Autor Tópico: Adventistas ganham na justiça direito de faltar às aulas no sábado  (Lida 7344 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Adventistas ganham na justiça direito de faltar às aulas no sábado
« Resposta #50 Online: 15 de Junho de 2008, 18:10:53 »
Não estamos num país teocrata... Não concordo com o que aconteceu, e nem deveria acontecer. Não acho que religião alguma tem o direito para se impor desta forma, mesmo porque abre uma "brecha" para o jeitinho brasileiro hehe.... (Qualquer um,s e quiser, falta).

Crença é crença e não passa disto...   :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 15 de Junho de 2008, 23:21:49 »
Então não discuta. Não existe obrigação disto. Nem ao menos de se julgar melhor ou pior que outro forista. Um pouco de educação sempre é bom. Não se zangue. O ódio faz mal a saúde.

Você realmente não me entende.  Ainda bem que não dou importância.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #52 Online: 15 de Junho de 2008, 23:33:54 »
O guardar o sábado é sinal de uma aliança de JHVH com o povo hebreu, eles ainda o guardam.
Os adventistas adotaram a guarda do sábado, de origem judaica, para se diferenciarem dos outros cristãos, num movimento que pode ser considerado judaizante (eles também não comem carne de porco nem sangue).
Tive vários colegas judeus na faculdade, e nenhum pediu dispensa das aulas de sexta à noite (que já é sábado para eles), um colega muçulmano também não faltava às aulas de sexta.
Seriam então os adventistas mais judeus do que os judeus? Consideram-se mais justos do que os outros cristãos por guardarem os mandamentos mosaicos?
Como já escrevi, se eles são assim tão rigorosos, que estudem em escolas adventistas, eles têm até faculdade de "ciências".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 16 de Junho de 2008, 06:57:49 »
E reintero que o meu entendimento é o de que não há nenhum privilégio por parte dos adventistas, apenas a prevalência de um direito deles.
Eles têm o direito de não trabalhar ou estudar aos sábados, mas não têm o direito de fugir das consequências impondo coisas aos outros.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 16 de Junho de 2008, 11:07:50 »
Seria diferente se estivessem propondo negociação livre dos dias de folga.  Mas não estão.  Literalmente esperam ter um privilégio simplesmente por ser adventistas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #55 Online: 17 de Junho de 2008, 17:34:24 »
Hipocrisia.

Javé mandou eles guardarem os sábados. Eles guardam.

Javé mandou eles matarem homossexuais. Eles não matam.

Javé mandou eles matarem QUEM trabalhar no sábado. Eles não matam.

Javé mandou eles matarem adolescentes desobedientes. Eles não matam.

Hipocrisia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Junho de 2008, 19:05:43 »
No recurso, os apelantes sustentaram que são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que, de acordo com os mandamentos bíblicos que seguem, tem de se dedicar exclusivamente às atividades espirituais durante o período que vai do pôr do sol das sextas-feiras ao dos sábados.

Tradução: Noite de sexta-feira é para a cervejada no bar e sábado é para ir viajar para a  praia. :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #57 Online: 17 de Junho de 2008, 23:48:03 »
É claro, nós macarrônicos que gostaríamos de gastas 75% das horas de trabalho para combater o aquecimento global, como manda nossa religião, não podemos nos dedicar a pirataria porque a lei não liga para os praticantes de religiões não populares...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Junho de 2008, 13:37:55 »
Seria diferente se estivessem propondo negociação livre dos dias de folga.  Mas não estão.  Literalmente esperam ter um privilégio simplesmente por ser adventistas.
Sei lá, é errado, de certa forma, mas o mercado vai acabar se normalizando, mesmo sendo crime... Afinal, por que um chefe contrataria um adventista se tem um ateu-sem-moral que está disposto a fazer tudo em nome de seu materialismo, hein? :)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #59 Online: 18 de Junho de 2008, 13:42:34 »
Sei lá, é errado, de certa forma, mas o mercado vai acabar se normalizando, mesmo sendo crime... Afinal, por que um chefe contrataria um adventista se tem um ateu-sem-moral que está disposto a fazer tudo em nome de seu materialismo, hein? :)
Esse é um ponto interessante. Digo o mesmo para os inúmeros Direitos das mulheres. É uma faca de dois gumes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Junho de 2008, 15:23:37 »
De fato...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 18 de Junho de 2008, 16:36:20 »
A faculdade não deve ter um "X" número de horas de aula durante o ano?

Que faltem aos sábados e sextas e reponham as horas do curso no periodo de férias.

Porque eles devem ter vantagens sobre os outros alunos ateus ou de outras religiões?

E porque a escola precisa arcar com os custos disso se quando fizeram as matriculas eles concordaram com os horários de aula antecipadamente?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Junho de 2008, 16:39:48 »
Que faltem aos sábados e sextas e reponham as horas do curso no periodo de férias.
Pronto. Todos vão dar um jeito de ir nos sábados....  :hihi:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Junho de 2008, 16:43:14 »

Não tenha dúvidas que isso acabaria com a festa... se para terminar o curso o cara tem que ter "X" horas de aula, então mesmo mudando o horário acredito que a escola teria o direito de negar a conclusão do curso  se o tempo integral não for  cumprido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #64 Online: 19 de Junho de 2008, 07:57:04 »

Não tenha dúvidas que isso acabaria com a festa... se para terminar o curso o cara tem que ter "X" horas de aula, então mesmo mudando o horário acredito que a escola teria o direito de negar a conclusão do curso  se o tempo integral não for  cumprido.

Coitado do professor que vai ter que perder suas folgas pra repor aula dessa galera.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 19 de Junho de 2008, 08:45:06 »
Coitado do professor que vai ter que perder suas folgas pra repor aula dessa galera.

Pois é.  Eu até admiro a seriedade que os Adventistas tem nesses assuntos (o Arcanjo os subestima), mas o fato é que outros pagam parte do preço por ela e isso tem de ser levado em conta.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #66 Online: 19 de Junho de 2008, 09:09:00 »
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Não vi nada neste trecho que obriga as instituições a se adequarem a cultos religiosos, o que existe é o Direito deles não irem às aulas por conta própria e arriscando reprovar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #67 Online: 19 de Junho de 2008, 09:43:35 »
No tempo em que eu freqüentava a IASD, a orientação era que a gente deveria deixar claro a nossa opção religiosa, mas mesmo assim ir estudar/fazer prova/etc. nos sábados. Eles apontavam para um trecho da Bíblia em que Jesus dizia que o sábado foi feito para o Homem, não o Homem para o sábado.

Como mudam os tempos...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 19 de Junho de 2008, 12:40:57 »

Sei que não vai acontecer isso, até mesmo por razões  de custo. Não acho realmente que a faculdade vá contratar temporários ou  pagar diária para sei lá quantos professores darem aulas para três caras em uma escola vazia.

Pois é.  Eu até admiro a seriedade que os Adventistas tem nesses assuntos (o Arcanjo os subestima), mas o fato é que outros pagam parte do preço por ela e isso tem de ser levado em conta.

Não, sei que alguns levam a  religião ao pé da letra mesmo.

Tenho uns parentes religiosos que se afastaram de todos que não frequentam a igreja deles , moram a 1,5 Km de minha casa e não os vemos desde 1978. Um de meus primos morreu e nem avisaram  parente algum,então  ficamos sabendo só depois de uns 10 anos e por puro acaso já que um vizinho meu encontrou um desses parentes na rua.

Sei bem como certos religiosos são e falei da cerveja e da praia por gozação...

Não vi nada neste trecho que obriga as instituições a se adequarem a cultos religiosos, o que existe é o Direito deles não irem às aulas por conta própria e arriscando reprovar.

E como fica o número de faltas que podem ter? Perderão as sextas, sábados e ainda terão acrescentados mais o número de faltas que outros alunos podem ter?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #69 Online: 19 de Junho de 2008, 19:38:05 »
[bate-e-corre]
Nós, pastafarianos, precisamos faltar aulas todas as sexta-feiras para se vestir de pirata e espalhar a palavra do Monstro Espaguete Voador. Yar!!!

Abriu precedente? Agora quero ver o caos.
[/bate-e-corre]
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 19 de Junho de 2008, 21:43:45 »
Tenho medo...

Vamos apedrejar mulheres e matar quem não acredita no nosso deus também...?   :hihi:

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #71 Online: 20 de Junho de 2008, 09:47:25 »
:| Mas se isso virar moda?

Daí qualquer escola pública do interior, que tiver UM adventista estudando deve se adaptar as necessidades dele?
Anos atrás, quando uma amiga minha que é paraplégica estava na 8ª série, ela sempre tinha que pedir ajuda dos outros alunos para poder subir dois lances de escadas da escola para ir para a classe onde estudava. A escola onde a gente estudava tinha apenas duas classes no andar térreo. Todas as outras eram no andar superior. Ela processou a escola e a diretora na época argumentou que não poderiam mudar a sala dela para o andar térreo porque os professores não podiam ficar subindo e descendo todos os dias para dar aula para a turma dela. A minha amiga, chamada Tasciana, era a única aluna paraplégica da classe dela e também a única da escola. Os professores da escola não tinham qualquer problema físico que os impedissem de subir ou descer as escadas da escola e a maioria deles era jovem. Nenhum dos professores tinha qualquer tipo de paralisia. A escola perdeu o processo e teve que mudar a turma dela para o andar térreo da escola.

Agora eu pergunto: será que qualquer escola que tiver apenas UM aluno paraplégico deve se adaptar às necessidades dele?
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #72 Online: 20 de Junho de 2008, 10:34:18 »
:| Mas se isso virar moda?

Daí qualquer escola pública do interior, que tiver UM adventista estudando deve se adaptar as necessidades dele?
Anos atrás, quando uma amiga minha que é paraplégica estava na 8ª série, ela sempre tinha que pedir ajuda dos outros alunos para poder subir dois lances de escadas da escola para ir para a classe onde estudava. A escola onde a gente estudava tinha apenas duas classes no andar térreo. Todas as outras eram no andar superior. Ela processou a escola e a diretora na época argumentou que não poderiam mudar a sala dela para o andar térreo porque os professores não podiam ficar subindo e descendo todos os dias para dar aula para a turma dela. A minha amiga, chamada Tasciana, era a única aluna paraplégica da classe dela e também a única da escola. Os professores da escola não tinham qualquer problema físico que os impedissem de subir ou descer as escadas da escola e a maioria deles era jovem. Nenhum dos professores tinha qualquer tipo de paralisia. A escola perdeu o processo e teve que mudar a turma dela para o andar térreo da escola.

Agora eu pergunto: será que qualquer escola que tiver apenas UM aluno paraplégico deve se adaptar às necessidades dele?
Acho que mesmo sem nenhum aluno paraplégico, as escolas deveriam ser adaptadas.

Isso difere e muito do caso do tópico.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 20 de Junho de 2008, 19:17:58 »
Primeiro que não foi "a escola toda" todo que se adaptou. Segundo, tendo um pouco de empatia, garanto que seria a favor da garota. Ter que todo os dias pedir para alguém - Provavelmente até desconhecida -  e esperar o favor de se locomover, não é algo bem legal... E esta "adaptação" não custa nada para escola, e como disse, para os professores. (Na minha havia duas rampas para chegar ao andar de cima)

(Ô teclado ruim do cão!!!!)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #74 Online: 20 de Junho de 2008, 19:47:08 »
E reintero que o meu entendimento é o de que não há nenhum privilégio por parte dos adventistas, apenas a prevalência de um direito deles.
Eles têm o direito de não trabalhar ou estudar aos sábados, mas não têm o direito de fugir das consequências impondo coisas aos outros.
Não estão impondo isso aos outros, é bem diferente. Estão exigindo que não sofram prejuízos devido a esse comportamento fundamental da crença deles. A questão é saber quais as alternativas viáveis de obter a melhor situação para ambos. Vou até aproveitar que minha irmã que estuda na UNASP sobre esse assunto, ela deve conhecer, ainda mais que está fazendo pedagogia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!