Tenho aqui mais uma coisa que me intriga muito quando se diz que um designer planejou o ser humano:
A Alergia
Alergia é uma reação exagerada do organismo frente a estímulos comuns do ambiente, como componentes da poeira, elementos do ar (polens, fungos), alimentos ou medicamentos, por exemplo. Existem diversas formas dessa reação se manifestar, caracterizando as várias apresentações das doenças alérgicas.
Como as pessoas ficam alérgicas?
As alergias geralmente aparecem na infância. No entanto, os sintomas podem surgir pela primeira vez em qualquer idade ou, em alguns casos, reaparecer depois de muitos anos de inatividade.
Mas independente de idade, sexo ou raça, qualquer pessoa pode desenvolver alergias. Apesar de ainda não ter sido totalmente esclarecido por que certas pessoas ficam alérgicas, acredita-se que a hereditariedade seja um fator importante. Assim, se seus pais têm alergias, você também poderá desenvolvê-las.
Existem ainda outros fatores que podem estar ligados aos sintomas das alergias, como o estímulo do ambiente (alérgenos e irritantes), fumaça de cigarro, hormônios, perfumes e o stress, entre outros.
Como acontece um reação alérgica?
Podemos definir as alergias com uma reação exagerada ou uma hipersensibilidade do sistema imunológico a determinadas substâncias estranhas ao nosso organismo. Estas substâncias podem ser componentes da poeira doméstica, como os ácaros e resíduos de insetos, grãos de polens, esporos de fungos, alimentos, látex, picadas de insetos e até certos tipos de remédios.
Quando seu sistema imunológico está trabalhando normalmente, ele evita as doenças ao atacar elementos invasores, como bactérias, vírus e parasitas.
No entanto, em pessoas alérgicas, o sistema imunológico confunde uma substância inofensiva como polens e poeira com uma substância nociva. Quando uma pessoa alérgica é exposta a determinado alérgeno (substância que causa alergia), o sistema imunológico cria anticorpos para destruir o “perigoso” invasor. Esses anticorpos especificamente associados às alergias são chamados de anticorpos IgE.
A IgE (abreviação de Imunoglobulina E) é uma proteína do sistema imunológico que atua como sinalizador. O anticorpo IgE é sempre específico para determinado alérgeno.
Os anticorpos IgE circulam no sangue e também se fixam em dois tipos diferentes de células: mastócitos, que estão localizadas no nariz, pulmões, pele e trato gastrintestinal, e basófilos, encontrados principalmente no sangue.
Ao penetrarem no organismo de uma pessoa sensível os alérgenos se ligam a estas moléculas de IgE. Quando isso ocorre, substâncias, como a histamina são liberadas, o que pode causar sintomas alérgicos, como inflamações no nariz e nas vias respiratórias, na pele e no trato gastrointestinal. O que iniciou como uma simples confusão do seu corpo, passa agora a ser uma reação alérgica.
Os anticorpos IgE podem causar vários tipos de resposta alérgica, de urticárias à rinite alérgica, sintomas de asma ou crises alérgicas graves, chamadas de choque anafilático. Especialistas em alergia apontam vários tipos de alérgenos que podem provocar a formação de anticorpos IgE e, assim, causar reações alérgicas. Entre elas podemos incluir ácaros da poeira, polens, fungos do ar, descamação de animais, alérgenos de insetos, alimentos e medicamentos.
Estes são alguns dos sintomas que podem sem associados às condições alérgicas:
* Crises de espirros
* Nariz entupido
* Coriza
* Tosse
* Coceira e lacrimejar dos olhos
* Coceira na garganta e no nariz
* Gotejamento pós-nasal
* Coceira na pele e erupções cutâneas
* Urticárias
* Edema (inchaço) nos lábios ou nas pálpebras (angioedema)
* Dor abdominal e diarréia, principalmente na infância
A sensibilização alérgica também pode provocar sintomas que você não associava, como:
* Conjuntivite (olhos vermelhos, lacrimejamento)
* Faringites
* Sinusites e otites
* Linhas escuras sob os olhos
* Cólicas no estômago, ansiedade ou falta de ar em reações anafiláticas. [/color]
fonte: http://www.tratandoalergia.com.br/Gostaria que os criacionistas me respondessem: Por que um designer inteligente não corrigiria essa falha do sistema imunológico?
[]´s