Autor Tópico: Materializações  (Lida 13669 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Materializações
« Resposta #75 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:43:48 »
Existem também os fatores psicológicos. Acreditar pode servir de alívio para o stress da dureza da realidade. Pessoas acreditam em UFOS, na inocência do Lula, na homeopatia, e por aí vai...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:48:00 »
Sem querer ser exagerado, será a crença algo genético? Tipo.. Parece que vivemos em outro mundo ao debatermos com crentes, parece que os cérebros são fundamentalmente distintos.
Meu sogro tem mais de 70 anos, depois que contei sobre os absurdos da Bíblia, em uma semana ele virou ateu, e me disse que acreditava por costume.

Crentes (políticos, ideológicos, religiosos, etc..) são fundamentalmente distintos?

Faz sentido. Vai pelo mesmo caminho daquele outro debate sobre se o homossexualismo é herança genética.
Parece que sempre haverá a soma dos dois componentes na equação: predisposição genética e meio social onde se deu o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Isso, nos dois casos, orientação sexual e de credo/inexistência-de-credo.

Não sei se existe alguma pesquisa nesse sentido. Mas se for real, o dialogo se torna impossível por definição.

O diálogo é possível, mas os outros estão sempre a alguns degraus abaixo do desenvolvimento espiritual necessário para concordar com eles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #77 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:49:52 »
Como Gigaview falou, é para aliviar a dureza do dia-a-dia mesmo.

Mas também é como eu falei outro dia: muitos pagam para serem enganados, aquilo é o cineminha deles, é a diversão do fim-de-semana, é o futebolzinho. Eles gostam de mistérios, querem o fantástico, o sobrenatural, pagam para terem a "revelação" e os "milagres" da semana.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:51:19 »
Sem querer ser exagerado, será a crença algo genético? Tipo.. Parece que vivemos em outro mundo ao debatermos com crentes, parece que os cérebros são fundamentalmente distintos.
Meu sogro tem mais de 70 anos, depois que contei sobre os absurdos da Bíblia, em uma semana ele virou ateu, e me disse que acreditava por costume.

Crentes (políticos, ideológicos, religiosos, etc..) são fundamentalmente distintos?

Faz sentido. Vai pelo mesmo caminho daquele outro debate sobre se o homossexualismo é herança genética.
Parece que sempre haverá a soma dos dois componentes na equação: predisposição genética e meio social onde se deu o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Isso, nos dois casos, orientação sexual e de credo/inexistência-de-credo.

Não sei se existe alguma pesquisa nesse sentido. Mas se for real, o dialogo se torna impossível por definição.

Eu tenho muita curiosidade sobre algo que me parece muito pouco estudado, uma "psicologia da desconversão".

Não acho que haja qualquer influência genética que dê o "ponto final" na coisa, mas ao mesmo tempo as coisas parecem ser bem mais complicadas do que uma mera questão de mostrar os fatos. Quando a coisa parece ser desse jeito, não deve ser por qualquer diferença genética, mas simplesmente pela pessoa nunca ter uma "relação" muito importante com religião. Seria algo meio como se de repente se comprovasse a teoria de cordas em vez de partículas ordinárias. Ninguém tem nada "investido" em uma coisa ou outra.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:52:25 »
Como Gigaview falou, é para aliviar a dureza do dia-a-dia mesmo.

Mas também é como eu falei outro dia: muitos pagam para serem enganados, aquilo é o cineminha deles, é a diversão do fim-de-semana, é o futebolzinho. Eles gostam de mistérios, querem o fantástico, o sobrenatural, pagam para terem a "revelação" e os "milagres" da semana.

Exato. É o circo deles.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:54:04 »
O diálogo é possível, mas os outros estão sempre a alguns degraus abaixo do desenvolvimento espiritual necessário para concordar com eles.

O pior, indispostos a raciocinar. Coisas simples como, que se não houvesse o karma, então quando alguém sofre um acidente terrível, seria só isso, AZAR. Como uma pessoa racional pode não perceber que as coisas seriam tristes se fossem assim, e logo não são?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:06:34 »

Eu tenho muita curiosidade sobre algo que me parece muito pouco estudado, uma "psicologia da desconversão".

Não acho que haja qualquer influência genética que dê o "ponto final" na coisa, mas ao mesmo tempo as coisas parecem ser bem mais complicadas do que uma mera questão de mostrar os fatos. Quando a coisa parece ser desse jeito, não deve ser por qualquer diferença genética, mas simplesmente pela pessoa nunca ter uma "relação" muito importante com religião. Seria algo meio como se de repente se comprovasse a teoria de cordas em vez de partículas ordinárias. Ninguém tem nada "investido" em uma coisa ou outra.

Não sei Buck. Eu era bem crente (espirita) e bastaram os argumentos corretos para me desconverter (após os 30). Interessante ver pessoas como Niemeyer defendendo os fuzilamentos se Stalin até o fim de sua vida, contra todos os fatos. Parece que a crença se torna parte da essência da pessoa.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:08:56 »
Existem também os fatores psicológicos. Acreditar pode servir de alívio para o stress da dureza da realidade. Pessoas acreditam em UFOS, na inocência do Lula, na homeopatia, e por aí vai...

Pois é.. E não deve ser algo relacionado a QI.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:10:45 »
Não sei se é apenas uma questão de raciocínio, acho que existe alguma coisa a mais. Veja o caso de Arthur Conan Doyle.

Ele criou o Sherlock Homes, um personagem cético, lógico e investigativo e que tinha um método para a abordagem de seus casos. Conan Doyle teve que estudar, pesquisar e refletir para desenvolver o personagem e suas aventuras. Tudo que criou foi fruto de um esforço intelectual e inteligente. No entanto, não é possível perceber esse esforço e inteligência na abordagem de suas crenças pessoais. Por que o Conan Doyle não resgatou um pouco do Sherlock Homes que habitava sua mente para perceber, por exemplo que as fadas de Cotingley eram uma fraude grosseira? Por que continuou a acreditar que seu amigo Houdini tinha poderes mágicos verdadeiros apesar de o próprio Houdini lhe afirmar que eram truques de mágica? Aonde estava o Sherlock Homes para ajudá-lo a pensar?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:14:47 »
Então, parece que esse "tipo" de pessoa escolhe algo/alguém como referencia, algo que decide ser o fator estabilizador de sua existência e sob hipótese alguma pode mexer nisso.

Imagina o Niemeyer sem o esquerdismo? O que ele seria? A relação entre sujeito-objeto da crença para essas pessoas não é o mesmo do que para nós. Eles se definem por essa relação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:16:18 »
Vamos abrir um tópico?

Vou abrir....

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:17:48 »
Bueno

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #87 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:19:32 »
Não sei se é apenas uma questão de raciocínio, acho que existe alguma coisa a mais. Veja o caso de Arthur Conan Doyle.

Ele criou o Sherlock Homes, um personagem cético, lógico e investigativo e que tinha um método para a abordagem de seus casos. Conan Doyle teve que estudar, pesquisar e refletir para desenvolver o personagem e suas aventuras. Tudo que criou foi fruto de um esforço intelectual e inteligente. No entanto, não é possível perceber esse esforço e inteligência na abordagem de suas crenças pessoais. Por que o Conan Doyle não resgatou um pouco do Sherlock Homes que habitava sua mente para perceber, por exemplo que as fadas de Cotingley eram uma fraude grosseira? Por que continuou a acreditar que seu amigo Houdini tinha poderes mágicos verdadeiros apesar de o próprio Houdini lhe afirmar que eram truques de mágica? Aonde estava o Sherlock Homes para ajudá-lo a pensar?

Adorava ler Conan Doyle de pequeno. E não imaginava que ele pudesse ser Espírita, apesar do próprio personagem Sherlock Holmes já dar sinais de ser ateu nos contos.
Aliás, ainda gosto dos contos.
Tem alguma explicação psicológica pra isto? Contos representar o inverso do pensamento critico do autor?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:29:12 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 20 de Dezembro de 2012, 01:48:19 »

Acreditar em UFOs e na homeopatia, eu até aceito.

Mas na inocência do Lula...  :P
Foto USGS

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #90 Online: 20 de Dezembro de 2012, 08:24:55 »
Seria algo meio como se de repente se comprovasse a teoria de cordas em vez de partículas ordinárias.

"Calabi-Yau"  :hihi:  Paciência, as escavações continuam  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!