Autor Tópico: Afinal, a carne é insubstituível?  (Lida 12972 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Afinal, a carne é insubstituível?
« Resposta #50 Online: 27 de Janeiro de 2010, 02:09:04 »
Ser totalmente vegetariano é impossível no mundo moderno, devido a complexidade dos processos e de ingredientes. Tão impossível quanto comer somente "coisas orgânicas".

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #51 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:18:07 »
É frustante ver tanta gente defendendo o vegetarianismo depois de tantos ancestrais que se ferraram para entender que a carne foi o divisor de águas de sua evolução/adaptação. É cuspir para cima e uma contradição também: O que seria do homem se ele fosse vegetariano desde o início?

Eu não acredito que evolução moral aconteça sem evolução física. Só deixaremos de comer carne e/ou qualquer outra coisa de que "pena" quando o nosso corpo deixar de ter tal necessidade, como por exemplo, deixarmos de ser onívoros. E eu não acho que isto aconteça sem uma nova adaptação e/ou evolução.

O homo sapiens não evoluiu moralmente em nada, foram a quantidade de leis que aumentaram.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #52 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 11:56:41 »
Caramba, mais um tópico sobre vegetarianismo?

Quer comer carne, coma, quer ser vegetariano, seja.
Essa não é uma questão essencial para a sobrevivência da espécie humana sobre a terra como os defensores do vegetarianismo querem fazer parecer que é.

Se for uma questão moral, é estritamente pessoal. Ninquém é mais ou menos moral por comer ou deixar de comer carne.

Se não comêssemos carne, usando o fogo para cozinhar e facilitar a digestão das proteinas entre outros ganhos, seriamos ainda como nossos ancestrais ou como outros primatas.

Não vejo nenhum onívoro "pregando", mesmo que saibamos da vantagem dessa alimentação.

Quanto a carne ser insubstituível, pode até não o ser nutricionalmente, mas para algumas pessoas é, no que diz respeito ao prazer alimentar, ao paladar, ao subjetivismo do sujeito.

Eu fico admirado como alguns foristas podem se dizer defensores do livre-pensamento e tentarem impor seus gostos e convicções aos outros.Criticam as religiões mas fazem como elas.
Para mim, um dos maiores danos das religões para a evolução humana, não é o fato da crença em deus ou deuses, mas sim a tentativa de uniformizar os pensamentos, acabar com a individualidade, vejo esse mesmo comportamento nos vegetarianos. "Nós somos superiores, nossa moral é superior, sejam como nós pois trazemos a mensagem da salvação".

Individualidade, capacidade de divergir, pensar, gostar diferente, isso nos torna humanos, no sentido do termo como o conhecemos.

"Faz o que tu queres mas que seja tudo na lei".
E Viva Raulzito! Whom!

"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:01:51 »
Eu sou carnívoro, não dou a mínima para o sofrimento dos animais
2. Sem mais... :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 22:55:06 »
É frustante ver tanta gente defendendo o vegetarianismo depois de tantos ancestrais que se ferraram para entender que a carne foi o divisor de águas de sua evolução/adaptação. É cuspir para cima e uma contradição também: O que seria do homem se ele fosse vegetariano desde o início?

Não tem nada a ver, não importa o fato de que a carne foi nutritiva aos nossos ancestrais e em última instância nos permitiu sermos o que somos hoje, e uma inquestionabilidade moral de matar animais para comer carne.

Sem comparar o escravismo com comer hambúrguer, apenas a lógica dessa inquestionabilidade moral: foi apenas travando guerras, dizimando povos, aproveitando o trabalho escravo, tratando pessoas como animais ou pior, é que a civilização chegou onde chegou hoje. Logo, não faz sentido condenar o escravismo atual que vemos acontecendo em alguns lugares.

Eu não acredito que evolução moral aconteça sem evolução física. Só deixaremos de comer carne e/ou qualquer outra coisa de que "pena" quando o nosso corpo deixar de ter tal necessidade, como por exemplo, deixarmos de ser onívoros. E eu não acho que isto aconteça sem uma nova adaptação e/ou evolução.

O homo sapiens não evoluiu moralmente em nada, foram a quantidade de leis que aumentaram.

Não entendi esse segundo ponto. Você está dizendo que aceita que o vegetarianismo é uma "evolução moral" em relação ao "onivorismo", mas que, como nosso organismo não é biologicamente tão apto a ser herbívoro quanto a ser onívoro, então o jeito é simplesmente aceitarmos esse patamar moral inferior? E quanto a inovação tecnológica?

Acharia mais interessante se todos deixassem essas questões de ordem moral no outro tópico, "vegetarianismo e a falsa moral", deixando esse aqui para os aspectos técnicos e práticos apenas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 23:08:06 »

Esse é um tópico sobre a viabilidade técnica de se alimentar apenas de vegetais. O outro recente tinha a ver com o aspecto moral de se comer animais. "Subi" esse com uma notícia que vi recentemente para evitar misturar essas duas abordagens.

Vou responder o resto da sua mensagem naquele tópico.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 09:33:23 »

Esse é um tópico sobre a viabilidade técnica de se alimentar apenas de vegetais. O outro recente tinha a ver com o aspecto moral de se comer animais. "Subi" esse com uma notícia que vi recentemente para evitar misturar essas duas abordagens.

Vou responder o resto da sua mensagem naquele tópico.

Bem, como eu disse, mais um tópico  sobre vegetarianismo...
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #57 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 12:29:46 »
Eu estou com uma dúvida a respeito da existência de certos aminoácidos que só podem ser encontrados na carne. Ouvi falar algo a respeito uma vez, mas não sei se é verdade (ou se eu entendi direito).

Alguém sabe algo a respeito?

Você está pensando nos aminoácidos essenciais, mas não se trata deles só poderem ser obtidos via carne.

Um breve resumo: há (exatamente?) vinte aminoácidos diferentes no organismo humano.  Desses, oito ou nove não podem ser sintetizados pelo próprio organismo, e por isso tem de ser ingeridos via alimento (não necessariamente carne).  Por isso são chamados de aminoácidos essenciais: porque TEM de ser parte da dieta humana.

Só que, como você pode ver por exemplo no artigo da Wiki anglófona

http://en.wikipedia.org/wiki/Essential_amino_acid

esses aminoácidos essenciais não são de forma alguma obtidos apenas pela carne.  Muitos são facilmente encontrados em vegetais, e especificamente, ovos são uma fonte perfeitamente adequada de aminoácidos essenciais.

Estritamente falando, não há nenhum nutriente que precise vir da carne propriamente dita; latícinios e, principalmente, ovos são substitutos perfeitamente adequados.

Mas aí a dieta ovo-lacto-vegetariana seria completa, mas não a vegan.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #58 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 19:54:16 »
Eu sou carnívoro, não dou a mínima para o sofrimento dos animais
2. Sem mais... :lol:

Sua dieta é predominantemente constituída de carne de animais vivos e/ou mortos?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 20:13:24 »
Sou mais um do time dos carnívoros...

Sua dieta é predominantemente constituída de carne de animais vivos e/ou mortos?

Ok, entendi, então sou onívoro. Mas no carnaval comi churrasco alguns dias seguidos, então nestes dias eu acho que posso dizer que fui carnívoro :D... ô felicidade.

Carne pode não ser insubstituível em questão de nutrientes, mas em questão de sabor é com certeza. Eu sinceramente no dia a dia estou pouco me importando com "nutrientes", como o que me dá prazer. Nutrientes são um bônus :hihi:.
"Deus prefere os ateus"

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #60 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 22:00:24 »
Carne pode não ser insubstituível em questão de nutrientes, mas em questão de sabor é com certeza.

Ficar sem carne faz uma pessoa adoecer por falta de sabor? =D Acho que não!

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 18:24:51 »

Adoecer não, mas que a vida fica bem mais sem graça, isso fica... :hihi:

Na verdade eu quis dizer insubstituível no sentido do prazer de comer mesmo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 13:52:56 »
Carne pode não ser insubstituível em questão de nutrientes, mas em questão de sabor é com certeza.

Pode causar depressão profunda, fazer a vida ficar sem graça, a pessoa parar de ter vontade de viver, e dai morrer... :P
"The patient refused an autopsy."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 21:32:07 »
A visão de um prato cheio de brócolis me deixa doente :nojo:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 22:42:06 »
Yep... Gazelas, zebras, alguns felinos pro churrasco...

Ok... Sou "chativoro", não como de tudo, só o que gosto e posso, e carne eu posso e gosto, so... hehe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #65 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 09:26:24 »

Sou carnívoro também, mas sempre digo que a melhor parte do churrasco é a salada e o vinagrete,  adoro uma salada, uma abobrinha refogada, brócolis... :janta:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 19:12:58 »
mas sempre digo que a melhor parte do churrasco é a salada e o vinagrete,

Bata na boca, cão infiel! :D
"Deus prefere os ateus"

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 10:44:04 »

Heresia!!! No mínimo é

Heresia!!!! No mínimo é um infiltrado!hehehe!
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #68 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 15:20:22 »

Heresia!!! No mínimo é

Heresia!!!! No mínimo é um infiltrado!hehehe!

É o espiríto maligno da salada que baixou em mim, maldito ser de luz... :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 15:46:03 »

Sou carnívoro também, mas sempre digo que a melhor parte do churrasco é a salada e o vinagrete,  adoro uma salada, uma abobrinha refogada, brócolis... :janta:

Churrasco? Salada? Abobrinha refogada? Brócolis? Churrasco?

Tsc tsc... churrasco, quando muito, vai sal grosso tão somente.  :P :hihi:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 20 de Fevereiro de 2010, 15:51:42 »
Churrasco = carne, de preferência gorda, mal passada e sangrenta, sal grosso e cerveja. :janta:

Tolerados apenas, em casos especiais, limão e farinha.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #71 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 17:13:56 »
Terra é incapaz de acompanhar ritmo atual de consumo de carnes e pescado
23/02 - 11:29 - AFP

No topo absoluto da cadeia alimentar, os seres humanos se dão ao luxo de comer de tudo, mas a um preço elevado: a pesca massiva está levando as espécies marinhas à extinção, e a piscicultura polui a água, o solo e a atmosfera - o que precisa fazer com que mudemos de hábitos.

Alimentar a humanidade - nove bilhões de indivíduos até 2050, segundo as previsões da ONU - exigirá uma adaptação de nosso comportamento, sobretudo nos países mais ricos, que precisarão ajudar os países em desenvolvimento.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), publicado nesta quinta-feira, a produção mundial de carne deverá dobrar para atender à demanda mundial, chegando a 463 milhões de toneladas por ano.

Um chinês que consumia 13,7 kg de carne em 1980, por exemplo, hoje come em média 59,5 kg por ano. Nos países desenvolvidos, o consumo chega a 80 kg per capita.

"O problema é como impedir que isso aconteça. Quando a renda aumenta, o consumo de produtos lácteos e bovinos segue o mesmo caminho: não há exemplo em contrário no mundo", destacou Hervé Guyomard, diretor científico em Agricultura do Instituto Nacional de Pesquisa Agrônima da França (INRA), responsável pelo relatório Agrimonde sobre "os sistemas agrícolas e alimentares mundiais no horizonte de 2050".

Atualmente, a agricultura produz 4.600 quilocalorias por dia e por habitante, o suficiente para alimentar seis bilhões de indivíduos.

Deste total, no entanto, 800 se perdem no campo (pragas, insetos, armazenamento), 1.500 são dedicadas à alimentação dos animais - que só restituem em média 500 calorias na mesa - e 800 são desperdiçadas nos países desenvolvidos.

Por outro lado, o gado custa caro ao meio ambiente: 8% do consumo de água, 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa (mais que os transportes) e 37% do metano (que colabora para o aquecimento do clima 21% mais que o CO2) emitido pelas atividades humanas.

E, mesmo que seja fonte essencial de proteínas, a carne bovina não é "rentável" do ponto de vista alimentar: "são necessárias três calorias vegetais para produzir uma caloria de carne de ave, sete para uma caloria de porco e nove para uma caloria bovina", explicou Guyomard.

Desta maneira, mais de um terço (37%) da produção mundial de cereais serve para alimentar o gado - 56% nos países ricos - segundo o World Ressources Institute.

Seria o caso, então, de reduzir o consumo de carne e substitui-lo pelo peixe?

Os oceanos não podem ser considerados uma despensa inesgotável, estimou Philippe Cury, diretor de pesquisas do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD).

O número de pescadores é duas a três vezes superior à capacidade de reconstituição das espécies.

No atual ritmo, a totalidade das espécies comerciais haverá desaparecido em 2050.
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2010/02/23/terra+e+incapaz+de+acompanhar+ritmo+atual+de+consumo+de+carnes+e+pescado+9406165.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:12:53 »
Alimentar a humanidade - nove bilhões de indivíduos até 2050, segundo as previsões da ONU - exigirá uma adaptação de nosso comportamento, sobretudo nos países mais ricos, que precisarão ajudar os países em desenvolvimento.

Este aqui é o "X" da questão. Vejo números, estatísticas, estudos e tudo mais sobre o consumo (pró e contra) da carne, mas nada se compara a uma superpopulação.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #73 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 19:31:34 »
Terra é incapaz de acompanhar ritmo atual de consumo de carnes e pescado

No topo absoluto da cadeia alimentar, os seres humanos se dão ao luxo de comer de tudo, mas a um preço elevado: a pesca massiva está levando as espécies marinhas à extinção, e a piscicultura polui a água, o solo e a atmosfera - o que precisa fazer com que mudemos de hábitos.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), publicado nesta quinta-feira, a produção mundial de carne deverá dobrar para atender à demanda mundial, chegando a 463 milhões de toneladas por ano.

Um chinês que consumia 13,7 kg de carne em 1980, por exemplo, hoje come em média 59,5 kg por ano. Nos países desenvolvidos, o consumo chega a 80 kg per capita.

"O problema é como impedir que isso aconteça. Quando a renda aumenta, o consumo de produtos lácteos e bovinos segue o mesmo caminho: não há exemplo em contrário no mundo", destacou Hervé Guyomard, diretor científico em Agricultura do Instituto Nacional de Pesquisa Agrônima da França (INRA), responsável pelo relatório Agrimonde sobre "os sistemas agrícolas e alimentares mundiais no horizonte de 2050".

Atualmente, a agricultura produz 4.600 quilocalorias por dia e por habitante, o suficiente para alimentar seis bilhões de indivíduos.

Deste total, no entanto, 800 se perdem no campo (pragas, insetos, armazenamento), 1.500 são dedicadas à alimentação dos animais - que só restituem em média 500 calorias na mesa - e 800 são desperdiçadas nos países desenvolvidos.

Por outro lado, o gado custa caro ao meio ambiente: 8% do consumo de água, 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa (mais que os transportes) e 37% do metano (que colabora para o aquecimento do clima 21% mais que o CO2) emitido pelas atividades humanas.

E, mesmo que seja fonte essencial de proteínas, a carne bovina não é "rentável" do ponto de vista alimentar: "são necessárias três calorias vegetais para produzir uma caloria de carne de ave, sete para uma caloria de porco e nove para uma caloria bovina", explicou Guyomard.

Desta maneira, mais de um terço (37%) da produção mundial de cereais serve para alimentar o gado - 56% nos países ricos - segundo o World Ressources Institute.

Seria o caso, então, de reduzir o consumo de carne e substitui-lo pelo peixe?

Os oceanos não podem ser considerados uma despensa inesgotável, estimou Philippe Cury, diretor de pesquisas do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD).

O número de pescadores é duas a três vezes superior à capacidade de reconstituição das espécies.

No atual ritmo, a totalidade das espécies comerciais haverá desaparecido em 2050.

Fonte

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 19:53:43 »
Gostaria de saber qual parte dos vegetais foi levada em consideração para fazer essa conta, considerando que o boi é um ruminante e que pode obter calorias da celulose, algo que nós não podemos fazer e que portanto para nós é "caloria inútil", mas que também constitui a maior parte da reserva vegetal de carboidratos.

Além disso, é meio inútil ficar contando proteína animal em termos de calorias, já que sua principal função não é energética, mas plástica. Tem tanto sentido quanto dizer que a produção do aço não é "rentável do ponto de vista energético" porque são necessários 10X litros de gasolina para produzir X quilos de aço, por exemplo.

Mas fora isso, o texto está certo em dizer que o consumo e a população mundial cresce em um ritmo insustentável.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!