Atualmente, de onde retiram a B12?
Já existem técnicas baratas pra extrair B12 de culturas de bactérias. Não sei o que é utilizado no Brasil.
E a pobre das plantas? Nao tem direito a vida? O que torna uma vida de um animal mais importante que de uma planta? Por que plantas tudo bem matar e animais nao?
Há quem pense nas plantas: os frugívoros comem apenas frutos, o que não causa a morte nem "mutilação" da planta. Eu acho um exagero. Plantas não possuem sistema nervoso, portanto não sentem dor.
Alguns animais possuem sistemas nervosos muito próximos dos nossos, chegando a exibir inclusive reações similares as humanas. Esse tipo de animal pode sentir desconfortos além da dor física. Podem sofrer com confinamento, por exemplo. Sou à favor de diminuir o sofrimento dos animais.
Há quem diga que é impossível parar o consumo de carne mundial, que isso quebraria certas economias. Não entendo disso, nunca estudei sobre o assunto, mas creio que posso fazer a minha parte diminuindo o meu próprio consumo de alimentos de origem animal. Na verdade, eu ligo mais para o sofrimento de poucos animais do que a manutenção de economias baseadas no consumo de carne por aí. Mercados quebram, mercados surgem.
Se a carne nos ajudou a evoluir no passado, hoje isso é irrelevante, até mesmo porque esses primeiros humanos provavelmente comiam a carne crua. O fato é que hoje podemos ter uma dieta saudável com baixo ou nenhum consumo de carne.
E por falar em "baixo consumo de carne", a pirâmide alimentar padrão do USDA coloca a carne no topo, ou seja, uma das coisas que menos devem ser consumidas para manutenção de uma dieta saudável.
No entanto, o consumo de carne per capita no mundo só aumenta...
Para criar animais é necessário alimentá-los, e pra isso é dedicada uma parcela da produção mundial de alimentos. Animais também consomem água em abundância.
Matematicamente, a conta é bem simples... o animal come algo e gera energia, então gasta energia durante alguns anos para no final consumirmos sua carne. É perda de energia. Se consumissemos os alimentos diretamente, estariamos aproveitando melhor nossos recursos.
A mesma conta pode ser feita para água: o animal consome água e boa parte do que devolve pra natureza é em formato de urina e esterco, que raramente podem ser aproveitados.
Matadouros, graxarias e frigoríficos gastam ainda mais água (potável) para manter (quando conseguem) a higiene de suas instalações, equipamentos e veículos. Quando não seguem as leis e deixam de tratar a água utilizada, de quebra, contaminam e sujam rios.
As plantações de hoje em dia tem seus problemas também. Monoculturas são extremamente agressivas, mas isso pode ser substituído por rotações de cultura ou plantações ecológicas (simulando ecossistemas naturais). É mais caro, mas pode ser a única alternativa sustentável no futuro.
A criação de gado no Mato Grosso e Amazonas é praticamente um crime. Desmatam a vegetação nativa para plantar pasto e criar gado. Produção intensiva (como na Europa) é, no meu ponto de vista, bizarra.
A única alternativa que vejo para criação de animais mais ecológica e ética (segundo minha opinião) é em pastos
nativos, como acontece no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Como o pasto é nativo, não há necessidade de plantar nada. O gado vive livre, sem "stress" e consequentemente a carne é melhor e o animal sofre menos. A área antes utilizada para o plantio de ração (usada na criação intensiva de gado) e pasto plantado poderia ser utilizada para plantação de alimentos para humanos, e ainda haveria uma produção pequena de carne suficiente para manter uma proporção boa com a pirâmide alimentar que mencionei lá em cima.
Uma das possíveis consequências disso seria o aumento no preço da carne, o que tornaria inviável seu consumo diário. Pra quem gosta do sabor, seria ruim.. mas não seria tão mal assim para a saúde e sustentabilidade do planeta.
Nem vou considerar as pessoas que falam que não trocam um churrasco por nada e principalmente as que postarem fotos de peças de picanha no post (sempre aparece algo assim). A discussão não é sobre culinária.