Autor Tópico: era uma vez, o ACASO.  (Lida 10384 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: era uma vez, o ACASO.
« Resposta #25 Online: 22 de Março de 2008, 16:25:50 »
Não existe uma definição de acaso "na ótica atéia", não existe "a ótica atéia", existem diversos ateus e podem ter diferentes definições de "acaso" dependendo da situação, do assunto.

A vida só surgiu "por acaso" no mesmo sentido que se poderia dizer que montanhas, cachoeiras, furacões, planetas ou outros fenômenos surgiram "por acaso". Se "por acaso" se quer dizer "sem que tenha sido inventado/conduzido por alguém, por algo que funcione meio como um cérebro", então seriam sim, "por acaso".

Mas essa não é uma resposta suficiente, do ponto de vista científico, para nenhum dos fenômenos. O problema é que sempre que entra-se nessa questão de origem da vida na visão científica e na fundamentalista, "acaso" além de "não projetado" toma um significado meio de caos, bagunça total, pura sorte, o que não é necessariamente o caso. Existem diversos tipos de "acaso" por trás da formação de montanhas, planetas, tempestades, furacões.

São todos "acaso" no sentido de ser algo que não foi inventado por algum tipo de cérebro*, mas cada um tem seus próprios mecanismos; não são todos criados pela mesmo "coisa" chamada "acaso". Esses mecanismos restringem os resultados, não são coisas das quais qualquer coisa poderia resultar, um tipo de resposta "mágica" para tudo, "foi por acaso". Os mecanismos que "por acaso" causam tempestades, não vão criar uma tempestade de baixo para cima, rumo ao espaço, e não vão criar montanhas, isso se deve a "outro" acaso não relacionado; e nem são "qualquer coisa", mas são condições atmosféricas mais ou menos específicas, que vão produzir tempestades, e pode-se dizer que elas são a causa das tempestades, mesmo que não se conheça precisamente todos os aspectos das formações de tempestades, não se possa prevê-las perfeitamente em todos os aspectos ou criá-las em laboratório.

E é mais ou menos isso com a origem da vida. Se averiguou que existem diversos componentes, "tijolos" e "mecanismos" da vida que se formam espontaneamente, e que reagem de formas específicas em situações específicas, reproduzindo algumas características de seres vivos.

Daí é bem razoável se supor que alguma combinação de eventos com algumas dessas peças que compõem a vida eventualmente originou alguma forma de vida primitiva ou pré-vida, bem mais simples do que qualquer coisa que viva hoje em dia (a menos que haja algo muito mais primitivo e desconhecido, que tenha passado despercebido por não parecer muito com vida normal), que depois disso, evoluiu durante muito tempo para formas mais complexas - incluindo os micróbios mais simples conhecidos. Ainda não se sabe como e o que exatamente ocorreu, apenas nessas linhas gerais, apesar de haverem diversas hipóteses. Os cientistas continuam trabalhando nelas, não fica tudo "resolvido" em simplesmente se dizer que foi "o acaso", e pronto.

E ninguém acha que o "acaso" que formou a vida foi um tipo de lufada de vento sobre uma poça que  juntou todas as coisas que compõem uma bactéria atual, que então começou a se reproduzir. Isso é algo ridicularizar com a analogia do furacão sobre o ferro-velho criando um Boeing 747 por acaso. Na verdade, as coisas que se supõem são mais próximas a uma ventania fincar um pau na areia, e criar-se por acaso o primeiro relógio de sol.     

* - o que é em alguns casos até aceito por fundamentalistas, eu imagino, como tempestades e furacões, mais para os crentes na Terra jovem, e talvez até tectônica de placas para os que aceitam a idade da Terra.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Março de 2008, 16:28:56 »

E que "problema" é esse?  :?:
Que foi que te falaram, que te fez vir aqui em busca de explicações?  :?:
...Se eu lhe perguntar se a vida na terra surgiu por um acaso ou se foi intencional, o que você me responderia?

Eu não lhe diria. Eu lhe direi:

Eu não sei!
  :ok:

Você sabe?  :?:
« Última modificação: 22 de Março de 2008, 16:38:25 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #27 Online: 22 de Março de 2008, 16:32:44 »
Jetro,

Poderia agora começar a desenvolver o raciocínio do tópico?

Finalmente vai entrar no tema origens, do qual comentei no meu primeiro post no tópico?

Quando você sugere acaso ou intenção, essa intenção pressupõe alguém previamente vivo, algum tipo de divindade?

Continuo abundando de ignorância no assunto, assim como todos os restantes 6 bilhões do planeta, o máximo que se pode fazer, é usar nossos métodos cientificos para avaliar o quanto uma hipótese é mais ou menos provável do que a outra.
« Última modificação: 22 de Março de 2008, 16:34:48 por Ricardo Braida »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #28 Online: 22 de Março de 2008, 16:35:29 »
Não existe uma definição de acaso "na ótica atéia", não existe "a ótica atéia", existem diversos ateus e podem ter diferentes definições de "acaso" dependendo da situação, do assunto.

A vida só surgiu "por acaso" no mesmo sentido que se poderia dizer que montanhas, cachoeiras, furacões, planetas ou outros fenômenos surgiram "por acaso". Se "por acaso" se quer dizer "sem que tenha sido inventado/conduzido por alguém, por algo que funcione meio como um cérebro", então seriam sim, "por acaso".

Mas essa não é uma resposta suficiente, do ponto de vista científico, para nenhum dos fenômenos. O problema é que sempre que entra-se nessa questão de origem da vida na visão científica e na fundamentalista, "acaso" além de "não projetado" toma um significado meio de caos, bagunça total, pura sorte, o que não é necessariamente o caso. Existem diversos tipos de "acaso" por trás da formação de montanhas, planetas, tempestades, furacões.

São todos "acaso" no sentido de ser algo que não foi inventado por algum tipo de cérebro*, mas cada um tem seus próprios mecanismos; não são todos criados pela mesmo "coisa" chamada "acaso". Esses mecanismos restringem os resultados, não são coisas das quais qualquer coisa poderia resultar, um tipo de resposta "mágica" para tudo, "foi por acaso". Os mecanismos que "por acaso" causam tempestades, não vão criar uma tempestade de baixo para cima, rumo ao espaço, e não vão criar montanhas, isso se deve a "outro" acaso não relacionado; e nem são "qualquer coisa", mas são condições atmosféricas mais ou menos específicas, que vão produzir tempestades, e pode-se dizer que elas são a causa das tempestades, mesmo que não se conheça precisamente todos os aspectos das formações de tempestades, não se possa prevê-las perfeitamente em todos os aspectos ou criá-las em laboratório.

E é mais ou menos isso com a origem da vida. Se averiguou que existem diversos componentes, "tijolos" e "mecanismos" da vida que se formam espontaneamente, e que reagem de formas específicas em situações específicas, reproduzindo algumas características de seres vivos.

Daí é bem razoável se supor que alguma combinação de eventos com algumas dessas peças que compõem a vida eventualmente originou alguma forma de vida primitiva ou pré-vida, bem mais simples do que qualquer coisa que viva hoje em dia (a menos que haja algo muito mais primitivo e desconhecido, que tenha passado despercebido por não parecer muito com vida normal), que depois disso, evoluiu durante muito tempo para formas mais complexas - incluindo os micróbios mais simples conhecidos. Ainda não se sabe como e o que exatamente ocorreu, apenas nessas linhas gerais, apesar de haverem diversas hipóteses. Os cientistas continuam trabalhando nelas, não fica tudo "resolvido" em simplesmente se dizer que foi "o acaso", e pronto.

E ninguém acha que o "acaso" que formou a vida foi um tipo de lufada de vento sobre uma poça que  juntou todas as coisas que compõem uma bactéria atual, que então começou a se reproduzir. Isso é algo ridicularizar com a analogia do furacão sobre o ferro-velho criando um Boeing 747 por acaso. Na verdade, as coisas que se supõem são mais próximas a uma ventania fincar um pau na areia, e criar-se por acaso o primeiro relógio de sol.     

* - o que é em alguns casos até aceito por fundamentalistas, eu imagino, como tempestades e furacões, mais para os crentes na Terra jovem, e talvez até tectônica de placas para os que aceitam a idade da Terra.

Acho que finalmente recebi uma resposta.

Então, em face ao surgimento da vida na terra, mesmo sabendo que tantas coisas existem no contexto, entre "Intencional" e "Acaso" você ficaria com o que?
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Março de 2008, 16:39:10 »
Jetro, talvez você não tenha visto meu post.
Repito-o, então.

E que "problema" é esse?  :?:
Que foi que te falaram, que te fez vir aqui em busca de explicações?  :?:
...Se eu lhe perguntar se a vida na terra surgiu por um acaso ou se foi intencional, o que você me responderia?

Eu não sei!

"Por quê?"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #30 Online: 22 de Março de 2008, 16:39:52 »

Eu não sei!

Eu tambem não sei.
Mas por uma experiência própria, tendo a crer que "Vida vem de vida" .

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Março de 2008, 16:41:03 »
E poderia compartilhar conosco essa "experiência própria"?

Seria interessante para o debate.
"Por quê?"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #32 Online: 22 de Março de 2008, 16:43:19 »

Eu surgi de uma vida, meu pai tambem, meu avô tambem.... etc...  e isso me leva a crer que seria mais plausível acreditar que a vida vem de vida do que de uma reação aleatória qualquer...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Março de 2008, 16:47:39 »

Eu surgi de uma vida, meu pai tambem, meu avô tambem.... etc...  e isso me leva a crer que seria mais plausível acreditar que a vida vem de vida do que de uma reação aleatória qualquer...

É um raciocínio ad infinitum, rumo ao passado.

Pensando assim, serão abertas outras frentes para o problema, como o da infinitude temporal do Universo, por exemplo.

Eu já acho que a atividade biológica é apenas mais um entre os vários processos que ocorrem no Universo, sem qualquer primazia.
Penso que o fato de nós humanos termos desenvolvido a capacidade cognitiva acaba nos levando a nos dar mais importância (e por conseguinte) à atividade biológica como um todo do que realmente deve ser na verdade.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Março de 2008, 16:47:45 »
Então, em face ao surgimento da vida na terra, mesmo sabendo que tantas coisas existem no contexto, entre "Intencional" e "Acaso" você ficaria com o que?

Diria que foi não-intencional, um fenômeno/evento natural, meio como a formação e história da Terra, formação do Grand Canion ou de alguma galáxia mais esquisita em particular. Como disse, acho que "acaso" não descreve bem uma ocorrência natural, é um tipo de "espantalho".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #35 Online: 22 de Março de 2008, 17:02:56 »
Não concordo. Pode-se perceber que retroativamente existe um ponto de partida bem "príximo".

Pensando assim, serão abertas outras frentes para o problema, como o da infinitude temporal do Universo, por exemplo.
Este sim, não temos sequer um ponto de apoio.

Eu já acho que a atividade biológica é apenas mais um entre os vários processos que ocorrem no Universo, sem qualquer primazia.
Penso que o fato de nós humanos termos desenvolvido a capacidade cognitiva acaba nos levando a nos dar mais importância (e por conseguinte) à atividade biológica como um todo do que realmente deve ser na verdade.
Entendo. Mas este assunto, não vem ao caso em questão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Março de 2008, 17:05:28 »

A mesma lógica seguida estritamente levaria a conclusão de que todas as linhagens mais ou menos discerníveis tem origens indpendentes: não só espécies, mas raças de cães e origens étnicas. "surgi de um casal branco, que veio de um par de casais brancos, e que veio de quatro casais brancos..."

Sem falar no "paradoxo" das gerações passadas tendo que ser sempre exponencialmente maiores.

Não estou dizendo que essa lógica é "racista" nem nada disso; apenas que é uma análise muitíssimo superficial simplesmente passa por cima de inúmeros fatos diversos sobre a vida. É de certa forma, meio como concluir que o fogo sempre veio de isqueiros ou fogões, e negar instâncias mais raras de origem natural, porque comumente o que se vê é fogo sendo produzido por fogões ou isqueiros; com o agravante de ser difícil produzir fogo atritando dois pauzinhos. 

A vida não tem apenas variações menores sem muita diferença em complexidade (como diferentes espécies, raças e populações e indivíduos), mas tem também diversos níveis de complexidade (entre diferentes espécies e níveis taxonômicos maiores) numa transição gradual até chegar a níveis comparativamente simples como  micoplasma, e mais adiante (ou atrás, dependendo de como se considerar) há até coisas que nem se sabe se são exatamente "vida", como vírus, mimivirus, e prions. E um pouco mais além, nas coisas produzidas em laboratório (simulando fenômenos naturais, não "montando") que não são exatamente vida, se tem coisas que, tem diversas características separadas da vida; umas funcionam como enzimas, outras tem algum nível de "homeostase", algumas realizam um tipo de reprodução, de "divisão celular" primitiva (microesferas), e etc.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #37 Online: 22 de Março de 2008, 17:07:43 »
Diria que foi não-intencional, um fenômeno/evento natural, meio como a formação e história da Terra, formação do Grand Canion ou de alguma galáxia mais esquisita em particular. Como disse, acho que "acaso" não descreve bem uma ocorrência natural, é um tipo de "espantalho".
Mas você acha que, diante da II lei da Termodinamica, onde resumidamente "Tudo tende a se degenerar se não tiver uma força externa que sustente..." o Sol, como força externa seria o suficiente para fazer coisas fantásticas como a vida com seus instintos e até mesmo o amor?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Março de 2008, 17:11:21 »
Não concordo. Pode-se perceber que retroativamente existe um ponto de partida bem "príximo".

Aí você está sendo incoerente.
Você afirmou que a "vida" vem da vida.
Assim, qualquer ponto de sua série virá necessariamente de um ponto anterior.
Isso é lógica básica. Não há como fugir disso.

Entendo. Mas este assunto, não vem ao caso em questão.

Desculpe-me, mas tem tudo a ver com a questão.
A vida só existe no contexto do conjunto do Universo.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 22 de Março de 2008, 17:13:05 »
Mas você acha que, diante da II lei da Termodinamica...

Voilá!

De volta à boa e velha Física. :)
"Por quê?"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #40 Online: 22 de Março de 2008, 17:15:03 »
A mesma lógica seguida estritamente levaria a conclusão de que todas as linhagens mais ou menos discerníveis tem origens indpendentes: não só espécies, mas raças de cães e origens étnicas. "surgi de um casal branco, que veio de um par de casais brancos, e que veio de quatro casais brancos..."
De forma alguma... não posso negar que a regressão da evolução das especies culmina em uma primeira forma de vida das quais todas se originaram.

Sem falar no "paradoxo" das gerações passadas tendo que ser sempre exponencialmente maiores.
Pelos meus clalculos, seriam menores.

Não estou dizendo que essa lógica é "racista" nem nada disso; apenas que é uma análise muitíssimo superficial simplesmente passa por cima de inúmeros fatos diversos sobre a vida. É de certa forma, meio como concluir que o fogo sempre veio de isqueiros ou fogões, e negar instâncias mais raras de origem natural, porque comumente o que se vê é fogo sendo produzido por fogões ou isqueiros; com o agravante de ser difícil produzir fogo atritando dois pauzinhos. 

A vida não tem apenas variações menores sem muita diferença em complexidade (como diferentes espécies, raças e populações e indivíduos), mas tem também diversos níveis de complexidade (entre diferentes espécies e níveis taxonômicos maiores) numa transição gradual até chegar a níveis comparativamente simples como  micoplasma, e mais adiante (ou atrás, dependendo de como se considerar) há até coisas que nem se sabe se são exatamente "vida", como vírus, mimivirus, e prions. E um pouco mais além, nas coisas produzidas em laboratório (simulando fenômenos naturais, não "montando") que não são exatamente vida, se tem coisas que, tem diversas características separadas da vida; umas funcionam como enzimas, outras tem algum nível de "homeostase", algumas realizam um tipo de reprodução, de "divisão celular" primitiva (microesferas), e etc.
O que eu quero dizer, é que para afirmar que a vida surgiu de um acaso, eu preciso de dezenas de argumentos cientificos e para dizer que a vida vem de outra vida, basta olhar para trás. Isso, no sentido de combater a afirmação de que Crer em um Ser Criador, é infundada.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #41 Online: 22 de Março de 2008, 17:20:37 »
Aí você está sendo incoerente.
Você afirmou que a "vida" vem da vida.
Assim, qualquer ponto de sua série virá necessariamente de um ponto anterior.
Isso é lógica básica. Não há como fugir disso.
Ao olharmos as ramificações de uma árvore, chegaremos ao caule e por fim a raiz.
O problema é que estamos na ponta de uma folha e somos do tamanho de uma célula da mesma. Mas, podemos imaginar, mesmo sem poder mensurar, que existe um ponto de partida.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Março de 2008, 17:21:08 »
Isso, no sentido de combater a afirmação de que Crer em um Ser Criador, é infundada.

E onde seu raciocínio aponta para um fundamento para a crença em um ser criador???  :?:

Pelo seu raciocínio, como vida vem de vida, esse tal ser criador também é vida.

De novo, se vida vem de vida, qual a vida que criou o tal ser criador (que pelo seu raciocínio, também é vida).

:?: :?: :?:
"Por quê?"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #43 Online: 22 de Março de 2008, 17:30:45 »
E onde seu raciocínio aponta para um fundamento para a crença em um ser criador???  :?:
Posso abrir um outro topico para falar sobre isto. Mas este topico, se refere a origem da vida na terra, no sentido de concluir a probabilidade do "Acaso ou Intencional". Contudo, para não parecer que estou "fugindo" adianto que entra em questão, a minha fé e isso, não está em discussão. Mas posso falar sem problemas, desde que você continue com sua sensatez e me encarando como uma pessoa normal em termos de faculdades mentais.

Pelo seu raciocínio, como vida vem de vida, esse tal ser criador também é vida.
De novo, se vida vem de vida, qual a vida que criou o tal ser criador (que pelo seu raciocínio, também é vida).
Sim. Qual o problema nisso? No entanto, saber de onde veio a vida na terra já é muito complexo e olha que somos parte inegrante desse contexto, quem diria falar de um Ser que não conseguimos ver? É melhor falar de Deus em outra ocasião.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Março de 2008, 17:45:22 »
Impossível falar em atividade biológica sem avançar para o conjunto do Universo.

Basta ver que o conjunto das substâncias presentes no Universo, a partir do Lítio, são formadas no interior das estrelas. A Terra, como os demais planetas, deve a sua formação e composição a fatores exteriores a eles, fatores estes que continuam interferindo constantemente.
"Por quê?"

Chaves

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #45 Online: 22 de Março de 2008, 17:55:58 »
Impossível falar em atividade biológica sem avançar para o conjunto do Universo.

Basta ver que o conjunto das substâncias presentes no Universo, a partir do Lítio, são formadas no interior das estrelas. A Terra, como os demais planetas, deve a sua formação e composição a fatores exteriores a eles, fatores estes que continuam interferindo constantemente.

...amigo. Eu só quero saber se, na questão "Biogênese / Abiogenese" o "Acaso ou Intencional" são equivalentes em razoabilidade...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Março de 2008, 18:01:18 »

...amigo. Eu só quero saber se, na questão "Biogênese / Abiogenese" o "Acaso ou Intencional" são equivalentes em razoabilidade...

Se você quer mesmo saber isto, estude Biologia então!  :ok:

Melhor do que se deixar levar pelo que os outros lhes falam (como parece ter sido o motivador da aberturta do Tópico).
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Março de 2008, 18:04:12 »
Mas você acha que, diante da II lei da Termodinamica, onde resumidamente "Tudo tende a se degenerar se não tiver uma força externa que sustente..." o Sol, como força externa seria o suficiente para fazer coisas fantásticas como a vida com seus instintos e até mesmo o amor?

Não, o Sol não é "suficiente". Há diversos outros planetas que não têm vida (não que se saiba) e coisas sob a ação dos raios do Sol que não são vivas, então não é só jogar uns raios de sol e pronto, surge a vida. Como eu disse, não é como se um furacão (ou sol) fosse de repente organizar um aparelho complexo como um avião (ou um micróbio atual). Ainda que, de forma bastante resumida seja o Sol, sozinho, que forneça a energia que permite a manutenção da vida na Terra, com todos os instintos e etc, a origem da vida é outra questão.

E talvez nem fossem os raios solares uma fonte de energia muito relevante (inclusive acredita-se que o Sol era consideravelmente mais fraco, e que a Terra toda era uma "Antártica" um pouco depois de sua formação). Algumas reações que podem estar envolvidas com a origem da vida são favorecidas pelo frio extremo.

http://discovermagazine.com/2008/feb/did-life-evolve-in-ice/

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 22 de Março de 2008, 18:05:03 »

Quem desenvolvem bem as questão da intencionalidade na biologia é o filósofo Daniel Dennett, com o livro A perigosa idéia da Darwin. Tem esse link em cache de um paper sobre o assunto.

O subtítulo é As populações biológicas como sistemas intencionais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 22 de Março de 2008, 18:14:23 »
Acho que finalmente recebi uma resposta.

Ah, obrigado! E eu indo ao seu passinho devagarinho sem pressa falando sobre acaso, e ainda vem com essa ?  :x
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!