Autor Tópico: Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010  (Lida 5146 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010
« Online: 12 de Maio de 2008, 16:43:00 »

Pesquisadores espanhóis estão trabalhando em um projeto da Agência Espacial Européia (ESA) sobre teletransporte quântico, que consiste no envio de um manual de instruções para reconstruir objetos idênticos em lugares distantes. O chamado transceptor, que estará pronto em junho de 2010, é o protótipo de um sistema que seria instalado no módulo Columbus da Estação Espacial Internacional (ISS) e enviaria fótons entrelaçados a duas estações terrestres.

As estações nas quais serão realizadas os testes, situadas a 1,4 mil km de distância uma da outra, estão localizadas nas regiões espanholas de Tenerife e Almería.

José Capmany, membro do Grupo de Comunicações Ópticas e Quânticas da Universidade Politécnica de Valência (UPV), explicou que o projeto consiste em uma série de experimentos que pretendem investigar o comportamento dos fenômenos quânticos no espaço.

Capmany assinalou que um dos fenômenos mais fascinantes a serem estudados no âmbito deste projeto é o teletransporte. "Deslocar indivíduos de um planeta a outro em um instante continua sendo ficção científica; no entanto, os cientistas acham possível transmitir o estado quântico de partículas microscópicas de um ponto do espaço a outro afastado do primeiro", afirmou.

O transceptor quântico terá dimensões pequenas (uma caixa de não mais de 20 cm de largura), peso limitado (menos de 3 kg) e baixo consumo (menos de 15 watts).

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2882218-EI238,00-Pesquisadores+preparam+aparelho+de+teletransporte.html

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2008, 23:11:45 »
Vai ser usado para falsificar dinheiro.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2008, 12:29:28 »
Eu havia postado há algum tempo um comentário que corroborava com este conceito, fazendo claro, um exercício de imaginação, onde uma hipótetica sonda transmitia em tempo real dados sobre um corpo há milhares de anos-luz usando a tecnologia do entrelaçamento quântico, onde eu fui advertida que isto não seria possível, já que o envio de informações não pode ser diferente do sistema clássico, isto é, obedecendo a velocida máxima permitida no universo.
Eu estou enganada ou o conceito mudou?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2008, 12:35:01 »
Também queria maiores informações. A reportagem está meio tosca, chamando algo que seria mais parecido com isso de comunicação instantânea de "teletransporte".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2008, 17:58:56 »
Eu havia postado há algum tempo um comentário que corroborava com este conceito, fazendo claro, um exercício de imaginação, onde uma hipótetica sonda transmitia em tempo real dados sobre um corpo há milhares de anos-luz usando a tecnologia do entrelaçamento quântico, onde eu fui advertida que isto não seria possível, já que o envio de informações não pode ser diferente do sistema clássico, isto é, obedecendo a velocida máxima permitida no universo.
Eu estou enganada ou o conceito mudou?

beijos
Não, não mudou. A informação ainda é transmitida no máximo a velocidade da luz.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2008, 19:47:33 »
Procurando mais sobre o assunto/pesquisador mencioado, encontrei o site:

http://www.quantum.at/research/quantum-teleportation-communication-entanglement/first-quantum-teleportation.html

E o trecho:

It might appear that one could scan the object and send the information so that the object can be reconstructed at the destination. Yet, fundamental laws like the Heisenberg uncertainty relation do not allow one to measure any object to arbitrary precision. Charles H. Bennett and his co-workers have suggested that it is possible to transfer even quantum states, provided one does not get any information about the state. This becomes possible by utilizing entanglement, one of the essential features of quantum mechanics.

Me faz suspeitar.. que talvez o conceito descrito na notícia todo se baseie em de alguma forma ter um jeito de determinar um estado quântico, sem ter que de fato vê-lo antes de "transmitir"... aí então se for possível lê-lo do outro lado, se teria transmissão de informação.... acho :|

Se não for isso, não sei qual é a utilidade da coisa toda, e como pode ser algum tipo de "comunicação" de qualquer tipo, o que essa coisa de "descrever um objeto" À distância teria mais a ver com emaranhamento quântico do que com meios normais de comunicação. Seria, meio como você disse no outro tópico, um tipo de tentativa de comunicação imbecil que dependesse de jogar dados sem ver qual é o resultado dele, mandando uma "mensagem" que nem se sabe qual é... :hein:

Vi uma ilsutração e acho que entendi... parece mais ou menos isso de se determinar o estado quântico sem ver, mas isso não é usado como a "fonte" de informação, e sim algo que interage com uma das partículas de um par emaranhado num canto, e o que quer que aconteça com ela, tem que se refletir imediatamente na outra.... melhor colar aqui a ilustração:

...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2008, 22:13:42 »
Isso ainda está longe de poder ser considerado um teletransporte de partículas. Mas já é um começo. :)
Infelizmente o que torra a paciência é esse sensasionalismo dos noticiários, agente vem numa sede ao pote que quando lê a matéria vê que não é nada do que pensávamos que fosse.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2008, 03:49:45 »
Teletransporte significa movimentar-se sem se deslocar no espaço. Se mover muito rápido, mesmo que à velocidade da luz, jamais será teletransporte.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2008, 09:51:25 »
Teletransporte significa movimentar-se sem se deslocar no espaço. Se mover muito rápido, mesmo que à velocidade da luz, jamais será teletransporte.

É isso! Ou seja, impossível.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2008, 09:52:36 »
Apesar da reportagem que passou a muito (muito mesmo) tempo atrás na tv que eles "transportaram" um feixe de luz ou elétron (não lembro)... sei que eles disseram que conseguiram, mas foi a poucos cm de distância. Eu lembrei disso agora, não sei se alguém lembra ou sabe do que eu estou falando.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2008, 23:11:37 »
Esse tipo de sistema é bem útil e3m criptografia quântica.

Mas não, não dá pra fazer transporte de carga com isso. Nem de gente.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2008, 18:26:25 »
"Teletransportar" um ser-vivo significa matá-lo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2008, 12:11:21 »
Pelo o que eu entendi, não se transporta coisa alguma, apenas se constrói uma réplica à distância transmitindo as informações a respeito da partícula original que possua entrelaçamento quântico com a partícula que será utilzada para a cópia.

Desta forma, teletransportar o Presidente Lula não apenas não resolveria nada como ainda duplicaria o problema :D

Agora, vem a questão: vamos supor duas partículas entrelaçadas quânticamente. Quando eu manipulo o SPIN da minha partícula aqui, exatamente ao mesmo tempo a partícula entrelaçada troca de SPIN num laboratório em Vênus. Isto significa que a informação chegou a Vênus numa velocidade maior que a da luz, foi instantâneo. Porém, um dia eu tive que transportar essa partícula emaranhada até Vênus, numa velocidade necessariamente menor que a da luz.

Sendo assim, a informação foi ou não foi transmitida em velocidade superior a da luz no final das contas?!?!?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2008, 14:15:21 »
Pelo o que eu entendi, não se transporta coisa alguma, apenas se constrói uma réplica à distância transmitindo as informações a respeito da partícula original que possua entrelaçamento quântico com a partícula que será utilzada para a cópia.

Para obter essas informações sobre o estado quântico de uma partícula, vc o altera e destrói.
Agora, vem a questão: vamos supor duas partículas entrelaçadas quânticamente. Quando eu manipulo o SPIN da minha partícula aqui, exatamente ao mesmo tempo a partícula entrelaçada troca de SPIN num laboratório em Vênus. Isto significa que a informação chegou a Vênus numa velocidade maior que a da luz, foi instantâneo. Porém, um dia eu tive que transportar essa partícula emaranhada até Vênus, numa velocidade necessariamente menor que a da luz.

Sendo assim, a informação foi ou não foi transmitida em velocidade superior a da luz no final das contas?!?!?

Isso depende da sua interpretação. Esse problema é conhecido como paradoxo de Einstein-Podolski-Rosen e é amplamente discutido na literatura. Veja, por exemplo, o texto de J. J. Sakurai: Modern Quantum Mechanics, Ed. Addison Wesley , Capítulo 3.9.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2008, 22:22:29 »

Só uma coisa antes. O jargão usado na física é emaranhamento e não entrelaçamento.

Existe um erro conceitual aqui. Você não "manipula" o spin da partícula. Antes de medir você não sabe em que estado ela se encontra, "up" ou "down", tendo 50% de chance de dar um ou outro. Não há como escolher se você quer que a partícula que você está realizando a medida fique com o spin "para cima" ou "para baixo", portanto não há como "escolher" o estado da segunda partícula emaranhada.

Após a medida o estado da segunda partícula fica definido instantaneamente, mas devido ao caráter probabilístico da medida não há como usar isso para transmitir qualquer informação útil sem "completar o circuito" enviando por um canal clássico (e portanto sub-luminar ou luminar) a informação da medida realizada na primeira partícula.

Ou seja, não há transmissão de informação acima da velocidade da luz.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2008, 22:32:09 »
verdade, não tinh percebido essa falha fundamental no raciocínio do Iconoclasta. O que se faz é medir o spin da partícula A e imediatamente o spin da partícula B está determinado. É difenrente do que dizer que eu "coloco" a partícula A com spin pra cima.

Fato é: se tem um par emaranhado e a Alice mede o spin do elétron dela e deu up, o Bob VAI medir down. Pronto. O paradoxo está em entender como a partícula do Bob "sabe" que a Alice mediu up. E isso é imediato. Entretanto, não dá pra Alice transmitir informação pra Bob através desse mecanismo. Há, sim, formas de garantir com isso a integrdade das informações transmitidas por outro meio através da criptografia quântica, mas é outra coisa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2008, 09:22:15 »
Não tem como eu por exemplo formar um sistema binário com o SPIN?
tipo, up = 1 e down = 0 então transmitir informações aparir testes spins?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2008, 10:21:57 »
Não tem como eu por exemplo formar um sistema binário com o SPIN?
tipo, up = 1 e down = 0 então transmitir informações aparir testes spins?

Sim: http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_computing

Mas não dá pra usar o emaranhamento para transmitir informação pois o resultado da medida do spin numa partícula num estado emaranhado é aleatório.

Entretanto, é possível usar esses estados emaranhados para garantir que a mensagem (transmitida por mrios convencionais) está intacta. É um jeito de se saber se alguém abriu o envelope no caminho: http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_cryptography
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2008, 10:54:14 »

Mas não dá pra usar o emaranhamento para transmitir informação pois o resultado da medida do spin numa partícula num estado emaranhado é aleatório.

Ixi... que loucura!

Física quântica é muito pra minha cabeça mesmo, hehehe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2008, 11:19:41 »
Recomendo, de Antonio F. R. de Toledo Piza, Scrödinger e Heisenberg: A  Física além do senso comum, parte da coleção Imortais da ciência, Ed. Odysseus.

O livro apresenta uma visão histórica do desenvolvimento da mecânica quântica, entremeada com explicações bastante compreensíveis sobre seus princípios.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2008, 12:21:23 »
Na ficção científica, o entrelaçamento quântico é usado no "ansible", que é um rádio com transmissão instantânea a qualquer distância.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2008, 14:57:53 »
Os livros que o Snow recomendam parecem interessantes, o problema é achar. Agora, se você quiser um livro de auto-ajuda, esoterismo e outras besteiras, basta andar 50 metros.

Voltando ao assunto... as respostas foram bem interessantes.

Mas, Angelo:

Se eu meço o spin de uma partícula aqui e ele dá (+), necessariamente a partícula emaranhada que está lá onde o Judas perdeu as botas vai adotar spin (-). Se o cidadão que está nos quintos dos infernos mede esse spin e obtém (-) ele saberá que a partícula inicial está com spin (+) naquele instante, antes de qualquer sinal subluminar ou luminar chegue até o mesmo. Isso não seria transmissão da informação acima da velocidade da luz?

O que você quis dizer com informação útil?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2008, 15:20:29 »
Isso pode ser entendido, dependendo obviamente da interpretação, que ainda é muito calorosamente debatida, transmissão de info, sim. E é dessa idéia que surge toda a discussão do paradoxo EPR. Mas não dá pra haver comunicação através desse canal.

Terei prazer em esclarecer os vários pontos de vista que envolvem ess problema assim que meu indicador me permitir digitar direito.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2008, 17:59:10 »
Bem que o Angelo colocou que é uma questão conceitual. E tem uma mininoria de físicos de divergem da interpletação de localidade, defendendo a tese da não-localidade, já que a medição é uma nova interferência, quebrando o emaranhamento inicial.

Tenho o livro do Goswami em que ele explica sobre a não-localidade com base nesse paradoxo. Aqui que entra a questão da consciência como entidade não-local, sempre tendo nas explicações do mainstrean um obersarvador "imparcial" que é o medidor. Goswami e outros eliminam o obsersador da intermediação e fazem a teoria com base no ser humano, na consciencia.

E em tese, se é possível a informação é possível a comunicação. O que não temos é desenvolvimento tecnológico atual estruturar a comunicação. Porém a explicação parapsíquica de telepatia usa do resurso teórico do emaranhamento, principalmente se considermos os modelos de computação quântica para o funcionamento das redes neurais do cérebro.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2008, 18:09:25 »
Para mim a estranheza disso tudo já começa logo na definição de partículas emaranhadas.

Não consigo imaginar que mecanismo físico poderia fazer uma partícula influenciar no spin do outra separada fisicamente, ainda que não fosse instantâneamente. Ao mesmo tempo então, se torna algo que beira o absurdo.

Seria muito idiota elocubrar uma situação onde o espaço físico que medimos entre as partículas emaranhadas não exista na verdade? Algo como uma micro-ponte de Einstein Rose que as faça se comunicar "cortando caminho" através da geometria do espaço?

Certa vez eu li que estas pontes poderiam ser construídas lançando mão de anti-matéria. Mas, como a massa destas partículas emaranhadas é zero, ou quase zero, talvez uma ponte de Rose entre as mesmas possa surgir naturalmente, sem a necessidade de envolver grandes quantidades de energia.

« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 18:11:42 por Iconoclasta SP »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!