O Orbe acha que não é.
Dois advogados já me disseram que, com toda certeza, no Brasil, o compartilhamento de arquivos não é pirataria. Só vender os arquivos compartilhados é crime.
Sinceramente, eu pouco me importo. Os melhores e os mais populares artistas já tem fortunas grandes o suficiente para viver o resto da vida sem trabalhar ou já estão mortos. Se eu não pagar mais pela produção deles, não estarei lhes fazendo mal algum. Eles que se adaptem ao futuro, se quiserem continuar ganhando milhões e manter a adoração da massa de tolos.
2
Sobre a lei, gostaria que alguém me indicasse onde eu posso pesquisar sobre a legalidade ou não da cópia, sem intenção de venda, de músicas, filmes, etc. Dois advogados já disseram ao Orbe que não é, pelo menos um já me disse que é. Fico na dúvida.
Se os artistas/produtores/whatever já tem milhões isso permite que a propriedade deles sobre alguma obra seja desrespeitada? Que lindo raciocínio. Uau.
Gostei dessa idéia, pode levar a coisas do tipo : "Ah, fulano é rico, pode ser assaltado". Afinal, que falta faz 10 ou 20 mil reais para quem ganha, digamos 250 mil por mês? Não é mesmo?
Só para deixar claro, não estou chamando quem pirateia de ladrão, estou dizendo que esse tipo de justificativa, fulano tem milhões então pode ser pirateado
pode levar a idéias do tipo : Fulano é rico, pode ser assaltado. Não que seja culpa da pirataria. Não que piratear leve obrigatoriamente a isso. É apenas uma possibilidade, na minha opinião. Pequena talvez, mas existente.
Eu ainda prefiro achar que quem cria tem sim o direito de determinar quem vai ter acesso ao seu produto, e como vai ser este acesso. Quanto vai cobrar por ele. Não pode comprar? Não compre, não é artigo de primeira necessidade, fundamental para a sobrevivência de ninguém.