Autor Tópico: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)  (Lida 75701 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2008, 11:29:18 »
Já disse que a ciência não sabe. Também que disse que não sei. Se vc sabe de onde veio o universo, será de grande importância intelectual para humanidade. Vc sabe?

Agora se vc afirmar que foi um deus que criou o universo e que ele não tem nem começo nem fim, só digo, com seriedade: Sinto muito.....

E digo pra encher: Então o universo não tem nem começo nem fim e deus não existe, oras....

Repito: Dizer que foi o babáu não resolve a questão.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #26 Online: 03 de Maio de 2008, 11:33:03 »
Já disse que a ciência não sabe. Também que disse que não sei. Se vc sabe de onde veio o universo, será de grande importância intelectual para humanidade. Vc sabe?

Agora se vc afirmar que há um deus e que ele não tem nem começo nem fim, só digo, com seriedade: Sinto muito.....

E digo pra encher: Então o universo não tem nem começo nem fim e deus não existe, oras....

Repito: Dizer que foi o babáu não resolve a questão.

Entendi, claro, a ciência não responde, vc não responde, eu não respondo!
Eu digo para encher: Deus "pode' existir assim como o universo ele não tem começo nem fim.

Dizer que ele não existe, simplismente não resolve.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2008, 11:37:55 »
O grande problema é a forma como estamos procurando deus, queremos encontra-lo de que maneira?
Pela visão? Ou por qualquer um dos sentidos? Por instrumentos cientificos? Como vamos provar a existência de algo que nem mesmo sabemos o que é?

Acho que antes de encontrar deus, temos que encontrar o que somos nós mesmos. Temos que colocar muita energia nessa direção.

É muito claro que tudo que nós percebemos como "Universo" se trata de uma ilusão. Nossos sentidos e nossa mente captam as energias circundantes e criam essa realidade relativa que nós vivemos, e por ignorancia nós tomamos a ilusão pelo real e vivemos toda a nossa vida simplesmente desfrutando daquilo que os sentidos podem nos oferecer.

Mas vocês já pararam para se perguntar o que existe além dos sentidos?

Nossa mente é outra vilã, nossos pensamentos nunca param, estamos presos numa cadeira complexa de ação e reação e somos escravos de nós mesmos, escravos da nossa ignorância, da nossa personalidade construida, do nosso ego.

O que somos nós? O que é o Eu? É o corpo? É a mente? São as memorias que constituem a personalidade e o ego? Ou não conseguimos ver quem somos Realmente por ignorância?

O que existe além da mente?

Na minha opnião, "deus" é apenas uma palavra que está carregada de conceitos que servem para confortar os ignorantes.
Se apenas queremos ACREDITAR que exista um deus, de que adianta? Ficaremos sempre na base da crença, sem jamais ter certeza, sem jamais saber realmente o que É esse deus, sem jamais experimenta-lo.

Na minha humilde opnião, a palavra que exprime da melhor maneira o que seria isso de deus para mim, é o Absoluto, a Realidade.

Pensando dessa forma, como poderiamos nós, com nossos sentidos e mente limitadas encontrar o Absoluto? A Realidade? Deus?
De que adianta afirmar ou negar sua existência? Isso só nos prende.

O que cabe a nós fazer é questionar, verificar e experimentar. Não se baseando só numa fonte de informação, como a ciência, ou a fê.

Ai talvez consigamos obter um vislumbre do que é isso a que dão o nome de deus, e nos coloquemos no caminho que permita experimentar o que ele é. Só assim toda a ignorância será destruida.

Porém esse conhecimento não vem dos céus, ninguem vai se iluminar porque lê livros, nem porque vai a igreja, nem por nada disso. Primeiro nós temos que desatar todas as amarras que nos prendem aqui, e só quando formos realmente livres é que esse conhecimento aparecerá expontaneamente.

Abraços.

Cara só depois desse tempo todo vim começar a te entender. Vc tenta ser o mais "fora do corpo" possível, para ver as coisas no bruto, não é isso? Se for, até aí entendi. Mas onde se encaixa 'deus' nesse raciocínio todo?

O que é o Eu?
Um safado que se chamava Mussolim Bucetê...? :|

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2008, 11:41:46 »
Não é tão difícil entender o que é ônus da prova, mas.... Também não é tão difícil entender que desde o princípio eu disse que não tinha a resposta, oras....  E se vc não inventasse um deus para a questão, nem estaríamos discutindo sobre tal idéia tão fútil.  :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2008, 12:15:24 »
Ele tem que ter vindo de alguma coisa e esta coisa tem que vindo de outra coisa.

É isto que me encabula.  :desconfiado:

O universo te encabula?
Vc pode explicar o universo, e remontar a sua origem?
Então...

:sleepy: Não tente me converter.
Não deseje.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2008, 12:27:37 »
Não é tão difícil entender o que é ônus da prova, mas.... Também não é tão difícil entender que desde o princípio eu disse que não tinha a resposta, oras....  E se vc não inventasse um deus para a questão, nem estaríamos discutindo sobre tal idéia tão fútil.  :)

Ônus da prova, coisa devéras interessante este ônus da prova.
Ou seja se vc não prova não existe, é isso?
Ou seja ninguem morria de nenhuma doença antes de sabermos e termos provas de que os virus existiam!
E se eu te disser que a prova esta ai na sua cara e vc não enxerga! Não serve né.
Pois a tal prova tambem tem que ser aquela que vc quer! Se não nada feito.
É vc tem razão a existencia deste tal deus fica cade vez mais distante deste jeito.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2008, 12:28:15 »
Ele tem que ter vindo de alguma coisa e esta coisa tem que vindo de outra coisa.

O universo te encabula?
Então...

:sleepy: Não tente me converter.

Não é minha missão aqui neste forum.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2008, 13:22:10 »
Cara só depois desse tempo todo vim começar a te entender. Vc tenta ser o mais "fora do corpo" possível, para ver as coisas no bruto, não é isso? Se for, até aí entendi. Mas onde se encaixa 'deus' nesse raciocínio todo?

Bom cara, não é bem questão de ser "fora do corpo" mas sim ver as coisas como elas são, sem estar apegado a nada.
Ver o corpo como o corpo, as sensações como sensações, as percepções como percepções, os pensamentos como pensamentos e a personalidade como personalidade. Tudo isso de alguma maneira faz parte do nosso ser, mas não é o ser em si.

O problema é que com por sermos ignorantes, nós estamos apegados, tanto as coisas interiores como as exteriores. E por causa dessa apego ficamos limitados.

Todos nós, incluindo os ditos "religiosos" vemos as coisas pela perspectiva do ego. Dizendo coisas como:
Eu acho que deus é isso, ou aquilo.
Acredito que deus exista, ou que deus não exista.
Acho aquilo bonito, e aquele outro feio.

Temos que perceber que qualquer coisa que se manifesta, nós julgamos de acordo com nossas próprias experiências. Em todos os momentos do nosso dia, em qualquer acontecimento, o pensamento entra em ação e julga a percepção de acordo com nossas próprias experiências passadas.

Isso só mostra o quão limitado é o pensamento. De que adianta falar que acredita ou não acredita em deus? Isso pode servir para expressar uma opnião inutil em uma discussão igualmente inutil. Mas de nada vale realmente.

Quando dizemos que deus é isso ou aquilo, também de nada vale, porque continuamos no campo do pensamento, que é limitado por natureza, e isso só gera conflito, porque eu penso de determinada maneira, e outro pensa de outra. Então um não aceita o pensamento do outro, como se só próprio pensamento fosse o correto. Mas isso não é inutil também, visto que nenhum dos dois está certo?

Na Realidade, não existe certo ou errado. Existe aquilo que É. E aquilo que É, existe independente das nossas crenças ou opniões intelectuais.
Aquilo que É, existe independente da capacidade de percepção dos nossos sentidos, existe independente da capacidade de percepção da nossa consciência.

É por isso que diz-se que para conhecer aquilo que É, nos temos que abandonar TUDO que nos prende, todos os nossos apegos, achismos, desejos, etc etc etc. Porque tudo isso está relacionado somente com o ego, e se nos prendemos ao ego, só poderemos conhecer aquilo que o ego permite conhecer, que é limitado e ilusório.

Dizem que nós só podemos conhecer aquilo que é, pela negação do que não é. Então isso é uma coisa que cada um tem que verificar por si mesmo, e descobrir por si mesmo. E essa provavelmente deve ser a tarefa mais dificil de todas.

Abraços.
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 13:25:10 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2008, 15:54:34 »
Mauricio

Na minha opnião, "deus" é apenas uma palavra que está carregada de conceitos que servem para confortar os ignorantes.
Se apenas queremos ACREDITAR que exista um deus, de que adianta? Ficaremos sempre na base da crença, sem jamais ter certeza, sem jamais saber realmente o que É esse deus, sem jamais experimenta-lo.

Aqui concordo. A palavra Deus está carregada de conceito, de tal maneira que se alguém fala: acredito em deus, deveria explicar o que isso vem a ser para ele.

Na minha humilde opnião, a palavra que exprime da melhor maneira o que seria isso de deus para mim, é o Absoluto, a Realidade.
Bom, aqui vc pegou duas palavras, absoluto e realidade, e deu de sinômino a deus.
Perdemos mais duas boas palavras em portugues a custa daquela (deus) que vc disse estar carregada. E utiliza-as como sinonimo não vai ajudar em nada.
Se não temos uma definição de deus, não temos, e chama-lo de absoluto, realidade ou minhoca vai continuar deixando agente sem essa definição. O resto é poesia.

Pensando dessa forma, como poderiamos nós, com nossos sentidos e mente limitadas encontrar o Absoluto? A Realidade? Deus?
De que adianta afirmar ou negar sua existência? Isso só nos prende.

Afirmar certamente não podemos.
Negar a existência de deus como as religiões exprimem, sim podemos.
Negar a existência de um princípio inteligente... É difícil provar a inexistência de algo... Já tentou com papai noel?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2008, 21:46:00 »

Ou seja ninguem morria de nenhuma doença antes de sabermos e termos provas de que os virus existiam!
E se eu te disser que a prova esta ai na sua cara e vc não enxerga! Não serve né.
É vc tem razão a existencia deste tal deus fica cade vez mais distante deste jeito.

Seu deus, e não só seu deus, tem o mesmo valor argumentativo do jumento-onipotente-etc....  Na minha opinião, chega a ser uma atitude infantil em acreditar em deuses como o seu.

Na Realidade, não existe certo ou errado. Existe aquilo que É. E aquilo que É, existe independente das nossas crenças ou opniões intelectuais.
Nisso eu concordo, Mauricio Rubio. Porém ainda não condiz a idéia de um deus nesse raciocínio. Essa idéia nasce dos seres humanos primitivos e se modifica durante os vários anos da existência humana - Por humanos, claro. Então por que deus está nesse seu raciocínio tão puramente fatual? (Não estou me apegando ao meu ateísmo. Apenas quero entender de onde surge "deus" nessa história toda)

(Quando disse "fora do corpo", quis dizer exatamente olhar pelo lado fatual e puramente fatual da coisa :))
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 21:55:35 por Eu »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2008, 23:58:01 »

Seu deus, e não só seu deus, tem o mesmo valor argumentativo do jumento-onipotente-etc....  Na minha opinião, chega a ser uma atitude infantil em acreditar em deuses como o seu.

Não conheço este jumento onipotente. Tem templos dele ai perdo de onde vc mora?
Ou seria um novo santo da ICAR?
Invetar um ser improvavel que apenas não é mais do que uma invenção quase sempre imbecil para se desfazer da existencia de um deus mais provavel, já deu no saco faz tempo.
Arranje outro argumento faz favor.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Maio de 2008, 09:51:01 »
Que é isso...? Não são vcs que estão aí a milênios e sempre o com o decorrer do tempo seus deuses imutáveis.... é.... hummmm... mudam...? Pelo menos o jumento-onipotentte-etc ainda não mudou, oras. Ele é mais provável. E vc não provou que ele não existe! Vamos prove que ele não existe e deixa de frescura!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2008, 17:36:30 »
Po Eu, dessa vez eles encontraram.

Detodas as eras, de todas as religiões existentes, de todos os deuses de plantão, justamente agora o cara tem certeza que encontrou. Porque será que quando agente pergunta, para uma pessoa de qualquer denominação religiosa: Vc não acha estranho essa combinação de fatores, os caras respondem ... não.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2008, 18:23:12 »
Nisso eu concordo, Mauricio Rubio. Porém ainda não condiz a idéia de um deus nesse raciocínio. Essa idéia nasce dos seres humanos primitivos e se modifica durante os vários anos da existência humana - Por humanos, claro. Então por que deus está nesse seu raciocínio tão puramente fatual? (Não estou me apegando ao meu ateísmo. Apenas quero entender de onde surge "deus" nessa história toda)

Cara, deus é uma palavra, e a palavra não é a coisa.
A palavra deus tenta descrever o indescritivel, tentar conceituar o inconceituavel, tenta limitar o ilimitado.

É por isso que enquanto deus for apenas uma idéia da mente, a mente não irá conseguir compreender o que aquilo realmente é.
Deus se refere a muitas coisas, e todas as definições não são a coisa em si.

É por isso que temos que experimentar por nós mesmos o que é aquilo que dizem estar além de toda a compreensão. Para que nós mesmos tenhamos a experiência direta.

Eu não sei o que é aquilo que existe além de todas as coisas, mas eu não nego a sua existência, e reconheço as limitações do ser humano, além disso, temos incontáveis exemplos de pessoas que atingiram esse estado de compreensão, só que a energia tem que ser colocada na direção certa, enquanto quisermos simplesmente negar ou afirmar nossas crendices, vamos permanecer no mesmo lugar.

Abraços.

Afirmar certamente não podemos.
Negar a existência de deus como as religiões exprimem, sim podemos.
Negar a existência de um princípio inteligente... É difícil provar a inexistência de algo... Já tentou com papai noel?

Se um dia você conseguir ter a experiência direta disso, você não vai negar nem afirmar, você vai VER.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 18:26:23 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Maio de 2008, 20:04:14 »
Mauricio

Como já disse, já fui muito religioso. Então que não passe pela sua cabeça que nunca tive experiências que na época me davam a CERTEZA absoluta da existência de Deus. Tive as e muitas.
E se o Agnostico de 10 anos atras estivesse conversando com o Agnostico de hoje (puts isso da até um tópico), ele iria argumentar muito parecidamente com vc.

Então antes de falar: Puts la vem o cético do c... querendo que eu de provas, peço para que leia:

O sentimento de extase é COMUM na espécie humana. Tem gente que tem a mesma experiência que vc com cristais, preto velho, alieniginas, e o quanto você sente infelizmente não corrobora determinada interpretação do fato.

Então porque não fiquei na minha, com minha crença? Porque comecei a prestar mais atenção ao fenômeno e entender que ele fazia muito sentido para mim porque acreditava, e não acreditava porque ele fazia sentido. Era o inverso do necessário.
Percebi que se tivesse sido criado em uma familia muçulmana, minha fé seria para Maomé.

Agora o que alguém ganha indo por este caminho? Apenas uma responsabilidade enorme e os fatos na sua testa.
Antes passava por situações difíceis e tinha deus para me ajudar... e as coisas se ajeitavam
Agora continuo passando por desafios mas não tenho mais deus para me ajudar... e as coisas continuam se ajeitando
(ta eu sei vc vai falar que eu abondenei ele mas ele não me abandonou, mas certamente ele não está ajudando as pessoas que estão morrendo de fome na africa)

[ ]s

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2008, 20:25:46 »
Agnóstico, eu não sou teista, eu não creio em deus nenhum, nem tive experiências religiosas, nem extases, nem nada disso.
Eu simplesmente estou sendo lógico reconhecendo minhas limitações perante a esse assunto.

Entenda, eu não estou falando de nenhum deus que as religiões citam, nem nada disso. Eu estou falando sobre o estado da realidade que está além da nossa percepção.

Ser cético de verdade é reconhecer as limitações e estar aberto para novos pontos de vista.
Eu já me considerei ateu, depois me considerei agnóstico. Agora não me considero mais, se considerar alguma coisa é estar limitado a um ponto de vista. O seu ou o meu ponto de vista não importam perante ao que existe, os achismos, pensamentos, idéias, conceitos, nada disso importa.

Eu estou falando de um tipo de conhecimento que não é teórico, é você ver como as coisas são, independente das suas próprias opniões.

Que caminho é esse a que você se refere? Porque parece que estamos falando de coisas bem diferentes.

Abraços.

Ps: Chega a ser engraçado você falar comigo como se eu fosse um "crente" haha.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 20:30:24 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2008, 20:52:03 »
Se um dia você conseguir ter a experiência direta disso, você não vai negar nem afirmar, você vai VER.

Por causa desta frase pensei que vc é crente...

Veja, restrições eu as tenho de monte. E sei que a ciência explica pequenina parte do nosso mundo (a primeira citação do livro do Carl Sagan é de Eistein e era mais ou menos assim: Nossa ciência é tão pequena frente a realidade e ainda assim ela é o nosso bem mais precioso) (depois posto a frase correta)

Eu estou falando sobre o estado da realidade que está além da nossa percepção.

Assunto complexo. Concordo em muito com isso. Mas não tem nada a ver com deus, no sentido do deus nas lacunas (o que não conhecemos/conseguimos interpretar, isso é deus).

Eu já me considerei ateu, depois me considerei agnóstico. Agora não me considero mais, se considerar alguma coisa é estar limitado a um ponto de vista.
Quando vc se considera agnostico vc não está limitado a nada. Em teoria, vc deveria estar disposto a ouvir as provas

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #42 Online: 04 de Maio de 2008, 21:09:51 »
Pois o que havia antes do big bang.

Como assim 'antes do Big Bang' ?

Lembre-se qualquer resposta que vc der para explicar o universo, pode ser usada tambem para um pretenso deus.

Não é bem assim. Podemos explicar o universo, ou como é atualmente a partir de como foi, através de uma explicação baseada nos nossos atuais conhecimentos sobre ele. Mas deuses não, são entidades sobrenaturais, e nenhuma explicação vai ser melhor ou pior, porque será impossível provar se estou certo ou errado.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 04 de Maio de 2008, 21:12:23 »

Mauricio, mas você não 'sente' os raios gama, mas eles existem. Você não vê luz ultra violeta ou infravermelha, mas existe luz nesses espectros. podemos comprovar que existe. O problema não é nossa mente ser vilã, é o conceito de deus ser extremamente maleável.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #44 Online: 04 de Maio de 2008, 21:14:39 »

O universo te encabula?
Então...

Se podemos explicar o universo ? Sim, e o que não podemos explicar hoje, poderemos explicar amanhã. Porque se resume a o que podemos descobrir. Já deus é um conceito e para cada pessoa no mundo ele se encaixa de uma forma diferente.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #45 Online: 04 de Maio de 2008, 21:20:30 »
Viagem.... O Big Bang não foi o começo de tudo, oras. Se foi uma enorme explosão e daí a criação das galáxias e seus afastamentos durante os bilhões de anos, não explica o que formou a explosão (Nem de onde veio a energia e matéria da explosão). Prefiro perguntar de onde veio o primeiro elétron, ou melhor, de onde veio a menor quantidade de energia ou matéria? E sabe em que conclusão chego:  :duh:

A ciência não sabe. Eu muito menos, mas jogar um "deus" pra preencher sua ignorância, não responde a questão.

Sem querer ser chato 1: Big Bang não foi uma explosão, foi uma expansão acelarada. Aliás, ganhou esse nome de um adversário à teoria.

Sem querer ser chato 2: Sabemos muito sobre o Big Bang, sobre os primeiros segundos, não sabemos, e talvez nunca saibamos, o que provocou a instabilidade que iniciou a expansão.

Sem querer ser chato 3: Sabemos de onde veio o primeiro elétron, e ele não é uma partícula primordial. O universo é como é hoje a partir de uma mudança nas caracteristicas das sub-partículas, o elétron se forma a partir dessa mudança, e gira na órbita de partículas conhecidas hoje desde então.

Mas enfim, concordo plenamente com a sua conclusão de que preencher a lacuna da 'inguinorânça' com deuses não responde a questão. Pois quem criou esse deus ? Ah, ele sempre existiu ? E não pode ter sempre existido essa energia que criou a matéria deste universo ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Maio de 2008, 21:24:34 »
Cara, deus é uma palavra, e a palavra não é a coisa.
A palavra deus tenta descrever o indescritivel, tentar conceituar o inconceituavel, tenta limitar o ilimitado.

É por isso que enquanto deus for apenas uma idéia da mente, a mente não irá conseguir compreender o que aquilo realmente é.
Deus se refere a muitas coisas, e todas as definições não são a coisa em si.

É por isso que temos que experimentar por nós mesmos o que é aquilo que dizem estar além de toda a compreensão. Para que nós mesmos tenhamos a experiência direta.

Eu não sei o que é aquilo que existe além de todas as coisas, mas eu não nego a sua existência, e reconheço as limitações do ser humano, além disso, temos incontáveis exemplos de pessoas que atingiram esse estado de compreensão, só que a energia tem que ser colocada na direção certa, enquanto quisermos simplesmente negar ou afirmar nossas crendices, vamos permanecer no mesmo lugar.

Abraços.
Ah, então a questão é puramente semântica. Sim, é uma palavra, mas que para em efeito prático e "fatual" não tem valor nenhum, para mim. Dependo das definições existentes e não tento habituá-las ao meu ponto de vista particular. Por isso não entendi onde se encaixa deus no raciocínio.  Se é vc (Não vc, "vc" em geral) que define arbitrariamente uma palavra e dar valor a ela, não tem como uma outra entender, até que vc explique de onde surja ou porque veio a surgir tal definição. Mas é fato que distorcemos a realidade. Nisso eu concordo.  :)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #47 Online: 04 de Maio de 2008, 21:30:02 »

Mauricio, mas você não 'sente' os raios gama, mas eles existem. Você não vê luz ultra violeta ou infravermelha, mas existe luz nesses espectros. podemos comprovar que existe. O problema não é nossa mente ser vilã, é o conceito de deus ser extremamente maleável.

Eu estava me referindo mais ao "mundo interno" do que ao externo.
A nossa percepção do universo é uma ilusão que se dá de acordo com nossos sentidos e mente, nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos.
Eu pergunto o que existe além de tudo isso. Dizem que existem planos de existência, em diferentes estados de vibração, diferentes estados de matéria ( grosseira, sutil, etc). Mundo imateriais, etc etc.

Tudo isso está completamente além da nossa percepção ordinária. A ciência talvez possa detectar a matéria sutil, mas não sabemos exatamente para que ela serve, porque a ciência sempre analisa as coisas externamente.

Será que existe uma maneira de verificarmos essas coisas por nós mesmos? VER as coisas como elas são? Será que essa visão por insight pode revelar alguma coisa sobre a existência que nós atualmente ignoramos completamente ( mas que não quer dizer que seja inexisitente ).
Esse não é bem o assunto principal do tópico mas é interessante ...
Nós tomamos a "nossa realidade" que é relativa como se fosse REAL, mas tudo que nós conhecemos é uma construção dos sentidos e da mente, a ciência pode mostrar que existem neutrinos, quarks, quantuns ou sei lá o que, e isso só mostra o quão limitada é nossa percepção.

Nós temos que entender que as coisas vão MUITO além do que a gente pode imaginar, e quando tivermos certeza disso, ai não vamos mais dizer que acreditamos nisso ou naquilo, mas vamos querer investigar por nós mesmos o que é essa tão estranha existência, e até onde ela pode nos levar.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Maio de 2008, 21:36:17 »

Sem querer ser chato 1: Big Bang não foi uma explosão, foi uma expansão acelarada. Aliás, ganhou esse nome de um adversário à teoria.
Putz... Eu achava que era uma explosão... Lembro de ter lido algo sobre a explosão e o afastamento das galáxias em alguma revista científica. Mas se eu falei besteira, foi explicado. :hihi:

Sem querer ser chato 2: Sabemos muito sobre o Big Bang, sobre os primeiros segundos, não sabemos, e talvez nunca saibamos, o que provocou a instabilidade que iniciou a expansão.
To precisando me atualizar hehe. Nessa mesma revista tinha outras teorias e cientistas que não aderiram a teoria do big bang. Cara, quando tiver tempo, vou ler alguma coisa e postar novamente algo mais atual hehe.

Sem querer ser chato 3: Sabemos de onde veio o primeiro elétron, e ele não é uma partícula primordial. O universo é como é hoje a partir de uma mudança nas caracteristicas das sub-partículas, o elétron se forma a partir dessa mudança, e gira na órbita de partículas conhecidas hoje desde então.
Quis dizer o que diabo veio a surgir primeiro, mas obrigado pelo esclarecimento. Aquela velha história do: "O que veio primeiro? E antes antes?".

E vc não foi chato, oras. :)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Maio de 2008, 23:11:40 »
O big bang é só uma hipoteze, que ainda tem adversarios, e ainda temos que saber como foi primeiro o segundo, que pelo que me consta é só mais importante. E criador ainda é uma mentirinha.
Muito bacana tudo isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!