Quanto a questão do fusilamento por deserção... deve-se lembrar que existe todo um processo, que existe uma corte marcial que analisará e que julgará o caso, podendo ou não definir a pena de morte... não é comum aplicar-se a pena de morte para qualquer deserção, diria até que são casos excepcionais
Não consigo imaginar sequer uma situação em que uma pessoa mereça um fuzilamento por abandonar as forças armadas em tempo de guerra.
E muito menos imaginar como isso pode ser algo pior do que assassinar pessoas em tempos de paz, justificando, desta forma, "apenas" uma reclusão para o assassino enquanto o desertor, esse sim, merece a morte.
A logica seria que, ele por essa desercao causa a morte de varios outros. Sendo assim, e tambem se considerando que ao menos em teoria, ha um espirito de grupo em companheirismo, transforma esse crime pior que meramente matar alguem, ja que voce causa a morte de um dos seus.
Alem disso, ha o questao do estado, que usa isso como prevencao a desercao, considerando-se que os soldados desertando sao MUITO ruins para a situacao da guerra.
Lembre-se tambem que a pena de morte seria a pena maxima, e, pelo menos em teoria, so seria utilizada nos casos mais extremos, digamos ele no meio de uma batalha resolva largar o rifle e ir pra casa, causando a morte de centenas e milhares de soldados que continuariam vivos nao fosse isso (ok, hiperbole, mas voces pegaram a ideia)
Mas concordo plenamente que mesmo que se siga essa logica (prefiro a logica do TOTALMENTE voluntario assim como o do LIVRO starship troopers (NAO do filme)onde desde que voce nao esteja no meio da batalha voce pode sair das forcas militares), ela so deveria ser aplicada para aqueles que JA estao dentro das forcas armadas e entraram voluntariamente.
O que acho que seja um crime bem mais grave que a desercao seria a traicao desse mesmo soldado. Um soldado que meramente nao foi lutar nao e tao ruim quanto aquele que ativamente agiu contra a propria nacao.