Autor Tópico: Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010  (Lida 5148 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Aparelho de teletransporte estará pronto em 2010
« Resposta #50 Online: 27 de Maio de 2008, 19:55:27 »
Gente do céu, física não é um clube de golfe!

Adriano, experimente ler Popper e Feyerabend, já que você gosta tanto de citar correntes filosóficas/epistemológicas por aí.
Feyerabend não, pelo amor de Einstein! Aí ninguém  conserta a confusão na cabeça dele mais... :hihi:

Sinceramente, Adriano, reitero uma sugestão que já fiz aqui antes: Leia o livro "imposturas Intelectuais", de Alan Sokal e Jean Bricmont. Tem tradução em português, é um ótimo livro.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #51 Online: 27 de Maio de 2008, 19:56:41 »
Nós apenas esperamos contra-argumentos sólidos e outras interpretações dos dados colhidos. Não é pedir muito. Em vez disso recebemos muxoxos e desprezo da intelligentsia.  Então me perdoe por ser teimoso :-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 27 de Maio de 2008, 19:57:17 »

Adriano, experimente ler Popper e Feyerabend, já que você gosta tanto de citar correntes filosóficas/epistemológicas por aí.
Eu leio sim. Mas mesmo na epistemologia não existe concordancia total. Daí que Lakatos entra no mérito ético e político dos programas de pesquisa. E Feyerabend foi grande parceiro intelectual de Lakatos. E este faz uma excelente crítica de Popper, melhorando o falsificacionismo ingenuo para o falsificacionismo metodológico, através da confluência das críticas de Kuhn a Popper.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #53 Online: 27 de Maio de 2008, 19:59:26 »
Putz, nem me fala... uma vez eu tive que passar a vergonha de ver um colega meu querer dar uma de gostosão e defender o Goswami pra um professor de fora que foi dar uma palestra (que aliás nem tinha nada a ver com as viagens do Goswami).

Conta aí! :-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Maio de 2008, 20:00:05 »
[...] é uma mal negócio falar sobre física. Este terreno pantanoso onde a academia divide as pessoas entre os leigos não-iniciados e os cientistas que detem o poder da palavra.

Sugiro fortemente que você leia a página cujo link está na minha assinatura.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Maio de 2008, 20:00:41 »
Quando o assunto é filosofia da ciência, epistemologia, lembre-se sempre do conselho de Feynman, Adriano:

"A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto ornitologia é para os pássaros."
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 27 de Maio de 2008, 20:02:25 »

Feyerabend não, pelo amor de Einstein! Aí ninguém  conserta a confusão na cabeça dele mais... :hihi:
Confusão na minha cabeça não  :hihi: Nem vem com essa que é falta de bom tom, acho que o problema para com os físicos, que não tem uma certa cordialidade comunicativa que vá além da matemática. Sem generalizar é claro.

E me desculpem todos pelo incômodo teórico ou pelo tom as crítica a academia. Espero que com Rorty eu tenha um referencial mais amigável para expressar meu descontentamento.

Sinceramente, Adriano, reitero uma sugestão que já fiz aqui antes: Leia o livro "imposturas Intelectuais", de Alan Sokal e Jean Bricmont. Tem tradução em português, é um ótimo livro.
Obrigado pela sugestão.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 27 de Maio de 2008, 20:03:41 »
Quando o assunto é filosofia da ciência, epistemologia, lembre-se sempre do conselho de Feynman, Adriano:

"A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto ornitologia é para os pássaros."

É por essas e outras que sou fã do Feynman.

Foi ele que disse também que falar sobre matemática era como dançar sobre pinturas?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 27 de Maio de 2008, 20:05:44 »
[...] é uma mal negócio falar sobre física. Este terreno pantanoso onde a academia divide as pessoas entre os leigos não-iniciados e os cientistas que detem o poder da palavra.

Me desculpe, mas meu inglês é fraco.

Não mostre o ruim do Feynman. Ele escreveu tanta coisa boa, podendo ser inclusive considerado um filósofo da ciência, já que foi além das fórmulas matemáticas e traduziu a vivência da física para a linguagem comum, demontrando o prazer e a importância da física.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 27 de Maio de 2008, 20:07:38 »

Treine. Não vou digitar tudo aquilo em português com o dedo imobilizado.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #60 Online: 27 de Maio de 2008, 20:08:31 »
A Academia pode ser mesquinha, sim, e tem um monte de politicagem envolvida na luta por bolsas e verbas. Somos apenas humanos, afinal. Alunos que joguem segundo as regras de orientadores e bancas têm mais chances de serem aceitos em programas de pós-graduação, ou grupos de pesquisa.

Mas também pode ser que você pegue bons orientadores, que não seja sacaneado, e que, se se dedicar com afinco ao estudo, ganhe preferência de bolsa para o seu projeto, etc.

Em outras palavras, nada de novo sob o sol.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #61 Online: 27 de Maio de 2008, 20:09:46 »
Não mostre o ruim do Feynman. Ele escreveu tanta coisa boa, podendo ser inclusive considerado um filósofo da ciência, já que foi além das fórmulas matemáticas e traduziu a vivência da física para a linguagem comum, demontrando o prazer e a importância da física.

Esta é a mais pura essência do humor do Feynman :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #62 Online: 27 de Maio de 2008, 20:11:22 »
Tenho idéia do que estou falando e também tenho idéia do quanto é uma mal negócio falar sobre física. Este terreno pantanoso onde a academia divide as pessoas entre os leigos não-iniciados e os cientistas que detem o poder da palavra.

Estranho, pois alguns posts acima eu acabei de defender o ponto de vista de um "não-iniciado". Estranho também que tantos
físicos se dêem ao trabalho de divulgar a ciência para os leigos.

A estruturação da epistemologia é entender os mecanismos históricos, sociais e lógicos dessa decodificação/interpretação. O que acaba entrando na área de ciências da informação e suas correlatas, como economia da informação e filosofia da informação.

Não vou perder tempo discutindo o relativismo com você. Só espero que um dia você não deixe de acreditar na ideologia da gravitação :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #63 Online: 27 de Maio de 2008, 20:11:33 »
Putz, nem me fala... uma vez eu tive que passar a vergonha de ver um colega meu querer dar uma de gostosão e defender o Goswami pra um professor de fora que foi dar uma palestra (que aliás nem tinha nada a ver com as viagens do Goswami).

Conta aí! :-)
Putz, Dbohr eu queria matar o cara, jogar ele pra fora da janela... e não tinha um fdp do centro acadêmico pra cortar o microfone, anunciar o intervalo, sei lá |(. O moleque ficou falando sobre como de acordo om a "teoria" do Goswami ele concluía a existência da alma, e que a permanência da alma era algum tipo de manifestação do princípio de conservação de energia. O Palestrante olhava com uma cara tipo, "onde é que eu vim parar...?", e ainda tntava manter a educação e a seriedade pra responder.

E o pior é que, noutra palestra do mesmo evento, com outro professor, sobre plasma, um babaca não me vira e pergunta pro palestrante sobre "ectoplasma"... :chorao: e o professor também foi super educado e tal, mas cara era de "não acredito que estou repondendo isso"...

Numa dessas acho que eu seria como um professor de biologia que eu vi numa palestra sobre trasngênicos.... uma menina, rasta-chinelinho, saia hippie, camisa do MST vira e diz: "Ah, mas eu vi um vídeo que falava todos os problemas dos transgênicos e tal, tá lá no youtube..." Nessa o palestrante falou na cara dura: "Mavápaputaqueoparil, isso aqui é uma palestra numa universidade, com gente do meio, que publica trabalhos em revistas de primeira linha e você vem me falar de vídeo do youtube... mas tenha a santa paciência..." desligou o microfone e saiu resmungando

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #64 Online: 27 de Maio de 2008, 20:13:40 »

Adriano, por favor, entenda isso como uma crítica construtiva :): se você realmente quer aprender e discutir sobre Física, seja você leigo ou não, o mínimo que você tem de saber é ler em inglês.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #65 Online: 27 de Maio de 2008, 20:13:57 »
Numa dessas acho que eu seria como um professor de biologia que eu vi numa palestra sobre trasngênicos.... uma menina, rasta-chinelinho, saia hippie, camisa do MST vira e diz: "Ah, mas eu vi um vídeo que falava todos os problemas dos transgênicos e tal, tá lá no youtube..." Nessa o palestrante falou na cara dura: "Mavápaputaqueoparil, isso aqui é uma palestra numa universidade, com gente do meio, que publica trabalhos em revistas de primeira linha e você vem me falar de vídeo do youtube... mas tenha a santa paciência..." desligou o microfone e saiu resmungando

Boa resposta! Gostei desse cara. :biglol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #66 Online: 27 de Maio de 2008, 20:29:04 »
Perfeita, não é mesmo! :biglol:

Depois ainda quiseram fazer uma reclamação com os organizadores que o cara era truculento e tal mas o tiro saiu pela culatra... porque a menina e o resto dos bicho-grilo que estavam lá nem tinham feito inscrição pra participar da palestra. Ficou óbvio que eles apareceram só pra tumultuar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 27 de Maio de 2008, 20:30:13 »
Esses revolucionários de fim de semana só enchem o saco mesmo....

Curioso é que o vocabulário é sempre o mesmo: truculento, direitista, repressão etc :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 27 de Maio de 2008, 20:31:04 »

Estou treinando sim. Mas o desafio é com obras que me despertem mais o interesse. Por exemplo, estou com o livro do Thomas Kuhn totalmente inglês e buscando entender algo através de dicionários e pesquisa. Mas não é fácil.

Já o livro de Lakatos, que tenho em espanhol, está sendo muito fácil. Além de que já conheço mais ou menos as teorias destes livros, então a tendência é minha compreesão ficar melhor.

Adriano, por favor, entenda isso como uma crítica construtiva :): se você realmente quer aprender e discutir sobre Física, seja você leigo ou não, o mínimo que você tem de saber é ler em inglês.
Isso não é só para física, é importante inclusive para epistemologia, que me é mais caro. E tem a historiografia científica, que tem os eventos das descobertas físicas em seu bojo, tudo em inglês. Porém a acessibilidade ao idioma é difícil, ainda mais que encontro muita coisa em português na net, e é produção acadêmica.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #69 Online: 27 de Maio de 2008, 23:04:47 »
Thufir Hawat

Você lembra o nome do professor de biologia que deu a brilhante resposta?

Só como palpite, as iniciais dele são W.C.? (Não, não é a sigla para banheiro)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #70 Online: 27 de Maio de 2008, 23:24:41 »
Não, Wolfischer, o nome dele era Ivan, o sobrenome não me lembro.

Quem é o tal W.C.?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #71 Online: 27 de Maio de 2008, 23:38:10 »
Este tópico pulverizou tudo o que eu pensava sobre a natureza.

Impressionante. E o pior é que tenho que dar razão a todas as contra-argumentações ao que eu escrevi.

É como vc visse que o mundo que você vê, com atrito, gravidade, inércia etc. é uma fraude cuidadosamente forjada por flutuações quânticas.

Mas que merda!

:(

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #72 Online: 27 de Maio de 2008, 23:41:56 »

Não. Não esqueça que se B realizar uma medida em sua partícula ele vai obter um resultado, independente se A fez a medida em sua partícula ou não. A diferença é que o estado da partícula B no segundo caso já está determinado, mas quem está lá não sabe disso a menos que seja informado. Ou seja, se ele realizar uma medida ele pode obter (+) ou (-) com igual probabilidade se A não realizou nenhuma medida e (-) se A mediu (+) e vice-versa, mas ele não pode determinar qual é o caso a menos que seja informado disso por A via canal clássico.

Compreendido. Infelizmente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 27 de Maio de 2008, 23:43:34 »
É como vc visse que o mundo que você vê, com atrito, gravidade, inércia etc. é uma fraude cuidadosamente forjada por flutuações quânticas.

Mas que merda!

Merda nada! É por causa disso que eu tenho meu emprego! :lol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #74 Online: 28 de Maio de 2008, 00:20:44 »
Não é uma fraude, nem de longe :-)

O mundo macroscópico exibe as propriedades que observamos porque o mundo microscópico tem as propriedades que tem. O contrário é que seria impossível. E isso é um pensamento encorajador! Imagine só se o Universo fosse determinístico, que coisa irritante ;-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!