Já há alguns anos eu venho doando sangue à cada três/quatro meses, mantendo uma "tradição familiar".
Ocorreu numa certa época, acho que em 2011, d'eu haver reduzido drasticamente o consumo de carne vermelha, de duas vezes por semana para duas vezes por mês ou algo do tipo.
Ocorreu simplesmente que, num espaço de 4 meses (ou uma doação e a seguinte), minha contagem de glóbulos vermelhos abaixou ao ponto d'eu ter ido ao Hemocentro para doar sangue (também dôo plaquestas de vez em quando) e ser barrado no teste de hemoglobina.
A primeira pergunta da médica: Você reduziu o consumo de carne vermelha?
Eu disse que sim e ela balançou a cabeça, dizendo que como doador freqüente eu
precisaria consumir carne ou algum suplemento de ferro (sequer sugeriu feijão ou espinafre. Ou era fonte animal ou laboratorial). Ela inclusive me deu uma ampola de suplemento de ferro na ocasião.
Voltei a comer carne vermelha duas vezes por semana e, três meses mais tarde eu, estava pouco acima do nível mínimo para doação. Eles ainda me deram mais uma ampola com suplemento de ferro, pra reforçar.
Moral da história: Se você doa sangue, coma carne. Obs.: Essa história se passou na França. Não sei como seria no Brasil.