Autor Tópico: era uma vez, o ACASO.  (Lida 10383 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
era uma vez, o ACASO.
« Online: 21 de Março de 2008, 18:32:41 »
Saudações

Fui ateu e hoje Sou Cristão. Tenho muita dificuldade em ter “fé” porque sou cético. Certamente, se tivesse convivido com Jesus, seria o Tomé. Muitos crentes têm receio de debater com Ateus ou até mesmo com pessoas de diferentes credos por medo de argumentos sem resposta que de alguma forma possam interferir em sua fé enfraquecendo-a. Eu jamais conseguiria me firmar em uma crença onde houvesse este medo. Por isso, procuro debater com pessoas de diferentes doutrinas a respeito desses temas. Um ponto onde não tive progresso algum, foi no tocante ao Início da Vida na terra. Com os ateus, não passei da primeira questão. Toda vez que questionava se “A vida surgiu por um acaso” recebia respostas das mais diversas de maneira que o debate se estende e se ramifica de tal forma que torna impossível se chegar a um fim.
Por isso, resolvi reabrir este assunto que ficou parado na minha pauta e tentar novamente entender sobre como os Ateus entendem um “Acaso”.
Gostaria de obter respostas de vocês acerca do que é o “Acaso” antes de perguntar se na ótica Atéia, a vida surgiu por um acaso.

Att

Jetro  Bernardo de Sousa Junior
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: era uma vez, o ACASO.
« Resposta #1 Online: 21 de Março de 2008, 18:43:20 »
Minha resposta como ateu sobre as origens:

- Sei lá.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 21 de Março de 2008, 19:05:22 »
Videomaker fazendo escola.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 21 de Março de 2008, 21:28:58 »
Bem vindo de volta, Jetro! Er… é o mesmo Jetro, não é?

Saudações

Fui ateu e hoje Sou Cristão. Tenho muita dificuldade em ter “fé” porque sou cético.

Olha a Escola de Samba (Con)Tradição chegando no Sambódromo aí gente!!!

Certamente, se tivesse convivido com Jesus, seria o Tomé.

Muito provavelmente seria um fulano de importância tão baixa que nem escreveriam sobre você. Jesus supostamente tinha muitos seguidores, lembra? ::)

Muitos crentes têm receio de debater com Ateus ou até mesmo com pessoas de diferentes credos por medo de argumentos sem resposta que de alguma forma possam interferir em sua fé enfraquecendo-a.

Esse é o "Instinto de Sobrevivência" dos "Memes" complexos.

Eu jamais conseguiria me firmar em uma crença onde houvesse este medo.

Tarde demais. Já se firmou.

Por isso, procuro debater com pessoas de diferentes doutrinas a respeito desses temas.

Então tá no lugar errado. Aqui não existe doutrina alguma. Doutrina só existe onde há religião.

Um ponto onde não tive progresso algum, foi no tocante ao Início da Vida na terra. Com os ateus, não passei da primeira questão. Toda vez que questionava se “A vida surgiu por um acaso” recebia respostas das mais diversas de maneira que o debate se estende e se ramifica de tal forma que torna impossível se chegar a um fim.

E que resposta você quer ouvir? Se você mal saiu do colegial, como vai entender os processos bioquímicos que fizeram a vida surgir?

Podemos passar vários dias explicando que a vida não surgiu por acaso e sim por um fenômeno natural, mostrando como a amônia e o silício congelados formaram os blocos da vida, que formaram os protobiontes, que formaram o primeiro ser vivo, etc e tal. Se você não entender nada, que é o que provavelmente vai acontecer, você simplismente não vai acreditar.

Não só não vai entender nada como muito provavelmente vai erguer um novo espantalho pra mostrar como é absurdo a vida surgir do acaso, mesmo depois de termos mostrado que ela não surge do acaso. Sempre foi assim, sempre vai ser assim.

Por isso, resolvi reabrir este assunto que ficou parado na minha pauta e tentar novamente entender sobre como os Ateus entendem um “Acaso”.
Gostaria de obter respostas de vocês acerca do que é o “Acaso” antes de perguntar se na ótica Atéia, a vida surgiu por um acaso.

Att

Viu só? Já tá implicando que os ateus acreditam que a vida tenha surgido do acaso. Pensei que a pergunta era pra saber se ela veio do acaso, mas acho que já tinha sua resposta formulada, não é?

Se não admitir que pode ter a chance de estar errado quanto à sua crença, nada que dissermos vai mudar sua cabeça. Se for este o caso, melhor nem perder tempo participando do site.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2008, 21:42:12 »
A vida provavelmente se originou da matéria por meio de algum "replicador" primitivo, ou seja, alguma estrutura molecular que era capaz de interagir com elementos do ambiente e gerar cópias de si mesmas...

Claro que para ter chego ao nível de criaturas complexas que conhecemos foram anos e anos de mutações e seleção natural.

Agora... Não sei dizer como que surgiu a matéria e o tempo. É um grande enigma para mim e para muitos, e nada mais sensato do que dizer um NÃO SEI!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 21 de Março de 2008, 23:10:44 »
Depende do que entende por 'acaso'. O mesmo que faz aguém ganhar a MegaSena ?

O 'acaso' pode ser 'um evento muito difícil mas que é possível se considerarmos um tempo extremamente longo e alguns períodos onde esta probabilidade é verificável'.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #6 Online: 22 de Março de 2008, 10:54:38 »
Olás...

Esqueçam a origem da vida... Não falei nisso ainda...
estou querendo entender como vocês entendem um "Acaso"...
Os dicionários explicam o "acaso" em primeira instância, como um "sucesso imprevisto".
Vocês concordam? 
Se possível, basta um "Sim" ou um "Não".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #7 Online: 22 de Março de 2008, 10:56:30 »
Bem vindo de volta, Jetro! Er… é o mesmo Jetro, não é?

Saudações

Fui ateu e hoje Sou Cristão. Tenho muita dificuldade em ter “fé” porque sou cético.

Olha a Escola de Samba (Con)Tradição chegando no Sambódromo aí gente!!!

Certamente, se tivesse convivido com Jesus, seria o Tomé.

Muito provavelmente seria um fulano de importância tão baixa que nem escreveriam sobre você. Jesus supostamente tinha muitos seguidores, lembra? ::)

Muitos crentes têm receio de debater com Ateus ou até mesmo com pessoas de diferentes credos por medo de argumentos sem resposta que de alguma forma possam interferir em sua fé enfraquecendo-a.

Esse é o "Instinto de Sobrevivência" dos "Memes" complexos.

Eu jamais conseguiria me firmar em uma crença onde houvesse este medo.

Tarde demais. Já se firmou.

Por isso, procuro debater com pessoas de diferentes doutrinas a respeito desses temas.

Então tá no lugar errado. Aqui não existe doutrina alguma. Doutrina só existe onde há religião.

Um ponto onde não tive progresso algum, foi no tocante ao Início da Vida na terra. Com os ateus, não passei da primeira questão. Toda vez que questionava se “A vida surgiu por um acaso” recebia respostas das mais diversas de maneira que o debate se estende e se ramifica de tal forma que torna impossível se chegar a um fim.

E que resposta você quer ouvir? Se você mal saiu do colegial, como vai entender os processos bioquímicos que fizeram a vida surgir?

Podemos passar vários dias explicando que a vida não surgiu por acaso e sim por um fenômeno natural, mostrando como a amônia e o silício congelados formaram os blocos da vida, que formaram os protobiontes, que formaram o primeiro ser vivo, etc e tal. Se você não entender nada, que é o que provavelmente vai acontecer, você simplismente não vai acreditar.

Não só não vai entender nada como muito provavelmente vai erguer um novo espantalho pra mostrar como é absurdo a vida surgir do acaso, mesmo depois de termos mostrado que ela não surge do acaso. Sempre foi assim, sempre vai ser assim.

Att

Viu só? Já tá implicando que os ateus acreditam que a vida tenha surgido do acaso. Pensei que a pergunta era pra saber se ela veio do acaso, mas acho que já tinha sua resposta formulada, não é?

Se não admitir que pode ter a chance de estar errado quanto à sua crença, nada que dissermos vai mudar sua cabeça. Se for este o caso, melhor nem perder tempo participando do site.

Olá Alenônimo... Sim.  Sou eu mesmo...
Pelo visto você continua sedento por um e-duelo.
Vá com calma.  Livre-se de suas âncoras. Por enquanto, basta responder o que você acha que é o Acaso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #8 Online: 22 de Março de 2008, 10:57:39 »
Minha resposta como ateu sobre as origens:

- Sei lá.

...A mais aceitável até agora, embora o tópico não se refira a isto por enquanto.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 22 de Março de 2008, 11:37:34 »
Olás...

Esqueçam a origem da vida... Não falei nisso ainda...
estou querendo entender como vocês entendem um "Acaso"...
Os dicionários explicam o "acaso" em primeira instância, como um "sucesso imprevisto".
Vocês concordam? 
Se possível, basta um "Sim" ou um "Não".

Sim, um sucesso imprevisto, ou pouco provável. Também pode ser um evento qualquer que ocorre dessa forma como poderia ocorrer de outra, como um jogo de dados.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 22 de Março de 2008, 11:46:07 »
O que é acaso? O que tiver no dicionário.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #11 Online: 22 de Março de 2008, 12:04:19 »
Então concluímos que o "Acaso" é um "Sucesso Imprevisto".
Assim como em um jogo de dados... Ao jogarmos os dados, se der "11" por acaso, acertou a idade do meu filho caçula...  assim como uma pedra que rola ladeira a baixo, esbarra numa casa por acaso... focando essa "pedra que rolou", as causas foram: Erosão retirou a areia da base que a sustentava, e a ação da gravidade a puxou para baixo, ainércia fez o resto do serviço... 
Estou no caminho certo?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 22 de Março de 2008, 12:21:41 »
Assim como em um jogo de dados... Ao jogarmos os dados, se der "11" por acaso, acertou a idade do meu filho caçula... 

Aqui já há uma interpretação de 'coincidência': deu '11' porque deu '11' e seu filho caçula não tem relação com isso. Aliás, se tivesse dado  5  daria a idade da filha de sua empregada , e seria mais uma coincidência que existe na relação casual e não direta desses eventos, porque novamente a filha de sua empregada não tem nada com isso.

No acaso há limitações físicas, são leis da aleatoriedade, que não são 'qualquer coisa': por exemplo , se jogar com dois dados , podem dar 11 como poderiam dar 3, mas não 524.

...assim como uma pedra que rola ladeira a baixo, esbarra numa casa por acaso... focando essa "pedra que rolou", as causas foram: Erosão retirou a areia da base que a sustentava, e a ação da gravidade a puxou para baixo, ainércia fez o resto do serviço...
Estou no caminho certo?

Sim, mas novamente há probabilidades: a casa necessariamente foi construída no encosto de uma ladeira, e a pedra era grande, poderia ter caído a casa do vizinho, e isso é acaso. Mas houve uma predisposição para a probabilidade do evento acontecer. Então, o acaso é um evento fortuito dentro das probabilidades.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2008, 12:28:37 »
Aqui já há uma interpretação de 'coincidência': deu '11' porque deu '11' e seu filho caçula não tem relação com isso. Aliás, se tivesse dado  5  daria a idade da filha de sua empregada , e seria mais uma coincidência que existe na relação casual e não direta desses eventos, porque novamente a filha de sua empregada não tem nada com isso.
Quer seja 5 ou 11, em ambos os casos seria um acaso?

Sim, mas novamente há probabilidades: a casa necessariamente foi construída no encosto de uma ladeira, e a pedra era grande, poderia ter caído a casa do vizinho, e isso é acaso. Mas houve uma predisposição para a probabilidade do evento acontecer. Então, o acaso é um evento fortuito dentro das probabilidades.
...mas "A pedra atropelou" a casa por acaso?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 22 de Março de 2008, 12:39:23 »
Quer seja 5 ou 11, em ambos os casos seria um acaso?

Sim. Ainda não sei onde quer chegar...

...mas "A pedra atropelou" a casa por acaso?

Tem muio menos acaso do que outras ocorrências fortuitas. Montanha+encosta+gravidade. O acaso se restringe às ondulações do terreno que levaram a pedra até a  uma das casas e não à outra casa do lado.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2008, 13:35:21 »
Exato. O acaso acontece, mas é limitado pela realidade. Um dado de 6 números nunca vai dar 11, assim como uma pedra numa encosta nunca vai sair voando.

O mesmo aconteceu com a vida no planeta. Havia condições para ela surgir e, por acaso, isso aconteceu em determinado momento. As coisas não acontecem por mágica.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2008, 13:45:31 »
Sim. Ainda não sei onde quer chegar...
Por enquanto só quero entender o ponto de vista do Ateu sobre o "que é o acaso".

Tem muio menos acaso do que outras ocorrências fortuitas. Montanha+encosta+gravidade. O acaso se restringe às ondulações do terreno que levaram a pedra até a  uma das casas e não à outra casa do lado.
...começou a complicar.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2008, 13:47:08 »
Exato. O acaso acontece, mas é limitado pela realidade. Um dado de 6 números nunca vai dar 11, assim como uma pedra numa encosta nunca vai sair voando.

O mesmo aconteceu com a vida no planeta. Havia condições para ela surgir e, por acaso, isso aconteceu em determinado momento. As coisas não acontecem por mágica.
Você ainda está preso à cadeias implicitas na sua mente.
Esqueça tudo que poderia estar por vir e atente-se a topico.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2008, 13:48:00 »
Alguém discorda que o "Acaso" é o Conjunto de causas imprevisíveis e independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou racional, e que determinam um acontecimento qualquer?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2008, 15:14:55 »

Por enquanto só quero entender o ponto de vista do Ateu sobre o "que é o acaso".

Não é ateísmo, é estatística.  :|

Citação de: Jetro
...começou a complicar.

O que não entendeu ?
« Última modificação: 22 de Março de 2008, 15:18:48 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2008, 15:21:04 »
Alguém discorda que o "Acaso" é o Conjunto de causas imprevisíveis e independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou racional, e que determinam um acontecimento qualquer?

Cara, não existe "conceito ateu sobre o acaso".

O conceito de acaso é único.

Pra mim, tu tá fazendo enrolando, fazendo hora.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2008, 15:54:41 »
Para mim o "Acaso" é tão único quanto simples.
O Problema veio de conversas com ateus acerca do acaso e é por isso que estou aqui.

Pra mim, tu tá fazendo enrolando, fazendo hora.
Tenho mais o que fazer.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2008, 15:55:52 »
Todos concordam que o "Acaso" é o Conjunto de causas imprevisíveis e independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou racional, e que determinam um acontecimento qualquer?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2008, 16:03:55 »
Para mim o "Acaso" é tão único quanto simples.
O Problema veio de conversas com ateus acerca do acaso e é por isso que estou aqui.

E que "problema" é esse?  :?:

Que foi que te falaram, que te fez vir aqui em busca de explicações?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #24 Online: 22 de Março de 2008, 16:18:57 »
E que "problema" é esse?  :?:
Que foi que te falaram, que te fez vir aqui em busca de explicações?  :?:
...Se eu lhe perguntar se a vida na terra surgiu por um acaso ou se foi intencional, o que você me responderia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!