Cara só depois desse tempo todo vim começar a te entender. Vc tenta ser o mais "fora do corpo" possível, para ver as coisas no bruto, não é isso? Se for, até aí entendi. Mas onde se encaixa 'deus' nesse raciocínio todo?
Bom cara, não é bem questão de ser "fora do corpo" mas sim ver as coisas como elas são, sem estar apegado a nada.
Ver o corpo como o corpo, as sensações como sensações, as percepções como percepções, os pensamentos como pensamentos e a personalidade como personalidade. Tudo isso de alguma maneira faz parte do nosso ser, mas não é o ser em si.
O problema é que com por sermos ignorantes, nós estamos apegados, tanto as coisas interiores como as exteriores. E por causa dessa apego ficamos limitados.
Todos nós, incluindo os ditos "religiosos" vemos as coisas pela perspectiva do ego. Dizendo coisas como:
Eu acho que deus é isso, ou aquilo.
Acredito que deus exista, ou que deus não exista.
Acho aquilo bonito, e aquele outro feio.
Temos que perceber que qualquer coisa que se manifesta, nós julgamos de acordo com nossas próprias experiências. Em todos os momentos do nosso dia, em qualquer acontecimento, o pensamento entra em ação e julga a percepção de acordo com nossas próprias experiências passadas.
Isso só mostra o quão limitado é o pensamento. De que adianta falar que acredita ou não acredita em deus? Isso pode servir para expressar uma opnião inutil em uma discussão igualmente inutil. Mas de nada vale realmente.
Quando dizemos que deus é isso ou aquilo, também de nada vale, porque continuamos no campo do pensamento, que é limitado por natureza, e isso só gera conflito, porque eu penso de determinada maneira, e outro pensa de outra. Então um não aceita o pensamento do outro, como se só próprio pensamento fosse o correto. Mas isso não é inutil também, visto que nenhum dos dois está certo?
Na Realidade, não existe certo ou errado. Existe aquilo que É. E aquilo que É, existe independente das nossas crenças ou opniões intelectuais.
Aquilo que É, existe independente da capacidade de percepção dos nossos sentidos, existe independente da capacidade de percepção da nossa consciência.
É por isso que diz-se que para conhecer aquilo que É, nos temos que abandonar TUDO que nos prende, todos os nossos apegos, achismos, desejos, etc etc etc. Porque tudo isso está relacionado somente com o ego, e se nos prendemos ao ego, só poderemos conhecer aquilo que o ego permite conhecer, que é limitado e ilusório.
Dizem que nós só podemos conhecer aquilo que é, pela negação do que não é. Então isso é uma coisa que cada um tem que verificar por si mesmo, e descobrir por si mesmo. E essa provavelmente deve ser a tarefa mais dificil de todas.
Abraços.