HSette, vc poderia postar mais alguns dados sobre o que é a materia escura e a energia escura?
Parece-me que muitas vezes os cientistas só conseguem observa-las em galáxias distantes, a partir de relações com a matéria normal, pois não é possivel capta-las diretamente visto que não transmitem radiação.
Se eu posso me intrometer aqui um pouco

, o que ocorre na verdade é que os cientistas conseguiram encontrar a matéria escura justamente por que ela
não interage gravitacionalmente com a matéria normal, em vez do contráro:

Imagine uma colisão entre duas galáxias de tal maneira que a matéria "comum" de cada uma delas colide entre si e fica "travada" por atração gravitacional, pura e simplesmente. Já a matéria escura presente em cada uma delas simplesmente mantém seu momento, por que
não interage gravitacionalmente com a matéria normal, atravessando o aglomerado de matéria normal que se forma "no meio" .
É exatamente isso que se vê na foto, a matéria escura presente em cada uma das galáxias (em azul), simplesmente manteve seu curso original, por isso ela pode ser vista ao redor do aglomerado de matéria normal (rosa), no meio.
Tem dois posts muito bons no
Cosmic Variance a respeito da matéria escura, mas estão em inglês:
Dark Matter existsWhat's the Dark Matter?Desculpe a intromissão, foi só pra esclarecer esse pequeno porém.