Autor Tópico: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)  (Lida 75702 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #50 Online: 04 de Maio de 2008, 23:13:36 »
Mas vocês já pararam para se perguntar o que existe além dos sentidos?

Mauricio, mas você não 'sente' os raios gama, mas eles existem. Você não vê luz ultra violeta ou infravermelha, mas existe luz nesses espectros. podemos comprovar que existe. O problema não é nossa mente ser vilã, é o conceito de deus ser extremamente maleável.

E quando não tinhamos mecanismos pra detectar cada coisa desta, elas não existiam?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #51 Online: 04 de Maio de 2008, 23:35:04 »
Mr Eu, o que acontece é que é difícil de falar sobre o que havia 'antes' do Big Bang porque não só foram formadas partículas, mas também o espaço e o tempo. Então, nem mesmo sabemos se havia tempo 'antes' do Big Bang, talvezisso nunca saibamos.

Sobre o que disse de sabemos mais sobre os primeiros instantes do universo, vale a pena ler: http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=633

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #52 Online: 04 de Maio de 2008, 23:36:37 »

Mauricio, mas você não 'sente' os raios gama, mas eles existem. Você não vê luz ultra violeta ou infravermelha, mas existe luz nesses espectros. podemos comprovar que existe. O problema não é nossa mente ser vilã, é o conceito de deus ser extremamente maleável.

E quando não tinhamos mecanismos pra detectar cada coisa desta, elas não existiam?

Sim, elas já existiam. Assim como existe um monte de coisas que desconhecemos, como aquela suposta 'matéria escura', como a natureza das partículas durante a expansão do universo, etc , etc. Mas que não existissem não significa que não possamos um dia saber que existem.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #53 Online: 04 de Maio de 2008, 23:39:36 »
Eu estava me referindo mais ao "mundo interno" do que ao externo.
A nossa percepção do universo é uma ilusão que se dá de acordo com nossos sentidos e mente, nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos.
Eu pergunto o que existe além de tudo isso. Dizem que existem planos de existência, em diferentes estados de vibração, diferentes estados de matéria ( grosseira, sutil, etc). Mundo imateriais, etc etc.

Mmm, receio que aqui vamos voltar a outro post seu sobre realidade. A nossa percepção do universo é uma ilusão, mas é baseada em fatos que existem, senão uma mosca não pousaria na mesma mesa que estou vendo (similaridade de percepções). Mesmo que não tenha nem como explicar como a mosca vê a mesa, e mesmo que diga que vejo a mesa a partir de sentidos humanos e limitados, a mesa está lá.

Então não vejo sinceramente como a filosofia poderia nos ajudar a entender a 'mecânica' do universo, e nisso incluo suas leis, partes e historia.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #54 Online: 05 de Maio de 2008, 09:45:01 »
Mmm, receio que aqui vamos voltar a outro post seu sobre realidade. A nossa percepção do universo é uma ilusão, mas é baseada em fatos que existem, senão uma mosca não pousaria na mesma mesa que estou vendo (similaridade de percepções). Mesmo que não tenha nem como explicar como a mosca vê a mesa, e mesmo que diga que vejo a mesa a partir de sentidos humanos e limitados, a mesa está lá.

Então não vejo sinceramente como a filosofia poderia nos ajudar a entender a 'mecânica' do universo, e nisso incluo suas leis, partes e historia.

Certo, então ilusão não quer dizer inexistente, quer dizer que nossa percepção de mundo se dá em uma faixa muito estreita em relação ao que existe realmente, é ilusório no sentido que é uma interpretação.

Uma mosca realmente existe, mas o que é uma mosca? Se considerarmos nossa percepção limitada, nos conseguiremos ve-la como um ser separado, constituido de uma infinidade de moleculas agrupadas, mas essas moléculas são constituidas de outras coisas, e essas outras coisas de outras coisas, e assim vai ...
Isso analisando a mosca externamente, e ainda existe o lado "interno" em todo o ser, mesmo que ele não esteja consciente do mesmo, ele existe.

Eu não sei no que implica a existência desses outros planos de existência e de como é que a realidade realmente funciona em sua totalidade, mas é uma coisa realmente assombrosa.

Eu vejo que "filosofar" é até interessante, mas não vale de nada realmente se não conseguimos ver aquilo realmente. Nós podemos ter milhões de idéias e teorias sobre o funcionamento do universo, e essas podem nos dar uma base mais aproximada para que possamos entender o que se passa a nossa volta.
Só que temos que entender que mesmo que existam milhões de teorias, ainda vão existir buracos enormes que estão além do que podemos compreender. Então eu acho que a unica maneira de fazermos isso é conseguindo ver a Realidade por nós mesmos, o que é muitissimo dificil, mas não impossivel.
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 09:48:00 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Maio de 2008, 09:50:40 »
Mr Eu, o que acontece é que é difícil de falar sobre o que havia 'antes' do Big Bang porque não só foram formadas partículas, mas também o espaço e o tempo. Então, nem mesmo sabemos se havia tempo 'antes' do Big Bang, talvezisso nunca saibamos.

Sobre o que disse de sabemos mais sobre os primeiros instantes do universo, vale a pena ler: http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=633

Valeu. É, tem essa do espaço-tempo, outra coisa que deixa um doidão. Por exemplo, supondo que exista uma esfera indestrutível, e essa caminha para qualquer direção sem a intervenção de matéria e energia alguma, onde ela vai parar? (Isso sendo o universo finito). E se a resposta é que o universo está em expansão, então supondo que essa mesma esfera caminhe duas vezes mais que essa expansão (Se algo se expande, expande para algum lugar), onde ela vai parar?  :?

Isso deixa um doidão...... |(

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 05 de Maio de 2008, 09:57:19 »
Eu não sei no que implica a existência desses outros planos de existência e de como é que a realidade realmente funciona em sua totalidade, mas é uma coisa realmente assombrosa.
Não só vc. Todos nós. - Se "outros planos" for o que deixamos passar na realidade. Mas é como o Varella disse. Nosso corpo tende a buscar a sobrevivência e não computar tudo que há, mesmo porque ficaríamos loucos.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #57 Online: 05 de Maio de 2008, 14:33:19 »

Sim, elas já existiam. Assim como existe um monte de coisas que desconhecemos, como aquela suposta 'matéria escura', como a natureza das partículas durante a expansão do universo, etc , etc. Mas que não existissem não significa que não possamos um dia saber que existem.

Então deus pode tambem ainda esta escondido? E o mundo assim como as doenças pode ser o efeito da causa ainda desconhecida?
O desconhecimento da causa não anula o efeito!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #58 Online: 05 de Maio de 2008, 14:54:53 »
Então deus pode tambem ainda esta escondido?

Deuses não pertencem ao conjunto de coisas que um dia podemos conhecer, e sim a o conjunto de explicações de apelo sobrenaturais que já conhecemos.

Vamos um dia encontrar o final do arco-iris ? Conseguiremos um dia tirar Prometeu do penhasco onde todo dia uma ave de rapina lhecome o fígado ? Encontraremos a planta da eternindade que im dia Gilgamesh encontrou ? E esse mesmo tipo de pergunta.
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 14:57:21 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #59 Online: 05 de Maio de 2008, 15:20:19 »
Depende. Se falar num Deus no sentido mais transcendental, eu até concordo. Mas certos Deuses, como o judaico-cristão, possuem muitas contradições com a realidade.

Assim como não existe, de fato, uma bola quadrada, não pode existir um Deus contraditório.

Hum..

Não sei.. você parte da premissa de que só podem existir coisas não-contraditórias no universo, esta premissa é inverificável.

É possível que nossos sentidos intepretem de forma errônea a realidade e que o que consideramos como contradição seja a verdade.

É, preciso ler David Hume.

Uma pessoa pode perceber algo de forma errada, mas é muito difícil que várias pessoas ao mesmo tempo percebam algo de forma errada. Ainda mais quando se sabe disso e se preocupa em filtrar tais sensações erradas, como no meio científico.

E quando eu falo em contradições, falo de contradições de características mesmo. Um Deus não pode falar para alguém fazer alguma coisa e ficar bravo porque ela fez tal coisa, sendo considerado onisciente ainda por cima.

Não estou me restringindo ao Deus Cristão.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Maio de 2008, 17:39:47 »
Então deus pode tambem ainda esta escondido?

Deuses não pertencem ao conjunto de coisas que um dia podemos conhecer, e sim a o conjunto de explicações de apelo sobrenaturais que já conhecemos.

Como é que é? Vc esta definindo isso!
Não tinha visto ainda um ateu forte. Que dizer que vc esta determinando que deus não existe.
Pensei que vcs fossem só mito.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 06 de Maio de 2008, 18:10:46 »
VideoMaker ,

-deuses são um tipo de explicação conhecida , e
-exige a existência de forças sobrenaturais

Agradeça que incluí 'deuses' no subconjunto 'explicações'.

Que sou um mito, isso já sabia :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #62 Online: 07 de Maio de 2008, 20:12:07 »
O sobrenatural não existe.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Maio de 2008, 21:46:49 »
O ponto é que afirmar categoricamente que é impossível que Deus possa existir, negando até mesmo as ínfimas possibilidades, é uma postura insensata, tendo em vista que o ser humano desconhece a realidade em sua plenitude, logo tal afirmação categórica é embasada somente por fé.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #64 Online: 07 de Maio de 2008, 21:48:16 »
Para os fins desse tópico, entendam Deus somente como uma força/ente criador(a) do universo.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #65 Online: 07 de Maio de 2008, 21:50:07 »
Continuo batendo na mesma tecla.

De que adianta falar: Eu acredito em deus? Eu não acredito em deus?

Não é muito mais sensato colocar as energias no sentido de descobrir aquilo que É ao inves de continuarmos somente com crenças inuteis?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Maio de 2008, 21:51:20 »

Não é muito mais sensato colocar as energias no sentido de descobrir aquilo que É ao inves de continuarmos somente com crenças inuteis?

Pode provar que o homem tem a capacidade de chegar à resposta acerca da existência de Deus?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 07 de Maio de 2008, 21:53:48 »

Bom, o que É então?

Vamos ver onde devemos por nossas energias
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #68 Online: 07 de Maio de 2008, 21:58:48 »

Pode provar que o homem tem a capacidade de chegar à resposta acerca da existência de Deus?

deus ... deus ... deus ... isso é somente uma palavra, uma palavra totalmente corrompida com os mais diversos tipos de crenças, preconceitos, ilusões, ignorância e tudo o mais.

Enquanto continuarmos ACHANDO isso ou aquilo, não vamos ter espaço para realizar aquilo que é realmente verdadeiro, vamos continuar dissipando nossa energia em crenças, teorias, ideias, pensamentos, todos esses limitados pelos sentidos e pela mente.

Percebam a inutilidade de tudo isso, não é uma coisa fácil, eu não sou o iluminado, mas eu já cheguei ao entendimento do quão inutil são esses achismos, e felizmente a minha vida me permitiu vislumbrar pelo menos uma fagulha insigificante do infinito, e é só esse vislumbre que realmente importa.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Maio de 2008, 22:00:22 »
Ok, estamos esperando sua fagulha do infinito. Pode nos dizer?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Maio de 2008, 22:03:07 »
Citação de: Mauricio Rubio
felizmente a minha vida me permitiu vislumbrar pelo menos uma fagulha insigificante do infinito, e é só esse vislumbre que realmente importa.

Pode provar?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #71 Online: 07 de Maio de 2008, 22:06:51 »
Palavras não podem descrever a experiência direta.

Cada um tem o seu caminho nessa vida, mas o ponto em comum é o ato de se conhecer, se observar, a todo instante, ser consciente, atento.
As suas ações, reações, sentimentos, pensamentos ...

Acho que o resto acontece naturalmente.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Maio de 2008, 22:08:13 »
Palavras não podem descrever a experiência direta.

Cada um tem o seu caminho nessa vida, mas o ponto em comum é o ato de se conhecer, se observar, a todo instante, ser consciente, atento.
As suas ações, reações, sentimentos, pensamentos ...

Acho que o resto acontece naturalmente.

A sua experiência só pode ter validade para você, tendo em vista que não é embasada científicamente. É o que chamamos de evidência anedótica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 07 de Maio de 2008, 22:09:15 »
Mauricio, na boa.

Vc fez uma poesia aí e não disse nada. Falou de absoluto, não podemos compreender o incompreensivel só ver fagulhas, pensamentos,...
Por favor, explique exatamente sua proposição, sem fazer metáforas poéticas.

Se não tem proposição, não tem nada

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #74 Online: 07 de Maio de 2008, 22:14:20 »
A sua experiência só pode ter validade para você, tendo em vista que não é embasada científicamente. É o que chamamos de evidência anedótica.

Como já até falei anteriormente, eu adoro a ciencia, é ótimo descobrir as coisas nesse universo, tudo é muito maravilhoso, mas a ciencia analisa o universo exterior, de fora para dentro. E eu estou falando de outro tipo de conhecimento, que é de dentro para fora, um não anula o outro, mas sim se complementam, se houver discernimento.

Quem quiser continuar analisando as coisas somente a partir da perspectiva da ciencia, ótimo, porém vai continuar com conhecimento teórico e limitado, isso é um fato.

Eu não estou nem perto do conhecimento absoluto que acho ser possivel de atingir, mas o que eu sei é que só quando você não é nada é que você pode perceber o que é tudo. E isso não é uma coisa pessoal, porque para realizar esse conhecimento, a pessoa tem que deixar de existir.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!