Autor Tópico: Afinal, a carne é insubstituível?  (Lida 12970 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Afinal, a carne é insubstituível?
« Online: 03 de Junho de 2008, 17:50:41 »
Estava vendo um debate, dia desses, entre vegetarianos e não vegetarianos, e um nutricionista vegetariano afirmava que é possível retirar a carne da alimentação se for praticada uma dieta vegetariana adequada, de modo a não haver decréscimos na saúde. Mas a carne não é o único alimento do qual pode-se extrair certos aminoácidos, essenciais ao nosso organismo?

É possível, ao menos em teoria, o mundo ideal dos vegetarianos? Isto é, um lugar onde o consumo de carne fosse totalmente abolido sem decréscimos na saúde das pessoas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Afinal, a carne é insubstituível?
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2008, 17:53:26 »
Em adultos, pelo menos alguns, com certeza é.  Pelo menos tem sido há sete anos.

É verdade que eu consumo proteína animal de laticínios e ovos, mas carne, não ponho na boca desde 2001.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2008, 17:58:18 »
Sem dúvida é insubstituível!

Imagine reunir os amigos para um comer uma deliciosa linguiça de tofu ou então uma picanha de soja.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 18:04:47 »
Ahah..

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2008, 18:16:01 »
Sem dúvida é insubstituível!

Imagine reunir os amigos para um comer uma deliciosa linguiça de tofu ou então uma picanha de soja.

Obviamente... Além de quê não há argumento bom o suficiente para compensar deixar de comer um bom churrasco sulista, bem como outras variedades de carne como linguiça de javali e até um simples frango assado. :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 18:37:15 »
Substituir é possível. Se compensa ou não substituir é a maior fonte de discussão... eu acho que compensa, embora ainda não tenha conseguido.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2008, 20:42:21 »
No dia em que a ciência conseguir criar um alimento que se iguale em sabor e proteínas... aí sim.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2008, 20:50:09 »
Só para informar, proteína não é o que mais custa substituir na carne.  Vitamina B12, sim.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2008, 21:39:30 »
Só para informar, proteína não é o que mais custa substituir na carne.  Vitamina B12, sim.

Valeu pela informação. :)
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2008, 21:43:47 »
Eu estou com uma dúvida a respeito da existência de certos aminoácidos que só podem ser encontrados na carne. Ouvi falar algo a respeito uma vez, mas não sei se é verdade (ou se eu entendi direito).

Alguém sabe algo a respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2008, 21:57:33 »
Eu estou com uma dúvida a respeito da existência de certos aminoácidos que só podem ser encontrados na carne. Ouvi falar algo a respeito uma vez, mas não sei se é verdade (ou se eu entendi direito).

Alguém sabe algo a respeito?

Você está pensando nos aminoácidos essenciais, mas não se trata deles só poderem ser obtidos via carne.

Um breve resumo: há (exatamente?) vinte aminoácidos diferentes no organismo humano.  Desses, oito ou nove não podem ser sintetizados pelo próprio organismo, e por isso tem de ser ingeridos via alimento (não necessariamente carne).  Por isso são chamados de aminoácidos essenciais: porque TEM de ser parte da dieta humana.

Só que, como você pode ver por exemplo no artigo da Wiki anglófona

http://en.wikipedia.org/wiki/Essential_amino_acid

esses aminoácidos essenciais não são de forma alguma obtidos apenas pela carne.  Muitos são facilmente encontrados em vegetais, e especificamente, ovos são uma fonte perfeitamente adequada de aminoácidos essenciais.

Estritamente falando, não há nenhum nutriente que precise vir da carne propriamente dita; latícinios e, principalmente, ovos são substitutos perfeitamente adequados.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2008, 22:11:07 »
Detalhe: Enquanto eu escrevia, o Dantas explicou praticamente a mesma coisa =)

Existem vários aminoácidos, 20 se não me engano podem sintetizar proteínas no corpo humano. Desses 20, apenas 8 são essenciais. Os demais todos podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Em crianças e pessoas portadoras de algumas doenças, o metabolismo pode não estar completo dependendo da idade, tornando essenciais outros aminoácidos.

Nenhum desses 8 existe apenas em carne, podem ser encontrados com facilidade em vários tipos de alimentos, portanto em questão de aminoácidos a carne não é insubstituível.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2008, 22:13:07 »
OK. Obrigado.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2008, 22:24:21 »
Os vegetarianos que tomam complexo B ou outro vitamínico que contenha B12 deveriam saber (se já não sabem) que essa vitamina é retirada de fígado de porco ou de boi para fabricação do medicamento. Ou seja, se ele toma, indiretamente está comendo carne. hehehe

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2008, 22:28:43 »
Se isso servir para diminuir o número de reses abatidas, já é bastante benefício, Torrance.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2008, 23:54:06 »
Os vegetarianos que tomam complexo B ou outro vitamínico que contenha B12 deveriam saber (se já não sabem) que essa vitamina é retirada de fígado de porco ou de boi para fabricação do medicamento. Ou seja, se ele toma, indiretamente está comendo carne. hehehe

Nenhum animal ou planta sintetiza vitamina B12, apenas bactérias possuem as enzimas para tal. Não é necessário retirá-la de animais que apenas a armazenam no fígado. Existem até culturas de bactérias geneticamente modificadas para produzir B12 de maneira mais eficiente...

http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamin_B12
http://www.springerlink.com/content/abvdjbgkhmkmfjgu/

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2008, 23:56:24 »
Os vinte aminoácidos são a base não só das proteínas do corpo humano como de qualquer proteína da natureza. Aminoácidos essenciais para um organismo são aqueles que não podem ser sintetizados por aquele organismo (não são os mesmos para todos os organismos), sendo obtidos de fonte externa.

Vegetais possuem todos os aminoácidos essenciais para os humanos, mas não todos eles juntos e na proporção adequada e não na mesma concentração da carne. Por isso, para obtê-los de vegetais é necessário combinar diferentes fontes de proteína vegetal, como feijão com arroz, por exemplo.

Fisiologicamente não há uma boa razão para adotar uma dieta vegetariana, o homem é onívoro e obtêm nutrientes de uma forma mais eficiente de uma dieta mista e não há estudos imparciais que demonstrem qualquer vantagem para a saúde da adoção de dietas vegetarianas.

Lacto-ovo-vegerarianos geralmente não têm problemas na obtenção de proteínas, B12 e ferro (desde que saibam o que estão fazendo na sua dieta...), mas vegans, que não consomem qualquer alimento de origem animal, precisam de suplementação de B12 e possivelmente ferro, já que B12 não pode ser obtido de fontes vegetais nem é sintetizado no organismo e a forma de ferro encontrada nos vegetais não é tão facilmente absorvida como a encontrada nos alimentos de origem animal.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2008, 00:29:52 »
Odeio o papo moralista de proteção dos animais. Cadê a moral quando um leão mata um servo?
Mas eu respeito minha irmã ser vegetariana, já que ela diz ter nojo do gosto de carne.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2008, 00:57:13 »
Cadê a moral quando um leão mata um servo?

O organismo dos leões não sintetiza Taurina, e leões não tem capacidade de produzí-la industrialmente (por motivos óbvios). Eles, ao contrário de nós, não podem substituir a carne.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2008, 01:25:59 »
Odeio o papo moralista de proteção dos animais. Cadê a moral quando um leão mata um servo?

Leões não tem escolha, nós temos. 

E leões não criam cervos por capricho, não os alimentam até seus fígados arrebentarem, e dificilmente matam um animal que não precisem (por autodefesa ou alimentação).

Além do que, leões não esperam que seus idosos, órfãos e enfermos sobrevivam, e não tentam mudar o meio-ambiente para aumentar suas populações.

A comparação entre leões e humanos pode parecer natural à primeira vista, mas não é.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2008, 09:02:48 »
Mas a carne não foi essencial para a evolução e desenvolvimento da homem?
Por quê aboli-la??

Acho muito mais prático continuar comendo carne em vez de fazer malabarismos alimentícios para conseguir tudo o que ela oferece.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2008, 09:26:59 »
O que entendo da filosofia dos que querem abolir o uso da proteina de carne animal, é que a morte dos animais é uma maldade. Pior ainda, mais maldade ainda é criar animais para matá-los posteriormente e consumir a sua saborosa carne.  :twisted:

O problema nesse caso é a especialização da espécie humana na pecuária. Desde que o homem deixou de ser nômade para de fixar em determinados territórios, a criação de animais para sua alimentação progrediu muito.

É como se o homem não fosse parte da natureza e do ecossistema e que sua participação na biosfera terrestre não lhe permitisse participar da cadeia alimentar. E tais sentimentos "nobres" são sentimentos humanos, já que a "natureza" é violenta e cruel com os predadores no topo da cadeia alimentar, sendo sempre as mais robustas e complexas espécies.

É como se a possibilidade de poder escolher não comer carne por parte de alguns retirasse a legitimidade da escolha positiva e ética da pecuária por parte da maioria da sociedade.

« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 09:47:22 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2008, 09:32:16 »
E a pobre das plantas? Nao tem direito a vida? O que torna uma vida de um animal mais importante que de uma planta? Por que plantas tudo bem matar e animais nao?

Respondendo ao assunto do topico, sim a carne e possivel de ser substituida numa dieta saudavel se conseguir contornar o problema da vitamina B12. Agora se haveria motivo para tal ou sequer se seria desejavel, depende inteiramente de sua filosofia de vida.
"The patient refused an autopsy."

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2008, 09:39:39 »

Nenhum animal ou planta sintetiza vitamina B12, apenas bactérias possuem as enzimas para tal. Não é necessário retirá-la de animais que apenas a armazenam no fígado. Existem até culturas de bactérias geneticamente modificadas para produzir B12 de maneira mais eficiente...

http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamin_B12
http://www.springerlink.com/content/abvdjbgkhmkmfjgu/

Atualmente, de onde retiram a B12?

P.S.: nem li os links, pois estou aprendendo inglês, ainda...

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Junho de 2008, 10:34:55 »
E a pobre das plantas? Nao tem direito a vida? O que torna uma vida de um animal mais importante que de uma planta? Por que plantas tudo bem matar e animais nao?

Totalmente de acordo. Não vejo diferença entre cultivar milho para matar toda a plantação e comer e criar gado e matar todos os indivíduos e comer do mesmo jeito.

A nossa compaixão pelos animais provém do instinto de similaridade. Eles tem dois olhos como todos nós, boca como todos nós, emitem sons como nós e são quadrúpedes como alguns de nós. A variação de nível de crueldade advém apenas disto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!