se o universo é plano, como é que eu sou 3D?
Pelo que eu penso entender, "plano" é um tipo de analogia geométrica para uma coisa que não é muito bem um "formato" literal, ao mesmo que o universo em si continua sendo tri ou quadridimensional. Se não me engano, diferentes possíveis graus de "curvatura" se referem ao universo poder/dever continuar se expandindo mais ou menos como está para sempre, ou futuramente se contrair (talvez até um "big crunch", a menos que por algum motivo se "curvasse" em outra "direção"), ou se expandir num ritmo ainda mais acelerado (tendendo ao "big rip").
Mais ou menos, penso eu, como uma "paisagem adaptativa" em seleção natural não tem nenhum significado geométrico de verdade; uma paisagem adaptativa plana não significa estarmos falando de um habitat que é uma planície, nem um pico adaptativo significa que há um pico, morro ou montanha mesmo.
Ou, melhor ainda, é plano como, digamos, um gráfico de crescimento populacional é plano, se não houver crescimento populacional; ainda que possa se "ajustar" a inclinação dos eixos para algo como o gráfico plano significar algo como crescimento constante.