Puro egoísmo, mas quando é meu filho, só ele é inocente.
O que nos leva ao que foi dito em outro tópico:
Sorry... sou emotiva e empática demais para não ter vontade de dar uma surra numa mulher destas.
2
E em seguida retorna a esse ponto:
Nessas condições qualquer decisão tomada é um ato de insanidade
Porque é uma situação em que a razão rui completamente, e tudo que sobra são instintos e emoções. Isto não quer dizer que você esteja errada, porque é natural sermos dominados pelas emoções quando não conseguimos usar a razão.
O mesmo ocorre na maioria dos crimes, em maior ou menor grau. Quando somos assaltados ou agredidos é natural sentirmos vontade de agredir ou até matar o criminoso, mas analisando friamente as conseqüências disso chegamos à conclusão que isso pode ser prejudicial a nós e à sociedade. Exemplo prático: se alguém matasse alguma pessoa da minha família eu ia sentir uma vontade incontrolável de matar a pessoa, mas se eu fosse um juiz julgando um assassino eu tomaria a decisão que mais beneficiaria a sociedade, qualquer que fosse essa decisão.
Este tópico nos apresenta uma situação, e pede para fazermos uma escolha. O problema é que mesmo que tentemos nos imaginar inseridos na situação, ainda estamos externos à ela. É essa a pegadinha: a gente lê o tópico e acha que existe alguma resposta racional para ele, porque o fato de não estarmos passando por isso neste exato momento impede que percamos o controle da razão. Mas a verdade é que não existe nenhuma escolha a ser feita, porque uma vez inseridos numa situação destas a gente pára de raciocinar e simplesmente segue a linha de ação-e-reação traçada por nossas emoções e instintos.
Por isso, reitero o que disse antes:
Se tem uma coisa que esses tópicos sobre dilemas graves provam é que a melhor saída é nunca deixar as coisas chegarem a esse ponto. Antever os problemas e se preparar com antecedência é uma habilidade crucial na vida.
Porque é o único meio de usar a razão contra situações assim.