A logica seria que, ele por essa desercao causa a morte de varios outros. Sendo assim, e tambem se considerando que ao menos em teoria, ha um espirito de grupo em companheirismo, transforma esse crime pior que meramente matar alguem, ja que voce causa a morte de um dos seus.
Tenho dúvidas sobre se isso poderia ser usado como argumento em favor de uma punição tão severa contra um desertor. Acho difícil alguém defender tamanho absurdo: abandonar as forças armadas na guerra equivale a causar a morte de outros soldados. Um desertor estaria no mesmo patamar de um maluco que resolveu carregar seu fuzil e disparar contra seus colegas no alojamento.
Lembre-se tambem que a pena de morte seria a pena maxima, e, pelo menos em teoria, so seria utilizada nos casos mais extremos, digamos ele no meio de uma batalha resolva largar o rifle e ir pra casa, causando a morte de centenas e milhares de soldados que continuariam vivos nao fosse isso (ok, hiperbole, mas voces pegaram a ideia)
Nessa situação também não há o menor motivo para comparar o soldado desertor a alguém que
matou outros soldados.
De qualquer forma, a atitude do soldado na situação suposta não estaria tanto para deserção (da forma como normalmente se entende este termo). Estaria mais para algo próximo à "omissão de socorro". A meu ver, não caberia uma punição tão extrema como fuzilamento mesmo assim.
Alem disso, ha o questao do estado, que usa isso como prevencao a desercao
Talvez seja um dos motivos.
Mas está errado ao fazer isso.
O que acho que seja um crime bem mais grave que a desercao seria a traicao desse mesmo soldado. Um soldado que meramente nao foi lutar nao e tao ruim quanto aquele que ativamente agiu contra a propria nacao.
Antes eu perguntei sobre o que a lei prevê (se prevê) com relação aos inimigos capturados. No meu entendimento isso é verdade: um soldado que agiu contra a nação está no mesmo patamar do inimigo. No entanto, a lei prevê a morte para o traidor mas não há nada escrito sobre fuzilamento a todos os soldados capturados. Para ser coerente, deveria tratar ambos de forma igual.