Mmm, receio que aqui vamos voltar a outro post seu sobre realidade. A nossa percepção do universo é uma ilusão, mas é baseada em fatos que existem, senão uma mosca não pousaria na mesma mesa que estou vendo (similaridade de percepções). Mesmo que não tenha nem como explicar como a mosca vê a mesa, e mesmo que diga que vejo a mesa a partir de sentidos humanos e limitados, a mesa está lá.
Então não vejo sinceramente como a filosofia poderia nos ajudar a entender a 'mecânica' do universo, e nisso incluo suas leis, partes e historia.
Certo, então ilusão não quer dizer inexistente, quer dizer que nossa percepção de mundo se dá em uma faixa muito estreita em relação ao que existe realmente, é ilusório no sentido que é uma interpretação.
Uma mosca realmente existe, mas o que é uma mosca? Se considerarmos nossa percepção limitada, nos conseguiremos ve-la como um ser separado, constituido de uma infinidade de moleculas agrupadas, mas essas moléculas são constituidas de outras coisas, e essas outras coisas de outras coisas, e assim vai ...
Isso analisando a mosca externamente, e ainda existe o lado "interno" em todo o ser, mesmo que ele não esteja consciente do mesmo, ele existe.
Eu não sei no que implica a existência desses outros planos de existência e de como é que a realidade realmente funciona em sua totalidade, mas é uma coisa realmente assombrosa.
Eu vejo que "filosofar" é até interessante, mas não vale de nada realmente se não conseguimos ver aquilo realmente. Nós podemos ter milhões de idéias e teorias sobre o funcionamento do universo, e essas podem nos dar uma base mais aproximada para que possamos entender o que se passa a nossa volta.
Só que temos que entender que mesmo que existam milhões de teorias, ainda vão existir buracos enormes que estão além do que podemos compreender. Então eu acho que a unica maneira de fazermos isso é conseguindo ver a Realidade por nós mesmos, o que é muitissimo dificil, mas não impossivel.