Enquete

Você faria o que foi proposto na questão abaixo??

Sim
4 (14.3%)
Não
9 (32.1%)
Não sei...
7 (25%)
Matava mil!
8 (28.6%)

Votos Totais: 25

Autor Tópico: [Enquete]Sequestro.  (Lida 8599 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: [Enquete]Sequestro.
« Resposta #50 Online: 08 de Março de 2008, 16:52:24 »
Ninguém consegue ser tão analítico em uma situação dessas, Fabulous.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #51 Online: 08 de Março de 2008, 16:55:27 »
1. Como ele esta me vigiando?
2. Eu pediria ajuda à policia
3. O que ele ganharia em eu matar 10 pessoas nada haver
4. Qual o propósito dele?
5. Como ele vai saber que eu matei 10 pessoas?
6. Sequestrou só por sequestrar?
7. Por que não rastreia o número?
Talvez se você fosse o Jack Bauer...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #52 Online: 08 de Março de 2008, 17:41:44 »
1. Como ele esta me vigiando?
Você não consegue imaginar.

2. Eu pediria ajuda à policia
Não fará diferença, nem pra ele nem pro futuro do seu filho.

3. O que ele ganharia em eu matar 10 pessoas nada haver
Você não consegue imaginar

4. Qual o propósito dele?

5. Como ele vai saber que eu matei 10 pessoas?

6. Sequestrou só por sequestrar?
Você não sabe

7. Por que não rastreia o número?
Essa pergunta me lembra bem RPG.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Março de 2008, 21:09:16 »
Pqp, fala sério... vocês devem estar de zuação.
Em uma hora dessas a coisa que mais precisa é ser analítico e racional pô!
Vou sair matando 10 pessoas que eu ver na minha frente só por que um louco que sequestrou meu filho pediu? As argumentações que postei são válidas e bem racional...

8. E se for só um trote?
9. Por que não ligo no cel do meu filho e vejo onde ele está?
10. Por que não tenta negociação em cash com o sequestrador?

Isso é filmes que vocês andam assistindo...

Razões:

1. Um maluco que seja, não conseguiria bolar um plano desse, um maluco já teria matado se fosse o caso...
2. Maioria dos sequestros são para resgate em dinheiro e não resgate para matar 10 pessoas que seja quem for...
3. Um sequestro premeditado assim, com um objetivo desse, só se o cara for muito rival seu, por algum motivo (tráfico de droga, tomada de território...) para fazer um pedido desses... E eles selecionaria quem você deveria matar...

Agora, sair pra matar, por matar... |(
Isso é uma piada.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Danieli

• Visitante
« Resposta #54 Online: 08 de Março de 2008, 21:18:54 »
Pqp, fala sério... vocês devem estar de zuação.
Em uma hora dessas a coisa que mais precisa é ser analítico e racional pô!
Vou sair matando 10 pessoas que eu ver na minha frente só por que um louco que sequestrou meu filho pediu? As argumentações que postei são válidas e bem racional...

8. E se for só um trote?
Se for um trote com o teu próprio filho falando? Até é possível.
Mas de qualquer maneira estar racional quando é teu filho em perigo é muito delicado. E ser analítico nessas horas é coisa de cinema e não da vida real.
9. Por que não ligo no cel do meu filho e vejo onde ele está?
Se for uma criança de 3 ou 4 anos, indefesa e provavelmente sem celular?
10. Por que não tenta negociação em cash com o sequestrador?
Porque ninguém aqui falou que não ia negociar, um crime assim não acontece da noite pro dia e o pedido também não, as vezes o seqüestrador mantém contato com a família da vitima e nem sempre fala na lata o que quer.

Acho que o Tarcísio está dizendo que É seu filho que foi seqüestrado e o preço do resgate é a vida de dez pessoas (seja elas quem forem). Ele afirmou isso no começo do problema, a gente pode até dizer que chamaria o FBI, a pqp, mas filho é filho, e eu acho difícil manter a ordem de pensamento numa ocasião tão extrema. Embora eu compreenda claramente quem diria que não mataria as dez pessoas ou chamaria a polícia, é uma questão de escolha só.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 08 de Março de 2008, 21:37:46 »
Não concordo com você Danieli.

Danieli

• Visitante
« Resposta #56 Online: 08 de Março de 2008, 21:39:49 »
Não concordo com você Danieli.
Pode dizer por quê?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Março de 2008, 21:59:03 »
Se for um trote com o teu próprio filho falando? Até é possível.
Mas de qualquer maneira estar racional quando é teu filho em perigo é muito delicado. E ser analítico nessas horas é coisa de cinema e não da vida real.

Existem alguns tipos de trotes de falso sequestro, onde colocam uma pessoa no fundo chorando e gritando e começam e ligam aleatoriamente em um número, como se tivessem sequestrado algum familiar... A pessoa se apavora e não pensa racionalmente o que pode estar acontecendo... E nessa de apavorar que acontece coisas, como já teve casos de pessoa passar 2mil reais, n~umero de cartão telefônico e essas coisas... Ou seja, não foi analítico para ver o que estva realmente acontecendo.

Se for uma criança de 3 ou 4 anos, indefesa e provavelmente sem celular?

Ok, então comprovado que foi um sequestro verdadeiro e for uma criança sem celular. De qualquer maneira eu teria que ser o mais forte ao máximo para não sair como um louco matando 10 pessoas para pegar depois prisão por 30 anos ou ser internado em um hospício...

Porque ninguém aqui falou que não ia negociar, um crime assim não acontece da noite pro dia e o pedido também não, as vezes o seqüestrador mantém contato com a família da vitima e nem sempre fala na lata o que quer.

Existem sequestros relâmpagos que o resgate é pedido no mesmo dia.

Quando não falam na lata o que quer, existem casos sim... mas ai já é outra história.

eu acho difícil manter a ordem de pensamento numa ocasião tão extrema

Por que não? É filho, que seja... mas é quase que obrigatório ter um pensamento conciso uma hora dessa.

Danieli

• Visitante
« Resposta #58 Online: 08 de Março de 2008, 22:40:33 »
A abordagem inicial do tópico Fabulous, está descartando completamente de que não seja seu filho e de que seja um trote, ou de qualquer outra ocorrência, partindo disso você decide se mata ou não.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #59 Online: 08 de Março de 2008, 23:29:51 »
São das pessoas que afirmam com toda certeza o que não podem sequer cogitar que tenho mais medo, elas costumam ser as mais imprevisíveis.

E não estou dizendo com isso que você faria o que quer que fosse - talvez se saísse melhor que qualquer outro em situação semelhante - mas apenas que o considero um ingênuo.
Você está subestimando a experiência de vida das pessoas.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #60 Online: 08 de Março de 2008, 23:35:10 »
Achei que estivesse claro que o cara ainda te deu umas porradas...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 09 de Março de 2008, 01:38:00 »
Achei que estivesse claro que o cara ainda te deu umas porradas...
Foi o que eu tinha imaginado.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 09 de Março de 2008, 12:39:16 »
A abordagem inicial do tópico Fabulous, está descartando completamente de que não seja seu filho e de que seja um trote, ou de qualquer outra ocorrência, partindo disso você decide se mata ou não.

Estou tentando te mostrar, que existe outros métodos mais eficiêntes de resolver situações como essa, do que sair matando 10 pessoas inocentes. :ok:

Luz

• Visitante
« Resposta #63 Online: 09 de Março de 2008, 13:02:37 »
São das pessoas que afirmam com toda certeza o que não podem sequer cogitar que tenho mais medo, elas costumam ser as mais imprevisíveis.

E não estou dizendo com isso que você faria o que quer que fosse - talvez se saísse melhor que qualquer outro em situação semelhante - mas apenas que o considero um ingênuo.
Você está subestimando a experiência de vida das pessoas.

Posso ter dado essa impressão, mas estou questionando tanta certeza diante de uma situação tão atípica que envolve tantos conflitos, sentimentos e decisões que muitos de nós simplesmente desconhece.

Talvez ainda eu tenha compreendido mal a questão e exista implícita uma terceira opção que não escolher entre dez pessoas e seu próprio filho.

Pergunto: a questão envolve perspicácia na resposta ou quer tratar simplesmente um conflito ético?

Luz

• Visitante
« Resposta #64 Online: 09 de Março de 2008, 13:37:17 »
Vocês realmente sentem que perdem a razão tão facilmente?

Eu não posso honestamente dizer o mesmo, embora naturalmente não falte quem me garanta o contrário.  Mas até aí, sempre há quem pense as coisas mais absurdas sobre quem quer que seja.

Tão facilmente não, mas, algumas vezes, sim. Não tenho todo esse auto-controle para dizer qual seria a minha reação num conflito "real" entre o "eu não consigo matar pessoas" e o "eu não consigo deixar o meu filho morrer".

E não acho assim tão absurdo pensar que uma grande parte das pessoas possa reagir de forma totalmente diversa do que elas próprias esperam no limite da razão, mas enfim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 09 de Março de 2008, 13:38:56 »
Concordo, mas eu me referia a situações de trânsito, como dito na ocasião.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #66 Online: 09 de Março de 2008, 13:53:30 »
Concordo, mas eu me referia a situações de trânsito, como dito na ocasião.

Ah, sim! Sobre essas situações corriqueiras o que eu pretendia dizer com o exemplo lá atrás é que, muitas vezes, por muito menos, podemos perder a razão e agir de forma que nós mesmos nos reprovamos depois - ao recobrar a razão.

Isso, às vezes, acontece com a maioria das pessoas - por isso o convite a pensar que em circunstâncias que envolvem sentimentos fortes que (talvez) nunca lidamos com eles é difícil prever o que fato seríamos capazes de fazer. Penso que, muitas vezes, subestimamos o nosso próprio potencial - tanto para o bem quanto para o mal.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #67 Online: 11 de Março de 2008, 19:26:06 »
Se tem uma coisa que esses tópicos sobre dilemas graves provam é que a melhor saída é nunca deixar as coisas chegarem a esse ponto. Antever os problemas e se preparar com antecedência é uma habilidade crucial na vida.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #68 Online: 18 de Março de 2008, 13:30:59 »
Eu não mataria ninguém inocente.
²

Faz-se necessária uma definição de inocente.

Supondo que o enredo Hollywoodiano proposto acontecesse na vida real (difícil hein), a demanda logística necessária para matar 10 pessoas é suficiente para se descobrir onde seu filho está.

Eu hein!

Acharia seu filho com uma faca?

Pergunto: a questão envolve perspicácia na resposta ou quer tratar simplesmente um conflito ético?

A resposta me parece mais que óbvia, é um conflito ético/moral, não é pra saber se você é um Jack Bauer ou se você ia chamar Nossa Senhora Aparecida pra te ajudar.

Eu mesmo não tenho a mínima idéia de como reagiria, ia depender muito do que estivesse passando pela minha cabeça naqueles dias, da relação com o hipotético filho, da idade dele, da possível escolha dos 10 alvos, etc.

Facilitando a situação pro Fabulous:

Você acorda num quarto desconhecido com 10 pessoas amarradas (não, você não conhece as pessoas) e vendadas em cadeiras, ao seu lado uma faca. Umas das paredes é de vidro (blindado Fabulous, não dá pra quebrar não) e lá está um homem com uma arma apontada para cabeça do seu filho, que lhe dá um determinado tempo (pouco tempo) para que você mate as 10 antes que ele mate o seu filho. O que você faria?
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Março de 2008, 18:27:10 »
Podendo escolher dez pessoas é fácil. Você tem certa possibilidade de não matar pessoas que você considere boas, que causariam peso grande na sua mente se você visse morrendo por uma escolha sua. Quem sabe até se conseguisse matar dez criminosos ou algo do tipo... Entre um filho meu ou dez bandidos, obviamente, não seria difícil escolher quem seria enterrado.

Se fossem dez, cem, mil pessoas aleatórias por aí seria bem mais complicado.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #70 Online: 18 de Março de 2008, 19:16:11 »
Você acorda num quarto desconhecido com 10 pessoas amarradas (não, você não conhece as pessoas) e vendadas em cadeiras, ao seu lado uma faca. Umas das paredes é de vidro (blindado Fabulous, não dá pra quebrar não) e lá está um homem com uma arma apontada para cabeça do seu filho, que lhe dá um determinado tempo (pouco tempo) para que você mate as 10 antes que ele mate o seu filho. O que você faria?
Não há nenhuma garantia de que ele iria soltar a criança ou até mesmo matar nós dois.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #71 Online: 18 de Março de 2008, 19:43:03 »
Não há nenhuma garantia de que ele iria soltar a criança ou até mesmo matar nós dois.

Suponha que existe...

Meu deus... a imaginação de vocês e a capacidade para se colocaram em situações hipotéticas extremas onde só há uma saída tá um lixo... :/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 18 de Março de 2008, 19:45:52 »
Sabem, me ocorreu que quem gosta de mangá e deste tipo de especulação faria bem em ler "Gantz".

Ou pelo menos tentem se informar sobre um oficial nazista chamado "Eichmann"; a controvérsia a respeito das motivações e saúde mental dele é muito interessante.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #73 Online: 18 de Março de 2008, 19:47:43 »
Sabem, me ocorreu que quem gosta de mangá e deste tipo de especulação faria bem em ler "Gantz".

Ou pelo menos tentem se informar sobre um oficial nazista chamado "Eichmann"; a controvérsia a respeito das motivações e saúde mental dele é muito interessante.

Gantz... muito bom... o anime é legal também... o mangá eu só li o primeiro...

Ou os caras saem matando os 'aliens' ou morrem... de novo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 18 de Março de 2008, 19:51:55 »
Achei o mangá bem melhor, pelo menos mais claro e detalhado do que o anime.

É um bom exercício de mostrar como é fácil para pessoas comuns cometer barbaridades quando pressionadas.  O que na minha opinião tem TUDO a ver com os 20 e poucos anos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!