Se isso é arte e alguém ainda paga, acho q vou começar a vender algumas idéias pra esses patrocinadores....
Vc tinha que ver um tópico em que discutimos sobre arte moderna há algum tempo atrás, postei fotos de "obras" como por exemplo, quadros de madeira cobertos com montes de merda de vaca pintada e envernizada para pindurar na parede, a "obra" de um artista qualquer que encheu algumas latas com a própria , rotulou e vendeu, um cara que colocou um penico virado ao contrário em uma exposição....
Coisa realmente "linda" de se ver e que faz qualquer um ter vontade de pegar um P* trânsito, depois uma fila, pagar ingresso e sair de lá feliz por poder ver ao vivo algo que qualquer um larga na latrina sem dar o devido valor artístico só reconhecido mesmo pelos ilustres intelectuais que entendem de arte...
Vou contar uma historinha: em 2006 eu comecei um curso de Design de Móveis, na UTFPR. Depois eu abandonei quando percebi que era melhor ter feito um curso de Marcenaria. Mas voltando à história: uma das disciplinas do primeiro período era História da Arte, com uma professora bem novinha. Com o passar dos dias e meses, passei na matéria, discordando, é claro, das artes modernas.
No semestre seguinte, como já dei aula e tenho jeitão de professor (óculos, barba branca, facilidade de falar em público) fui escolhido para dar a aula-trote inicial para os calouros de Design Gráfico, na matéria de História da Arte (da professora novinha). Por ser novinha ela ficou muito bem camuflada no meio da calourada.
No meio da aula, com toda a "autoridade" de um "professor" de arte, eu detonei a arte moderna, dizendo que atualmente que "A arte é feita por quem se denomina 'artista', independente daquilo que o sujeito faz". Pronto, isso foi o suficiente para que a professora me fuzilasse com os olhos, como se eu tivesse falando bem do capeta no meio de um culto da Universal.
Aí eu dei um exemplo, onde um "artista" consagrado vive de prestígio acumulado, podendo pintar um ponto azul sobre um fundo verde que os críticos vão achar o máximo em conceitos, vanguardas e por aí vai. Nisso um calouro CDF, estilo nerd assumido (camisa xadrez abotoada até em cima e por dentro da calça, óculos fundo de garrafa e jeitão de quem quer dar uma de sabido) perguntou por que o "artista" faria sucesso enquanto que um quadro igual, pintado por ele, seria ignorado. Aí eu entrei de sola, disse que era o prestígio acumulado do "artista" que permitia que ele fizesse qualquer porcaria e fosse considerado arte enquanto que o quadro do nerd seria descrito, por um crítico de arte, como "uma obra pretensiosa de alguém que quer aparecer!". Nesse instante, os veteranos que estavam na sala estavam se segurando pra não cair na gargalhada enquanto que os calouros me olhavam com uma cara espantada. A professora nem me olhava mais...
O pior de tudo é que a aula trote continuou, com uma presentação individual de cada calouros, seus nomes, desejos e expectativas...Show de horrores em 3D
No final da aula, quase fui ameaçado de expulsão pela professora, ovacionado pelos veteranos e quase linchado pelos calouros quando descobriram que não sou professor da UTFPR....
Entre mortos (nenhum) e feridos (1, eu), até que não apanhei muito, hehehehehehe
Um abraço
Rey