Autor Tópico: Nova Era - Uma salada muito louca!  (Lida 11073 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Nova Era - Uma salada muito louca!
« Online: 07 de Dezembro de 2012, 04:19:40 »
Citar
1. A Nova Era é uma seita religiosa?

Não. A Nova Era não é uma seita, nem uma igreja, nem uma religião. É uma forma de ver, pensar e atuar que muitas pessoas e organizações adotaram para mudar o mundo segundo certas crenças que têm em comum. Mas não tem chefe, nem regras, nem doutrinas fixas, nem disciplina comum.

2. Por que, então, se diz que é uma nova religião?

A Nova Era fala de muitas coisas que tocam a fé: Deus, a criação, a vida, a morte, a meditação, o sentido de nossa existência, etc. ... mas não é uma religião. Toma diversos aspectos de muitas religiões e também das ciências e da literatura e os mistura com certa originalidade para dar respostas fantásticas às perguntas mais importantes da vida humana. Às vezes inclusive usa uma linguagem cristã para expressar idéias muito contrárias ao cristianismo.

3. Quem pertence à Nova Era?

Todo tipo de pessoa pode fazer parte da Nova Era. Seus líderes e pensadores costumam ser gente da "revolução contracultural" dos anos 60 e 70 que rejeitou os valores e os caminhos religiosos tradicionais a favor da libertinagem, da cultural da droga, do amor livre e dos experimentos em comunidades utópicas. Hoje suas idéias estão tão difundidas que grande número de pessoas as compartilham sem uma rejeição formal e evidente de sua própria cultural ou seu estilo de vida.

4. Em que a Nova Era acredita?

O típico da Nova Era é o espírito de individualismo que permite a cada quem formular sua própria verdade religiosa, filosófica e ética. Mas há algumas crenças comuns que quase todos os participantes da Nova Era compartilham:

a) o mundo está para entrar em um período de paz e de harmonia mundial assinalado pela astrologia como a "era de Aquário"

b) A "era de Aquário" será fruto de uma nova consciência nos homens. Todas as terapias e técnicas da Nova Era pretendem criar esta consciência e acelerar a vinda da era de aquário.

c) Por esta nova consciência o homem vai se dar conta de seus poderes sobrenaturais e saberá que não há nenhum Deus fora de si mesmo.

d) Cada homem, portanto, cria a sua própria verdade. Não há bem e mal, toda experiência é um passo para a consciência plena de sua divindade.

e) O universo é um ser único e vivo em evolução ao pleno conhecimento de si e o homem é a manifestação de sua autoconsciência.

f) A natureza também é parte do único ser cósmico e, portanto, também participa de sua divindade. Tudo é "deus" e "deus" está em tudo.

g) Todas as religiões são iguais e, no fundo, dizem o mesmo.

h) Há "mestres" invisíveis que se comunicam com pessoas que já alcançaram a nova consciência e os instruem sobre os segredos do cosmos.

i) Todos os homens vivem muitas vidas, vão se reencarnando uma e outra vez até alcançar a nova consciência e dissolver-se na força divina do cosmos.

5. O que dizem os da Nova Era quando alguém os faz ver que estas crenças são pura fantasia?

Quando alguém não aceita esta absurda visão de Deus, do homem e do mundo, a Nova Era lhe diz que sua consciência ainda não está iluminada e que sua compreensão está condicionada por esquemas culturais que serão superados na nova era.

6. Mas, como esperam comprovar umas crenças que não correspondem em nada à realidade?

Normalmente fazem de experiências subjetivas pessoais que são tão impossíveis de verificar como o são de desmentir. Às vezes pegam dados das ciências e os aplicam à vida espiritual do homem como se as mesmas leis regessem em ambos mundos.

7. Como é o Deus da Nova Era?

O "deus" da Nova Era é uma força impessoal e anônima.  O "deus" da Nova Era é a criação que pouco a pouco vai se dando conta de si mesmo. O "deus" da Nova Era é o próprio homem que está além do bem e do mal. Na Nova Era o amor mais alto é o amor a si mesmo.

8. A Nova Era diz algo de Jesus Cristo?

A Nova Era diz que Jesus Cristo foi mais um mestre iluminado entre muitos. Diz que a única diferença entre Jesus Cristo e os demais seres humanos é que Ele se deu conta de sua divindade enquanto a maioria dos homens ainda não a descobriram.

9. A Nova Era não se confunde com o ecologismo?

Não. O verdadeiro ecologismo busca conservar o planeta e respeitar todas as formas de vida, especialmente a vida humana que tem um valor muito superior a todas as demais já que o homem foi feito a "imagem e semelhança de Deus". O ecologismo exagerado da Nova Era diz que o homem vale o mesmo que uma baleia ou um monte ou uma árvore. Chega a considerar ao homem como o pior inimigo do planeta em vez de vê-lo como seu guardião e seu dono.

10. Por que a Nova Era fala tanto de "energia" ?

Uma das idéias básicas da Nova Era é que toda a realidade visível, incluindo o homem, se reduz a uma "energia cósmica". Segundo isso, enquanto o cosmos estiver em fase evolutiva, sua energia se manifesta de muitas formas: uma pedra, o vento, a mente humana, etc... Supostamente há coisas, lugares e exercícios que podem aumentar nossa capacidade e nosso controle dessa energia (carregar um cristal de quartzo, visitar uma pirâmide ou outro lugar "sagrado" o dia de um equinócio primaveral, realizar certas posturas de yoga, etc.).

11. Os programas de controle mental, cura e auto-superação são um engano?

Deve-se ver e julgar cada programa separadamente. Mas alguns programas ensinam simples técnicas de relaxamento, concentração, memória ou fortalecimento da vontade que produzem resultados imediatos em seus clientes. A estas técnicas, que não têm nada de extraordinário, as revestem de uma linguagem pseudo-científica e as colocam como um grande descobrimento ou um segredo da sabedoria antiga. Freqüentemente se passa de uma terapia psicológica ou emocional ao mundo espiritual, incorporando elementos do panteísmo, do gnosticismo ou da espiritualidade oriental sem prevenir ao cliente. Aos resultados mais modestos no campo humano é atribuído um caráter sobrenatural. Daí se convence ao cliente de seus "poderes especiais", sua "consciência iluminada", ou de qualquer coisa.

12. As novas técnicas de meditação são úteis?

A Nova Era não tem nenhum reparo em misturar formas religiosas de tradições muito diversas, ainda quando há contradições de fundo. As técnicas de concentração profunda e os métodos orientais de meditação fecham o sujeito em si mesmo, o impulsionam a um absoluto impessoal ou indefinido.

13. Por que a Nova Era dá tanta importância à astrologia, ao horóscopo, ao tarô, ao contato com espíritos, etc.?

As antigas técnicas de adivinhação e o espiritismo sempre provocaram a curiosidade das pessoas. A Nova Era tem assinalado um renascimento do interesse no ocultismo, a magia, a astrologia e as práticas mediúnicas. São correntes que pretendem dotar ao homem de poderes mentais e espirituais sobrenaturais e colocá-lo como dono absoluto de seu próprio destino. A Nova Era apaga as distinções entre matéria e espírito, entre o real e o imaginário, entre o possível e o impossível.

Seus promotores

De alguma forma pode-se chamar promotores da Nova Era desde uma bruxinha que faz limpezas na Pirâmide do Sol em Teotihuacán até famosas personalidades nos meios de comunicação que se dedicam a temas de esoterismo comercial e popular. Mas há algumas organizações internacionais que também operam na América Latina.

Algumas dessas organizações são:

a) A Sociedade Teosófica: fundada em 1875 em Nova York pela russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), espirita e médium. Sua doutrina é uma mistura de espiritismo, ocultismo, princípios gnósticos e espiritualidade oriental. As crenças principais da Sociedade incluem a reencarnação, a comunicação com mestres desencarnados, o yoga, astrologia.

b) A Nova Acrópoles: fundada na Argentina em 1957 por Jorge Ângelo Livraga. É um grupo ocultista e agnóstico inspirado principalmente nos escritos de Blavatsky e una mescla dos conceitos de pensadores antigos. Seus membros buscam um estado espiritual superior através de sugestivas cerimônias de iniciação e a utilizam de muitos símbolos e ritos típicos de grupos paramilitares.

c) Controle Mental Silva: fundado em Laredo, Texas em 1966 por José Silva (n. 1914), consiste em cursos breves de técnicas de controle interno e alcançar a Sobre-Consciência ou o domínio total de seus estados mentais. O método contém elementos do espiritismo e sutilmente levar seus praticantes ao panteísmo. Maneja muitos conceitos fundamentais da Nova Era e centra a esperança da salvação nos poderes mentais do homem.

d) A Meditação Transcendental: fundada em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi na Índia mas não se popularizou até 1967, graças à publicidade oferecida pelos Beatles e outros artistas famosos da contracultura dos anos 60. Em sua doutrina, que nasce do hinduísmo, se busca a iluminação da consciência pela reflexão pessoal mediante a repetição de mantras (palavras sagradas) e ritos religiosos.

e) A Grande Fraternidade Universal: fundada em 1948 em Caracas pelo francês Serge Reynald de la Ferriére (1916-1962), que era muito ativo com grupos de teosofia, astrologia e a maçonaria. Sua doutrina se baseia em práticas astrológicas, esotéricas e ocultistas, e afirma que todas as religiões são iguais, ainda que favoreça crenças e práticas hindus. Apresenta um sincretismo religioso que apela a uma ciência superior que é a verdadeira base de toda religião.

f) A Igreja da Cienciologia/Dianética: fundada por L. Ron Hubbard (1911-1986), novelista de ficção científica que em 1950 publicou Dianética: A ciência moderna da saúde mental, um manual de auto-conhecimento e desenvolvimento de potencialidade humana baseada na análise de experiências prévias ao nascimento.

As associações de médicos mais prestigiosas dos EUA condenaram repetidamente as teorias e as terapias da Dianética como totalmente carentes de base científica e daninha para a saúde mental. Sua teoria é que todos os males humanos são causados por "engramas" ou cargas negativas que se gravam no inconsciente do homem e provocam estragos contínuos.

Para se libertar faz falta uma "audição" por parte de um especialista que recomendará uma série de cursos que supostamente levará ao cliente ao estado de "claro" ou livre de "engramas". A reencarnação e as experiências extra-corporais são parte da doutrina da seita.


Dessa fonte eliminei algumas comparações com cristianismo para não ficar extenso:

http://www.acidigital.com/seitas/novaera.htm

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 04:41:27 por Pasteur »

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2012, 15:15:30 »
Foi bom ler algo sobre a Nova Era pra saber do que se trata, mas o assunto é tão chato que ninguém comenta!  :histeria:

Um nonsense total!  :bash:

Preciso ler um pouco de Nietzsche pra recuperar as minhas faculdades mentais seriamente avariadas nesses poucos segundos em contato com esse assunto.    :lol:

Ou tomar eletrochoques no meu lobo frontal.  :crazy: :crazy: :crazy:

Offline Canopus

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 762
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2012, 15:55:47 »
LaraAS seria a pessoa mais indicada para comentar.
Ela já deixou claro em diversas mensagens que é simpatizante da Nova Era.

No mais, é outro tópico informativo que você, Pasteur, nos apresenta.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.
_____________________________
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.
J.krisnamurti

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:04:11 »
Céticos preguiçosos..... :histeria:
Corrijo: Pseudo-céticos preguiçosos  :lol:


Conheço bem pouco desta doutrina (quase nada), mas pelo que deu pra perceber, querer apagar o cristianismo e fazer um reboot.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 958
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:11:08 »

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:15:14 »
Tirou essa do fundo do baú, Laura.  :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 958
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:21:25 »
Tirou essa do fundo do baú, Laura.  :lol:

Você que pensa, tá na ativa até hoje: https://www.waltermercado.net/sp/

Sou muito fã dele!  :biglol:

Offline Canopus

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 762
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:26:37 »
Eu já ia perguntar por onde anda a figurinha. Mas Laura já apontou por onde ele ainda apronta.

Eu mesmo fui buscar mais informação e soube que mudou de nome para Shanti Ananda e também esteve hospitalizado por causa de uma pneumonia.

Que figurinha...  :lol:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.
_____________________________
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.
J.krisnamurti

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:01:19 »
Só sei que o Walter Mercado, na época que passou por aqui, levou embora e casou com a ex-ajudante de palco do Gugu e capa da playboy Mariette:



Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Laura

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 958
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:40:38 »
Só sei que o Walter Mercado, na época que passou por aqui, levou embora e casou com a ex-ajudante de palco do Gugu e capa da playboy Mariette:

A cada fato, gosto mais dele. :lol:

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:54:43 »
A nova era é um Cristianismo Remake. Jesus Cristo foi craido em torno do anos 300 depois de cristo junto com a igreja cristã...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Canopus

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 762
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2012, 21:22:30 »
Só sei que o Walter Mercado, na época que passou por aqui, levou embora e casou com a ex-ajudante de palco do Gugu e capa da playboy Mariette:


Que susto!

Pensei que era Marta Suplicy!  :biglol:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.
_____________________________
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.
J.krisnamurti

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2012, 21:23:03 »
[...]
Jesus Cristo foi craido em torno do anos 300 depois de cristo junto com a igreja cristã...

Jesus Cristo foi "criado junto com a igreja cristã" 300 anos depois de... 'cristo'?  :o
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2012, 21:30:43 »
Só sei que o Walter Mercado, na época que passou por aqui, levou embora e casou com a ex-ajudante de palco do Gugu e capa da playboy Mariette:

A cada fato, gosto mais dele. :lol:

O guru da elite.  :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2012, 21:45:31 »
[...]
Jesus Cristo foi craido em torno do anos 300 depois de cristo junto com a igreja cristã...

Jesus Cristo foi "criado junto com a igreja cristã" 300 anos depois de... 'cristo'?  :o

Sim, há registros de ter existe um cara chamado Jesus de Narazaré, filho de Maria e José, o cara ficou famoso por ser um filosofo de primeira linha, começaram a se criar pequenas seitas baseado no que ele falava, vendo lucro nisso, criaram a Igreja Cristã e todo o miticismo ao redor de um homem comum...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2012, 22:00:51 »
Sim, há registros de ter existe um cara chamado Jesus de Narazaré, filho de Maria e José

Não, não há...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2012, 23:04:25 »
Sim, há registros de ter existe um cara chamado Jesus de Narazaré, filho de Maria e José

Não, não há...

Então estou enganado... Mas até onde sei, a igreja Cristão foi criada 300 anos depois de cristo...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline AleYsatis

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 584
  • "I went out to the insane asylum"
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2012, 07:58:21 »
E vocês não vêem nisso um movimento histórico bem interessante de abandono da religião e de uma visão transcendental da vida? Tipo, há séculos atrás, numa Idade média, esse tipo de visão seria visto como um ateísmo também, sem qualquer diferença, pois não há Deus, ainda que haja uma mistificação em torno da existência. Hoje é extremamente bem aceito. Então, sinceramente eu fico bem feliz de ver que cada vez mais esse tipo de religiosidade light está crescendo, porque me parece parte de um processo de entendimento de um monismo e de volta do ser humano a uma imanência natural. Ainda que num primeiro momento esteja carregada de espiritalidade, acho uma grande evolução vagarosa mas que expressa uma possibilidade futura de um entendimento completamente imanente da vida pela população em geral. 

Acho que temos mais é que fomentar e encorajar essas religiões, já que o povo ainda precisa de religiões, acho que são muito menos perigosas que os fundamentalismos que temos por ai.

Eu acho essas pessoas da nova era fofíssimas  :hihi:

E sinceramente adoro muitas dessas ideias que carregam grandes conteúdos filosóficos importantes, ainda que  expressos de forma pasteurizadas...
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2012, 10:24:54 »
E vocês não vêem nisso um movimento histórico bem interessante de abandono da religião e de uma visão transcendental da vida? Tipo, há séculos atrás, numa Idade média, esse tipo de visão seria visto como um ateísmo também, sem qualquer diferença, pois não há Deus, ainda que haja uma mistificação em torno da existência. Hoje é extremamente bem aceito. Então, sinceramente eu fico bem feliz de ver que cada vez mais esse tipo de religiosidade light está crescendo, porque me parece parte de um processo de entendimento de um monismo e de volta do ser humano a uma imanência natural. Ainda que num primeiro momento esteja carregada de espiritalidade, acho uma grande evolução vagarosa mas que expressa uma possibilidade futura de um entendimento completamente imanente da vida pela população em geral. 

Acho que temos mais é que fomentar e encorajar essas religiões, já que o povo ainda precisa de religiões, acho que são muito menos perigosas que os fundamentalismos que temos por ai.

Eu acho essas pessoas da nova era fofíssimas  :hihi:

E sinceramente adoro muitas dessas ideias que carregam grandes conteúdos filosóficos importantes, ainda que  expressos de forma pasteurizadas...


Essa religião tem incoerências próprias. E o problema, é uma religião, tem crenças pré definidas. Se fosse um grupo de "Pensadores Livres" buscando a verdade eu botaria "fé" neles, o problema que são um grupo de pessoas que ENCONTRARAM A VERDADE.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2012, 10:54:36 »
Acho que temos mais é que fomentar e encorajar essas religiões, já que o povo ainda precisa de religiões, acho que são muito menos perigosas que os fundamentalismos que temos por ai.

Eu acho essas pessoas da nova era fofíssimas  :hihi:


Conheço cristãos fofos e cristãos malditos.

Conheço ateus boa gente e ateus bunda mole.

Conheço muçulmanos doces e muçulmanos assassinos.

Conheço seguidores da Nova Era fofinhos, que bonitinhos!, e conheço seguidores da Nova Era racistas...

Não é a crença que faz uma pessoa ficar melhor ou não, mas como bem disse o Fabrício, Deus prefere os ateus.

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, 14:19:46 por Pasteur »

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2012, 12:22:13 »
Sim, há registros de ter existe um cara chamado Jesus de Narazaré, filho de Maria e José

Não, não há...

Então estou enganado... Mas até onde sei, a igreja Cristão foi criada 300 anos depois de cristo...

A igreja foi oficializada por volta d século III e IV. Mas antes era uma uma seita, que iniciou na metade do século I em Jerusalém e difundiu-se em Roma. Históricamente é isto (ou não?). 

Citar
Christianity began as a Jewish sect in the mid-1st century.[8][9] Originating in the Levant region of the Middle East (modern Israel and Palestine), it quickly spread to Syria, Mesopotamia, Asia Minor and Egypt. It grew in size and influence over a few decades, and by the end of the 4th century had become the official state church of the Roman Empire, replacing other forms of religion practiced under Roman rule.
http://en.wikipedia.org/wiki/Christianity

O principal questionamento do cristianismo, é sobre a existência de Jesus por falta de evidências físicas.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, 12:35:54 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2012, 12:47:44 »
Posso ser suspeito em falar...mas doutrinas como essa da Nova Era se aproveitam dessa ideia de "remake do cristianismo" apenas para serem aceitas no mundo ocidental com suas praticas em doutrinas orientais. No contexto, é diferente. O que acontece é que, historicamente, os cristãos se difundiram bastante na Europa (e consequentemente nas Américas), daí qualquer outra seita/doutrina/religião que intenciona substitui-los, usa dessas idéias de "remake/complemento/blablabla"....
Nisso, os ateus são bem mais honestos: não usam o conceito do cristianismo para se promoverem dentro do mundo cristão.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2012, 13:45:31 »
E vocês não vêem nisso um movimento histórico bem interessante de abandono da religião e de uma visão transcendental da vida? Tipo, há séculos atrás, numa Idade média, esse tipo de visão seria visto como um ateísmo também, sem qualquer diferença, pois não há Deus, ainda que haja uma mistificação em torno da existência. Hoje é extremamente bem aceito. Então, sinceramente eu fico bem feliz de ver que cada vez mais esse tipo de religiosidade light está crescendo, porque me parece parte de um processo de entendimento de um monismo e de volta do ser humano a uma imanência natural. Ainda que num primeiro momento esteja carregada de espiritalidade, acho uma grande evolução vagarosa mas que expressa uma possibilidade futura de um entendimento completamente imanente da vida pela população em geral. 

Acho que temos mais é que fomentar e encorajar essas religiões, já que o povo ainda precisa de religiões, acho que são muito menos perigosas que os fundamentalismos que temos por ai.

Eu acho essas pessoas da nova era fofíssimas  :hihi:

E sinceramente adoro muitas dessas ideias que carregam grandes conteúdos filosóficos importantes, ainda que  expressos de forma pasteurizadas...

Todos têm o direito de acreditar naquilo que quiserem. Isso é intrínseco à liberdade de pensamento. Por outro lado, todos também deveriam ter a obrigação de saber que muitas vezes acreditam em bobagens e que estão desperdiçando tempo e energia. Neste aspecto, quando a crença envolve coisas "deste mundo" temos a ciência do nosso lado. Apesar de ainda não fornecer respostas para tudo, ainda é suficiente para refutar muita bobagem.

A Nova Era não é uma religião/crença estruturada, ou organizada,  por uma doutrina como a maioria das religiões/crenças. A sua principal característica é o vale-tudo que traz para sí elementos de outras crenças e filosofias de vida configurando uma enorme salada. Até aqui, nada contra.  O problema, e isso sim é grave, é que A Nova Era promove a pseudociência da astrologia, quiromância, do uso de cristais, a homeopatia, etc.,  todo tipo de bobagem que poderia ser desmistificada como a ajuda de conceitos científicos simples, em outras palavras, com educação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Canopus

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 762
  • Sexo: Masculino
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2012, 14:15:32 »
Quando vamos ao cinema, estamos preparados para assistir quase sempre a uma obra de ficção (vamos excluir os documentários e histórias baseadas em fatos reais).
Nós pagamos o ingresso para ter uns momentos de fantasia, delírio e ausência da vida real. Nós nos divertimos com isso, mesmo que a história nos leve às lágrimas. Gostamos disso. Queremos aquela fantasia, pagamos por ela, ela nos diverte e entretém.

Muita gente gosta de acompanhar horóscopo, leitura de mãos, cristais e muitas outras bobagens. Elas pagam por aquilo, mesmo que sejam fantasias. Elas mesmas se recusam a terem seus olhos abertos. Elas não querem a realidade. Elas querem e pagam pela fantasia. Elas se divertem a seus modos.

Muitos apostam em bingos, em roletas, em baralhos e caça-níqueis. Eles gostam daquilo, eles curtem de montão. É o prazer deles. A programação das máquinas dos cassinos sempre favorece (em muito) o lado do cassino. Muita gente sabe disso e sabe que vai perder, mas paga e se diverte (quase como um masoquismo, mas se diverte), mesmo perdendo.

Outros adoram procurar milagres em qualquer "promessa" feita e faces de nossa senhora em manchas de vidro. Eles pensam que estão enxergando mais do que todo mundo e se sentem privilegiados, coitados. Mas curtem essa postura e maneira de ver o mundo. Adoram sonhar, não querem ser acordados, não suportam um amigo cético "chato" vir lhe dizer no ouvido que tudo aquilo é ilusório. Eles querem aquela fantasia.

Tem a turma dos UFOs, das teorias da conspiração, dos Iluminatis, dos segredos da maçonaria, das abduções e avistamentos. Eles fazem convenções e também se divertem a valer. Estão vivendo, mesmo que dentro de um tremendo conto da carochinha. Mas sentem enorme prazer. É o jeito deles, a forma que encontraram para aproveitar a vida.

Parece que o mundo é assim: todos procuram ser felizes, cada um à sua maneira.
É uma pena que às vezes essas ilusões afetam negativamente outras pessoas, ou a elas mesmas. É nessa hora que aquela brincadeira de ilusão deve ser contida e freada.

Quando não, tudo bem.

Viva e deixe viver. Vamos respeitar a forma de ver a vida de cada um.

Mas que isso não impeça a educação e a ampla divulgação das descobertas da ciência.
Aquele que quiser ver, verá.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.
_____________________________
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.
J.krisnamurti

Offline Laura

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 958
Re:Nova Era - Uma salada muito louca!
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2012, 15:18:55 »
E vocês não vêem nisso um movimento histórico bem interessante de abandono da religião e de uma visão transcendental da vida? Tipo, há séculos atrás, numa Idade média, esse tipo de visão seria visto como um ateísmo também, sem qualquer diferença, pois não há Deus, ainda que haja uma mistificação em torno da existência.

Não, acho que não é abandono e sim troca. E há séculos atrás, na Idade Média, isso não seria visto pela população cristã como ateísmo, mas como paganismo, pela práticas que abrange.

Então, sinceramente eu fico bem feliz de ver que cada vez mais esse tipo de religiosidade light está crescendo, porque me parece parte de um processo de entendimento de um monismo e de volta do ser humano a uma imanência natural. Ainda que num primeiro momento esteja carregada de espiritalidade, acho uma grande evolução vagarosa mas que expressa uma possibilidade futura de um entendimento completamente imanente da vida pela população em geral.

O que penso é que light não são exatamente as crenças, mas as pessoas. Um "católico não praticante" pode ser muito mais comedido e analítico em sua crença do que uma pessoa totalmente cega por qualquer uma das práticas da Nova Era. Percebo misturas de ilusão, delírio, ignorância, auto-engano e picaretagem em diferentes proporções em boa parte de seus expoentes disseminadores, que se comportam como verdadeiros comerciantes de "bem-estar", "harmonia", "entendimento", etc. Por esse motivo, não consigo ver com bons olhos a Nova Era.

Acho que temos mais é que fomentar e encorajar essas religiões, já que o povo ainda precisa de religiões, acho que são muito menos perigosas que os fundamentalismos que temos por ai.

Acho que seria melhor encorajar e fomentar o conhecimento e deixar que o povo tire suas próprias conclusões acerca das religiões e doutrinas.

Eu acho essas pessoas da nova era fofíssimas  :hihi:

E sinceramente adoro muitas dessas ideias que carregam grandes conteúdos filosóficos importantes, ainda que  expressos de forma pasteurizadas...

Conheço pessoas que se identificam com um ou mais fatores da Nova Era e sim, são fofíssimas. Assim como uma porção de católicos, evangélicos, um ou outro budista e mais uma porção de ateus. ;)

O fato é que, fofas ou não, essas pessoas podem ser extremamente escravizadas pelas pseudociências promovidas pela Nova Era. Sei de casos de pessoas incapazes de tomas decisões antes de consultar oráculos, pessoas que não assumem a responsabilidade dos acontecimentos de sua vida, porque esses são decididos pelos astros, nem por suas características pessoais, que é decidida pelo signo e outros tantos absurdos. Sem falar do que eu penso do sustento de picaretas como o Walter Mercado, por exemplo...  ::)

Quanto ao conteúdo filosófico, ele pode ser encontrado em qualquer coisa, basta que exista uma reflexão voltada para isso, não é preciso toda a parafernália da pseudociência. Nós atribuímos significado as coisas.

-----

Ontem uma conversa aqui no fórum me lembrou de um filme muito bom; Being There (traduzido como Muito além do jardim). Esse filme aborda de uma forma brilhante a relação entre os interlocutores e uma das reflexões que podemos fazer (pode-se pensar em muitos temas a partir dele) é sobre como somos capazes de projetar em algum fator externo nossas próprias aspirações, dotando algo (um discurso, um acotencimento, qualquer coisa) de um significado que não possui. Se ainda não o viu, veja.
 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!