Enquete

Você faria o que foi proposto na questão abaixo??

Sim
4 (14.3%)
Não
9 (32.1%)
Não sei...
7 (25%)
Matava mil!
8 (28.6%)

Votos Totais: 25

Autor Tópico: [Enquete]Sequestro.  (Lida 8600 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re: [Enquete]Sequestro.
« Resposta #75 Online: 18 de Março de 2008, 21:11:07 »
Você acorda num quarto desconhecido com 10 pessoas amarradas (não, você não conhece as pessoas) e vendadas em cadeiras, ao seu lado uma faca. Umas das paredes é de vidro (blindado Fabulous, não dá pra quebrar não) e lá está um homem com uma arma apontada para cabeça do seu filho, que lhe dá um determinado tempo (pouco tempo) para que você mate as 10 antes que ele mate o seu filho. O que você faria?
Não há nenhuma garantia de que ele iria soltar a criança ou até mesmo matar nós dois.

Suponha que existe...
Nessas condições qualquer decisão tomada é um ato de insanidade, então que se dane. Esquentar a cabeça com esse tipo de coisa é inútil.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #76 Online: 18 de Março de 2008, 21:19:10 »
Caso de polícia é caso de polícia, pessoal. :umm:

Danieli

• Visitante
« Resposta #77 Online: 19 de Março de 2008, 00:25:32 »
Você acorda num quarto desconhecido com 10 pessoas amarradas (não, você não conhece as pessoas) e vendadas em cadeiras, ao seu lado uma faca. Umas das paredes é de vidro (blindado Fabulous, não dá pra quebrar não) e lá está um homem com uma arma apontada para cabeça do seu filho, que lhe dá um determinado tempo (pouco tempo) para que você mate as 10 antes que ele mate o seu filho. O que você faria?
Não há nenhuma garantia de que ele iria soltar a criança ou até mesmo matar nós dois.
Suponha que existe...
Nessas condições qualquer decisão tomada é um ato de insanidade, então que se dane. Esquentar a cabeça com esse tipo de coisa é inútil.

Não entendo essas suposições, tudo bem que o cidadão que organizou esse jogo foi de alta competência (conseguir montar tudo e tal e deixar a cena perfeita para o gran finale), mas deixar seu filho morrer e salvar os dez inocentes? Não eu, eu particularmente não vejo muitas alternativas, que lhe são concedidas pelo próprio delinqüente e se ele for sádico mesmo, ele devolve o guri, e continua o jogo do "mate os dez" com outro pai ou mãe, se não for pego pela polícia antes.

[suposição tosca]
E outra, se o seqüestrador tiver balas de goma dentro do bolso? Isso muda completamente a situação.
[/suposição tosca]

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #78 Online: 19 de Março de 2008, 00:49:53 »
Não entendo essas suposições, tudo bem que o cidadão que organizou esse jogo foi de alta competência (conseguir montar tudo e tal e deixar a cena perfeita para o gran finale), mas deixar seu filho morrer e salvar os dez inocentes?
Essa escolha deixa de parecer óbvia assim que você começa a matar o primeiro inocente.

Danieli

• Visitante
« Resposta #79 Online: 19 de Março de 2008, 01:16:13 »
Puro egoísmo, mas quando é meu filho, só ele é inocente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 19 de Março de 2008, 04:21:06 »
É isso que me parece esvaziar a questão; ela para mim se traduz em "qual decisão você tomaria se não pudesse pensar direito e estivesse sobre extrema pressão emocional?"

As respostas não tem qualquer valor ético ou racional, só podem revelar alguma coisa sobre condicionamentos e instintos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 19 de Março de 2008, 09:41:13 »
[suposição tosca]
E outra, se o seqüestrador tiver balas de goma dentro do bolso? Isso muda completamente a situação.
[/suposição tosca]

Como assim balas de goma? :?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 19 de Março de 2008, 09:46:13 »
Mas eu também não posso dizer como eu me sentiria, por que não tenho filhos ainda. Mas se fosse com meus pais, realmente agente perde a noção na hora e sairia fazendo várias coisas emotivamente.

Mas se fosse para matar 10 pessoas mesmo, eu iria em um gueto, com criminalidade elevada e mataria uns 10 vagabundos (leia: bandidos, assassinos, estuprador, sequestradores, marginal, pivetes e ladrão).

Pelo menos eu não iria envolver pais de familia e pessoas inocentes no meu problema.

Esses vagabundos tanto faz está vivo ou morto... por isso eu mataria esses desgraçados. 8-)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #83 Online: 19 de Março de 2008, 12:41:10 »
É isso que me parece esvaziar a questão; ela para mim se traduz em "qual decisão você tomaria se não pudesse pensar direito e estivesse sobre extrema pressão emocional?"

As respostas não tem qualquer valor ético ou racional, só podem revelar alguma coisa sobre condicionamentos e instintos.
Como não tem valor ético ou racional, Luis?

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #84 Online: 19 de Março de 2008, 13:49:20 »
Puro egoísmo, mas quando é meu filho, só ele é inocente.
O que nos leva ao que foi dito em outro tópico:

Sorry... sou emotiva e empática demais para não ter vontade de dar uma surra numa mulher destas.
2

E em seguida retorna a esse ponto:
Nessas condições qualquer decisão tomada é um ato de insanidade
Porque é uma situação em que a razão rui completamente, e tudo que sobra são instintos e emoções. Isto não quer dizer que você esteja errada, porque é natural sermos dominados pelas emoções quando não conseguimos usar a razão.

O mesmo ocorre na maioria dos crimes, em maior ou menor grau. Quando somos assaltados ou agredidos é natural sentirmos vontade de agredir ou até matar o criminoso, mas analisando friamente as conseqüências disso chegamos à conclusão que isso pode ser prejudicial a nós e à sociedade. Exemplo prático: se alguém matasse alguma pessoa da minha família eu ia sentir uma vontade incontrolável de matar a pessoa, mas se eu fosse um juiz julgando um assassino eu tomaria a decisão que mais beneficiaria a sociedade, qualquer que fosse essa decisão.

Este tópico nos apresenta uma situação, e pede para fazermos uma escolha. O problema é que mesmo que tentemos nos imaginar inseridos na situação, ainda estamos externos à ela. É essa a pegadinha: a gente lê o tópico e acha que existe alguma resposta racional para ele, porque o fato de não estarmos passando por isso neste exato momento impede que percamos o controle da razão. Mas a verdade é que não existe nenhuma escolha a ser feita, porque uma vez inseridos numa situação destas a gente pára de raciocinar e simplesmente segue a linha de ação-e-reação traçada por nossas emoções e instintos.

Por isso, reitero o que disse antes:
Se tem uma coisa que esses tópicos sobre dilemas graves provam é que a melhor saída é nunca deixar as coisas chegarem a esse ponto. Antever os problemas e se preparar com antecedência é uma habilidade crucial na vida.
Porque é o único meio de usar a razão contra situações assim.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #85 Online: 19 de Março de 2008, 13:55:20 »

Suponha que existe...

Meu deus... a imaginação de vocês e a capacidade para se colocaram em situações hipotéticas extremas onde só há uma saída tá um lixo... :/

Mesmo que não exista, ele tem seu filho de qualquer maneira e a possibilidade de realizar tal chantagem. Garantia mesmo ninguém nunca tem em quase nada.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 19 de Março de 2008, 21:08:39 »

Como não tem valor ético ou racional, Luis?

Porque a premissa exclui atitudes eticas ou racionais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!