Agnóstico Lusitano, pela última vez.
Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.
Então explique-me lá sucintamente, o que realmente é o "pai natal", para eu ficar ciente duma vez para sempre, que ele efectivamente não existe. Eu sempre considerei o "pai natal" uma abstração, designando a bondade humana e que uma personagem que o representa, é justamente uma incorporação dessa virtude. Senão, tenho legitimidade para dizer, que a solidariedade também não existe.
Está mais que verificado, que existem imensos filantropos altruístas entre nós.
O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.
O conceito de Homem significa o quê?
Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.
Você também é falacioso e ademais inconsequente, caríssimo Agnóstico. Existe uma religião em que o Homem é uma divindade. E aí no Brasil tem várias igrejas da religião da Humanidade.
Eu aceitei a filosofia de Espinosa como absolutamente plausível, quer você concorde ou não
Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.
Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.
Vou-lhe mencionar variadíssimas definições - para a palavra espírito - de acordo com o diccionário de língua portuguesa, "Porto editora", devidamente autorizado pelo ministério da educação.
Espírito:1.º - Princípo de pensamento e da actividade reflectida do Homem.
2.º - Em termos - "religiosos" - Princípio incorpóreo que anima um ser vivo.
3.º - Alma.
(certos cristãos, afirmam que todos nós somos almas viventes carnais, aguardando que Jeová nos transmita de novo a imortalidade.)
4.º - Alma dum defunto, mas não completamente imaterial.
5.º - Qualquer ser imaterial concebido como tendo vida psíquica. (Certo tipo de deuses, os anjos, os demónios, os duendes, etc.).
6.º - Esfera do pensamento; a faculdade de pensar.
7.º - Entendimento, razão, juízo, consciência.
8.º - Intenção, motivo.
9.º - Forma de pensar, opinião pessoal,
10. -A personalidade, (orientação particular da mente, temperamento ou característica particular de um indivíduo).
11. - Disposições intelectuais e morais de um indivíduo ou grupo, (espírito crítico, espírito científico, espírito de equipe).
12. - Espírito de grupo, (sentimento de união, experimentado pelos elementos duma colectividade). Ideia ou inspiração fundamental duma obra, duma doutrina.
13. - Vivacidade intelectual, aptidão discurssiva e argumentativa; capacidade para o encadeamento lógico de ideias.
14. - Engenho, originalidade.
15. - Espírito inventivo, ou artístico, talento.
16. - Imaginação criativa.
17. - Sentido de humor, graça.
18. - Génio.
19. - Parte volátil de um líquido. (álcoól, éter, benzina, acetona, gasolina) gás, plasma, luz.
20. - Sinal diacrítico do grego, para marcar a sua aspiração inicial ou a sua ausência.
21. - O espírito santo de orelha. (aluno que durante uma aula, susurra as respostas aos colegas, que vão prestar provas no quadro perante o professor).
22. - O Espírito Santo, em certas heresias cristãs.
Etc.