Autor Tópico: era uma vez, o ACASO.  (Lida 10385 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: era uma vez, o ACASO.
« Resposta #50 Online: 22 de Março de 2008, 18:19:35 »
Acho que finalmente recebi uma resposta.

Ah, obrigado! E eu indo ao seu passinho devagarinho sem pressa falando sobre acaso, e ainda vem com essa ?  :x

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 22 de Março de 2008, 18:22:26 »
...amigo. Eu só quero saber se, na questão "Biogênese / Abiogenese" o "Acaso ou Intencional" são equivalentes em razoabilidade...

Biogênese e abiogênese não são "alternativas", e não são análogas à intenção versus acaso, da mesma forma que chuva natural versus chuva cenográfica não são nem exatamente "alternativas" absolutas e nem faz muito sentido se discutir se uma ou outra é mais ou menos razoável.

Biogênese é reprodução biológica; e o fato de que a vida conhecida vem de reprodução biológica não é negado pelos cientistas, e inclusive conduz logicamente a uma origem comum de toda vida, necessariamente a partir de não-vida. Abiogênese é origem da vida a partir de não vida, e é uma conclusão necessária a menos que se assuma que a vida sempre existiu, ou que não existe, ou que no primeiro instante de existência do universo de alguma forma já existia vida, como se fosse um tipo de partícula elementar irredutível ou qualquer coisa assim.

Para os cientistas, a abiogênese foi química orgânica criando proto-vida que evolui em vida; para os criacionistas cristãos, as espécies conhecidas foram criadas pela terra (não viva) que obedecia a uma ordem divina - e não que Jeová era um ser vivo, ancestral de todos os outros, que literalmente pariu todas as espécies - apenas isso seria uma "biogênese criacionista".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #52 Online: 22 de Março de 2008, 18:22:55 »
É fogo, hein ? Eu na espera, respondendo na boa, devagarinho que nem surfista pensando em física quântica ( :P ), e ainda me esnoba, cara ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 22 de Março de 2008, 19:04:47 »
Referência ao surfista daquela partícula elementar multi-mega-poliédrica em substituição a supercordas? (ou qualquer coisa assim)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #54 Online: 22 de Março de 2008, 20:15:22 »
Sim, associada à imagem que temos de surfista de linguagem e comentários limitados e lerdos.

Mas (shh, não conta para ninguém) contar a piada é de nerd :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #55 Online: 23 de Março de 2008, 14:24:24 »
Impossível falar em atividade biológica sem avançar para o conjunto do Universo.

Basta ver que o conjunto das substâncias presentes no Universo, a partir do Lítio, são formadas no interior das estrelas. A Terra, como os demais planetas, deve a sua formação e composição a fatores exteriores a eles, fatores estes que continuam interferindo constantemente.

...amigo. Eu só quero saber se, na questão "Biogênese / Abiogenese" o "Acaso ou Intencional" são equivalentes em razoabilidade...

Se você quer mesmo saber isto, estude Biologia então!  :ok:

Melhor do que se deixar levar pelo que os outros lhes falam (como parece ter sido o motivador da aberturta do Tópico).

Mesmo estudando biologia, serei levado pelos que os outros falam. Pois eu jamais farei todas as pesquisas que levaram ao atual ponto de conhecimento.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 23 de Março de 2008, 14:28:59 »
Impossível falar em atividade biológica sem avançar para o conjunto do Universo.

Basta ver que o conjunto das substâncias presentes no Universo, a partir do Lítio, são formadas no interior das estrelas. A Terra, como os demais planetas, deve a sua formação e composição a fatores exteriores a eles, fatores estes que continuam interferindo constantemente.

Se você quer mesmo saber isto, estude Biologia então!  :ok:

Melhor do que se deixar levar pelo que os outros lhes falam (como parece ter sido o motivador da aberturta do Tópico).

Mesmo estudando biologia, serei levado pelos que os outros falam. Pois eu jamais farei todas as pesquisas que levaram ao atual ponto de conhecimento.

E vai ser assim em quase tudo na vida, não sei por que criar drama numa coisa tão desnecessária.         
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #57 Online: 23 de Março de 2008, 14:31:33 »
Bom.

Voltando ao assunto, posso concluir que a chuva cai por acaso?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Março de 2008, 15:23:42 »
Bom.

Voltando ao assunto, posso concluir que a chuva cai por acaso?

Já que quer voltar ao assunto, uma sugestão: aponte o que você entende por "vida". Aponte o conceito com o qual trabalha.

Que tal esse, da Wikipédia, por exemplo (é só uma sugestão):

De um modo geral, considera-se tradicionalmente que uma entidade é um ser vivo se exibe todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante a sua existência:

1. Crescimento.
   2. Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; crescimento por absorção e reorganização de massa; excreção de desperdício.
   3. Movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.
   4. Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
   5. Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 23 de Março de 2008, 15:33:40 »
Jetro, a conclusão a que você quer chegar é essa:
A causa primeira, não causada, é Deus.

Tomás de Aquino

Foi Tomás de Aquino que propôs usarmos o intelecto humano para provar a existência de Deus; se você despreza o estudo da biologia, pois não quer ficar preso a conclusões de terceiros, então a filosofia e a teologia lhe darão as ferramentas necessárias para esclarecer suas dúvidas.

Mas, se você insiste que ateus, céticos ou agnósticos possam ter algo a acrescentar sobre o assunto, terá de, obrigatoriamente. colocar sua fé em discussão; mesmo que isso não seja do seu agrado, como comentou anteriormente.

Quanto ao assunto do tópico:

Quanto ao acaso, se seguirmos a linha de raciocínio de que tudo que existe ou acontece, obrigatoriamente, serve a um propósito, então ele não tem razão de ser. Assim sendo, a nossa evolução aconteceu devido a uma vontade consciente e segue adiante, mesmo sem o pleno conhecimento do porquê de tal acontecimento.

Se considerarmos que o acaso nada mais é do que as leis naturais agindo aleatoriamente, aparentemente sem propósito definido, então ele existe tal qual um Deus ex machina metafísico, afinal, a medida que nosso conhecimento aumenta, crescem as chances das leis envolvidas serem desvendadas e equacionadas, inclusive a gênese dessas próprias leis. Isto posto, a existência de uma vontade consciente se torna irrelevante.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Março de 2008, 18:19:44 »
Saudações

Fui ateu e hoje Sou Cristão.

Hahahahaha... :histeria:
Não vou perder tempo com tanta bullshit.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #61 Online: 24 de Março de 2008, 08:02:09 »
Saudações

Fui ateu e hoje Sou Cristão.

Hahahahaha... :histeria:
Não vou perder tempo com tanta bullshit.

Depois de um comentário deste gabarito, se você não ficar no mínimo com vergonha, está na hora de você rever seu caráter.
« Última modificação: 24 de Março de 2008, 08:30:22 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #62 Online: 24 de Março de 2008, 08:13:02 »
Já que quer voltar ao assunto, uma sugestão: aponte o que você entende por "vida". Aponte o conceito com o qual trabalha.

Que tal esse, da Wikipédia, por exemplo (é só uma sugestão):

De um modo geral, considera-se tradicionalmente que uma entidade é um ser vivo se exibe todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante a sua existência:

1. Crescimento.
   2. Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; crescimento por absorção e reorganização de massa; excreção de desperdício.
   3. Movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.
   4. Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
   5. Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.

...Sim. Existe uma ótica para tudo nessa vida. Existe uma ótica onde a vida de um Grilo vale mais que um Boeing carregado de pessoas. Mas em termos da vida, este post Copy/Past da Wiki, pode servir e bastar para muitas pessoas mas para mim é somente a ponta do iceberg. A vida representa muito mais que isso. Arrisco em afirmar que as desgraças da humanidade são instauradas por quem acredite que a vida seja somente isso. Tal ponto de vista, nos iguala a uma ameba. ...você esquece que a Energia é mais antiga que a matéria e que "pode" existir outro tipo de vida que ainda nao tenhamos condições de perceber. Essa ótica acerca da vida, retrata a vida que conhecemos e nos restringe à ela. Saiba, e você sabe, que antes de toda comprovação cientifica, houve uma crença no até então, improvável. Tudo que é comprovado, um dia foi incerto. ...Se eu fosse falar de como eu enxergo a vida, certamente precisaria de muitos meses para redigir algo à altura.
« Última modificação: 24 de Março de 2008, 08:19:25 por Jetro »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 24 de Março de 2008, 08:34:08 »
Arrisco em afirmar que as desgraças da humanidade são instauradas por quem acredite que a vida seja somente isso.

Veja você quanta coincidência ! É bem possível que eu afirme exatamente o contrário :)

Tal ponto de vista, nos iguala a uma ameba.

Que bom que você percebeu isso ! E quanta verdade há nesse fato... realmente é necessário muito estudo e principalmente uma humildade genuína para aceitar a verdade de que, em termos do desenvolvimento da vida e seus processos básicos, a humana é similar à microbiana , vegetal, e de outros animais...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #64 Online: 24 de Março de 2008, 09:21:24 »
Veja você quanta coincidência ! É bem possível que eu afirme exatamente o contrário :)
Amigo. A qualidade que nos doma os instintos animais são entre outras o amor. Fora ele, agimos como animais, em busca de nossos interesses sem pensar nas conseqüências e sem compaixão, fazemos outros sofrerem. Bem sei que as maiores desgraças da humanidade foram causadas por causas religiosas. Mas, insira um pouco de "religiosidade" em um Leão e logo perceberá que sua fome, somada à sua religião, o faria um assassino incontrolável.

"Tal ponto de vista, nos iguala a uma ameba."

Que bom que você percebeu isso ! E quanta verdade há nesse fato... realmente é necessário muito estudo e principalmente uma humildade genuína para aceitar a verdade de que, em termos do desenvolvimento da vida e seus processos básicos, a humana é similar à microbiana , vegetal, e de outros animais...
...hora alguma fui de encontro a esta verdade. Somente somei um pouco de sentimento superior a essas qualidades físicas a fim de tentar expressar um pouco do meu ponto de vista em relação à vida, na tentativa de mostrar que a vida é muito mais que matéria,m em resposta a questão que me foi feita no post anterior. Oras...! a matéria por si só, não faz nada. Você sabia que os cientistas Japoniese conseguiram fazer um Ovo perfeito...? Ops...! quase perfeito. Ele não eclodiu de jeito nenhum! Acredite: A Vida é mais do que nossos olhos podem ver.
« Última modificação: 24 de Março de 2008, 09:23:41 por Jetro »

rizk

• Visitante
« Resposta #65 Online: 24 de Março de 2008, 09:25:47 »
Por que se insiste em que falta de planejamento é "acaso"?

Ai, vaidade das vaidades...  ::)

Jetro, bem vindo. POR FAVOR, leia a nossa notória compilação de falácias antes que os criadores dela te acusem de plágio :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #66 Online: 24 de Março de 2008, 09:36:37 »
Deixe-me ver se eu entendi... 3 páginas (e possivelmente fôlego para umas 20 mais) para todo mundo continuar com a mesma opinião de antes?

Nessa eu não caio mais. Mas bem-vindo de volta, Jetro :-)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #67 Online: 24 de Março de 2008, 11:31:52 »
Bom...
Deixe-me ver se eu entendi... 3 páginas (e possivelmente fôlego para umas 20 mais) para todo mundo continuar com a mesma opinião de antes?

Nessa eu não caio mais. Mas bem-vindo de volta, Jetro :-)

Olá Amigo.

Obrigado.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #68 Online: 24 de Março de 2008, 12:46:23 »
O problema do Jetro é que ele pensa que todos os ateus do mundo têm uma crença comum a respeito do conceito do "Acaso", criando uma crença religiosa ateísta que se diferenciasse do conceito religioso de outras pessoas.

Mas como não existe tal crença religiosa unificada universal ateísta, pelo simples fato do ateísmo não constituir uma crença, doutrina, religião, seita, etc., o Jetro vai conseguir as mais diversas opiniões a respeito sobre "o que é o acaso".

A suposta crença religiosa ateísta sobre o "Acaso" é impulsionada pelo esteriotipo que os teístas fazem amplamente dos ateus, pensando em nós como religiosos de uma seita darwinista (sim, atéias e ateus, isso NUNCA vai acabar!!!).

Então, resumindo todos os pontos que são e serão discutidos aqui (que eu previ com meus poderes mediúnos ::) ):
 - Não há um conceito ateu sobre acaso diferente do conceito geral
 - Os ateus não tratam o acaso como um deus, divindade ou algo parecido
 - Os ateus não são todos darwinistas
 - Os ateus não são todos evolucionistas
 - A teoria evolucionista não trata o acaso como um deus
 - O evolucionismo não tem nada contra Jesus ::)
 - O evolucionismo não é uma teoria ateísta, pois não assume nenhuma posição religiosa
 - Há cristãos evolucionistas e eles não estão possuídos por demônios e/ou encostos ::)
 - O conflito criacionismo X evolucionismo não deve ser decidido no campo religioso, jurídico, cultural, social ou político, mas sim no campo científico

Offline Motta

• Nível 04
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Março de 2008, 15:18:22 »
Jetro,

Qual a sua formação acadêmica?
M.Motta,MSc.
Biólogo

“(...) a natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Esta é uma das lições mais duras que os humanos têm de aprender. ” Richard Dawkins

“Homens convictos são prisioneiros.” Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 24 de Março de 2008, 15:37:57 »
ATEUS FANÁTICOS ASSASSINOS....

TUDO COMEÇOU COM NEWTON, QUE DISSE QUE SOMOS COMPOSTOS DE ÁTOMOS, VISÃO QUE NOS IGUALA A PEDRAS, AREIA, LIXO, ESTERCO, QUALQUER OUTRA COISA IGUALMENTE COMPOSTA DE ÁTOMOS!!!!!!11

POR CAUSA DESSA VISÃO MATERIALISTA DOS SERES HUMANOS COMO MEROS AGLOMERADOS DE MATÉRIA COMO QUALQUER OUTRA É QUE HÁ TANTO MAL NO MUNDO!!!!!!!!!!111

ABAIXO O ATOMISMO!!!!!!!11

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #71 Online: 24 de Março de 2008, 15:39:47 »
O problema do Jetro é que ele pensa que todos os ateus do mundo têm uma crença comum a respeito do conceito do "Acaso", criando uma crença religiosa ateísta que se diferenciasse do conceito religioso de outras pessoas.

Mas como não existe tal crença religiosa unificada universal ateísta, pelo simples fato do ateísmo não constituir uma crença, doutrina, religião, seita, etc., o Jetro vai conseguir as mais diversas opiniões a respeito sobre "o que é o acaso".

A suposta crença religiosa ateísta sobre o "Acaso" é impulsionada pelo esteriotipo que os teístas fazem amplamente dos ateus, pensando em nós como religiosos de uma seita darwinista (sim, atéias e ateus, isso NUNCA vai acabar!!!).

Então, resumindo todos os pontos que são e serão discutidos aqui (que eu previ com meus poderes mediúnos ::) ):
 - Não há um conceito ateu sobre acaso diferente do conceito geral
 - Os ateus não tratam o acaso como um deus, divindade ou algo parecido
 - Os ateus não são todos darwinistas
 - Os ateus não são todos evolucionistas
 - A teoria evolucionista não trata o acaso como um deus
 - O evolucionismo não tem nada contra Jesus ::)
 - O evolucionismo não é uma teoria ateísta, pois não assume nenhuma posição religiosa
 - Há cristãos evolucionistas e eles não estão possuídos por demônios e/ou encostos ::)
 - O conflito criacionismo X evolucionismo não deve ser decidido no campo religioso, jurídico, cultural, social ou político, mas sim no campo científico

Preconceito declarado.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #72 Online: 24 de Março de 2008, 17:17:34 »
O problema do Jetro é que ele pensa que todos os ateus do mundo têm uma crença comum a respeito do conceito do "Acaso", criando uma crença religiosa ateísta que se diferenciasse do conceito religioso de ...

Preconceito declarado.

O tópico é meio cliché e não a nada que aponte para um brusca mudança no sentido que a discussão tomará. Convém ser observado o tom sádico do post do Jeanioz, que você pareceu ignorar.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #73 Online: 24 de Março de 2008, 17:29:04 »
Dá até pra prever os argumentos que o Jetro vai usar: o do "deus das lacunas", a Aposta de Pascal e
o velho non-sequitur: "X é uma maravilha da natureza, logo, deus existe".  :bocejo:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #74 Online: 24 de Março de 2008, 18:14:44 »
O problema do Jetro é que ele pensa que todos os ateus do mundo têm uma crença comum a respeito do conceito do "Acaso", criando uma crença religiosa ateísta que se diferenciasse do conceito religioso de ...

Preconceito declarado.

O tópico é meio cliché e não a nada que aponte para um brusca mudança no sentido que a discussão tomará. Convém ser observado o tom sádico do post do Jeanioz, que você pareceu ignorar.

Pois é. Mas calma porque ainda vai piorar muito. ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!