18:27 »
Vocês realmente sentem que perdem a razão tão facilmente?

Eu não posso honestamente dizer o mesmo, embora naturalmente não falte quem me garanta o contrário.  Mas até aí, sempre há quem pense as coisas mais absurdas sobre quem quer que seja.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #44 Online: 08 de Março de 2008, 14:23:59 »
Essa enquete lembra o filme jogos mortais...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

rizk

• Visitante
« Resposta #45 Online: 08 de Março de 2008, 14:33:36 »
Essa enquete lembra o filme jogos mortais...
Foi bem o que eu pensei... a gente pode dizer que não, mas sei lá. Como não tenho filho, substitu[i pelo meu irmão. Concluí que se me dessem 2h pra matar 10 com uma chave phillips, eu matava TOTAL.

Não sei porque estãoi falando de perder a razão. Não tem nada de irracional isso: uma vida que você preza e que é SEU SANGUE versus 10 vidas que você nunca viu mais gordos. Dois e dois são quatro.

Numa situação concreta, eu não confiaria no bandido não. Ligava pra polícia e ia fazer o que eles me mandassem. Se fosse um troço "jogos mortais", mesmo, aí fodeu pros dez.
« Última modificação: 08 de Março de 2008, 14:36:17 por rizk »

Luz

• Visitante
« Resposta #46 Online: 08 de Março de 2008, 14:44:39 »
É claro que já. E uma coisa é bem diferente da outra: perder o juízo e matar uma pessoa em uma discussão por ela defender uma ideologia diferente, por exemplo, e matar uma pessoa a esmo, que nada tem a ver com a história, para salvar o filho e satisfazendo o prazer de um sequestrador sádico.

Eu não estou dizendo que a primeira é de alguma forma aceitável, mas nesta a perda de juízo é direcionada contra a pessoa que esta te incomodando. É uma coisa bem mais explicável.

Eu nunca disse que o que quer que fosse era aceitável, apenas possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 08 de Março de 2008, 15:00:43 »
Não sei porque estão falando de perder a razão. Não tem nada de irracional isso: uma vida que você preza e que é SEU SANGUE versus 10 vidas que você nunca viu mais gordos. Dois e dois são quatro.

É irracional entre outros motivos porque 1) ceder à chantagem é convidar o chantagista a repetir essa chantagem; e 2) logicamente, agir dessa forma é dar aos inocentes o direito de tentar revidar, o que não faz muito sentido nem ético nem matemático; DE LONGE o mais provável é que você morra no processo.

Essa situação me lembra do Dilema do Prisioneiro.  Boas lembranças da análise de Peter Singer para esse dilema em "How Are We to Live?" :)

Danieli

• Visitante
« Resposta #48 Online: 08 de Março de 2008, 15:57:15 »
Nessa hora eu nem de longe veria que estou sendo chantageada ou que eu poderia morrer no processo. Na verdade se eu morrer, que se dane, fiz o que era possível e impossível, das tripas coração por quem amo. Não entra na minha cabeça que alguém com o filho correndo perigo de vida conseguisse ponderar numa situação extrema dessas.
Eu fiz a pergunta da enquete pra minha mãe, ela que é crente e tal olhou pra mim e falou " dez por você ou pela tua irmã? Eu daria a minha vida e a de quem mais fosse por vocês." Isso que nós (eu e a minha irmã) não somos bebês indefesos.
A atitude dela é perfeitamente racional para mim.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 08 de Março de 2008, 16:50:56 »
1. Como ele esta me vigiando?
2. Eu pediria ajuda à policia
3. O que ele ganharia em eu matar 10 pessoas nada haver
4. Qual o propósito dele?
5. Como ele vai saber que eu matei 10 pessoas?
6. Sequestrou só por sequestrar?
7. Por que não rastreia o número?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!