Autor Tópico: Ateísmo conscienciológico  (Lida 19137 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #100 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 23:13:24 »
Depois de ver "Matrix", fiquei absolutamente seduzido com a ideia, de que todos nós fazemos parte de uma fantástica rede informática chamada "imaginação" neuro-cerebral... Em que a "evidência anedótica" - é indispensável - à confirmação dos fenómenos naturais.

Apresento o meu "lero-lero", pelo seguite: Um grupo de cientistas, é um grupo de consciências cognitivas, que comparam "evidências anedóticas" entre si e conseguem chegar a um consenso razoável ou não, sobre as suas observações pessoais. :)


PQP  :olheira:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #101 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 07:01:49 »
Tupac

Citar
li as muitas paginas sobre a concienciologia e os contra-argumentos aqui no forum.
Eu penso que a concieciologia é o mesmo que criacionismo, com a mesma credibilidade cientifica.

Caríssimo: Dentro dos meus actuais limites intelectuais, sou de opinião, que você está extrapolando indevidamente, ao comparar projeccionismo conscienciológico, com criacionismo. E ainda por cima, atribuíndo-lhe a mesma credibilidade científica.

Meu caro Tupac - analise bem - projecção conscienciológica, é uma técnica que você pode aprender, mesmo que para si venha a constituir simplesmente uma "evidência anedótica"; quer todos os cientistas seus conhecidos, confirmem ou não.

Ademais o "ateísmo" budista, o ioga, e certos tipos de treino marcial, investigam essas técnicas com êxito, completamente issento de "(t)deísmo".

"Criacionismo" - relaciona-se com "deuses" indetectáveis - por qualquer tipo de investigação laboratorial academicamente convencional.
 
Assunto este - que não invoca o desenhador inteligente - que é o próprio Homem.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #102 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 12:25:03 »
FZapp

--------------------------------------
Who you jiving with that cosmik debris?

Citar
Adriano & JCatino, respectivamete, em 26 Jun 2008, às  23:56 e 26 Jun 2008, às 01:18:08.

As pessoas mudam antes, durante, após as discussões, ninguém é feito de pedra.

Absolutamente de acordo. :ok:

Citar
O caso para mim é que conscienciologia ainda me parece uma tentativa de provar que a alma existe, e uma superioridade biológica de uma espécie não faz sentido, pela própria definiçao de evolução; como cada espécie gteve sua 'historia evolutiva', não há parâmetros o suficientemente imparciais como para medi-los.

Caro FZapp - quando você diz, que em sua opinião - a "conscienciologia" ainda lhe parece uma tentativa de provar que a alma existe, eu afirmo-lhe honestamente, que concordo inteiramente consigo. :ok:

Citar
É uma opinião e contradiz nossa observação biológica.

Eu explico (suscintamente): SE a vida começou E a vida é cognição, os replicadores existem PARA a cognição. Mas replicadores existiam antes mesmo que qualquer outro sistema que leve a qualquer tipo de cognição. Logo, a vida começou antes da cognição. Então, vida não é cognição, é replicação e persistência.

Desejo que me esclareça, se por cognição, você quer dizer, actividade intelectual mais ou menos consciente? Faço-lhe esta pergunta porque certos autores, defendem, que existe uma certa ambiguidade no conceito de cognitividade.

Por exemplo: Cognição tem a haver com processos orgânicos "inteligentes". Que se resumem à resolução de estratégias para uma melhor capacidade de resposta a estímulos exteriores e interiores, relacionadas com a alimentação e auto-preservação, que incluem logicamente a replicação.

Nestes parâmetros o conceito de vida é pura cognição. quer seja um automatismo gerado pela "selecção natural", ou não. E como dizem pessoas como o muito estimado Dr. Richard Dawkins - embora a vida pareça um acto de inteligência - de facto não é, as aparências iludem. É simplesmente um "designóide".

Ora, estas afirmações no meu entender são muitíssimo interessantes. Porque isto implica no seguinte: Quer o ser humano seja apenas um mero animal, mais ou menos racional na cadeia alimentar, ele próprio é um "designóide" organicamente desconcebido.

Como é possível então passar, de um nível replicador simples e desinteligente, como as células individuais, dos nossos diversos e queridos sistemas fisiológicos, tais como o sistema nervoso central, para a auto-consciência mental, capaz de elaborar os mais inimagináveis estudos científicos?

Eu digo - que minimamente - isto é o cúmulo da paradoxalidade. :)

Citar
A cognição é uma ferramenta muito útil... para a persistência da espécie. Mas é um termo muito abrangente e muito fácil cair num argumento circular, ou até infalseável.

Lá está o problema... O que é que realmente você pretende dizer com a palavra cognição?

Citar
Por exemplo: um pinheiro tem cognição? Até que ponto 'sabe' que há um pardal num dos seus galhos? Um pinheiro tem cognição mesmo não tendo sistema nervoso?

É justamente essa a questão: Tal como acima você referiu, «cognição é uma ferramenta muito útil... para a persistência da espécie. Mas é um termo muito abrangente e muito fácil cair num argumento circular, ou até infalseável»

Citar
O girassol tem consciência do sol ? Podemos chamar assim suas células foto-estimuladas que produzem a mudança no caule que vai acompanhar o sol ?

Poderá você garantir a si próprio, sem sombra de dúvida, que sabe que o girassol não tem consciência do sol? 

Citar
Neste caso, líquens tem cognição? Ficam como esporas 'esperando' uma condição de umidade ideal para germinar?


Ora aí está, você não sabe!

Citar
Se posso reproduzir esse tipo de sistema estímulo-resposta, onde está a cognição?


Esta parte, ainda é mais intrigante - se você é um ser cognitivo - e pode reproduzir experimentalmente o sistema, então obviamente que você transmite cognição ao sistema, que está a controlar.

Citar
Computadores estão vivos?


Na minha opinião, isso é uma questão de consenso entre os mais diversos especialistas, acerca do que se compreende até ao presente momento, como vida.

Não é o "designóide" humano - capaz de vir a compreender eficazmente - e a imitar com a maior perfeição os seres orgânicos naturais... A tal ponto que pode vir a inventar e a criar vida artificial?

Os computadores, não são já uma fase intermediária, desse extraordinário processo cognitivo, que o Homem transmite para a natureza exterior, através da sua fantástica habilidade teórica e manual?


 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #103 Online: 10 de Março de 2010, 10:54:44 »
Dr. Manhattan

............................................

Malign Hypercognitive since 1973

Citar
Você poderia expor mais esta idéia ? Ateísmo conscienciológico seria ateísmo + conscienciologia ? Para mim é uma crença em espíritos, com outro nome, travestida de ciência, mas ainda com sérios vieses de crença.

...

Parece que é apenas isso mesmo. Não existe evidência concreta alguma da existência de espíritos. Se tais fantasmas existissem,
seria preciso reformular toda a ciência moderna. As pessoas que defendem essa hipótese a fazem puramente por wishful thinking.

Pelo que me parece, a capacidade artística do génio humano, é capaz de inventar as mais estranhas e incriveis fantasmagorias que hipoteticamente, se podem vir a imaginar...

Depois de "hiroxima e Nagasaki" - confirmou-se que o telento técnico de certos homens é inesgotável.

O "espírito" não existe porquê? Só se for proibida a sua existência. Está mais do de provado que o Homem pode criar coisas danadas. Se até "deus" existe - porque foi inventado - quanto mais o "espírito"...

Não é o Homem, um autêntico desenhador inteligente? Parece-me óbvio que sim. :) Então, se até ao presente momento o "espírito" não existia, vai passar a existir.

Na minha modesta opinião - praticamente tudo o que é imaginável - pode vir a ser inventado, portanto objectivável. É uma questão de se compreenderem cada vez melhor as leis da física.

Finalmente - para além de qualquer ambiguidade semântica - o que é que de facto se pretende dizer com a palavra espírito? É um éter, um clorofórmio, uma acetona, uma benzina, uma gasolina, um álcool, um gás, um plasma, ou uma luz?

Poderá até mesmo ser uma onda de gravidade, espaço-temporal absolutamente pura?

É portanto uma imagem espectral constítuida por raios X, gama, neutrinos ou qualquer outro tipo de ondas energéticas ou partículas elementares, com mais ou menos massa como os fotões? que pode atravessar qualquer estrutura sólida, sem aparentemete a danificar? :| :arrow: :?:

Não está para breve - o aparecimento duma 7º arte - a sete dimensões, ou mais?

Perante essa fantástica palavra, confesso sincera e honestamente, que todos nós - somos primos ou sósias - do famigerado e controverso "Pai Natal". :arrow: Se calhar, não tão altruístas ou filantropos como ele, claro... :) :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #104 Online: 10 de Março de 2010, 21:58:09 »
desisto de dialogar com o Lusitano... quanta groselha.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #105 Online: 13 de Março de 2010, 09:28:18 »
Agnóstico

Citar
desisto de dialogar com o Lusitano... quanta groselha

...

Depois de "hiroxima e Nagasaki" - confirmou-se que o telento técnico de certos homens é inesgotável.

O "espírito" não existe porquê? Só se for proibida a sua existência. Está mais do de provado que o Homem pode criar coisas danadas. Se até "deus" existe - porque foi inventado - quanto mais o "espírito"...

Não é o Homem, um autêntico desenhador inteligente? Parece-me óbvio que sim. Então, se até ao presente momento o "espírito" não existia, vai passar a existir.

Caro Agnóstico: Explique-me, porque é que estas especulações são pura groselha?

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #106 Online: 13 de Março de 2010, 17:13:05 »
Lusitano, pela última vez.

Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.

O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.

Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.

Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.

Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #107 Online: 13 de Março de 2010, 17:33:36 »
Lusitano, pela última vez.

Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.

O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.

Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.

Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.

Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.


2  



paralogismo comparado e realismo fantástico são  puro besteirol
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #108 Online: 13 de Março de 2010, 19:21:17 »
Agnóstico

Citar
Lusitano, pela última vez.

Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.

Então explique-me lá sucintamente, o que realmente é o "pai natal", para eu ficar ciente duma vez para sempre, que ele efectivamente não existe. Eu sempre considerei o "pai natal" uma abstração, designando a bondade humana e que uma personagem que o representa, é justamente uma incorporação dessa virtude. Senão, tenho legitimidade para dizer, que a solidariedade também não existe.

Está mais que verificado, que existem imensos filantropos altruístas entre nós.

Citar
O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.

O conceito de Homem significa o quê?

Citar
Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.

Você também é falacioso e ademais inconsequente, caríssimo Agnóstico. Existe uma religião em que o Homem é uma divindade. E aí no Brasil tem várias igrejas da religião da Humanidade.  

Eu aceitei a filosofia de Espinosa como absolutamente plausível, quer você concorde ou não

Citar
Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.

Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.

Vou-lhe mencionar variadíssimas definições - para a palavra espírito - de acordo com o diccionário de língua portuguesa, "Porto editora", devidamente autorizado pelo ministério da educação.

Espírito:

1.º - Princípo de pensamento e da actividade reflectida do Homem.

2.º - Em termos - "religiosos" - Princípio incorpóreo que anima um ser vivo.

3.º - Alma.

(certos cristãos, afirmam que todos nós somos almas viventes carnais, aguardando que Jeová nos transmita de novo a imortalidade.)

4.º - Alma dum defunto, mas não completamente imaterial.

5.º - Qualquer ser imaterial concebido como tendo vida psíquica. (Certo tipo de deuses, os anjos, os demónios, os duendes, etc.).

6.º - Esfera do pensamento; a faculdade de pensar.

7.º - Entendimento, razão, juízo, consciência.

8.º - Intenção, motivo.

9.º - Forma de pensar, opinião pessoal,

10. -A personalidade, (orientação particular da mente, temperamento ou característica particular de um indivíduo).

11. - Disposições intelectuais e morais de um indivíduo ou grupo, (espírito crítico, espírito científico, espírito de equipe).

12. - Espírito de grupo, (sentimento de união, experimentado pelos elementos duma colectividade). Ideia ou inspiração fundamental duma obra, duma doutrina.

13. - Vivacidade intelectual, aptidão discurssiva e argumentativa; capacidade para o encadeamento lógico de ideias.

14. - Engenho, originalidade.

15. - Espírito inventivo, ou artístico, talento.

16. - Imaginação criativa.

17. - Sentido de humor, graça.

18. - Génio.

19. - Parte volátil de um líquido. (álcoól, éter, benzina, acetona, gasolina) gás, plasma, luz.

20. - Sinal diacrítico do grego, para marcar a sua aspiração inicial ou a sua ausência.

21. - O espírito santo de orelha. (aluno que durante uma aula, susurra as respostas aos colegas, que vão prestar provas no quadro perante o professor).  

22. - O Espírito Santo, em certas heresias cristãs.

Etc.




 
« Última modificação: 13 de Março de 2010, 19:29:36 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #109 Online: 13 de Março de 2010, 23:41:48 »
Agnóstico

Citar
Lusitano, pela última vez.

Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.

Então explique-me lá sucintamente, o que realmente é o "pai natal", para eu ficar ciente duma vez para sempre, que ele efectivamente não existe. Eu sempre considerei o "pai natal" uma abstração, designando a bondade humana e que uma personagem que o representa, é justamente uma incorporação dessa virtude. Senão, tenho legitimidade para dizer, que a solidariedade também não existe.

Está mais que verificado, que existem imensos filantropos altruístas entre nós.


Não. Papai Noel é um ente mágico, imortal que entra pelas chaminés dando presentes para todos. Ele não existe. É um personagem.
Você pode dizer que o personagem existe.
Você pode dizer que filantropos existem.
Você não pode dizer que papai noel existe. É burrice.

Citar
O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.

O conceito de Homem significa o quê?

Um conceito que tem seu correspondente no mundo real. Diferente de papai noel, diferente de espírito, diferente de deus.

Citar
Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.

Você também é falacioso e ademais inconsequente, caríssimo Agnóstico. Existe uma religião em que o Homem é uma divindade. E aí no Brasil tem várias igrejas da religião da Humanidade. 

Eu aceitei a filosofia de Espinosa como absolutamente plausível, quer você concorde ou não

Então leia-a e entende-a.
Se você quer usar a palavra natureza, use a palavra natureza. Deus tem uma outra conotação.
Seu "raciocínio" é assim. A natureza existe. Deus é a natureza. Logo deus existe. portanto quem acredita em deus está correto.

Veja, isso não tem sentido algum. você utiliza uma mesma palavra com dois significados dentro de uma própria frase e tira conclusões a partir disso. Isso é ridículo.

Faça-nos o favor. Use a palavra natureza para descrever natureza. E como você deveria ter percebido a partir do texto do Luiz Souto, não fique propagando uma simplificação tosca de espinosa.

Use as palavras corretamente.


Citar
Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.

Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.

Vou-lhe mencionar variadíssimas definições - para a palavra espírito - de acordo com o diccionário de língua portuguesa, "Porto editora", devidamente autorizado pelo ministério da educação.

Espírito:

1.º - Princípo de pensamento e da actividade reflectida do Homem.

2.º - Em termos - "religiosos" - Princípio incorpóreo que anima um ser vivo.

3.º - Alma.

(....)


Todas as nossas discussões sobre o espirito, o espiritismo, essa discussão, usa-se uma e apenas uma definição de espírito, que por coincidência é a mais utilizada. Se você utilizar a palavra espirto na acepção que usamos aqui, você reduzirá o numero de groselhas que fala.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #110 Online: 13 de Março de 2010, 23:51:58 »
Citar
Se você utilizar a palavra espirto na acepção que usamos aqui, você reduzirá o numero de groselhas que fala.

Duvido.  :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #111 Online: 14 de Março de 2010, 10:02:24 »
Citação de: Agnostico
Não. Papai Noel é um ente mágico, imortal que entra pelas chaminés dando presentes para todos. Ele não existe. É um personagem.
Você pode dizer que o personagem existe.
Você pode dizer que filantropos existem.
Você não pode dizer que papai noel existe. É burrice.

 :ok:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #112 Online: 14 de Março de 2010, 12:11:01 »
Agnóstico

Citar
Seu "raciocínio" é assim. A natureza existe. Deus é a natureza. Logo deus existe. portanto quem acredita em deus está correto.

É isso mesmo que eu creio. E não percebo, porque possa não estar certo. :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #113 Online: 14 de Março de 2010, 12:14:04 »
Você pode chamar a natureza de Deus se quiser. Ou de Blablu. Tanto faz.

Isso não quer dizer que o deus judaico-cristão exista da forma que está na bíblia, por exemplo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #114 Online: 14 de Março de 2010, 12:46:15 »
SnowRaptor

------------------

Abade Cucaniense

Citar
Você pode chamar a natureza de Deus se quiser. Ou de Blablu. Tanto faz.

Isso não quer dizer que o deus judaico-cristão exista da forma que está na bíblia, por exemplo.

Desculpe caro abade cucaniense: mas parece-me que não estamos a falar da mesma coisa. :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #115 Online: 14 de Março de 2010, 13:03:59 »
Agnóstico

Citar
Seu "raciocínio" é assim. A natureza existe. Deus é a natureza. Logo deus existe. portanto quem acredita em deus está correto.

É isso mesmo que eu creio. E não percebo, porque possa não estar certo. :|
É que está falando de panteísmo e a crítica geralmente ocorre contra o teísmo, mais especificamente ao monoteísmo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #116 Online: 14 de Março de 2010, 13:23:27 »
Adriano

Citar
Agnóstico disse:

Seu "raciocínio" é assim. A natureza existe. Deus é a natureza. Logo deus existe. portanto quem acredita em deus está correto.

........................................................... .....

É isso mesmo que eu creio. E não percebo, porque possa não estar certo.

...

É que está falando de panteísmo e a crítica geralmente ocorre contra o teísmo, mais especificamente ao monoteísmo.

É como dizer alhos e a outra pessoa responder com bugalhos. :|

 
 
 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #117 Online: 14 de Março de 2010, 13:39:16 »
A melhor maneira de compreender a religião é através da ciência. As ciências da religião são uma das formas mais sistemática e organizada de compreensão deste saber.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #118 Online: 14 de Março de 2010, 13:50:31 »
A melhor maneira de compreender a religião é através da ciência. As ciências da religião são uma das formas mais sistemática e organizada de compreensão deste saber.

ciência (neste caso) = antropologia
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #119 Online: 14 de Março de 2010, 13:59:42 »
Esse vídeo resume bem as idéias do Lusitano.


Particularmente, acho que ele está certíssimo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #120 Online: 14 de Março de 2010, 14:38:03 »
A melhor maneira de compreender a religião é através da ciência. As ciências da religião são uma das formas mais sistemática e organizada de compreensão deste saber.

ciência (neste caso) = antropologia
É um conjunto de várias metodologias para análise da religião no ambito acadêmico. O ceticismo não é a única maneira de buscar compreender as religiões e podemos aproveitar também deste conhecimento produzido. Sempre me foi útil.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #121 Online: 14 de Março de 2010, 17:58:33 »
Gigaview

Citar
Esse vídeo resume bem as idéias do Lusitano.


Particularmente, acho que ele está certíssimo.


Está muito bom. Gostei! :ok:
« Última modificação: 15 de Março de 2010, 06:48:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #122 Online: 14 de Março de 2010, 18:10:56 »
Citar
Lusitano, pela última vez.

Não existe papai noel, o que existe é uma personagem Papai Noel. Assim como deus. O homem não criou um ser super-poderoso que os fez, o homem criou um personagem. O personagem NÂO existe fora da personagem, não importa quanto você queira se confundir.

O que você tem na cabeça são conceitos, não realidade. Se existir algum conceito na sua cabeça que seja real, sua existência deve ser confirmada por algo que não seja falacioso. Pronto.

Então não confunda as coisas. Discutir com você é irritante e sem sentido. Essa sua obsessão em querer desvirtuar palavras com o intuito de propagar uma merda de paralogismo comparado ou realismo do c... congestiona debates bem simples.

Existe uma definição para o espirito. O espírito é uma hipótese esperando confirmação. Ao desvirtuar esse conceito, você tira qualquer possibilidade de debate sério e análise de provas. Resumindo, se sua abordagem fosse majoritária, estaríamos na idade da pedra.

Utilize os conceitos corretos das palavras. É uma premissa para diálogo. Sem isso, melhor debater em hospícios.

3...

Morro de preguiça de ler os posts do Lusitano...
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #123 Online: 14 de Março de 2010, 20:40:11 »
Agnóstico

Citar
Seu "raciocínio" é assim. A natureza existe. Deus é a natureza. Logo deus existe. portanto quem acredita em deus está correto.

É isso mesmo que eu creio. E não percebo, porque possa não estar certo. :|

Porque a palavra deus perpassa mais do que um significado durante sua frase Lusitano, como você faz na maioria das vezes. É insano.

Você está conversando com um crente. Ele acredita em Deus.

Só que o Deus dele é no sentido convencional, assim como o deus da maioria das pessoas que acreditam em deus, portanto o fato de você dar para deus o significado de natureza não vai fazer o deus do crente existir, mesmo se uma interpretação sua possa dar algum significado válido a deus.

Portanto, a frase em negrito é ilógica. Quando falamos deus não existe, não encha o nosso saco com "oh mas o deus do realismo fantastico PQP espinosiano".. Fale a natureza existe e todos vamos concordar.

Você polui os tópicos que participa com essas atitudes. Use as palavras corretamente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Ateísmo conscienciológico
« Resposta #124 Online: 14 de Março de 2010, 20:46:59 »
Citar
Morro de preguiça de ler os posts do Lusitano...

Não precisa ler, assista o vídeo, é mais divertido:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!