Autor Tópico: O Universo tem 13,73 bilhões de anos  (Lida 5772 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
O Universo tem 13,73 bilhões de anos
« Online: 06 de Março de 2008, 18:40:26 »
O Universo tem 13,73 bilhões de anos

Estranharam a precisão do anunciado? Leiam esta matéria em inglês:

http://www.badastronomy.com/bablog/2008/03/05/the-universe-is-1373-12-billion-years-old/

Ela comenta que o projeto WMAP da NASA revelou certos dados do universo com uma precisão espantosa.

• A idade do universo é de 13,73 bilhões de anos, com margem de erro de 120 milhões de anos. Algumas pessoas podem dizer que não parece mais velho do que 6.000 anos. Estão errados.
  • A imagem no site mostra a diferença de temperatura entre diferentes partes do céu. Vermelho é mais quente e azul é mais frio. Entretanto, a diferença entre o mais quente e o mais frio é incrivelmente pequena: toda a temperatura varia do frio para o quente por somente 0,0002 graus Kelvin. A temperatura média é de 2,725 Kelvin, então você vê a temperatura entre 2,7248 e 2,7252 Kelvins.
  • O Universo é plano.
  • A energia disponível no Universo é a soma do total da massa com a energia de todo o cosmos. Junto com algumas outras observações, o WMAP conseguiu determinar o quanto dessa energia está distribuída em energia escura, matéria escura e matéria normal. O que eles conseguiram foi: o Universo tem 72,1% de energia escura, 23,3% de matéria escura e 4,62% de matéria normal (átomos). Você leu direito: tudo o que se pode ver, tocar, provar ou sentir de qualquer maneira… é menos de 5% de todo o Universo.

Como não sou físico, me pergunto o quanto estes dados podem ser confiáveis. Mas se forem, então diria que temos bastante respostas por hora. O site do WMAP parece trazer mais coisas interessantes também.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O Universo tem 13,73 bilhões de anos
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2008, 06:40:24 »
O Phil Plait é bastante cuidadoso com o que publica em seu blog. Eu mesmo estava procurando o paper original para comentar no meu também, mas ainda não encontrei (e não queria simplesmente copiar do BA). Mas eu diria que é confiável, sim.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2008, 08:55:46 »
Plano???

Ou seja ele só está de expandido para os lados? (como se fosse um grande circulo ficando ainda maior?)

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Março de 2008, 10:35:13 »
Se ele é plano, já é possivel saber pra qual direção ele esta expandindo?   :|

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Março de 2008, 10:44:12 »
se o universo é plano, como é que eu sou 3D?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 07 de Março de 2008, 10:45:01 »
O que é difícil para a maioria das pessoas é compreender que o Universo não está se expandindo em relação a alguma coisa - mas que a própria textura do espaço está se esticando, em todas as direções. Imaginem uma massa de bolo recheada com passas. As passas são como as galáxias e a massa é como o Universo. Quando você leva a massa ao forno, as passas ficam com o mesmo tamanho, mas a distância entre elas aumenta. Entenderam?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Março de 2008, 10:46:54 »
mas o bolo tem 3 dimensões. :p
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 07 de Março de 2008, 10:48:53 »

O universo é "plano" no sentido em que não se dobra sobre si mesmo (curvatura fechada, positiva), nem se abre numa expansão cada vez mais rápida (curvatura aberta, negativa). Ou seja, a taxa de expansão está diminuindo assintoticamente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 07 de Março de 2008, 10:49:24 »
Plano???

Ou seja ele só está de expandido para os lados? (como se fosse um grande circulo ficando ainda maior?)

Não, isso se refere à curvatura média do espaço-tempo em larga escala. Numa analogia bidimensional, um universo com curvatura
positiva seria como a superfície de uma esfera [1]. Um universo plano seria como o próprio nome diz.

E não, o universo não está se expandindo dentro de algo, mas é o próprio espaço que se expande. Cada ponto do universo se
vê como o centro da expansão.

[1] Nessa analogia, a superfície 2d está dentro (embedded) de um volume 3d, mas no caso do universo isso não é necessário.
É como se a superfície a esfera fosse tudo o que existe.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 07 de Março de 2008, 10:56:17 »
É complicado de enxergar, mesmo. Eu demorei pacas para entender o que tudo isso significava. Não parem de perguntar enquanto restar dúvidas :-)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Março de 2008, 11:03:54 »
acho que entendi. não que ele seja uma pizza, pode muito bem ser uma laranja. o ponto de se dizer que é plano é que suas extremidades nunca irão se encontrar, que ele não se dobra sobre si mesmo.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #11 Online: 07 de Março de 2008, 11:49:18 »
Legal
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Março de 2008, 12:36:13 »

Pelo que eu penso entender, "plano" é um tipo de analogia geométrica para uma coisa que não é muito bem um "formato" literal, ao mesmo que o universo em si continua sendo tri ou quadridimensional. Se não me engano, diferentes possíveis graus de "curvatura" se referem ao universo poder/dever continuar se expandindo mais ou menos como está para sempre, ou futuramente se contrair (talvez até um "big crunch", a menos que por algum motivo se "curvasse" em outra "direção"), ou se expandir num ritmo ainda mais acelerado (tendendo ao "big rip").

Mais ou menos, penso eu, como uma "paisagem adaptativa" em seleção natural não tem nenhum significado geométrico de verdade; uma paisagem adaptativa plana não significa estarmos falando de um habitat que é uma planície, nem um pico adaptativo significa que há um pico, morro ou montanha mesmo.

Ou, melhor ainda, é plano como, digamos, um gráfico de crescimento populacional é plano, se não houver crescimento populacional; ainda que possa se "ajustar" a inclinação dos eixos para algo como o gráfico plano significar algo como crescimento constante.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 07 de Março de 2008, 12:40:20 »
É, o problema com essas nomenclaturas é que muitas vezes usamos termos familiares em referência a situações não tão familiares.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2008, 12:42:45 »
Só uma questão, as particulas mais fundamentais, tipo fotons, neutrinos, quarks e essas coisas são consideradas matéria "normal"?
Não existe nenhuma evidencia do que seriam a energia escura e a materia escura?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 07 de Março de 2008, 12:52:16 »
"Matéria escura" é o nome que se dá a toda matéria que interage muito fracamente com o eletromagnetismo (i.e., não emite ou reflete radiação eletromagnética que possamos detectar). Matéria escura, entretanto, pode interagir gravitacionalmente, e hoje é a única maneira que temos de inferir sua existência.

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Março de 2008, 13:06:05 »
O que é difícil para a maioria das pessoas é compreender que o Universo não está se expandindo em relação a alguma coisa - mas que a própria textura do espaço está se esticando, em todas as direções. Imaginem uma massa de bolo recheada com passas. As passas são como as galáxias e a massa é como o Universo. Quando você leva a massa ao forno, as passas ficam com o mesmo tamanho, mas a distância entre elas aumenta. Entenderam?

Então daqui alguns milhares de anos não conseguiremos mais observar o universo(galaxias, estrelas, etc...) por estarem muito distantes?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Março de 2008, 13:06:49 »
Se o universo é plano então adeus mesmo ao big-crunch. O modelo plano do universo poderia ser visualizado por nós como dois cones encostados pelas pontas? O big-bang o evento e a expansão como a transferência da energia?

Beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Março de 2008, 13:47:08 »

Então daqui alguns milhares de anos não conseguiremos mais observar o universo(galaxias, estrelas, etc...) por estarem muito distantes?

É, mas onde se diz milhares, leia-se dezenas (centenas?) de bilhões. E por estarem distantes, isto é, fora do nosso horizonte.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Março de 2008, 16:12:24 »
Como que o universo vai se contrair então? Eu pensava que o universo já ocupasse o "infinito" e que os buracos negros estariam sugando tudo - crescendo - até a hora de se chocarem e ocorrer um novo big bang.
O que penso tá errado né?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Março de 2008, 16:24:13 »
Sim, está. Buracos-negros não crescem assim indefinidamente e o Universo não é "infinito"
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Março de 2008, 16:33:06 »
Eu sempre achei que o Universo é uma gota que caiu de uma Pipeta e se abriu sobre uma lâmina de vidro, expandindo-se violentamente quando se chocou no vidro e reduzindo a expansão com o tempo.

Quando saiu da pipita, a substância estava contraída em um ponto muito pequeno e era aparentemente homogêna... quando se expandiu, essa homogeneidade só se manteve olhando a gota de longe. Olhando de perto, nota-se aglomerados de matéria (baixa solubilidade do "sólido" no "líquido".

O líquido vai expandindo para os lados na lâmina e os aglomerados sólidos vão se afastando. Agora já sabemos o tamanho da gota e há quanto tempo o cientista a deixou cair na lâmina. Ele não sabe da nossa existência, embora não duvide que possamos existir. Achamos que existe mais densidade de massa e energia na "gota" porque estamos ignorando a energia potencial que puxou a gota em direção à lâmina. Portanto essa massa / energia adicional na verdade não existe, ela é o resultado de um cálculo matemático que não leva em conta todas as variáveis.

Depois de falar tanta merda, vou tomar um Lexotan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Março de 2008, 16:47:36 »
Eu sempre achei que o Universo é uma gota que caiu de uma Pipeta e se abriu sobre uma lâmina de vidro, expandindo-se violentamente quando se chocou no vidro e reduzindo a expansão com o tempo.

Quando saiu da pipita, a substância estava contraída em um ponto muito pequeno e era aparentemente homogêna... quando se expandiu, essa homogeneidade só se manteve olhando a gota de longe. Olhando de perto, nota-se aglomerados de matéria (baixa solubilidade do "sólido" no "líquido".

O líquido vai expandindo para os lados na lâmina e os aglomerados sólidos vão se afastando. Agora já sabemos o tamanho da gota e há quanto tempo o cientista a deixou cair na lâmina. Ele não sabe da nossa existência, embora não duvide que possamos existir. Achamos que existe mais densidade de massa e energia na "gota" porque estamos ignorando a energia potencial que puxou a gota em direção à lâmina. Portanto essa massa / energia adicional na verdade não existe, ela é o resultado de um cálculo matemático que não leva em conta todas as variáveis.

Depois de falar tanta merda, vou tomar um Lexotan.

:lol:

Alan Watts

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Março de 2008, 19:58:02 »
Sim, está. Buracos-negros não crescem assim indefinidamente e o Universo não é "infinito"
ué, eu aprendi que o universo iria se contrair porque os buracos negros iriam começar a crescer tanto que acabariam colidindo, aumentando de tamanho e consequentemente - num estágio mais a frente - sugando tudo.
E como que o universo não é infinito? há alguma coisa além dele? acho que talvez "infinito" não seja o termo correto de usar eñtão, porque pelo que eu saiba não se especula nada além dele, certo?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #24 Online: 14 de Março de 2008, 20:55:39 »
É só eu que não consigo imaginar o fim do universo?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!